sábado, 23 de junho de 2012

A Volta do Parafuso, de Henry James

A Volta do Parafuso, de Henry James
Martins Claret - 137 páginas
Uma história de fantasmas que, infelizmente, deixou a desejar.


Título: A Volta do Parafuso
Título Original: The Turn of The Screw
Autor: Henry James
Tradutor: Luciano Alves Meira
Editora: Martin Claret
Ano da Edição: 2006
Ano Original de Lançamento: 1898
Nº de Páginas: 137

Sinopse:
Uma nova governanta é contratada para cuidar dos dois sobrinhos de um atarefado senhor: Miles, de dez anos, e Flora, de oito.
A governanta vai para Bly - a residência onde moram as crianças.
Exceto pelo estranho pedido do tio dos garotos - que requisitara não ser incomodado sob hipótese alguma - tudo poderia ir muito bem. Afinal de contas, as crianças eram extremamente amáveis.
Só que as coisas começam a ficar estranhas. O diretor da escola onde Miles estudou manda uma carta onde afirma que o menino não seria novamente aceito na instituição - mas não explica os motivos.
E a governanta está certa de ter visto dois ex-funcionários - ambos mortos. E ainda mais certa ela está de que estão os dois atrás das crianças.

O que eu achei do livro:
Eu adoro um bom clássico. Eu adoro um bom livro de terror. O que esperar então da mistura dos dois? Um clássico de terror? Eu achei que seria bárbaro.
Só que não foi bem assim.
Não sei o quanto se perdeu na tradução, mas a escrita de Henry James é bastante enfadonha e a história parece ser arrastada - isso em um livro que não tem 150 páginas.
Esperava um terror psicológico daqueles que nos fazem ler o livro andando pela casa, de tanto nervoso do que pode acontecer. Infelizmente, entretanto, isso não ocorreu. Henry James não conseguiu despertar essa ansiedade em mim, ou me dar medo. Com a leitura se arrastando, eu demorei mais do que o normal para terminar esse pequeno livro - e não gostei do final com o qual me deparei. Em vários momentos, achei que a leitura iria melhorar até o final, esperei momentos de maior tensão ou até mesmo algum acontecimento para me deixar com medo. Muitos dos livros de terror que já li, alguns psicológicos, outros com monstros ou psicopatas, me deixaram tão aterrorizada que eu não consegui dormir com a luz apagada de noite. Isso para mim é o que um bom livro de terror deve fazer.
A história é narrada em primeira pessoa pela governanta (ao mesmo na maior parte do tempo. Há uma introdução logo no início, que eu achei um tanto quanto desnecessária, que também é narrada em primeira pessoa, porém por um personagem masculino) e isso nos coloca diretamente nos pensamentos da protagonista. Além disso, essa é uma história de fantasmas - mas como estamos ouvindo o relato direto da mulher, como saber realmente se os fantasmas existem ou são apenas delírios da mente da narradora? Essas reflexões são a parte mais interessante do livro - que acabam fazendo com que o leitor tenha que tirar suas próprias conclusões enquanto vai lendo os relatos da governanta. Se essa parte tivesse sido um pouco mais explorada, ao invés do autor querer deixar tantas coisas misteriosas (fazendo com que a narrativa não fluísse), acho que eu teria gostado mais da história.
O livro é bem curtinho, mas a leitura não é rápida. Apesar do sucesso dessa história, não consegui ser cativada nem pela narrativa, nem pelo enredo de A Volta do Parafuso. Uma pena.
A Volta do Parafuso é um clássico de terror psicológico. Mas não é para todos.

PS: Confesso que me senti um pouco burra (e, sim, essa é a palavra. Não há outra que poderia explicar a forma como me senti) por não ter conseguido apreciar da forma como gostaria essa obra.

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


22 comentários:

  1. Também achei que o livro poderia ter sido um pouco mais explorado. Mas apesar disso, eu li rapidinho e até que gostei do livro.
    Você já leu "A menina que não sabia ler" de
    John Harding ? A história é praticamente idêntica! Parece uma cópia de A volta do Parafuso.
    Eu li A volta do parafuso depois de ter lido o livro do John e me indignei até! hehehe
    É tipo A volta do parafuso com mais detalhes.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Lorrine, acho que justamente por ser fã de livros clássicos e fã de livros de terror, eu esperava mais da história. Eu sei que um livro clássico pode ser uma delícia de ler e que um livro de terror pode deixar um leitor maluco. E era isso que eu esperava. Não é que o livro é horrível, mas é que ele poderia ser muito melhor.
    Eu nunca li "A Menina que não Sabia Ler", mas até que tinha vontade. Sério que é tão parecido assim?! Mas se tem mais detalhes, deve ser até mais gostoso que o original, né?! ahahaha

    ResponderExcluir
  3. Como eu te disse no Twitter, quando eu li esse livro eu gostei. Não sei se lesse hoje em dia, eu ainda iria gostar, mas à época, gostei bastante. Todavia, tenho que confessar que li DEPOIS de ter visto o filme, então, isso, de certa forma, deve ter "facilitado" as coisas pra mim, acredito.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Thais, talvez ter visto o filme antes tenha mudado alguma coisa ou talvez você tenha conseguido captar a alma do livro e eu não ><

    ResponderExcluir
  5. Quando a gente espera muito mesmo, isso acaba acontecendo. Sei como é! A menina que não sabia ler é mais gosto de ler sim - não é maravilhoso - mas é bom! E é muito parecido mesmo. É tipo, o nome da menina aqui é Flora, lá é Florence; a mesma história! Se vc tiver a oportunidade, leia pra ver. hehehe

    ResponderExcluir
  6. Lorrine, é sempre um problema ir com muita sede ao pote mesmo ><
    Ah, pode deixar que lerei se tiver a oportunidade =D

    ResponderExcluir
  7. Oi Nanie!
    Sempre quis ler esse livro, mas agora fiquei com a pulga atrás da orelha... rs


    O livro continua na minha lista. Vamos ver quando conseguirei lê-lo! =)

    ResponderExcluir
  8. Livia, cada livro é uma experiência única para o indivíduo que o lê - e assim sendo, esse livro que foi para mim uma decepção pode ser para você uma maravilha!
    São apenas 140 páginas, então acho que de qualquer forma não será uma leitura penosa. Eu também não achei o livro ruim, ele simplesmente não conseguiu atingir o que eu esperava dele.
    Espero que você goste mais do que eu gostei ^^

    ResponderExcluir
  9. OI, Nanie.
    Tenho muita vontade de ler esse livro, parece ser bom... Não sabia que ele era de terror, só conhecia pelo título mesmo.
    Como vc disse para a Lívia, cada um pode ter um aexperiência diferente com um mesmo livro. Essa é a grande graça da leitura.
    Boa sorte no próximo clássico.
    =)

    ResponderExcluir
  10. Menina... com esse nome eu não esperava grande coisa... kkkk... sei que não é uma receita infalível... maaas evita algumas decepções.
    Não se sinta burra... afinal, você entendeu a história, sabe ler e escrever muito bem... fazer o que se o autor não foi bom em se expressar, não é sua culpa. =)
    Um livro com fantasmas que sempre me deixa na dúvida se é real ou alucinação do personagem é O enigma da casa de vidro. Menina, esse livro me deixa arrepiada e é infanto juvenil, desses que professores indicam como paradidáticos na escola. =)
    Amo demais.

    ResponderExcluir
  11. Joelma, acho que toda a mágica dos livros está justamente em conseguir ser diferente para cada pessoa que o lê! Mesmo que duas pessoas tenham o mesmo livro como favorito, os motivos serão ligeiramente diferentes - porque é sempre uma experiência única =D
    Esse, infelizmente, não me agradou tanto. Mas ele é um clássico muito apreciado por diversos leitores no mundo todo.

    ResponderExcluir
  12. Danielle, eu adoro nomes diferentes! hahahahaha
    Eu acabei me sentindo um tanto burra, porque o livro é um clássico muito apreciado por diversas pessoas no mundo inteiro.
    Eu acho o máximo livros que nos deixam na dúvida assim - essa é a melhor parte desse livro =D

    ResponderExcluir
  13. Achei "A Menina que não sabia ler", um livro muito parecido com filmes de suspense que vemos por ai, parecia que já tinha assistido a um filme sobre a história do livro, de repente foi esse do Parafuso, não li o livro...
    Mas, não gostei da "Menina que não..." talvez eu estivesse muito politicamente correta, pois achei cruel, a protagonista péssimo exemplo (rsrs)
    Desculpe a intromissão na conversa...
    Abç
    Meninas e boas leituras!

    ResponderExcluir
  14. Orquidea, pode mesmo ter sido isso :)
    Segundo a Lorrine Leite A Menina que não Sabia ler é muito parecido com esse livro. Eu não sei dizer porque ainda não li...
    Pode se intrometer sempre que quiser :) hahaha

    ResponderExcluir
  15. Não sou exatamente apreciadora de terror, no máximo uns sustinhos... Por ser de terror já não o leria. É realmente uma pena vc não ter gostado, mas é um risco que corremos ao ler qqr livro. Alguns livros são tão elogiados que nos sentimos qse na obrigação de lê-los e quando vamos ler, não sentimos tudo aquilo que as outras pessoas falaram. De qualquer forma, foi ótimo saber sua opinião sobre este.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi Nanie!

    Na boa, não sei se leria o livro kkkk

    Não faz muito o meu tipo não kkkkk

    Você não tem que se sentir burra por não ter gostado, essa é sua opinião \o/

    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Rose, eu sou super fã de literatura de terror! Stephen King está entre os meus autores favoritos :)
    É verdade - é sempre um risco que corremos ao começar um novo livro ^^ Esse não está entre aqueles que eu me sentia na obrigação de ler (existem muitos livros nessa categoria), mas ainda assim eu esperava que ele fosse bom.

    ResponderExcluir
  18. Ká, esse é um livro que eu acredito não ser para todos. É para quem curte um bom clássico, para quem gosta de terror e para quem não se preocupa com uma leitura mais arrastada.

    ResponderExcluir
  19. Quando vi no twitter que você estava lendo esse livro e suas primeiras impressões sobre ele eu me lembrei que o tinha lido alguns anos atrás, apesar de não ter gostado na minha primeira leitura resolvi reler. Apesar de ter uma pilha de livros para ler achei que valia dar uma nova chance a ele, afinal trata-se de um clássico! Bom tudo o que consegui foi confirmar a minha primeira impressão o livro em momento nenhum consegue criar o clima de medo apesar de ter todos os elementos necessários para isso, porque a personagem dizer o quanto está sentindo medo não é suficiente. Ao terminar eu só consegui pensar no livro que Stephen King teria escrito a partir daquela ideia.

    ResponderExcluir
  20. Cris, fico feliz de saber que não fui só eu que senti falta dessa atmosfera de terror... eu sei que o livro é de terror psicológico, mas é justamente nesse caso que acho que o autor tem que conseguir mesmo imputar o medo nos leitores.
    infelizmente não aconteceu com esse livro.

    ResponderExcluir
  21. Eu não quero ler esse livro. Sinceramente não gostei dele porque não entendi o titulo tem haver com a sinopse. Ou será porque a capa não me agradou, o fato de você ter comentando alguns pontos me fez pensar um pouco e comentar aqui, pois normalmente não comento quando não gosto do livro. Fazer o que?

    ResponderExcluir
  22. Suellen, o título dá para entender lendo o livro ^^
    Eu sou muito fã de terror, mas esse acabou não conseguindo me conquistar - uma pena ><

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥