sábado, 9 de junho de 2012

O Diário da Princesa, de Meg Cabot

O Diário da Princesa, de Meg Cabot
Galera - 284 páginas
O que você faria se de repente descobrisse que é uma princesa? Mia Thermopolis meio que surtou.




Título: O Diário da Princesa
Título Original: The Princess Diaries
Autor: Meg Cabot
Tradutor: Ruy Jungmann
Editora: Galera Record
Ano da Edição: 2010
Ano Original de Lançamento: 2000
Nº de Páginas: 284
Série: O Diário da Princesa - Vol. 1
Comprar Online: Saraiva / Submarino

Sinopse:
Mia Thermopolis, que é como ela prefere ser chamada, não pode ser considerada uma garota normal. Ela não tem muitos amigos nas escola, não faz parte do grupo dos populares e está com sérios problemas em álgebra (ou talvez justamente por tudo isso ela possa ser considerada uma garota normal). Para ela seu maior problema é não ter seios (o que faz sentido, já que ela já tem quatorze anos), mas para sua mãe seu maior problema é que ela reprime seus sentimentos. E é por isso que Mia ganha um diário - onde passa a escrever todos os seus sentimentos e a narrar tudo o que acontece no seu dia a dia.
E assim, essa seria mais uma história sobre uma adolescente que não se encaixa em seu meio escolar.
Só que as coisas mudam drasticamente quando Mia descobre que seu pai não pode mais ter filhos. Aliás, na verdade as coisas não mudam quando ela descobre isso. Mas é que quando o pai dela descobre que não pode mais ter filhos, fica-se decidido que não dá mais para esconder da adolescente quem ela realmente é: Amelia Mignonette Grimaldi Thermopolis Renaldo, a princesa herdeira do principado de Genóvia.

O que eu achei do livro:
Vou começar esta resenha dizendo que eu não esperava grande coisa desta história, principalmente pelo fato dela ter sido escrita por Meg Cabot.
Eu vi o filme protagonizado por Anne Hathaway e Julie Andrews e devo dizer que adorei. Mas também já havia lido Sorte ou Azar?, que conseguiu me deixar traumatizada com Meg Cabot (ok, estou sendo um pouco dramática. A história não é ótima, mas também não é horrível).
A escrita de Meg Cabot ainda deixa (e muito) a desejar, mas dessa vez dá para entender - afinal de contas o livro é o diário da protagonista, Mia, que é apenas uma garota de 14 anos.
Voltando à escrita da autora - é bem simples (às vezes simplista demais) e fluidia - leva o leitor a devorar as páginas do livro muito rapidamente. Além disso, as referências à cultura popular dão um toque especial à obra - aproximando o leitor da protagonista. Algumas coisas já estão um pouco ultrapassadas, como a internet discada de Michael, irmão da melhor amiga de Mia. Chega a ser engraçado ler que o telefone da casa dele fica ocupado porque o menino está na internet. Como os tempos mudam rapidamente. Eu sei que hoje em dia muita gente ainda usa internet discada, mas Michael é um menino rico.
Mia é bastante imatura para 14 anos. Ela é birrenta e muito chatinha. Mas ao mesmo tempo consegue ser bastante divertida! É uma personagem que conseguiu me cativar. E acho que o mais legal é ver que Mia, ao descobrir ser uma princesa, simplesmente pira. Ela não fica maravilhada - pensando em tudo de bom que vai acontecer por ela ser uma princesa (como acho que a maioria das meninas iria reagir), ela começa a pensar em todas as obrigações e complicações de ser princesa (bom, talvez, e só talvez, ela não seja tão imatura assim) - e é hilário acompanhar os pensamentos dessa adolescente. Entretanto, ainda acho que poderia ser bem melhor se ela tivesse 12 anos.
O final do livro deixa muita coisa em aberto para ser tratada nos próximos volumes, mas ainda assim consegue dar uma finalização decente à história. Só me incomodou um pouco o fato de dar tudo certo demais. Ok, é um livro infanto-juvenil (quase que mais puxado para infantil) e por isso eu vou dar um desconto.
A capa do livro (a da edição de 2010) é uma gracinha, mas é extremamente rosa. Cheguei até a comentar ontem no twitter que fiquei com vergonha de estar lendo um livro com essa capa rosa-shock-berra-oi-eu-sou-uma-perua no meio do banco. Acho que está tudo bem se você tem entre dez e quinze anos, mas quando você já tem vinte e três chega a ser constrangedor. Ao vivo o rosa não é tão clarinho como pode parecer na imagem acima. O meu exemplar (não sei se está assim em todos os exemplares dessa edição ou se dei azar) está com algumas páginas borradas e outras falhadas, o que é triste. Dá para ler, mas é irritante.
No final das contas, talvez por causa da minha baixa espectativa quanto a esse livro, eu gostei muito de O Diário da Princesa. Foi uma leitura leve e muito agradável, que conseguiu arrancar algumas boas risadas de mim. Ansiosamente aguardo a leitura dos próximos livros, que espero serem tão bons quanto esse primeiro.

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


34 comentários:

  1. Nunca li nada da Meg Cabot, mas tanta gente gosta e fala tanto que tenho vontade de ler, só nunca soube exatamente por onde começar. Gostei da sua resenha desse livro, deu até vontade de ler, fiquei imaginando que deve ser bem engraçado. Eu tbm vi o filme e gostei bastante. =)

    ResponderExcluir
  2. Annada, foi justamente por ouvir tanta gente falando tão bem da autora que eu tive que ler alguma coisa dela... infelizmente comecei com Sorte ou Azar? - não comece com esse livro, ele é bem fraquinho.
    O Diário da Princesa é leve e divertido, sabe?! Dá para rir bastante com a Mia ^^ Se quiser apostar em algum livro da autora, esse vale a pena :)
    Espero que as continuações também sejam boas como o primeiro ^^

    ResponderExcluir
  3. Que legal Nanie que vc gostou do livro, eu sempre quis ler, e depois de vendo você postar que iria ler, encontrei ele em promo na livraria que costumo ir, e comprei :) Tô mega ansiosa pra ler, e quero muito comprar todos volumes, ainda mais agora depois de sua resenha. :)
    bjo,bjo

    ResponderExcluir
  4. Nanie, vc já comprou todos os livros?

    ResponderExcluir
  5. Nossa! que legal Nanie, tô mega ansiosa pra ler o meu, comprei também quando vi que vc tava lendo. Sempre quis comprar e encontrei o primeiro na promo na livraria que eu costumo namorar os livros :)
    EU acho que vou gostar, tbm nunca li nada da Meg e por tanto falar tenho comprados livros dela, logo, logo começo a ler. E quero muito toda a coleção de Diários da Princesa :) ainda mas agora depois de sua resenha ><

    ResponderExcluir
  6. Oi, Nanie.

    Sempre tive curiosidade em ler essa série, mas uma que chama mais a minha atenção é "A Mediadora" e outro dia quase comprei-a, mas me contive. rs.

    Sempre comecei a ler algum dela, mas não seguia em frente. Dizem que alguns são ótimos.

    Precisando de uma leitura leve para relaxar.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Danny, não comprei todos não. Eu tenho do 1-6 e o 10º. Os 7º, 8º e o 9º eu não consegui comprar ><

    ResponderExcluir
  8. Danny, não sei se os demais livros vão ser tão divertidos quanto o primeiro... mas o primeiro, eu garanto, é bem divertido ^^ Depois você me conta o que achou =)

    ResponderExcluir
  9. Oi, Carlinha!
    Eu gostei bastante do primeiro. Também sempre tive vontade de ler essa série, mas confesso que só comprei mesmo porque estava R$ 24,90 a cada três livros (e por ter tentado comprar de três em três, para conseguir o desconto, acabou que a operadora do meu cartão de crédito não liberou a compra dos volumes 7, 8 e 9 e o Submarino não avisou >< hahahha estão faltando esses volumes para completar minha coleção).
    Essa coleção A Mediadora parece bacana também - mas eu só vou comprar se encontrar uma promo como a dos diários ^^


    Essa é a leitura ideal para relaxar - bem leve e divertida ^^

    ResponderExcluir
  10. Oi Nanie!

    Vi os filmes e li o primeiro e o segundo livro há tanto tempo! Queria devorar a série (que é imensa) um livro atrás do outro, mas isso, é a cada dia mais improvável (pela quantidade de livros e pelo pouco tempo).
    Essas capas novas são mais atraentes ;)

    Bjs nanie ^^

    ResponderExcluir
  11. eu tenho essa ediçao e nao gosto dessa capa, prefiro mt mais a antiga, o rosa é meio feio e cheguei :P e no meu tbm vieram umas paginas falhadas :/ to relendo a serie pela 3ª vez (sim, eu amo!) e posso dizer que os outros sao bem melhores que o primeiro. O segundo pode ser ainda mais ou menos, mas o terceiro é simplesmente lindo! bom, eu sou suspeita pra falar mas se fosse voce leria a série agora mesmo HAHAHA :D

    ResponderExcluir
  12. Ah Nanie...
    Ri tanto com vc e a vergonha pela cor da capa do livro... que bobagem garota!!! hahahaha
    Eu não gostei da capa, nem por ser rosa... é que achei sem graça... em especial para um infanto juvenil...
    O filme é adorável... a rainha é uma graça tentando entender a neta.... dá vontade sim de ler!!!

    ResponderExcluir
  13. Thais, eu acho que essas novas capas são mesmo mais bonitas - parece realmente um diário ^^
    Ah, sei como é isso... padeço do mesmo mal - mas, sempre dou um jeitinho de encaixar minhas próprias leituras no meio \o/ hahahah
    Mas, já sei que esse ano não consigo ler todos >< hahaha mas espero conseguir chegar ao 5 ainda em 2012 ^^

    ResponderExcluir
  14. Thatah, sério?! Eu acho essa capa nova bem mais bonita que a antiga - parece mesmo com um diário ^^ Ela só é meio constrangedora para um mulher de vinte e tantos anos ler em público >< hahah
    É mesmo?! Ui, que delícia saber que os próximos são ainda melhores!
    Bom, eu não vou ler a série toda de uma vez, vou ler os pouquinhos, mas eu chego ao final um dia ^^


    (Mas, antes, tenho que comprar os volumes 7, 8 e 9 ainda ><)

    ResponderExcluir
  15. Danielle, menina, mas é constrangedor, sério >< hahahah Não que eu tenha deixado de ler o livro O.o
    Você não gostou dessa capa?! Eu adoro essa capa - parece mesmo um diário ^^ Acho ela muito mais bonita do que a antiga ^^ E a do próximo livro é muito mais azul - linda *-*
    No filme, a rainha é mesmo adorável! No livro não tem rainha, já que Genóvia é um principado... mas tem a avó da menina - que é uma princesa - só que ela não é nem um pouco adorável >< hahahaha
    Eu gostei bastante dessa história!

    ResponderExcluir
  16. Olá Nanie!! Bom, sou muito suspeita para falar de Meg Cabot e do "Diário da Princesa" porque gosto demais dos dois. Sempre me divirto muito com os livros da Meg e a Mia é uma das minhas personagens preferidas. Não sei se você já leu a série "A Mediadora" que também é bem legal. Espero que você goste um pouquinho mais da Meg hauahuahauhau...


    Beijos,


    Paula


    http://tri-books.com


    @Tri_Books

    ResponderExcluir
  17. Eu vi o filme, mas não li o livro. E pensando bem a capa... Caraca! Esse rosa... Sem muitos comentários.

    ResponderExcluir
  18. Paula, a Meg tem muitos fãs fervorosos >< hahahahaha
    Nesse livro eu me diverti mais. A Mia é uma chata, mas ao mesmo tempo é uma garota cativante - é bacana acompanhá-la nas suas desventuras.
    Ainda não li a série A Mediadora - mas parece bem legal. Um dia, se estiver com uma promo muito bacana, eu encaro a série ^^ hahahah

    ResponderExcluir
  19. Suellen, o livro é ainda mais divertido do que o filme =)

    ResponderExcluir
  20. Nunca li nada da Meg, acredita?? Mas adorei o filme, de montão!!!

    ResponderExcluir
  21. Vanessa, a Meg é para pré-adolescentes. Se você ler não esperando muito da autora, acho que vai curtir ^^ hahah Foi assim comigo =D Só não pode ir com muita sede ao pote, porque senão é surpresa que será decepcionante.

    ResponderExcluir
  22. Senhoras e senhores, eis o livro que me sugou para o mundo da leitura (não que eu já não lesse antes, mas com uma série de 10 livros e uma mania de colecionador que eu tenho, definitivamente se tornou vício).
    Aproveitem todos!
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  23. To me coçando pra vir dizer que o filme foi uma das piores adaptações de livros que eu já vi na minha vida. Mas se tirarmos o fator de que o filme foi feito "baseado" em um livro aí sim eu posso dizer que ele era legal! :D

    ResponderExcluir
  24. É por isso que eu prefiro a edição antiga, o rosa era menos... rosa

    ResponderExcluir
  25. Brubis, é mesmo?! Que bacana :)
    Eu gostei bastante do primeiro e espero que os demais também sejam divertidos ^^

    ResponderExcluir
  26. Brubis, o filme é realmente bastante diferente da história, mas não é ruim, vai?! Eu achei o filme superdivertido e se não fosse por ele não teria comprado essa série ><

    ResponderExcluir
  27. Brubis, a edição antiga é menos constrangedora para ler em público, mas ainda assim eu acho a nova edição mais bonitinha ^^

    ResponderExcluir
  28. não é ruim não :D só é beeem diferente, por isso na categoria de "Piores adaptações", parece até uma releitura! :D

    ResponderExcluir
  29. Sim, eles eram bem fáceis e rápidos de ler na época, consumi horrores (dica, leia A Mediadora da Meg quando tiver um tempinho, é uma delícia também)

    ResponderExcluir
  30. É que eu sou super obcecada com capas de edições antigas, as vezes se eu acho um no sebo que eu já tenho e a edição do sebo é mais antiga, eu peço pra fazer troca :D

    ResponderExcluir
  31. Brubis, para ler A Mediadora, antes eu vou precisar de grana >< hahahahaha
    Só comprei essa série d'O Diário da Princesa porque estava muito baratinha (e mesmo assim faltam 3 livros ><)

    ResponderExcluir
  32. Brubis, é mesmo?! Nossa, que bacana =D Ah, eu nem livro - para falar a verdade até prefiro uma edição novinha e cheirosinha (alérgica!).

    ResponderExcluir
  33. Karolyne, sabe que eu precisava daquela promoção novamente também?! Porque ficaram faltando três livros >< hahahahha

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥