quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

A Corte do Ar, de Stephen Hunt

A Corte do Ar, de Stephen Hunt
Saída de Emergência - 537 páginas
Um livro que tinha tudo para ser estupendo, mas foi uma enorme chatice.


Título: A Corte do Ar
Título Original: The Court of the Air
Autor: Stephen Hunt
Tradutor: Alberto Simões
Editora: Saída de Emergência
ISNB: 978-85-67296-04-3
Ano da Edição: 2013
Ano Original de Lançamento: 2007
Nº de Páginas: 537
Série: Jackelien - Vol.1


Ruim.


Eu sinceramente esperava muito, mas muito mais desse livro!
Sou fã do estilo steampunk! Adoro encontrar realidades alternativas com verdades distorcidas e fico sempre maravilhada com as engenhocas que os autores costumam criar nesse tipo de histórias - umas "tecnologias antigas" que me enchem os olhos.

Quando digo, portanto, que foi com altas expectativas que comecei a ler A Corte do Ar, não é de se surpreender. Ainda mais após ler a Carta do Editor (assinada por Luís Corte Real, o editor da Saída de Emergência) tecendo os maiores elogios possíveis a essa história e que é o primeiro texto com o qual o leitor se depara.

As primeiras páginas foram um deleite! Era um mundo novo, tudo novo. Uma realidade diferente, uma Inglaterra alternativa cheia de coisas novas para se descobrir - como autômatos que pensam e são um tipo de ser vivo, humanos modificados e um tanto mágicos - e a perspectiva de uma grande aventura protagonizada por dois jovens.

Só que as páginas foram passando...
O mundo novo, surreal e inteiramente interessante foi ficando em segundo plano. Os personagens principais se mostraram confusos e entendiantes, o enredo gira em torno de uma maquinação política que também não conseguiu me prender muito e, no final das contas, eu me vi lendo o livro por ler (aliás, tenho que perder essa maldita mania de não abandonar livros... esse é um que eu teria feito muito bem abandonando já na página cento e poucos!).

A narrativa de Stephen Hunt não tem grandes atrativos. Não há nada muito diferente ou instigante na forma dele narrar sua história. E como a própria aventura em si nada tem de muito grandioso, a leitura se torna enfadonha.
Ao final do livro, eu tive a sensação de que era ali, naquele ponto, que a aventura realmente iria começar (mas não tenho a menor vontade de ler o segundo livro).

Os protagonistas são apresentados e começam a correr (e por correr quero dizer literalmente correr) sem muito destino... o leitor fica um tanto quanto perdido sobre os porquês deles estarem correndo, sendo perseguidos ou se envolvendo em algo que não parece ter nada a ver com eles. E a participação deles na história é meio supérflua.
Sei que parece loucura dizer isso, já que eles são os protagonistas da história, mas foi o que senti.
Bem, de fato eu fiquei um tanto perdida nessa história. E nem um pouco envolvida.

Apesar da história não ter me agradado, tenho que elogiar a edição da Saída de Emergência!
O trabalho da capa ficou muito bacana (aquela janela é na verdade vazada e um detalhe incrível!), o carinho com o livro é visível! Eles colocaram não só uma Carta do Editor (que é super bacana, por mais que eu não concorde com o que ele disse sobre o livro ser excelente) mas também algumas palavras do próprio autor (e isso também estava presente em Mago: Aprendiz, o outro livro que li desse novo selo da Sextante).
Além disso, a própria ideia do selo já é algo que me encanta, pois pretende trazer nessa coleção Bang! livros de fantasia, o que já me deixa super satisfeita. Só espero que no futuro tragam outros livros que me agradem mais...

Apesar de gostar demais de livros steampunks, A Corte do Ar não conseguiu me envolver e eu não gostei da leitura.
Talvez para você seja diferente.
Arrisque-se, porém, por sua conta, pois eu não recomendo o livro.


Nota: 

0 comentários:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥