terça-feira, 26 de junho de 2012

O Temor do Sábio, de Patrick Rothfuss

O Temor do Sábio, de Patrick Rothfuss
Arqueiro - 960 páginas
E nesse segundo dia, acompanhamos mais da incrível história de Kvothe, o Matador do Rei.



Título: O Temor do Sábio
Título Original: The Wise Man's Fear
Autor: Patrick Rothfuss
Tradutor: Vera Ribeiro
Editora: Arqueiro
Ano da Edição: 2011
Nº de Páginas: 960
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Série: A Crônica do Matador do Rei: Segundo Dia
Outros livros da série:
     - O Nome do Vento

ATENÇÃO: Essa é a resenha do segundo livro da série. Se você ainda não leu o primeiro e não gosta de SPOILER, talvez não seja uma boa ideia ler essa resenha. A Nanie evita spoilers, mas como é uma série, não tem como não falar nada do que aconteceu anteriormente.

Sinopse:
Começa um novo dia na hospedaria Marco do Percurso. E um silêncio em três partes preenche o ambiente.
Mas não por muito tempo. Kvothe reinicia sua história. O Cronista irá escrevê-la cuidadosamente e Bast irá escutá-la com toda a atenção, esperançoso de que através de suas próprias memórias, Kote volte a ser Kvothe.

O que eu achei do livro:
Que sinopse é essa para um livro de quase mil páginas? Bom, quanto menos melhor. E já começo a resenha dando um aviso muito importante: não leiam a sinopse brasileira do livro. O motivo é bem simples, a sinopse conta várias coisas que acontecem no livro e você não chegará a página 600 sem ter lido tudo sobre o que a sinopse fala. É um verdadeiro absurdo, né?! Então passe longe dela.
Quando eu li O Nome do Vento, eu me apaixonei por Kvothe e por Patrick Rothfuss e lendo O Temor do Sábio eu me apaixonei pelos dois novamente.
Patrick Rothfuss escreve de maneira sublime. O autor é extremamente criativo - conseguiu inventar um mundo que é ao mesmo tempo completamente diferente do nosso, mas ainda assim terrivelmente familiar. Os personagens de Rothfuss são mais do que realistas - são muito bem caracterizados e capazes de despertar paixão e ódio. As descrições do autor são longas, bem feitas e fascinantes. O Temor do Sábio é um livro de quase mil páginas, portanto, não espere que seja uma história corrida, ou rápida, ou cheia de ação. Aliás, tem bastante ação na história, mas tem bastante enrolação também. Não é um livro para qualquer um, não é um livro para quem não curte uma boa descrição. Mas é o melhor livro que já li e você estará perdendo muita coisa se deixar-se intimidar pelo número de páginas. Confesso que em alguns momentos eu fiquei com raiva do autor por não contar mais detalhadamente algumas passagens.
Aliás, quem conta a história é Kvothe, o protagonista. Após anos (quantos nós ainda não sabemos precisar), ele é chamado de Kote e não passa de um estalajadeiro. Mas eis que surge um Cronista que quer contar a história do lendário Kvothe - e o hospedeiro decide narrar suas histórias. É tão realistas que eu realmente me sinto escutando Kvothe contando suas aventuras - e em seguida eu me sinto caminhando ao lado do arcanista, vivenciando suas narrativas e sentindo as mesmas coisas que o garoto.
Normalmente os meus livros preferidos são bastante descritivos, porque eu gosto desse estilo de narrativa. Mas Patrick Rothfuss e Kvothe (ele é tão realista que eu sinto que ele existe - em algum lugar) levam isso a um novo nível, que eu não havia encontrado antes. O Senhor dos Anéis, obra de J. R. R. Tolkien, é um livro muito descritivo, mas ele chega a ser enfadonho em alguns momentos. Isso não acontece com O Temor do Sábio. Existem pontos menos empolgantes, momentos em que a leitura flui mais lentamente, entretanto, o livro nunca fica chato.
O que falar do protagonista dessa história, Kvothe? Ele é tão... tão... eu queria uma palavra para colocar aqui, mas não há. Não há nenhuma palavra que consiga descrever Kvothe - ele é inteligente, delicado, esperto, raivoso, desobediente... ele é muitas coisas, mas sobretudo é um dos personagens mais incríveis que já encontrei. Uma das coisas mais difíceis é imaginar que Kvothe tem apenas 15 anos no início desse segundo livro. Você consegue? Eu tenho algumas dificuldades. Não porque o autor não consiga passar essa sensação - ele consegue -, mas é que o personagem é tão incrível e tão maduro que às vezes eu me esquecia. Eu já disse o quanto ele é encantador? Não? Pois ele é. Acho que talvez por isso eu não consiga enxergá-lo com apenas 15 anos, afinal de contas, eu não iria me apaixonar por um garoto de 15 anos, né?! Só que me apaixonei - é viciante acompanhar as aventuras desse músico. A única coisa ruim quanto a Kvothe é sua inépcia com as mulheres - a começar pela sua paixão por Denna (com tantas mulheres mais interessantes no livro, como Auri, Feila ou até mesmo Vashet), mas é claro que isso é só a minha opinião toldada pelo ciúme.
Os primeiro e último capítulos desse livro são excepcionais. O segundo livro começa exatamente onde terminou o primeiro - com o mesmo "Um silêncio em três partes" - esse é um capítulo tão lindo, que é impossível falar sobre ele. Sempre que aparece, ele é ligeiramente diferente, mas inebriante.
O Temor do Sábio é o segundo dia. Segundo dia em que Kvothe conta sua história ao Cronista, assim como o primeiro livro foi o primeiro dia. A história contada pelo protagonista não abrange apenas um dia, mas vários. É a história de Kvothe: há romance, ação, aprendizado - mas não é um livro que se tece sobre um único acontecimento, mas sobre vários. E isso é muito bacana. Mas essa não é a questão que mais me chama a atenção nesse livro. Não há uma distinção entre bem e mal da maneira que estamos acostumados a encontrar. É claro que existe o certo e o errado, mas o bem e o mal não estão bem definidos por uma fronteira retilínea. O próprio Kvothe não é um herói, mas também não é um vilão. É um ser humano que erra e acerta, porém na maior parte do tempo simplesmente tenta seguir o caminho correto.
Eu tentei ao máximo estender essa leitura. Só que chegou a um ponto em que eu não podia mais deixar de lado, porque eu precisava saber mais sobre o Kvothe. E foi assim que O Temor do Sábio tomou o lugar que foi de Coração de Tinta por alguns anos: o lugar de livro favorito em meu coração. A parte triste é saber que o terceiro livro está previsto para 2014 - será uma longa espera, mas tenho certeza que será bem recompensada.
Se você é fã de fantasia não pode deixar de ler um dos melhores livros já escritos (na minha humilde opinião, O melhor).

PS: Se você terminou de ler O Nome do Vento há algum tempo, é uma boa ideia ler um resumo em forma de história em quadrinhos criado pelo próprio autor, com auxílio de Nathan Taylor - clique aqui para ler diretamente no blog do autor. Eu encontrei isso no blog Palavreando ainda antes de terminar a leitura do primeiro livro e adorei. Então imagino que quem já leu há algum tempo irá gostar ainda mais. Bem que o autor poderia fazer algo parecido para esse segundo livro, embora eu desconfie que não seja possível fazer um resumo tão resumido quanto esse primeiro.

PS2: Cthaeh é um dos seres encantados mais perfeitos que já li! Não encontrei referências sobre ele em outras obras, então imagino que foi criado por Rothfuss. E, mais do que isso, espero que apareça em outros livros (embora isso seja extremamente improvável).
Nesse link você pode ver uma imagem criada por um fã. Se ainda não leu o livro, eu sugiro que não leia a legenda, já que ali ele explica algumas diferenças entre a imagem e o livro. Eu adorei!

PS3: Outro dia, via twitter, eu, Hérida e Raphaella discutimos, brevemente, qual seria a idade do Kote. Naquele momento, eu ainda não havia lido uma passagem do livro e achava que o Kote narrador não teria menos do que trinta anos, possivelmente mais perto dos quarenta. Porém, após finalizar esse livro, eu já não acho que ele seja tão velho - pouco mais de vinte anos é a minha estimativa para a idade do protagonista.

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


30 comentários:

  1. Oi Nanie!!! Sou louca para ler essa série e pela sua resenha estou perdendo e muito.
    sabe que quando leio um livro tão bom assim tb fico com medo de não gostar de mais nada.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Rê, eu estou completamente apaixonada por Kvothe e suas histórias! Patrick Rothfuss é maravilhoso com as palavras e criou uma história incrível!
    É um livro para quem gosta de ler mesmo - porque é bem longo (tanto o primeiro, quanto esse segundo que é ainda maior).
    Nossa... agora eu estou mesmo com medo de não gostar de mais nada >< hahaha Espero que seja infundado (embora realmente sei que será muito difícil encontrar outra coisa tão boa assim).

    ResponderExcluir
  3. Olha, não li a resenha por causa dos spoilers, mas não posso deixar de dizer que ela ficou proporcional ao tamanho do livro... hahahahah

    ResponderExcluir
  4. Lilian, ficou um cadinho grande, né?! hahahaah
    Mas quem tiver preguiça de ler essa resenha, certamente não estará disposto a ler um livro tão grande >< então, no final das contas, acho que não tem muito problema ^^
    Olha, como você pretende ler em breve o primeiro livro, acho que não há necessidade de ler essa resenha, mas acho que não tem nenhum spoiler grave aqui não - só informações pequenas.
    Não deixe de ler essa série, Lilian - é incrível *-*

    ResponderExcluir
  5. Tambem amei os dois livros, e acho que ele deve ter uns 28 por ai. A historia é maravilhosa, não vejo a hora de ler a continuação( espero que acabe no próximo). Sem falar na capa que é muito linda. Não gosto dele gostar da Denna também, parece que ela só enrola ele.

    ResponderExcluir
  6. Oi Nanie!
    Apesar de não ter lido o primeiro livro - ainda - li a sua resenha! rs
    E só fiquei com mais vontade desta trilogia!

    Eu quero pra ontem! rsrsrs


    Ah! E eu adoro livro com muitas páginas! rs

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Silvana, será que ele tem tudo isso?! Por causa do final desse segundo livro, eu acho que ele é bem mais novo do que isso - tipo 22/25 no máximo!
    hahaahah Não sou a única ciumenta que não gosta da Denna \o/

    ResponderExcluir
  8. Livia, acho que não tem nada grave nessa resenha não...
    Esse livro é maravilhoso *-* Eu estou apaixonada!
    Você precisa ler essa série!

    ResponderExcluir
  9. Nanie! O Senhor dos Anéis enfadonho????? Não acredito que você disse isso! Caiu no meu conceito :P rs
    Ahhh, você também não gosta da Denna? Eu não suporto ela, desde o primeiro livro, mas nunca tinha pensado sobre ser ciúmes... será? Acho que não o.o

    ResponderExcluir
  10. *Sai correndo para não ser morta pela Raphaella*
    Raphaella, eu acho que algumas descrições do Tolkien, em Senhor dos Anéis, vão longe demais e deixam algumas passagens enfadonhas .Não o livro em si - apenas algumas passagens, pelo exagero do autor nas descrições. O livro em si é maravilhoso - eu sou super fã de Senhor dos Anéis (foi meu livro favorito durante alguns anos) - só acho que o Tolkien exagerava em alguns momentos.
    [Nossa, como eu fui repetitiva nessa minha explicação >< Acho que é o medo de apanhar...]
    Ah, eu não gosto dela desde o primeiro livro também, mas agora esse "desgostar" só piorou >< hahahahahaha

    ResponderExcluir
  11. Ah, isso é verdade! rs. Quem tiver preguiça de ler a resenha, jamais lerá o livro. Vou ler assim que puder, sim, pode deixar! :P

    2012/6/26 Disqus

    ResponderExcluir
  12. Oi Nanie!

    *limpando a baba*

    kkkkk Desculpe, mas não podia deixar de brincar, mas você está babando pelo livro kkkkk

    Olha, eu só te perdoo por ter falado mal do Senhor dos Anéis, por estar totalmente apaixonada pelo livro =P

    Eu preciso comprar os dois volumes, mas.... falta o din din hahahaha

    Tanto você como a Hérida, falaram muito bem do livro, então não posso deixar de ler, né!

    Bjs!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Carla, pior que estou MESMO babando nesse livro - ele é incrível =D


    Eu não falei mal de Senhor dos Anéis >< hahahaha Eu só acho a narrativa do Tolkien enfadonha em alguns momentos - quando ele resolve descrever demais - só isso. Eu adoro o livro =D


    Essa série é PERFEITA *-*

    ResponderExcluir
  14. E é por isso que eu sou traumatizada com sinopses,tem umas que realmente abusam. Como pode uma sinopse conter coisas que não lemos nem quando estamos na página 600? #Medo
    Todas as resenhas que li sobre os livros do Rothfuss mencionam esta criação de um ambiente e personagens muito verossímeis. E este é com certeza um dos motivos para eu ter surtado para ter estes livros na minha estante.
    Que delícia esta sua experiência de leitura, o que você falou sobre a narrativa chegou a me arrepiar. É bom demais viajar desta forma com um livro, e de alguma forma se sentir parte e visualizar com clareza aquilo que está sendo contado a você por alguém que parece estar sentado ao seu lado.
    Ainda que não tenha lido o livro tenho certeza de que serei mais uma a me encantar por Kvothe e sua história.
    Ficou difícil sair desta resenha e ignorar que eu tenho os dois livros me esperando aqui... rs Mas 2014 tá tão longe.
    Linda resenha, definitivamente dá para perceber o quanto você amou este livro, todo o seu entusiasmo está aí deixando pessoas como eu ainda mais animadas para iniciar a leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Nani, com essa eu fiquei brava demais... porque eu li o livro até a página cento e poucos antes de ir ler a sinopse - justamente por medo de spoiler e daí contou um monte de coisas - eu fiquei muito brava.
    O livro é incrível - me ganhou totalmente e agora eu estou muito ansiosa para o próximo livro, que infelizmente vai demorar um pouquinho...
    Se você gosta de fantasia, realmente precisa ler essa história - ela é verdadeiramente imperdível!

    ResponderExcluir
  16. Hunf. *fuzila com os olhos* ¬¬'
    haha, to brincando, Nanie, ainda vou sentar com vc no recreio, tá? :D

    Né? Sem contar que ela judia muito do Kvothe --'

    ResponderExcluir
  17. Não lembro do livro 1, vou voltar um pouco para ler. Em relação a este a história você gostou mesmo hein? Mas é bom quando pegamos um livro e não conseguimos parar de ler, tenho certeza que era isso que o autor imaginava.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  18. Ah, ainda bem que você vai sentar comigo no recreio, Raphaella, senão eu não dividia mais a minha merenda com você ><


    Ela judia do Kvothe e não é ninguém interessante... o que ele vê nela? Só beleza?

    ResponderExcluir
  19. Rose, você viu que tem uma história em quadrinho do primeiro livro?! É bem bacana para relembrar ^^


    Se eu gostei? Eu AMEI essa história =D

    ResponderExcluir
  20. Oi Nanie, não sabia não, na verdade eu teria que relembrar a resenha do livro, pois não o li também.Beijos, Rose.
    Subject: [naniesworld] Re: O Temor do Sábio, de Patrick Rothfuss

    ResponderExcluir
  21. Ah, entendi, Rose! hahahaa Então não leia mesmo o quadrinho - pq ele conta tudo ^^

    ResponderExcluir
  22. Obrigada por avisar, então nem vou procurar por ele.Bjs, Rose.

    Subject: [naniesworld] Re: O Temor do Sábio, de Patrick Rothfuss

    ResponderExcluir
  23. Oi Nanie!!!Kvothe é um dos personagens que eu mais amo. *------------*
    Eu estou lendo O Temor do Sábio o mais vagarosamente que posso, mas eu tenho certeza que assim que minhas férias chegarem, em uma semana já estarei chorando minhas mágoas no Twitter, reclamando que o 3° livro está demorando demais.
    A parte mais divertida do primeiro livro, com certeza é a vida que Kvothe leva na Universidade e suas desventuras. Sério, quando você pensa que ele está livre da última encrenca em que se meteu, lá vem mais uma e ele sempre se dá mal.
    De qualquer forma, a escrita do Patrick realmente não é para qualquer um. Quem não gosta de descrições, descrições e mais descrições irá achar os livros dele para lá de chatos, mas quem falar isso leva uns cascudos. Patrick é meu divo. <3333333
    Eu realmente espero que esse livro seja tão bom ou até melhor - se for possível - do que O Nome do Vento, mas pela sua resenha, parece trezentas vezes melhor.
    Quando a sua estimativa da idade do Kvothe - ou Kote, como você preferir - eu acho que ele tem em torno dos vinte e poucos, não passa disso. Ele é bem maduro com quinze anos, e acho que essa idade é um bom chute. ;* Nathi Mota.@NathiiMota http://nathieseuslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Nathi, o Kvothe é o máximo, né?!
    Eu achei O Temor do Sábio bem mais empolgante (como assim isso é possível?!) do que O Nome do Vento - o livro é incrível! Espero que você curta tanto quanto eu curti ^^
    No final desse segundo livro, você vai encontrar uma passagem que corrobora essa idade :)

    ResponderExcluir
  25. Ainda não deu vontade de ler, apesar de so ouvir coisas boas a respeito... TO meio traumatizada com As cronicas de gelo e fogo, hehe, são otimos e enormes! Dificil de carregar pra todo lado, então a leitura demora um pouco. Acho que é so por isso mesmo...

    ResponderExcluir
  26. Karolyne, não dá para carregar na bolsa mesmo não - o livro é MTU grande e só dá para ler em casa >< Mas é MARAVILHOSO e vale a pena =)

    ResponderExcluir
  27. Lendo a resenha parece que o livro é tão legal, vou terminar de ler a série que estou lendo do Herói perdido do Rick Riordan e vou começar a ler O nome do vento adoro livros desse tipo e acho que 200 páginas é tão pouco, então vou me deliciar com 651 páginas e depois as 960. Beijos

    ResponderExcluir
  28. Estela, a série é maravilhosa! O primeiro livro - O Nome do Vento - já é incrível, mas o segundo - O Temor do Sábio - consegue superar!
    Vale MUITO a pena ler =D

    ResponderExcluir
  29. Estou terminando de ler o segundo agora e já estou sentindo saudades de ler as confusões em que o kvothe se mete é muito bom mesmo o livro, e gostei de ler sua resenha.

    ResponderExcluir
  30. Ermerson, esse livro é uma maravilha, né?! Nossa... bom demais! O triste é que o terceiro só deve sair em 2014 - teremos que esperar um bom tempinho para curtir mais aventuras do Kvothe ><

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥