sábado, 30 de junho de 2012

No Jardim das Feras, de Erik Larson

No Jardim das Feras, de Erik Larson
Intrínseca - 375 páginas
Erik Larson conta o cotidiano de William E. Dodd, embaixador americano, na Alemanha de Hitler.



Título: No Jardim das Feras
Título Original: In The Garden of Beasts
Autor: Erik Larson
Tradutor: Berilo Vargas
Editora: Intrínseca
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2011
Nº de Páginas: 375
Comprar Online: Saraiva

Sinopse:
Em 1933 a Alemanha ficou sem embaixador americano em seu território. O presidente Roosevelt teve dificuldades para encontrar um novo representante para ser enviado ao país. Depois de alguns convites recusados, ele convidou o professor de história William E. Dodd - uma escolha inusitada para o cargo. Dodd não era dono de uma grande fortuna e deixou claro desde o início que iria viver apenas com o salário de embaixador - uma quantia considerada muito baixa para um representante americano que viveria na opulência da Alemanha nazista.
O jornalista Erik Larson, através de uma minuciosa pesquisa, traz ao leitor o relato da experiência de Dodd como embaixador americano em Berlim - dando ênfase à vida do diplomata e de sua filha, uma mulher fora dos padrões da época.

O que eu achei do livro:
O livro de Erik Larson é incrível! Apesar de ser um livro de não-ficção, a linguagem não é pesada e a leitura flui de maneira deliciosa. A história, entretanto, não é tão deliciosa assim. Mas não por ser ruim, muito pelo contário, No Jardim das Feras é um livro maravilhoso - um choque de realidade.
A maioria dos livros que já li sobre essa época, quase inteiramente histórias ficcionais, mostram principalmente o lado dos judeus e o seu sofrimento. Não há como deixá-los de fora, e No Jardim das Feras não faz isso. Entretanto, esse livro foca na parte diplomática da época e nos romances da filha do embaixador. Poucos foram os que enxergaram o que realmente estava acontecendo na Alemanha e principalmente quais seriam as consequências futuras. O próprio Dodd se recusava a enxergar com mais clareza, tendo visto as coisas apenas mais tarde, quando já deixava o posto.
Esse livro acompanha Dodd, o embaixador americano, enquanto ele esteve no cargo - começa um pouco antes e termina logo depois, com um enfoque maior nos dois primeiros anos - 1933 e 1934. Achei incrível a maneira como o autor explorou as relações diplomáticas - principalmente mostrando o quanto Dodd não era apreciado pela maioria dos políticos com quem tinha que lidar.
Martha Dodd, a filha do embaixador, também teve sua vida relatada nesse livro. Em alguns momentos eu me perguntei por que a vida da moça era tão citada na história, enquanto a de seu irmão e de sua mão ficaram na escuridão. São poucos os relatos que incluem a Sra. Dodd ou seu filho. Talvez por Martha ser uma mulher tão diferente das suas contemporâneas - mas, na minha humilde opinião, ainda assim muito fútil.
O subtítulo do livro, "Intriga e sedução na Alemanha de Hitler", diz respeito aos dois aspectos e aos dois personagens acompanhados pelo livro. Intriga na carreira diplomática de Dodd (na minha opinião, a parte que verdadeiramente vale a pena no livro) e sedução nas aventuras amorosas pouco ortodoxas de sua filha Martha (algo que, para mim, não acrescentou muito à história).
Esse é um livro cuja leitura irá acrescentar muito ao leitor, instruí-lo um pouco mais sobre um vergonhoso período da história da humanidade que não pode ser esquecido.

Nota: 








Dificuldade de leitura: 



16 comentários:

  1. É uma parte interessante da história... obviamente não a torna menos vergonhosa...
    Imagino que os outros não queriam muita conversa com o Dodd por ele ser um simples professor... deviam sentr-se insultados...
    Ele foi bem maluco em aceitar o cargo... mas cada um sabe o que faz...
    Vi seu tuíte mais cedo e quando li foca... só lembrei da foquinha com a bola no nariz e batendo palmas... kkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Como todo bom viciado em History Channel, fiquei louca para ler!
    Pena que recebi o meu todo amassado e mandei para troca.
    Também adorei a capa e o mapa, é um livro muito bonito!

    ResponderExcluir
  3. Apesar da época a qual o livro se refere não ser deliciosa como você disse, eu adoro ler sobre. Muitos livros de ficção e não ficção que li se enquadram nesta mesma época e todos eles me ganharam de alguma forma.
    É bem verdade que a maior parte destes livros foquem exatamente no holocausto. E por isso imagino que seja interessante ler sobre esta outra perspectiva apresentada neste livro de Erik Larson.
    Vou anotar a dica.
    Beijos e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  4. Danielle, é uma parte muito interessante mesmo - e eu acho fundamental que todo mundo a conheça muito bem. Ultimamente algumas pessoas falam do holocausto e do nazismo como se fosse algo de menor importância - não podemos esquecer a barbárie que foi.


    Sim, ele era um simples professor, mas o que mais delimitava é que ele era pobre e queria viver sem desperdícios - frugalmente. Isso é o que o resto do corpo diplomático não aceitava muito bem. Mas o cara era bastante inteligente e soube desempenhar bem o seu papel.


    Cara, já era... eu leio foca e começo a pensar no bichinho >< O meu está no meio do mar, em uma pedra, batendo palmas e depois mergulha (acho que não gosto de imaginar bichinhos presos) >< Loucura, né?!

    ResponderExcluir
  5. Nanda, se você gosta de History Channel com certeza vai amar esse livro - ele é muito bem escrito! Assim que chegar você vai devorá-lo!
    O mapa é bem lindo, né?!

    ResponderExcluir
  6. Nani, é uma época vergonhosa para o mundo... principalmente porque o antissemitismo não é algo exclusivo dos nazistas, muito pelo contrário...
    Esse é um livro incrível, que super vale a pena ler!


    Muito obrigada e um ótimo final de semana para você também.

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse livro, porém pela forma abordada como no enredo me despertou muito interesse em acompanhar o livro. Um mundo meio dito real.... A editora Intrínseca novamente acerta no quesito....

    bjos

    Philip Rangel
    Entrando Numa Fria

    ResponderExcluir
  8. Philip, esse livro é todo real mesmo - com fontes históricas e tudo. Não é romanceado em momento nenhum. E isso nos choca ><

    ResponderExcluir
  9. Oiii...
    Adorei a resenha Nanie
    Nunca tinha lido nenhuma resenha desse livro antes, mas agora que li a sua fiquei muuito curiosa...Bjs

    ResponderExcluir
  10. Driely, esse é um livro de não-ficção, por isso imagino que não vá aparecer com tanta frequência nos blogs...
    Mas é muito bom =)

    ResponderExcluir
  11. O que me chamou atenção logo de começo foi o título, e ao saber o tema do livro me pareceu super apropriado esse nome, afinal o mundo da diplomacia tem tudo a ver com ele. Livros como esse de não ficção quando feitos por um bom escritor podem em muitos momento parecer um romance, é bom ver uma aposta diferente por parte de uma editora e acho que gostaria muito de ler.

    ResponderExcluir
  12. Cris, o título é totalmente apropriado. O livro é muito bom, muito bem escrito - a leitura não pesa, apesar de retratar a realidade.

    ResponderExcluir
  13. Gosto muito de históricos e esse livro ma chamou bastante a atenção. Gostei da capa, e essa dama fora dos padrões foi a pitada que restava para me fazer brilhar os olhinhos, kkk
    Gamei pelo livro e 4 estrelas, definitivamente foi para a lista de desejados.

    ResponderExcluir
  14. Leninha, não é bem um romance, apesar de ter sido tão bem escrito que podemos esquecer desse detalhe em alguns momentos. É uma biografia, então é tudo um pouco diferente. Mas é muito bom - a leitura vale a pena :)

    ResponderExcluir
  15. Achei interessante esse livro. Quem sabe eu não leia. Algo que não sei explicar me achou a atenção no livro, mas não sei o que foi. Gostei da resenha e da capa.

    ResponderExcluir
  16. Suellen, o livro é bem interessante mesmo!

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥