sexta-feira, 8 de junho de 2012

O grande salvador das maníacas por números e estatísticas: o Skoob


Eu sou doida com números e o Skoob me ajuda a manter minha loucura matemático-literária...

Eu sei que muita gente não gosta do Skoob, e tudo bem. Mas eu gosto - e muito! E com a atual quantidade de livros que tenho (que já não cabem direito no espaço disponível) - só mesmo com uma estante virtual para que eu me encontre. Essa é a primeira vantagem do Skoob para mim - saber quais livros eu tenho e quais eu não tenho. Já foi a época em que eu lembrava quais eram os livros que eu tinha... e faz ainda mais tempo que eles cabiam direitinho na estante física e eu podia simplesmente ir consultando pela lombada. Hoje não dá. Os livros ficam meio empilhados e eu só consigo ver todos os que eu tenho na estante virtual.
Além disso, o skoob tem um painel que me mostra numerozinhos (eu sou doida com números) e eu adoro ficar olhando! Por exemplo, quantos livros eu já li, quantos estou lendo, quantos livros eu tenho (número propositalmente apagado para não gerar mimimi).
E os números mais bacanas desse painel são os números que mostram quantos livros eu li em cada ano - acho isso simplesmente o máximo! E contando a partir da data de criação do blog (29 de Maio) - está tudo certinho.

Outra coisa que não vivo sem são as tags.
De certa forma, o Skoob só com suas funcionalidades padrão já me ajuda a conter a minha ânsia de controle e números. Mas ainda assim, faltam algumas coisas. Com as tags, entretanto, eu consigo controlar TUDO o que quero!
Eu sei, por exemplo, quantos livros comprei em 2012, quantos eu ganhei de presente e quantos eu recebi de parceria. Sei quais livros estão marcados como "Vou ler" e já estão na minha estante (porque o skoob marca no Vou Ler também os livros que estão apenas como desejados), sei quais livros eu quero reler em um futuro próximo, quais são os melhores de cada ano. Sei o número de livros estrangeiros e nacionais na minha estante!
Enfim, com as tags do skoob eu consigo contabilizar tudo e mais um pouco!

E se você ainda não conhece o site, eu o recomendo - porque é uma maneira muito interessante de manter registro de suas leituras e dos seus livros (muito melhor do que planilha!).

PS: Eu levei mais de um ano para perceber que Skoob é simplesmente books (livros, em inglês) ao contrário! Pois é, podem me chamar de lerda.

PS2: Quem quiser me adicionar no skoob, clique aqui para acessar meu perfil.




53 comentários:

  1. Se você não comenta que Skoob é bookS acho que ia levar mais tempo ainda para perceber.
    Adicionando lá!

    ResponderExcluir
  2. Thiana, quer dizer, então, que eu não fui a única a demorar para perceber isso?! hahahaahahah

    ResponderExcluir
  3. Oi, Nanie.

    Adoro o Skoob também e já sabia do título ao contrário. Sério que nunca percebeu?
    Agora dá para organizar a estante, mas ainda acho que podia ter mais opções, como organizar os livros por tags.

    Bom final de semana.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Adoro o Skoob também, por uma série de motivos apesar de ainda não considerá-lo perfeito. De qualquer forma, já está ótimo!
    Gosto da estante, do sistema de trocas e principalmente do histórico. ADORO históricos! *-*
    Só uso minhas tags para separar os livros por gênero.


    PS: Seu link encurtou o caminho para minha curiosidade de conferir quantos livros você tem e... UAU!

    ResponderExcluir
  5. Carlinha, ah, mas eu já tinha percebido há um tempo... só que eu demorei um ano para perceber *ShamOnMe* >< aahahaha
    Acho que o skoob ainda pode melhorar bastante, mas já gosto muito do jeito que está!

    ResponderExcluir
  6. Felipe, eu também não o considero perfeito, mas já gosto bastante do jeito que está!
    Ah, eu também gosto dos históricos - mas para ver os dos outros, porque não tenho paciência de escrevê-los >< hahahahaha
    Eu uso as tags para saber de tudo! hahahahah




    PS: Curiosa ¬¬''

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que levei mais do que 1 ano, viu. E só porque vi alguém comentando. >.<


    Eu uso tags só pra séries (tanto que tenho números lá) e pra "emprestado". Não tenho paciência de colocar em cada um, apesar de achar sua ideia ótima!

    ResponderExcluir
  8. Também adoro o skoob!
    Se tem uma rede social com a qual eu não consigo mais viver, não fico um dia sequer sem acessar, é esta. Sou uma das pessoas que se descontrola/arranca os cabelos quando ele fica off (o que acontece vez por outra). Gosto mesmo porque dá pra organizar tudo. Livros que quero ler, principalmente, coloco todos lá pra não esquecer os nomes. ^-^

    ResponderExcluir
  9. Janaina, eu também sempre marco tudo no skoob! Assim que termino de ler um livro - eu tenho que ir lá marcar >< E odeio quando ele fica offline!


    Ah, eu também amo para poder me organizar *-*

    ResponderExcluir
  10. Andreia, e está tão na cara, né?! Depois que descobrir isso, fiquei pensando como pude levar tanto tempo para perceber >< hahahahaha


    Nossa, os meus estão todos "tageados" - eu PRECISO DE CONTROLE \o/ hahahahahahah

    ResponderExcluir
  11. Oi Nanie!!!


    Eu tbm amooo o Skoob, não só para controlar meus livros e organizar minha estante, mas também para fazer trocas, já consegui muito coisa boa pelo Plus.
    E como você, eu também demorei uma vida para perceber que Skoob era Books ao contrário, rsrsrs.


    B-jusssss! ♥

    ResponderExcluir
  12. O Skoob é legalzinho mas nunca consegui me fixar nele porque eu já estou acostumada com o Goodreads que também acho incrível pelo mesmo motivo que você, poder organizar meus livros e ficar encarando os números lindos *-*
    Acho que muitas pessoas que tem livros acabam desenvolvendo uma mania de organização horrível, né? Pena que eu já era assim antes de me viciar em livros.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  13. Lerda!
    Digo...é, o skoob é muito legal...e você esqueceu de mencionar de trocas (eu mesmo já consegui a trilogia Fronteiras do Universo lá e os dois últimos livros da trilogia Millennium entre tantos outros) que é bem legal!
    Ah, você postou apagou o número de livros que tem mas postou seu perfil embaixo =S
    Isso não vale...acabou com a graça de que contar que se você pegar o total e subtrair o resultado da soma de lido, lendo, vou ler e abandonei você obtém esse resultado. =/
    Você conhece o skoob de filmes (por assim dizer) e o de séries (se bem que o de filmes tem séries e esse de séries não tem tanta funcionalidade)???

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda não tinha percebido que skoob era books ao contrário... Acho que posso ser chamada de lerda também. rs
    Virginiana controladora? Imagina... rs Eu sei como é.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Eu criei conta por causa de uma amiga... mas uso ele regularmente...
    Não tenho tanta ânsia, nem tantos livros para marcar.... quer dizer, novos não... tenho que ir lá marcar os que tenho e que são da minha mãe... os que me viciaram!!! hahaha

    ResponderExcluir
  16. Eu adoro o Skoob e olha que foi uma indicação e uma amiga que me fez entrar nessa especie de rede social de livro. E sinceramente tem ajudado e muito não só com os livros, mas em fazer amigos e saber do babado.


    Adorei a postagem.

    ResponderExcluir
  17. Nina, eu não costumo trocar meus livros, então nesse ponto o Skoob não é tão importante para mim. Mas já usei o Skoob Plus e foi muito bacana! Para quem gosta de ficar trocando livros é certamente uma maravilhosa opção :)


    Gente, eu não sou tão lerda assim \o/ Ou talvez eu seja, mas não a única lerda! hahahaha

    ResponderExcluir
  18. Brubis, eu tentei usar o Goodreads também. Visualmente ele é muito mais bonito que o Skoob! Mas o maior problema dele é que não tem (ou melhor, tinha quando usei pela primeira vez) todos os meus livros cadastrados. E daí eu não podia cadastrar. O problema maior disso é que o software perdia sua principal funcionalidade para mim, que é marcar quais os livros que eu tenho e manter um registro.
    Ah, eu sempre tive essa mania >< ahhahha Mas também sempre fui uma leitora voraz ^^

    ResponderExcluir
  19. Thiago, não é que eu tenha esquecido de mencionar essa funcionalidade... é que eu não uso mesmo >< hahah já troquei alguma coisa pelo skoob, mas de maneira geral eu gosto dos meus livros e os guardo para futuras leituras ^^
    Ah, mas se você fizer essa conta não vai chegar no número total \o/ Porque o skoob contabiliza no Vou ler os livros que eu só marquei como desejado mas não tenho =D heheheh Eu sei que se a pessoa acessar meu perfil ela vai ver esse número, só não queria postar aqui no blog para ninguém vir me atacar gratuitamente falando abobrinhas que eu não estou a fim de ouvir >< hahaha


    Depende de qual site que você está falando >< hahahah Já usei alguns, mas o que eu mais gosto é o Orangotag :)

    ResponderExcluir
  20. Nani, você não tinha percebido?! hahahah Mas agora quando olhamos é tão óbvio, né?! ahahahahah


    Viginiana controladora?! Quem disse isso?! Eu não sou - dá para ver pela quantidade maluca de tags que eu uso >< hahahaha

    ResponderExcluir
  21. Danielle, tem o marcador de Desejado sim! É um presentinho \o/ Só que para usá-lo o livro tem que estar marcado na sua estante (eu marco como "Vou ler"), entendeu?! hahahahahaha
    Eu adoro o skoob - só com ele consigo manter um controle do que tenho ou não :)

    ResponderExcluir
  22. Suellen, o skoob é ótimo mesmo, né?!

    ResponderExcluir
  23. Eu também gosto bastante do skoob, Nanie! Tenho até um rascunho mofando (eu e meus rascunhos) no blog pra falar sobre isso xD
    Ah, eu também gosto de números, comecei a marcar com tags as leituras de cada ano antes de aparecer essa opção lá do lado - e continuo marcando porque ele não contabiliza releituras.
    Adicionei você lá :)

    ResponderExcluir
  24. Raphaella, eu tenho tenho as minhas tags de leitura desde antes do Skoob criar aquela funcionalidade ali do lado =D hahah
    Eu nunca marco como releitura - porque daí fica tudo errado no site (na minha cabeça, claro!)...


    Você por acaso não seria virginiana, né?!

    ResponderExcluir
  25. Entendi!
    A conta bate, ao menos nos meus livros bate...mas cheguei a conclusão que se você colocar um livro como tenha e desejado a conta não dará certo mesmo. u.u
    Enfim, comigo a conta bateu certinho (eu acho)...
    Eu uso (raramente) o filmow para filmes e uso o Episode Calendar para séries, esse último tem a data de episódios inclusive de séries que vão começar só no ano que vem (datas dos EUA e você pode configurar ele pra mostrar um dia depois que passou lá, que é o que faço).
    Já ouvi falar desse Orangotag mas nunca utilizei ele....

    ResponderExcluir
  26. A Nanie já é minha amiga no Skoob, hehe \o/
    Eu também adoro, acho super legal pra controlar as leituras. Bom, eu acho que só tenho 10% da quantidade que vc tem, mas vamos combinar, pra uma pessoa normal já é muito livro, parentes me chamam de louca, imagina quando eu chegar no tanto que vc tem?! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Ta certo, pra uma bookaholic quantidade nenhuma é demais. Mesmo com vários livros não lidos, sempre aparece uma comprinha nova... =)
    No Skoob eu só sinto falta de não saber a quantidade de livros lidos por mes, queria isso também, se não for pedir demais. ^^

    ResponderExcluir
  27. hahaha
    Karolyne, já me chamavam de louca quando eu tinha uma estantezinha pequenina de livros - com uns 5% do que tenho hoje >< Nem me preocupo mais.... hahaa
    haahahah essa estatística de quantos livros eu li por mês eu só acho interessante fazendo por média mesmo (total do ano dividido por 12) - então nem sinto falta.
    Acho que tem muita gente maníaca por números por aí, né?! hahhaha

    ResponderExcluir
  28. Olha só, nunca vi essa parte dos livros lidos no ano, como criei a minha conta ano passado, não sei se vai aparecer, quero já haha
    Eu adoro o Skoob, pq você depois de tempos, não lembra quais livros leu se não os tiver em casa, isso me ajudou a lembrar os livros que li quando mais nova, fiz minha irmã de 13 criar para ela, mas ela meio que abandonou por não ter um computador só dela.


    Enfim, adorei o post!


    Beijoss

    ResponderExcluir
  29. Oi, Nanie!
    Eu demorei um tempão pra gostar do Skoob, hoje sou viciado!! rs Tô lendo algo, paro e vou lá atualizar as páginas lidas!! rsrs
    Também demorei pra perceber que skoob era books! rs E só descobri pq digitei skoob.com e nesse site tem uma foto espelhada da palavra! haauhau
    Nanie, quero saber quantos livros você tem! rs pq isso geraria mimimi? (Vdd que tem gente invejosa por aí...)
    Eu ainda não uso muitas das funcionalidades, como tags e livros que eu tenho, mas depois do seu texto até me animei a me organizar...

    =)

    ResponderExcluir
  30. hahahahah Joelma, adorei a forma como você descobriu que Skoob era books ao contrário >< hahahahha
    Mas dá para saber quantos eu tenho - é só ir lá no meu perfil do Skoob ^^ Ah, hoje em dia qualquer coisa que se fale em um blog pode gerar polêmica - e eu não tô querendo isso não =D Quem quiser saber quantos livros eu tenho, vai ter que ir lá no skoob investigar ^^
    Como assim não usa?! O skoob é o máximo para controlar TUDO *-* (no que diz respeitos aos livros) hahha

    ResponderExcluir
  31. Pois é, meus livros brasileiros acabam sem serem organizados. Eu estou tentando agora usar o BookCollectorz, ainda não aprendi como usar mas quando eu entender mais como ele funciona eu te digo :D

    ResponderExcluir
  32. Brubis, para quem tem poucos livros nacionais, daí não faz falta, né?! hahaha para mim faria toda a falta do mundo...

    ResponderExcluir
  33. Tinha que ter um skoob pra vida, né? rs
    Então, vi quanto livros você tem. rs Que legal! O bom que se um dia vc precisar de muuuuuito dinheiro, tem da onde tirar, rsrs.

    ResponderExcluir
  34. Joelma, nossa, um skoob para a vida seria extremamente útil \o/ hahahahaha
    Ah, acho que eu fico pobrezinha da Silva, mas não vendo meus livrinhos >< hahahahaha
    Um dia ainda vou ter um lugar bacana para colocar minha coleção!

    ResponderExcluir
  35. Nanie, sua lerda! kkkkkk
    To brincando... Mas o skoob é muito bom mesmo... Antes eu fazia minha lista num editor de textos e não era tão eficiente assim, com o skoob melhorou muito a organização... Eu só não uso tags... como minha estante é pequena, lembro o que foi presente e o que não foi, enfim, sei da historia de cada livro pq tenho poucos ainda, então dá para controlar tudo na minha cabecinha ainda kkkk


    Beijo ^^

    ResponderExcluir
  36. Olha... eu até tenho skoob a bastante tempo mas quem disse que eu mexia nele? haha... agora que comecei a cuidar melhor, arrumar e tal rs ... mas nem sabia e ainda não descobri onde (rs) que tinha essas tags separando tipos de livro e etc hehe... mas eu acho mesmo uma ótima maneira de organização :) a única coisa q eu gostaria q tivesse, igual ao goodreads, que vc consegue colocar a listagem de leitura, na ordem que vc vai ler direitinho.... heheh .... e nem me fale em livros q não cabem mais em lugar nenhum haha e olha q eu nem tenho tantos assim, mas já estou meio enlouquecida aqui hahaha


    Viva o skoob hahaha .... não lembro qnd percebi q era books de trás pra frente haha mas um dia eu olhei e percebi haha


    Ah sim... claro... já add vc lá hehe


    Beijoss

    ResponderExcluir
  37. Milla, eu sou lerdinha mesmo >< hahahahah
    Nos primórdios eu não fazia listas, porque tinha poucos livros e organizava tudo bonitinho na estante - era possível. Depois eu fiz um software para cadastrar meus livros. Mas como o skoob é online - achei ainda melhor ^^
    Ah, eu lembro da maioria também! hahahahah mas hoje né?! Daqui a uns 5 anos, eu vou lembrar?! Acho que não ><

    ResponderExcluir
  38. Kamila, mas tem como fazer isso sim! É novidade, mas agora o skoob te deixar "organizar" sua estante ^^ Eu ainda não usei, porque acho meio frescura - mas dá para mexer ^^ hahahaha
    Para colocar as tags você tem que clicar no livro e daí tem lá o espaço ^^ É bacana e dá para organizar direitinho ^^


    Nossa... eu tb não tenho mais espaço e mesmo assim ainda vou comprando mais >< hahahahah




    Já te aceitei =D

    ResponderExcluir
  39. Bruna, como assim nunca viu?! Deve ser porque você não marca a data de leitura do livro - essa parte de livros lidos no ano só aparece quando você marca a data de leitura (depois que marca um livro como lido, esse campo aparece).


    Eu mantenho só os livros atuais, porque acho que assim me ajuda mais. Mas o skoob é realmente muito bacana para guardar dados que esqueceríamos sem anotar.

    ResponderExcluir
  40. Sou mais lerda ainda pq só percebi o lance do books agora que vc falou rsrs

    Também gosto muito do skoob! Te add lá =)

    bjs

    ResponderExcluir
  41. Hahaha! Eu tbm não marco! Fica tudo errado mesmo (além de perder a data)! Só contabilizo nas tags :)
    Não acredito nessas coisas de horóscopo, mas sou de peixes (27/02 é isso mesmo, né?) ^^

    ResponderExcluir
  42. Marinna, ainda não tinha visto isso?! hahahaha
    Vou aceitá-la ^^

    ResponderExcluir
  43. Raphaella, eu nem sei se acredito ou não O.o aahahahahaha

    ResponderExcluir
  44. Eu parei de comprar.... o ruim é q qnd vc recebe de cortesia e nem leu ainda os outros hahaha....


    Ixi...ou meu skoob me boicotou ou eu nao achei haha... qnd eu clico no livro até vejo lá Tags... mas não aparece nada pra eu escrever, clicar, eu hein hahahaha


    Ebaa :)


    Bjs

    ResponderExcluir
  45. Kamila, eu tento me controlar, mas de vez em quando acabo não resistindo a alguma promoção >< hehehe
    Coloquei uma imagem aqui para você ver onde ficam as tags! Ajuda muito.

    ResponderExcluir
  46. Eu ainda não consegui organizar a minha estante no Skoob, muito embora eu já tenha feito o meu perfil há um bom tempo. Eu às vezes também peno para lembrar se tenho determinado livro ou onde ele está na minha estante, mas um dia eu juro que me animo e organizo tudinho.

    ResponderExcluir
  47. Cris, eu não consigo mais deixar minha estante do skoob desorganizada... é fato que ainda apanho para encontrar um livro na estante física - por causa da falta de espaço para fazer uma arrumação melhor... mas pelo menos sei direitinho o que tenho ou não =)

    ResponderExcluir
  48. Sei bem como é hehehe ....


    Obrigada pela imagem Nanie :) confirmou mesmo minha dúvida... mas essa parte da tag não é habilitada pra eu colocar as tags :( aparece essa parte mas não tem onde clicar, alterar nada :S hehe

    ResponderExcluir
  49. Kamila, deve ser porque o você não está logada! Se estiver logada, aparece sim =D
    Ou então, você ainda não clicou em "Minha Cópia" :) Clica em nesse link (do lado direito, logo abaixo da capa) e aí vão aparecer os dois campos de tags habilitados ^^

    ResponderExcluir
  50. Ah descobri o q era haha .... obrigada Nanie... era esse "Minha Cópia" q eu não tinha descoberto hahaha ... :)

    ResponderExcluir
  51. Kamila, que bom que descobriu ^^ Agora vai poder usar as tags - vai ver como fica tudo mais organizadinho =)

    ResponderExcluir
  52. Ufa hehe ... obrigada pela dica :D ... já conseguir ver q ajuda msm rs...

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥