Oksa Pollock e o Mundo Invisível, de Anne Plichota e Cendrine WolfSuma de Letras - 424 páginas
Título: Oksa Pollock e o Mundo Invisível
Título Original: Oksa Pollock - L'Inespérée
Autor: Anne Plichota e Cendrine Wolf
Tradutor: Jorge Bastos
Editora: Suma de Letras
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2010
Nº de Páginas: 424
Série: Oksa Pollock - Vol. 1
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Sinopse:
Oksa acaba de mudar com os pais para a Inglaterra. Eles moravam na França, mas o pai decidiu que iria abrir o próprio restaurante em Londres e lá foram todos eles.
Ainda bem que Gus, o melhor amigo da menina, também tinha se mudado para o novo país.
Coisas estranhas vem acontecendo com a menina - poderes que ela nem sabia que tinha. O que era aquilo?
Oksa é descendente de uma raça que vem de um lugar especial - onde a magia é possível. E agora está nas mãos dela salvar o seu povo.
O que eu achei do livro:
Sinopse meia-boca, né?! Eu sei.
Nesses dois anos de blog eu nunca abandonei um livro. Já havia feito isso antes na minha vida, algumas poucas vezes. Eu não gosto de abandonar uma leitura, porque sempre acho que posso ser surpreendida no final e ganhar alguma coisa boa.
Mas com Oksa Pollock não teve jeito. Eu abandonei o livro na página 269, e foi uma luta para chegar até lá.
Anne Plichota e Cendrine Wolf não conseguiram conquistar em nenhum aspecto de sua obra. Eu achei a escrita das autoras bem imatura, precisando de uma melhora significativa. E não é porque o livro é infanto-juvenil não! Quem acompanha o blog sabe que eu gosto de livros infanto-juvenis e livros infantis também, mas tem que ser bem escritos - o que, infelizmente, não é o caso de Oksa Pollock.
Achei os personagens muito forçados, com diálogos nada naturais e irritantes. O enredo também não conseguiu me prender - muita informação, pouco desenvolvimento e uma história que, apesar dos parágrafos curtos e muito diálogos, está longe de ser dinâmica. As autoras tentaram criar um mundo místico - cheio de seres diferentes e poderes mágicos. Mas eu achei os seres muito sem graças, quando não irritantes, e as magias praticadas extremamente forçadas.
Não sei o quanto disso é culpa da tradução, mas muitas coisas nos termos usados no livro me desagradaram. Por exemplo, Gus, o melhor amigo de Oksa, que já tem 13 anos, chama a menina por "amiga". Isso, que já seria estranho em uma menina, é ainda mais estranho em um menino. E usar isso toda hora me tirava do sério. Cada vez que eu lia um "amiga" no final de uma das frases de Gus, sentia vontade de jogar o livro na parede. A utilização de termos como "salve-se quem puder", "de dentro", "de fora", "volticalar" - não consigo descrever em palavras o quanto a utilização dessas expressões me desagradaram.
A revisão do livro também deixou muito a desejar - mais uma vez o imperativo está conjugado em segunda pessoa enquanto o restante do texto está em terceira. Já havia visto isso em outro livro da Suma - daquela vez a história era boa, então o problema incomodava, mas a leitura valia a pena.
Eu vi várias pessoas resenhando o livro e dizendo o quanto gostaram. Respeito a opinião dessas pessoas, mas não consigo entendê-las. Não recomendo a leitura de Oksa Pollock para ninguém - o livro é realmente muito fraco, mas essa é a minha opinião e tem muita gente que não concorda. Quem quiser ler Oksa Pollock, que o faça por sua própria conta e risco.
PS: Eu já estava batalhando para terminar essa história há algumas semanas, até que ontem o Felipe Fagundes e a Lilian Silva me convenceram de que o mundo não iria acabar se eu abandonasse o livro. E foi mesmo uma alívio não terminar essa história.
PS2: Eu acho que uma resenha precisa ser sempre sincera, mas acima de tudo respeitosa! Portanto, com medo de que a resenha estivesse faltando com respeito à obra, às autoras ou à editora (justamente porque eu não gostei do livro) pedi a opinião de três amigos: Felipe Fagundes, Hérida Ruyz e Juh Sutti. Muito obrigada pela ajuda.
Nota:
Dificuldade de Leitura:
A suma fez tanto estardalhaço com essa publicação que eu pensei: "peraí, alguma coisa esse livro deve ter de, no mínimo, bom.
ResponderExcluirApesar de nada na história me chamar a atenção eu pensei que se eu tivesse a oportunidade eu leria. Agora eu sei que é muito provável que não faça MESMO meu estilo. hehe
Beijo!
Não li, e agora, tenho certeza de que não vou ler.
ResponderExcluirjá não tinha vontade de ler antes, agora então....
ResponderExcluirtudo já me parecia muito fraco, mas todo lançamento caus furdunço e temos que dar um desconto na quantidade de resenhas *realmente* positivas.
eu acompanhei parte da sua agonia ontem no twitter xD mas tem livros que precisam ser abandonados :~
beijos
bibs
De certa forma a sua resenha me deixou ainda mais curiosa para saber o que afinal eu acharei do livro. Tenho ele aqui, graças a fofa da Vanessa @professoranessa, e quando ler digo o que achei.
ResponderExcluirOutro ponto positivo de ler uma resenha assim é que dá uma baixada nas expectativas ajudando ainda mais na leitura. Assim inicio o livro sem esperar nada dele, completamente diferente de como eu estava na ocasião do lançamento do livro.
E ainda que seja chato abandonar um livro é mais chato ainda ficar presa a uma leitura que você não curte com tantos outros livros para ler.
Beijos.
Lorrine, a Suma realmente falou bastante do livro e pela sinopse eu achei que me apaixonaria! Afinal de contas, adoro livros infanto-juvenis, ainda mais com uma pitada de fantasia e magia!
ResponderExcluirInfelizmente, Oksa não conseguiu me conquistar nem um pouco. Achei o livro muito fraco.
Karolyne, o livro não conseguiu me conquistar, então, não acho que sua decisão seja ruim ><
ResponderExcluirBibs, pela sinopse eu achei que iria curtir o livro! Ele já era sucesso no exterior, então achei que seria algo incrível mesmo! Mas, infelizmente, para mim não funcionou - foi mesmo uma agonia a leitura desse livro e e me senti bem leve quando finalmente abandonei a leitura.
ResponderExcluirNani, quem sabe você não gosta, né?! Várias pessoas na blogosfera gostaram do livro, talvez você também goste.
ResponderExcluirMas para mim o livro não funcionou - achei muito fraco e forçado ><
Nossa... abandoná-lo foi um grande alívio - isso sim!
Acho que nunca vi uma nota tão baixa aqui. Ainda bem que você abandonou! A vida é muito curta pra insistir em livros chatos.
ResponderExcluirOi Nanie!!!
ResponderExcluirEu não li Oksa, mas a Carol leu e AMOU. Acho que é questão de se identificar com a história, né?
Já abandonei algumas (muitas) leituras e fico triste quando isso acontece maaaaaaaas... o mundo não vai acabar MESMO.
Beijos e parabéns pela sinceridade!
Cíntia, três eu já tinha dado, mas é a primeira vez que dou nota um a um livro. Mas Oksa mereceu - o livro realmente é chato.
ResponderExcluirMe senti bastante aliviada por abandoná-lo.
Babi, eu vi a resenha da Carol! Aliás, quando digo que vi resenhas positivas de pessoas que confio, estou falando justamente da Carol ^^ hehehe
ResponderExcluirEu não me identifiquei com nada... nem com a história, nem com os personagens e nem mesmo com a narrativa...
Abandonar um livro não é legal, mas que foi um alívio, isso foi! O livro não estava funcionando mesmo para mim.
Oi Nanie!!! Eu curti o livro. Claro que o fato da escrita ser um tanto "rebuscada" demais atrapalhou um pouco, mas como a Hérida já havia me avisado que seria assim, acho que comecei a ler preparada.
ResponderExcluirOutra coisa é que talvez eles devessem ter dividido o livro em dois, assim ele não seria tão extenso.
Mas como te disse consegui me divertir com os Foldingodos e seu jeito todo afetado. As Goranov e as Divinalhas me lembraram um pouco de mim mesma. Tenho o péssimo hábito de fazer drama (só não desmaio) e MORRO de FRIO, kkkkk.
bjs
Como te disse aquele dia, eu acabei gostando... pena que você não gostou.
ResponderExcluirMas fez bem em abandonar, não vale a pena nos forçarmos a ler algo que não é do nosso agrado.
Beijo,Lariane - Leituras & Devaneios
Rê, não foi a questão da escrita ser mais rebuscada... aliás, eu nem achei a escrita rebuscada - achei ruim mesmo! Acho que a escrita não está madura, por isso a leitura é arrastada.
ResponderExcluirAchei tudo forçado demais - as falas, os personagens, os poderes e as criaturas...
Enfim, esse livro não me prendeu.
Lari, eu não gostei nem um tiquinho. Sou incapaz de falar algo que tenha me agradado >< Mas vi mta gente que curtiu.
ResponderExcluirAbandonar esse livro foi um alívio!
Certeza que não é o fim do mundo mesmo? Lembra do que eu estava falando no twitter hoje, né?
ResponderExcluirBem, vai sobrar grana pra eu comprar outros livros. =)
P.S. - Você traiu o movimento pollockomaniaco...haha
P.P.S. - Não pude perder a piada.
Thiago, certeza que o fim do mundo não foi provocado por isso! hahahahah
ResponderExcluirBoa ideia - gaste seu dinheiro com outros livros!
Traí ><
Oi Nanie!
ResponderExcluirFuja! Não vou ler o livro não kkkkk
Eu não gostei da história quando fiquei sabendo de alguns termos que são usados durante a leitura kkkk
Achei meio chatinho kkkk
Bjs!
Nossa Nanie, fiquei boquiaberta agora... você abandonar um livro???
ResponderExcluirPoxa vida, e eu que tava super maluca para ler Oksa... agora desanimei.... =(
Concordo com você que a resenha tem que ser sincera, até para manter a credibilidade e por isso que acompanho o seu blog, eu sinto a sinceridade em cada um dos posts...
Mas logo vc esquece de Oksa, já que tem tantas novidades para ler!!! =)
Oi Nanie,
ResponderExcluirSe a leitura está enfadonha tem mais é que largar mesmo. Eu não gostei do livro, mas tbm não achei horrivel. Como disse p/ a Rê, Oksa é longo e cansativo demais p/ crianças, bobo e irrtante p/ adultos. rsrs
Bjs
Gosto é gosto, não se discute. Não posso falar sobre o livro com muita propriedade, já que não o li e sinceramente, depois de sua resenha, não lerei. Até o momento, não tinha visto ninguem dar uma nota tão baixa a essa livro, e olha que eu li várias resenhas antes da sua... Mas Nanie, nem assim estou afim de testar minha paciência com esse livro, hehe, confio na sua opinião e baseada na sinopse, sei lá, realmente não me animo.
ResponderExcluirParabens pela sinceridade!
Beijos, ótimo final de semana =**
@morenalilica
Poxa que bom que nem comprei o livro. Obrigado por falar a verdade!
ResponderExcluirjbs
Vixe! Fazer o que não é? Eu estou com um problema com a leitura diferente de você que não 'gostou' do livro para mim falta tempo e acabo ficando muito tempo sem ler um livro. Por exemplo, em uma das minhas resenhas eu não gostei de como o autor escreveu, mas depois dei uma pesquisada e vi que ele usou elementos de outros livros - tipo uma especie de homenagem. E falei a verdade que não gostei, mas cada um dele tirar as suas conclusões e pelo que li em outras resenhas o pessoal curti, mas como expliquei cada um tem o seu gosto.
ResponderExcluirGostei do que você escreveu na resenha.
Xero!
Olha, você sabe que eu não tenho a menor paciência com YA. Só leio quando a sinopse, ou alguma resenha de alguém em quem confie me faça mudar de ideia e sentir vontade de ler. Esse foi um dos que ninguém conseguiu me convencer a ler. Sabe, a gente tem que começar a ser mais seletiva. Tem TANTO livro bacana, ou que seja mais do nosso gosto, que a gente não pode perder tempo quando não rola aquela 'química' entre nós e o livro. Não gosto de abandonar, mas quando me sinto assim com uma leitura, quando chega a esse extremo, eu largo mesmo. E YAY sou uma má influência. Tehehe... *risada maligna*
ResponderExcluirCarla, eu apoio sua decisão de não ler esse livro ><
ResponderExcluirNossa... você nem imagina o quanto é irritante a utlização desses termos >< hahaha
Danielle, eu tento nunca abandonar livros, porque sempre acho que eles conseguirão me trazer alguma coisa boa - nem que seja lá no finalzinho da história... mas dessa vez não deu mesmo. Oksa não funcionou nem um pouquinho para mim >< Mas se você está a fim de ler o livro, vá em frente - tem muita gente que curtiu.
ResponderExcluirHérida, eu não consegui gostar nem um tiquinho do livro... eu sou super fã de infanto-juvenis - então estou acostumada com livros voltados para o público infantil, e o problema com Oksa não é por ser infantil, é por ser uma ideia imatura - que não foi bem desenvolvida. Ao menos, é assim que eu enxergo.
ResponderExcluirLilian, eu já tinha visto duas resenhas negativas, algumas mais ou menos, e algumas positivas - mas realmente não vi ninguém que tenha detestado o livro tanto quanto eu.
ResponderExcluirEu sou fácil de agradar, mas a história tem que ser bem escrita. Infelizmente, não foi o caso de Oksa...
Marinna, essa é a minha opinião sincera sobre o livro; mesmo que muita gente tenha gostado, eu não gostei.
ResponderExcluirUma pena isso, mas mesmo assim ainda quero ver por mim mesmo.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Suellen, ah, ficar sem tempo para ler é terrível para nós que adoramos isso, né?!
ResponderExcluirEntão, cada um enxerga a história de uma maneira - e eu respeito muito a opinião dos outros - mas na minha resenha tentei me ater às minhas impressões quanto ao livro. E eu não gostei mesmo ><
Lilian, o pior é que Oksa não é YA - é infanto-juvenil! É voltado para um público um pouco mais jovem do que o do YA... e eu adoro livros para essa faixa etária (que em inglês eles chamam Middle Grade e aqui no Brasil vira infanto-juvenil como o YA) e achei que Oksa poderia ser muito legal!
ResponderExcluirSó que não... o livro não desceu ><
Eu acho que estou precisando melhorar a minha seleção, isso sim >< hahahaha
Sim, você é uma péssima influência ¬¬
Ah, sim, Rose! Se você quer ler o livro, o melhor é conferir por você mesma - até porque a maioria das pessoas parece ter gostado do livro ^^
ResponderExcluirÉ verdade, li muita coisa positiva sobre ele. Enfim, cada um tem seu gosto e pronto.Beijos, Rose.
ResponderExcluirSubject: [naniesworld] Re: Oksa Pollock e o Mundo Invisível, de Anne Plichota e Cendrine Wolf | Nanie's World
Eu também reluto muito em deixar uma leitura pelo meio, às vezes deixo algum livro meio que na geladeira, mas sempre tento ir até o final mesmo sofrendo. Eu não li o livro, na verdade quando as editoras fazem muito marketing em torno de lançmentos eu fico meio de pé atrás e por isso não me interessei em adquirir o livro, só leria se o ganhasse em algum sorteio. Parabéns pela resenha honesta, afinal não se pode exigir que a pessoa goste de tudo e resenhar não á sinônimo de elogiar. Quem só elogia sem ser sincero acaba perdendo credibilidade.
ResponderExcluirCris, deixar o livro de "molho" eu faço sempre >< hehehehe Mas abandonar é algo bem raro.
ResponderExcluirEu sempre escreve a minha opinião sincera sobre os livros que leio. Sou uma pessoa fácil de agradar - de verdade, mas Oksa Pollock não conseguiu me prender nem um pouquinho e tive que largar.
Eu tbm não gosto de abandonar leitura, mas tem vez que não tem jeito.
ResponderExcluirAntigamente eu persistia, mas cheguei à conclusão de que tem tanto livro que eu quero ler que já preciso de mais de uma vida pra conseguir ler tudo, se eu for ficar perdendo tempo com um extremamente chato não vou chegar nem na metade.
Raphaella, eu sempre penso que a leitura irá me trazer algo de positivo - nem que seja no final do livro - e daí fico com medo de perder isso... mas esse livro realmente não estava dando pé...
ResponderExcluirAlém disso, você tem toda razão - tenho tanto livro aqui em casa para poder ler que não vale a pena ficar brigando com um que não está funcionando.
Jura, Nanie? Eu ouvi tanto falar nesse livro que pensava que era bom mesmo! Sei que as pessoas tem opiniões e tal, mas pela minha experiência em livros que vc leu e eu tbm, sei que minha opinião se parece com a sua, então, não vou arriscar ler esse livro, não. hehe. Acho super legal vc ser sincera na resenha, pois eu me sinto enganada quando a pessoa não falo os pontos do livro e tal. :)
ResponderExcluirAnnanda, eu também pensava que era bom...
ResponderExcluirAh, eu também gosto quando a pessoa cita os motivos de gostar ou não - até porque em muitos casos o que desagrada uma pessoa é algo que pode me agradar ><
O livro, a meu ver, é fraco - a escrita não é madura, o enredo não foi bem explorado... enfim, não colou ><
Nossa, Nanie, não sabia q tinha desistido. Lembro qdo vc comentou na minha resenha q não tava gostando e talz. Eu gostei tanto, mas tanto... Os seres foram os q mais gostei rs Mas acontece,e se tava uma tortura o melhor foi abandonar msm.
ResponderExcluirSó para ser cri cri, não achei a escrita imatura, engraçado para mim foi até desenvolvida demais para a proposta. Bjinhos
Carolina, uma das coisas mais interessantes é justamente ver a diversidade de opiniões =)
ResponderExcluirEu ia ser cri cri, mas desisti >< hehehehehe Já falei na resenha o que acho e fica aquilo lá mesmo =D Continuo achando que a escrita das autoras é bem imatura.
Nossa Nanie, vc abandonando um livro? A coisa ficou séria hein... :(
ResponderExcluirBem que eu desconfiei da qualidade da história, mas não havia encontrado uma blogueira de confiança que tivesse reprovado o livro ainda...
Menos um pra entrar na listinha...
Até!
Milla, ficou séria mesmo... eu não gostei do livro e por mais força que tenha feito, não deu para terminar a história.
ResponderExcluirhahahahahaha Tem muita gente gostando, né?! Mas para mim não deu.
Também achei Oksa muito fraquinho. A história não é grande coisa e as expressões francesas ficam esquisitíssimas em português. Por exemplo, no início, o pai se compara com um "cachorrinho fedorento". Quem aqui diz isso?!
ResponderExcluirBeatriz, é verdade, várias expressões não ficaram bacanas em português ><
ResponderExcluirÉ muito feio eu vir aqui e comentar de novo só por causa da promoção? Porque não tenho mais um comentário decente a fazer, eu já comentei na época certa, hahah. Vou fingir que não comentei e dizer que o livro nunca me chamou atenção, porque eu não gosto de fantasia. Sendo chanto, então, vou é passar longe.
ResponderExcluirEu me lembrei bem desse livro, pois foi a única vez que eu vi você reclamando e abandonando um livro.
ResponderExcluirCíntia, já que foi a proposta que eu fiz para a promoção, não é feio não >< Hahahah Era o único jeito mesmo...
ResponderExcluirFrancielle, não foi o único do qual eu reclamei, mas realmente foi o único que abandonei.
ResponderExcluir