quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Antes X Depois

Não sei o que dizer vendo as duas fotos... A da esquerda foi tirada em Maio de 2011, pouco tempo depois da minha separação. Foi a época em que eu, definitivamente, estive mais gorda. A da direita foi tirada hoje (com a mesma blusa que eu estava naquela outra foto)...
Me assusta olhar a imagem antiga, porque eu nunca me enxerguei tão gorda quanto eu estava ali. Me assusta olhar a foto de hoje também (porque, caramba, quanto nariz!).




No final das contas, estou extremamente orgulhosa de mim mesma e dos resultados que obtive. Acho importante dizer que perdi peso (cerca de 25 Kg no total) apenas com dieta e exercícios físicos, sem remédios ou cirurgias.

Mas (uma pequena listinha de verdades para aqueles que lerem esse post):
1) Se eu consegui perder peso, você também consegue;


2) Não foi fácil (e ainda não é!)... chorei muito, foi muito sacrificante e são quase três anos entre uma fotografia e outra;


3) Não é mágico como algumas revistas e programas de televisão fazem parecer.

A gordura não vai embora rapidamente... a gordura não vai embora sem muito (MUITO MESMO) sacrifício e tampouco a gordura vai embora e deixa um corpo super saradinho e lindo. Tenho apenas 25 anos agora e, mesmo assim, tem pele sobrando (reparem no braço na segunda foto).

Não fica lindo como as capas de revista fazem parecer. E volto a repetir que esse processo levou mais de dois anos.
Acredito que quando a pessoa perde tanto peso em ainda menos tempo (revistas adoram pregar que fulana perdeu 15 Kg em apenas um mês ou coisas do gênero), a flacidez deve ser ainda maior.


4) Dieta não é algo que ajuda na sua vida social. 
Não é fácil dizer não, não é simples sair com amigos e não poder consumir o que eles consomem. E, por incrível que pareça, é ainda mais difícil para o grupo aceitar que você não irá consumir o mesmo que eles. As pessoas ficam sem graça e muito sem jeito de estar ao seu lado.


5) Nada mudou!
Acredite, nada mudou mesmo! Não estou mais em grupos de risco (já que perdi peso, medidas e percentual de gordura), mas eu não tinha nenhum problema de saúde antes (colesterol alto, hipertensão ou qualquer outra coisa) e continuo saudável.
Parece incrível falar isso já que eu, uma menina de apenas 1,70 m de altura tinha por volta de 90 Kg, mas essa é a verdade. Eu não tinha problemas antes, não os tenho agora.


6) Nenhum dos meus problemas foi embora...
De verdade! Acho que isso é o mais importante a ser dito. Se você quer emagrecer visando uma vida mais saudável, vá em frente! Certamente você irá conseguir e ficará satisfeito com o resultado.

Porém, se você quer emagrecer pensando que ficará mais bonita, tome cuidado!
Não posso negar que o principal objetivo que sempre tive em mente foi o de ficar mais bonita (embora sempre por trás do nobre - e não menos verdadeiro - objetivo de ficar mais saudável).

A notícia mais triste?! Isso não aconteceu (não importa a sua opinião aqui, desculpe a sinceridade e a falta de tato, mas apenas a minha! Eu continuo me vendo da mesma forma que sempre enxerguei).
Olho no espelho e vejo a mesma pessoa que eu via antes. Continuo sendo eu mesma (ainda bem! Não desejo mais ser outra pessoa... mas desejei, confesso, por um longo tempo), com meus defeitos e qualidades. Me acho linda? Não, nunca achei. Tampouco me acho feia. Me acho bonitinha e isso não mudou com a perda de peso. Eu sempre me achei bonitinha e continuo achando!

Comecei toda a dieta após meu divórcio (que foi extremamente difícil e doloroso para mim).
Queria ficar bonita, queria ser desejável. Não é fácil admitir isso. Preciso de muita coragem para escrever isso aqui e vou precisar de muita coragem para publicar (e mais ainda para deixar publicado). Eu queria ser desejável, queria que os homens olhassem para mim e me achassem bonita. Parece estúpido? É estúpido, mas é a verdade.
Se funcionou? Não, não funcionou!
Eu não atraio mais olhares agora do que atraía antes e continuo solteira.
Nenhum homem se interessou por mim porque eu emagreci. Os homens não olham para mim de maneira diferente do que olhavam antes. Não tenho pretendentes agora (tampouco os tinha antes). Nada mudou. E acho que é muito importante que isso seja divulgado.
Outra verdade, porém, que acho importante dizer é que os homens não me olham de maneira diferente, mas as mulheres sim. E isso é muito cruel. Porque as demais mulheres falam como seu tivesse me recuperado de um doença grave, como se eu tivesse feito algo grandioso e agora fosse uma pessoa melhor. Não sou. Não mesmo. Pelo contrário, definitivamente emagrecer é um processo doloroso e lidar com o fato de que nada mudou é extremamente difícil.

Não estou dizendo que você não deva fazer uma dieta, porque ficar dentro do peso ideal para a sua altura e faixa etária o faz uma pessoa mais saudável e isso é bacana. Só estou tentando alertá-lo para o fato de que nenhuma dieta é milagrosa e que nenhuma dieta te fará ser outra pessoa.

Muitas vezes, quando perdemos peso, acabamos repetindo a mesma ladainha de sempre. Over and over again. Não que seja mentira! Por favor, não me entendam errado.
Eu me sinto mais disposta agora! Eu me sinto mais saudável agora. Não gostaria de voltar a ter 90 Kg e estou muito, muito satisfeita por ter pedido o peso que perdi. Vale (e muito!) a pena se empenhar por uma vida mais saudável.
Entretanto, acho que também é muito importante dizer que os problemas não vão embora. Se em algum momento você pensar (e acredito que, como eu, você vai pensar! Faz parte esse tipo de pensamento) "se eu fosse magro, isso seria diferente", repense. Porque não é verdade!

0 comentários:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥