quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A Súplica do Livro

O texto abaixo é um famoso poema que foi distribuído pelo livreiro Jorge Teixeira, da livraria Império, nos anos 60 e 70 no Rio de Janeiro. É um texto muito interessante!



A Súplica do Livro

Não me manusei com mãos sujas;
Não escreva em minhas páginas;
Não rasgue nem arranque minhas folhas;
Não apóie o cotovelo sobre minhas páginas durante a leitura;
Não me deixe sobre cadeiras ou lugares que não sejam meus;
Não me deixe com a lombada para cima;
Não coloque entre minhas folhas objeto algum mais espesso que uma folha de papel;
Não dobre os cantos de minhas folhas para marcar o ponto em que parou a leitura;
Use para isso uma tira de papel ou marcador apropriado;
Terminada a leitura, devolva-me ao lugar certo ou a quem deva guardar-me:
E ajude-me a conservar-me limpo e perfeito e eu o ajudarei a ser feliz.


Fonte: (Divulgado em folheto, com indicação de todos os sebos do Rio, pelo livreiro Jorge Teixeira, da livraria Império, nos anos 60 e 70).

16 comentários:

  1. Apoiadíssimo!!!

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. É uma pena que livros não saibam falar não é?
    Seria uma experiência bem edificante para alguns!!!

    Bjokas

    Empório dos Livros

    ResponderExcluir
  3. Kate, Vivi, todos os livros deveriam vir com um panfletinho com essa súplica, né?! Principalmente os de bibliotecas públicas =)

    ResponderExcluir
  4. Nossa Nanie!

    Vou imprimir esse texto e colocar no meio de todos os meus livros. Assim sempre que alguém pegar emprestado, vai se lembrar de tomar cuidado. Não ligo de emprestar, mas eu tenho um ciúme... um medo que sujem, ou estraguem, ou percam.... aaaaiiii neurótica! kkkkkk

    B-jusssss!!!! ♥

    ResponderExcluir
  5. Nanie! Owwww! Lindooo!
    Acho que expressa bem a suplica de um livro...

    bjusssssssss

    ResponderExcluir
  6. Nina Tavares, boa ideia! Faça isso mesmo =) Assim todo mundo vai ficar com vergonha de não cuidar bem do seu livro e vai sempre devolvê-lo lindo e maravilhoso!!!
    Beli, eu também adorei o texto! Não resisti e postei aqui =)

    ResponderExcluir
  7. Que lindo =)

    Meus livrinhos não tem do que reclamar =p rs
    Morro de ciúmes deles.

    Bjs!
    **~

    ResponderExcluir
  8. Acredita que eu termino de ler um livro e ele continua com cara de intocado? rs
    Tenho o maior zelo por eles.
    Adorei o texto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Celsina, os meus também não tem do que reclamar, eu sempre cuido deles muito bem!
    Nanda Meireles, os meus também precisam ficar perfeitos sempre! Mesmo após várias leituras =) Adoro os meus livrinhos >.< hehehe

    ResponderExcluir
  10. Adorei o texto...
    Tbm vou copiar e fazer como a Nina, qdo alguém pegar emprestado,vai estar lá o recado.
    Ah! Nanie, valeu pela dica de marcar oslivros com tag no skoob...
    Obrigada!
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  11. Que lindo!! ^^
    Adorei o texto!! tudo verdade..odeio qndo dobram um livro de forma errada.aff
    hihih
    bjos

    ResponderExcluir
  12. Liindo!! Amei!
    Realmente tudo o que precisa ser dito.

    ResponderExcluir
  13. deiare, Tyele, Aline, é um texto bem legal, né?! =)
    Também odeio quando tratam mal os livros >.<

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Com certeza, um texto muito válido! Toca no ponto certo da leitura (e dos malvados que maltratam livros, humpf!).

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  15. hehehhehe.
    Eu gosto de cuidar direito do livro e tal, mas não sou noiada com isso, não :)

    ResponderExcluir
  16. Muito legal o texto! Concordo que os livros devem ser bem cuidados!

    Laerte Lopes - Blog Medo

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥