quinta-feira, 14 de junho de 2012

O que é spoiler?


O que afinal de contas é o tal spoiler?

Outro dia alguém veio me perguntar o que era spoiler. Então aqui está a resposta, para facilitar quando alguém quiser saber do que se trata o termo.

Spoiler vem do inglês "to spoil", que significa estragar. O spoiler é então a revelação de um fato ocorrido em um livro (ou filme, jogo, enfim, qualquer história) que estraga o final do mesmo.
Agora, delimitar o que é ou não spoiler não é algo trivial. Principalmente porque esse é um conceito subjetivo, que varia bastante de pessoa para pessoa. Algumas pessoas simplesmente não acham que nada é spoiler - e gostam de saber da história inteira (minha mãe e minha irmã são parte desse grupo e acreditam que saber de antemão o que vai acontecer as deixa com ainda mais vontade de ler aquele livro ou ver aquele filme). Outras, por outro lado, acham que saber a cor da lata de lixo que é citada na página 146 é um spoiler gravíssimo (eu sou desse tipo - em muitos casos evito ler a sinopse de um livro depois que já estou decidida a lê-lo). Mas o normal é considerar que aquilo que pode ser citado na sinopse não é spoiler.


Ainda não captou a ideia?! Que tal uma analogia? Você grava o jogo do seu time de futebol do coração para ver depois, porque estava ocupado na hora. Alguém te conta que seu time ganhou (ou perdeu) de 1x0 - isso é spoiler. Algumas pessoas ficariam mais animadas para ver o jogo, outras desistiriam, por já saber o resultado.

Espero ter ajudado de alguma forma.



36 comentários:

  1. É sempre bom frisar para os desentendidos.
    Spoiler deveria ser crime, kkk
    Brincadeira, sei que tem quem gosta, mas não é o meu caso...

    ResponderExcluir
  2. Leninha, a gente fala tanto em spoiler para cá, spoiler para lá... e esquece que algumas pessoas simplesmente não sabem do que estamos falando >< heheheh


    Eu sou do tipo que detestar spoiler!
    Longe de mim, spoiler!

    ResponderExcluir
  3. De certa forma todo mundo comete spoiler (principalmente nos teus posts de Leitura Aleatória) contra alguém que ainda lerá o livro.
    Eu mesmo agora tenho um BIG spoiler pra dar em qualquer história que você vá ler...então preste atenção: TODOS MORREM NO FINAL!
    Alias, ninguém é imortal...




    P.S. - Esse spoiler também conta para livros de seres considerados imortais (vampiros, lobisomens, anjos e tudo o mais)...uma hora Dean e Sam Winchester aparecerão para dar cabo deles.

    ResponderExcluir
  4. Eu já fiquei com raiva ao ler resenha de um blog que contava o final do livro O Noivo da Minha Melhor Amiga, a resenha era do livro Questões do Coração e a pessoa citou que fulano e ciclano aparecia no livro...nossa, fiquei muito decepcionada pq era um livro que eu queria muito ler. Mas eu tento não citar nas minhas resenhas nada que possa estragar a leitura do leitor, bom eu acho que faço, rs... Gostei do seu post, foi bem informativo para quem não sabe o que é spoiler. Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Thiago, acho que não... no post de Leitura Aleatória eu não vi nenhum spoiler não - o pessoal evita compartilhar frases que contenham spoiler ><
    ahahahaahahaha Isso, de fato, é verdade ^^ Todo mundo morre um dia =)

    ResponderExcluir
  6. Nataly, quando eu faço resenha do segundo livro de uma série, eu sempre coloco aviso! Porque mesmo que não sejam spoilers graves, acabamos contando alguma coisa, né?!
    Eu confesso que nunca tinha parado para pensar que muita gente ainda poderia não saber o que era spoiler... mas daí uma pessoa me perguntou o que era e eu achei que seria mais útil compartilhar aqui no blog =D Agora, certamente, os seguidores do Nanie's World saberão do que se trata ^^

    ResponderExcluir
  7. Hum...de certa forma todas as frases postadas lá de livros que eu não li (e pretendo ler ou não) são spoiler...como você mencionou "
    Outras, por outro lado, acham que saber a cor da lata de lixo que é citada na página 146 é um spoiler gravíssimo."
    Ou seja, é spoiler sim oras, não concorda agora? To seguindo a sua linha de pensamento, ou ao menos o que eu entendi dela.
    É, eu sempre falo isso pra quando vejo algum filme..."Ah, ele morre no final" e o mais engraçado é quando a pessoa acredita. Mas não deixa de ser uma verdade, ela só não é mostrada no filme.

    ResponderExcluir
  8. Thiago, nesse ponto de vista extremista é verdade mesmo =D mas eu falei isso brincando, não sou tão extremista assim não ^^ hahahaha
    Você me lembrou meu pai... ele sempre faz uma brincadeira parecida. Quando vai a alguma lanchonete, ele sempre pergunta: "Quem come isso aqui morre, né?", e as atendentes sempre assustam >< hahahah

    ResponderExcluir
  9. Caraca, ja vi blogueiro contando partes de um livro no twitter... É o cumulo. Eu não gosto, de verdade. Só quero saber se o livro é bom. Saber por alto, sobre o que é, faz parte. Mas ouvir alguem dizer que "No final, ela morre" é tenso. Tira qualquer vontade de ler. Não peço que acontece, mas por ja saber, então, a surpresa acaba. Perde a graça.

    ResponderExcluir
  10. Toda brincadeira tem um pouco de verdade, não concorda? rsrsrs
    haahauahu já aconteceu algo similar por aqui. XD
    Eu e uns amigos já contamos (sem querer querendo) os filmes de Harry Potter na estréia, mas foi tipo...uma garota vestida toda de bruxa na estréia de HP você pensa que ela sabe da história, certo? Pois é...foi engraçado. haha

    ResponderExcluir
  11. Karolyne, ah eu detesto isso >< Eu sou do tipo que considera que spoiler faz com que o livro perca a graça ><

    ResponderExcluir
  12. Thiago, e tem mesmo - porque eu realmente detesto spoiler e considero coisas simples como spoiler (mas tão simples como a cor da lata de lixo que aparece em uma página randômica).


    Ahhhhhhhhhhhhhhhhh coitada da menina O.o Mas, realmente, como vocês iam saber, né?!

    ResponderExcluir
  13. Hahahhaa
    Dependendo do que for eu não gosto de spoiler... especialmente se for de livros e séries... só aceito quando não estou com vontade de ver/fazer/ler/brincar...
    Adorei o texto, deve clarear bem os que estavam em dúvida!!!

    ResponderExcluir
  14. Danielle, eu não gosto de spoiler de jeito nenhum >< hahahahah

    ResponderExcluir
  15. Excelente post! Coincidência estar pensando nisso de manhã no caminho para o trabalho. Fiquei pensando que se uma pessoa me perguntasse o que é spoiler eu teria um pouco de dificuldade de explicar. Sabe aquelas coisas que vc sabe o que significa, mas para explicar é meio complicado? Pois é. Agora sei explicar direitinho! rs
    Eu concordo contigo. Para mim tudo é spoiler. Tb evito de ler sinopses e, às vezes, até resenhas. Geralmente lendo resenhas (depende do blogueiro tb) eu já pulo para a parte final em que a pessoa dá sua opinião e comenta sobre aspectos gráficos do livro. Muitas vezes já estragaram vários filmes/livros que eu queria ver/ler por conta disso.

    ResponderExcluir
  16. Rose, é mesmo? Nossa... muita coincidência mesmo.
    Pois é... eu também tive que parar e pensar um pouco para conseguir explicar... porque spoiler é... spoiler, né?! hahahahah fica difícil de explicar mesmo.
    Ah, eu sempre pulo para a segunda parte - onde estão as opiniões do blogueiro >< hahahah talvez justamente por isso as minhas sinopses fiquem sempre sem graça (claro que não vou colocar a culpa na minha incompetência) ^^

    ResponderExcluir
  17. Eu com certeza fico desanimada com spoiler! Eu espero esquecer para fazer o que eu pretendia rs

    bjs

    ResponderExcluir
  18. Eu sou a parte que não está nem ai... Tanto que fui assistir o filme Vingadores e o pessoal começou a dizer que o filme era assim e assado. Até a minha professora deu spoiler. Fazer o que? Curte do mesmo jeito e até o meu amigo que já tinha visto achou uma comedia ver o filme de novo comigo.

    ResponderExcluir
  19. Suellen, você, então, é do mesmo tipo que minha mãe e minha irmã =D

    ResponderExcluir
  20. Oi Nanie, eu também faço parte das que não estão se incomodam se o comentário ou resenha tenha spoiller.
    Bjs, Rose,

    ResponderExcluir
  21. Rose, ah eu bem queria ser assim - acho que é mais fácil, né?! hahahaha Mas eu gosto mesmo é da surpresa de ir descobrindo as coisas aos pouquinhos :)

    ResponderExcluir
  22. minha mãe diz que eu vivo vendo coisa repetida então acho que é por isso que nem ligo para quanto contam para mim... Será mesmo? =)

    ResponderExcluir
  23. hahahahahaha Suellen, vai ver que é por isso! Embora eu também adore rever coisas e reler livros e mesmo assim não gosto de spoilers ><

    ResponderExcluir
  24. Não me incomodo em saber o que vai acontecer, para mim mais importante do que o ocorrido é a maneira como vai ser contado; em se tratando de livros/filmes policiais, para mim pelo menos, não basta saber quem matou, para mim é preciso saber de todos os detalhes sangrentos e como se chegou ao assassino.

    ResponderExcluir
  25. Cris, com certeza o mais importante são os detalhes! Mas eu gosto de não saber o que vai acontecer >< ahahahha

    ResponderExcluir
  26. ótima sua explicação, mas pra falar a verdade não me importo em saber o final antes de ler o livro, até pq eu sempre leio o final do livro antes da hora, assim que conheço os persanagens corro e leio o final, não aguento de curiosidade, e ai sigo a leitura pra ver como é o desenrolar pra chegar a tal final.

    ResponderExcluir
  27. Claudia, obrigada =D
    É mesmo?! hahahahahaha que engraçado isso!
    Eu gosto de ir conhecendo as coisas aos pouquinhos, mas conheço muita gente que não liga de saber as coisas com antecedência ^^

    ResponderExcluir
  28. Detesto spoiler! Conheço muita gente que lê a última página do livro antes de começar a ler de verdade e não consigo entender isso. Mas eu gosto de ler quotes do livro para atiçar aquele monstrinho interior que diz: compra, compra, compra, compra!
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  29. Brubis, eu também detesto. Conheço muita gente que faz isso - mas eu não curto não >< hahahah
    Quotes que não contenham spoiler eu curto bastante também ^^

    ResponderExcluir
  30. Oi Nanie!
    Muito legal seu post, vou até divulgar.
    Dá raiva quando a própria sinopse tem spoiler né? Foi assim comigo com Beijada por um anjo 1, atrás do livro fala uma coisa que só acontece no final.

    Beijos,Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  31. Sora, que bom que gostou :)
    Nossa... eu detesto quando isso acontece O.o O Temor do Sábio é assim - atrás do livro conta algo que só acontece depois da página 300 O.o

    ResponderExcluir
  32. Eu detesto spoilers! Fico doida quando alguém me conta algum, faço o máximo para evitá-los (na maioria das vezes nem leio as sinopses)! Nas minhas resenhas sempre conto só o básico, sem entrar em detalhes, e quando o livro é uma continuação (o que torna um pouco difícil não ter spoilers do anterior) eu já aviso no inicio! Adorei o seu post, muita gente tem dúvida mesmo!


    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Você lê o final? O.O
    Se eu souber o final nem leio mais o livro hahahaha!

    ResponderExcluir
  34. Ju, eu sou assim também! Detesto spoilers e acho que eles estragam um pouco a leitura ><
    Eu coloco sempre um AVISO bem grande quando o livro é continuação, para que a pessoa não leia a resenha. Tento contar o mínimo possível do que aconteceu anteriormente, mas eu mesma não gostaria de ler a resenha do segundo livro de uma série antes de ler o primeiro.


    Eu evito ler sinopses depois que já me decidi a ler o livro também! Morro de medo de pegar spoilers... eu estou lendo O Temor do Sábio e depois que passei da página 100 fui ler a sinopse (porque antes eu nem tinha lido a sinopse do livro por medo de spoilers, mas estava curiosa para saber o que falava) e eis que me deparo com spoiler! Acredita?! Tem coisa que só acontece depois da página 300 na sinopse! Fiquei muito brava.

    ResponderExcluir
  35. @Claudia N. Livros e blablablá , eu confesso que não desisto do livro, mas normalmente deixo para ler mais tarde, tentando esquecer o que fiquei sabendo ><

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥