domingo, 20 de maio de 2012

Por isso a gente acabou, de Daniel Handler

Por isso a gente acabou, de Daniel Handler
Companhia das Letras, 362 páginas
Uma caixa azul, contendo todos os objetos que significaram algo durante o namoro, e uma carta explicando todos os motivos que levaram ao fim do romance.



Título: Por isso a gente acabou
Título Original: Why we broke up
Autor: Daniel Handler
Ilustrador: Maira Kalman
Tradutor: Érico Assis
Editora: Companhia das Letras
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2011
Nº de Páginas: 362
Comprar Online: Saraiva

Sinopse:
Minerva é uma garota diferente, embora ela não goste de admitir isso. Sua maior paixão são os filmes antigos, sobre os quais não consegue ficar muito tempo sem falar.
Em segredo, ela era apaixonada por Ed Slaterton - o cocapitão do time de basquete da escola.
Certo dia, em uma festa, os dois ficam juntos e começam a namorar. Mas o namoro não dá certo.
E é por isso que Min está agora indo devolver todas as coisas que juntou enquanto os dois namoraram. E junto vai entregar uma carta - explicando exatamente todos os motivos dos dois terem terminado!
"Estou contando por que a gente acabou, Ed. Estou escrevendo, nesta carta, toda a verdade sobre o que aconteceu. E a verdade é que, porra, eu te amei demais."

O que eu achei do livro:
Por isso a gente acabou é um livro maravilhoso!
Para quem não sabe, Daniel Handler é o autor que assina Lemony Snicket nos livros da série Desventuras em Série. Portanto, eu já havia lido outros livros do autor e já era fã - agora fiquei ainda mais fã.
O livro é a carta que Min escreve para Ed, explicando os motivos que a levaram a terminar o namoro. Ela devolve uma caixa azul com vários itens para o ex-namorado e na carta explica cada uma das coisas colocadas na caixa. Assim, através do relato de Min vamos conhecendo ela, seus amigos, Ed e o namoro dos dois. A linguagem é bem coloquial, muito como uma adolescente conversando. Levando-se em conta a idade de Min, isso ficou ótimo; mas, em alguns momentos, as frases muito longas, por exemplo, tornam a leitura um pouquinho cansativa. O autor conseguiu com êxito reproduzir a escrita de uma adolescente em seu livro. A escrita é bem diferente da de Lemony Snicket e, talvez por isso, o autor tenha optado por assinar como Daniel Handler. Mas o humor a ironia estão presentes no texto, embora de uma forma mais sutil. Gostei bastante da maneira de Min contar a sua história - bem coloquial e juvenil, até mesmo com palavrões (fiquei muito satisfeita com a editora por ter mantido isso).
As ilustrações de Maira Kalman dão um brilho especial ao livro - já que mostram os itens contidos na caixa, nos deixando mais próximos da história contada. São desenhos muito bonitos e bastante coloridos que nos inserem ainda mais na história contada.
Min é uma personagem cativante, embora um pouco irritante às vezes. A primeira coisa irritante é que não percebe que o melhor amigo é totalmente apaixonado por ela (e  muito mais interessante que o Ed). Aliás, a segunda coisa irritante é ela ficar a fim do gostosão-popular-esportista (embora, é claro, ninguém consiga realmente mandar no coração). E a última coisa irritante é o quanto ela gosta de filmes e adora fazer comparações com seus filmes favoritos o tempo inteiro (e nós, meros mortais que nunca assistimos nenhum daqueles filmes boiamos com suas referências). Mas o melhor de tudo é que ela não ser perfeita a torna uma personagem ainda mais cativante e realista, aproximando-a mais do leitor.
Por isso a gente acabou é um livro sobre uma adolescente que terminou um namoro, mas que foi além de ficar se remoendo por isso - ela escreve uma carta para o ex. E é essa carta que irá divertir o leitor. Leitura super recomendada e muito divertida.

PS: O livro veio com um kit maravilhoso - um dos mais divertidos que já recebi. Assim como Min deixa uma caixa azul recheada para Ed, o kit também é uma caixa azul - com vários dos itens descritos no livro (como a carta amassada, a caixinha de fósforos, o ingresso do cinema, o pente de motel, os brincos horríveis). Achei super criativo! Clique aqui para ver fotos do kit.

PS2: No livro, Min é doida por cinema. Ela cita vários filmes que já viu e que adora. Curiosa como sou, fui procurar saber mais sobre tais filmes (até porque estava achando super estranho nunca ter ouvido falar de nenhum deles e, consequentemente, estava boiando em várias referências feitas por ela). Pois não é que não achei nada sobre nenhum! E sabe por quê? Porque eles são frutos da cabeça criativa de Daniel Handler. Portanto, fixe-se às descrições de Min sobre seus filmes favoritos, porque eles não existem no nosso mundo e o que você irá saber sobre eles é única e exclusivamente o que a personagem falar.

PS3: Quando comecei a ler o livro, eu ainda não sabia que a história inteira seria uma carta escrita por Min. Mas quando me dei conta de que a personagem estava escrevendo uma carta - eu lembrei de Desventuras em Série - quando Lemony Snicket fala de um livro que Beatrice escreveu para ele (esse era um livro que eu adoraria ver escrito por Daniel Handler). Na famosa série infanto-juvenil, o autor-personagem diz que recebeu um livro terminando o relacionamento e que leu e releu essa história inúmeras vezes. Nesse caso, Min não está terminando o namoro por livro, mas mesmo assim não pude deixar de me lembrar.

PS4: Nas primeiras páginas, Min diz que está escrevendo esse livro dentro do caminhão, enquanto o amigo dirige, levando-os para a casa de Al. Bom, o livro tem mais de quatrocentas páginas. Assim que percebi que o livro inteiro seria a carta, não pude deixar de me perguntar quão longe era a casa de Ed - afinal de contas, ela estava escrevendo a carta enquanto ia para a casa do ex-namorado.
"Mas agora tenho certeza de que você está se perguntando quanto tempo leva para chegar até a sua casa. Estaria o Al dirigindo o caminhão da loja do pai dele até a Bolívia e aí dando meia-volta, todas essas páginas num trajeto simples, mesmo com o tráfego?"
Então, o autor não foi sem-noção! Existe uma explicação. Mas é claro que eu não vou dá-la a você.

PS5: Página 343 até a 346. Eu queria copiar as três páginas inteiras para poder compartilhar - porque é simplesmente incrível! Mas é claro que ficaria enorme e despropositado... então estou indicando para vocês: leiam com atenção essas páginas - é muito interessante. E se trocarmos filmes por "livros", voilá, teremos Nanie no lugar de Min (com todos os exageros, inclusive).

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


45 comentários:

  1. Obrigada por me deixar com mais vontade de ler esse livro! HAHAHAHAH


    O livro é juvenil, mas desconfio que caiba pra qualquer idade - quem é que nunca teve vontade de escrever uma carta assim pra algum ex?


    bjs!

    ResponderExcluir
  2. To ansiosa esperando o meu chagar para poder ler ogo e com essa resenha então, to ainda mais com vontade! Parabéns pela resenha e os P.S.s foram bem interessantes!! www.redequinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Caraca, estava super afim de ler esse livro, e a ai você me aparece com essa resenha! Sacanagem, viu?!

    Enfim, agora só me resta esperar... kkk
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  4. Lilian, sim, é verdade! Dá vontade mesmo de escrever uma carta como essa >< hahahah E a Min é ótima - bem humorada, irônica na medida certa - uma delícia ler esse livro!
    Ah, e de nada >< vc vai adorar essa história quando lê-la :)

    ResponderExcluir
  5. Renata, você vai adorar o livro! É muito divertido =D

    ResponderExcluir
  6. Israel, o livro é muito bom - eu ri muito com a Min :)

    ResponderExcluir
  7. Que bacana parece ser esse livro...mas é impressão minha ou o Daniel gosta de escrever sobre histórias tristes??? Gostei da caixa com o kit do livro, super criativa mesmo (se bem que você só entendeu o significado depois do kit depois de ler o livro, certo?) Assim que arrumar um tempo vou procurar ler a história.
    Quanto aos filmes que ela cita, bem pra mim essa é uma graça em livros e em alguns filmes que fazem referência a outros livros e filmes...geralmente são eles que me fazem ler determinados livros e ver determinados filmes. rs

    ResponderExcluir
  8. Thiago, não é bem assim não >< hahah mesmo as Desventuras em Série não são tristes...
    E esse não é triste de jeito nenhum - é ótimo ^^ O Pedacinho de Carvão também é bem alegrezinho ^^
    Não, eu entendi o kit antes de ler o livro - eu só não entendia o que cada um daqueles itens representava dentro da história de Min e Ed >< isso só depois de ler o livro mesmo :)
    Ah, no caso dessa história isso não vai acontecer >< hahah os filmes citados por Min não existem ><

    ResponderExcluir
  9. Bem, devo ter falado de maneira errada...hum, digamos livros com momentos tristes...ficou melhor? rs
    Ah...não sabia isso sobre o kit...e nem sobre os filmes, e que triste isso de não existirem. =/

    ResponderExcluir
  10. Thiago, eu entendi! hahah estava brincando com você :) Mas esse livro não tem esses momentos tristes não - é bastante divertido ^^
    Sim, logo de cara dá para ver que o kit é a mesma caixa do livro (até porque no verso do livro tem uma foto da caixa e a descrição de alguns itens). Os filmes não são de verdade >< hahaah o autor inventou tudo!

    ResponderExcluir
  11. Poxaaa, eu quero ler esse tb!!! 362 páginas de curiosidade!!!
    Eu não conheço o autor, para variar... hahaha, mas me parece um livro com uma ótima história...
    Eu adorei as fotos já tinha visto logo que vc postou no twitter... o kit é lindo e as ilustrações são formosas!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi ..

    Esse livro parece ser muito bom mesmo. Já havia lido algumas resenhas sobre ele e todas falam a mesma coisa: indicam fortemente a leitura :).

    Ótima resenha!

    João Victor - Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. João, o livro é muito bom - super divertido :)

    ResponderExcluir
  14. Danielle, é um ótimo livro :)
    Super divertido!
    Não conhece?! Bom... ele não costuma usar o nome Daniel Handler... ele costuma assinar Lemony Snicket (agora você conhece?).
    O kit é bem bacana, né?! Eu achei o máximo :)

    ResponderExcluir
  15. Lilian, digo o mesmo para a Nanie.
    Somos duas no clube!
    Nanie, malvada!!! Instigando a curiosidade das pobres amigas!
    Mais um pra minha lista de desejados. ^^
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. ela tá se vingando do que eu fiz com ela em @mor, Carlinha! rs

    2012/5/20 Disqus

    ResponderExcluir
  17. Depois de ler a resenha e ver o kit, só posso dizer que estou indo p o Skoob marcar como desejado, e depois para o submarino/saraiva ver o preço. =)

    ResponderExcluir
  18. Karolyne, o livro é ótimo *-* É muito divertido!
    O kit eu acho que não vem junto com o livro vendido nas lojas - o que é uma pena >< hehehe

    ResponderExcluir
  19. Carla Fernanda, mas você não concorda que depois da maldade que fez na resenha de @amor, a liliansilva não merece?!

    ResponderExcluir
  20. Carlinha, você tem parceria com a Companhia?! Se tiver, peça o livro - vale muito a pena - é uma história maravilhosa \o/
    Se não tiver, também vale muito a pena comprar essa história - que é ótima!

    ResponderExcluir
  21. Oi Nanie!


    Eu quero ler esse livro!
    Fiquei muito curiosa! Parece ser muito bom!


    A sua resenha foi a primeira que li e já fiquei interessada na história!


    Bjos

    ResponderExcluir
  22. Lívia, o livro é muito bom - extremamente divertido!

    ResponderExcluir
  23. Não gosto de palavrões até ´achei que poderia dar para minha filha este livro,mas acho melhor não,acredito que podemos falar tudo que queremos ,mas sem palavrões.

    ResponderExcluir
  24. Luciane, se você considera os palavrões um problema, acho que tem outros pontos que irão te incomodar ainda mais (como a questão da virgindade da protagonista, por exemplo).
    Acho que, nesse caso, é melhor investir em outras histórias.

    ResponderExcluir
  25. Tanta gente falando bem do livro já seria algo que me despertaria a curiosidade, mas ler uma resenha como essa é que mata de vez. rs Agora eu preciso do livro e não tenho dinheiro! Como faz?
    Fiquei curiosíssima sobre esta carta. Deve ser realmente mt divertido entrar na vida de Min por alguns momentos e descobrir de forma detalhada (afinal com uma carta tão longa quanto essa é impossível fugir dos detalhes... eu acho) o porque ela terminou este namoro. rs
    Fiquei intrigada com uma coisa, você disse ser claro que o melhor amigo de Min está interessado nela, mas o livro se trata de uma carta dela para o ex. Como isso fica claro? Quando ela conta algumas histórias e este amigo está sempre por perto? Tenta matar esta minha curiosidade. rs
    Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Nani, o livro é incrível - eu adorei =)
    Sim, a Min é muito detalhista e conta em detalhes dos momentos marcados pelos objetos que estão dentro da caixa. É uma história contagiante.
    Pois é... é a Min que está escrevendo a carta, mas dá para perceber nas entrelinhas - pelas atitudes do amigo que ela mesma vai contando na carta. Só lendo para entender melhor ^^

    ResponderExcluir
  27. Amei a resenha e amei o livro no geral!
    Quero ler, muuuuuuuuuuuuuuuuuuito!
    Foi pra lista de desejos. Compraria só pela capa, kkk

    ResponderExcluir
  28. Leninha, o livro é incrível! O Daniel Handler é muito bem humorado e passa isso para o livro, que se torna ainda mais divertido \o/
    É uma leitura que vale muito a pena :)

    ResponderExcluir
  29. (Comentário super atrasado, eu sei, mas estou sem tempo :/)
    Parece bem interessante! Certeza que eu ainda acabo lendo (e volto aqui depois pra olhar as páginas que você comentou).
    Ah, não sabia que o autor era o Lemony Snicket, saber disso me faz querer ler mais ainda. E bem a cara dele a parte do caminhão (comentar a demora e ainda dar uma explicação) :)

    ResponderExcluir
  30. (Raphaella, não tem comentário atrasado! hahahaahah pode comentar sempre que quiser, quando quiser e na resenha que quiser ^^ Eu sei exatamente o que é essa falta de tempo crônica)
    É o Lemony Snicket *-* É por isso que fiquei TÃO interessada no livro, ainda antes de saber do que ele tratava! Nesse livro, Handler está bem diferente de Snicket, mas ainda assim com aquele toque irônico que dá toda a graça ao livro =D
    Leia sim e preste atenção nessas páginas ^^

    ResponderExcluir
  31. (Aham, é que eu gosto de ler e/ou comentar logo que o post sai, caso contrário parece que estou atrasada - meio sem noção, eu sei haha)
    Concordo com vc que o "toque irônico que dá toda a graça ao livro", que bom que ele manteve :)

    ResponderExcluir
  32. Raphaella, eu gosto de ler e comentar logo que o post sai porque depois eu esqueço >< hahahahaha

    ResponderExcluir
  33. Nanie, que super esse livro, hein? Sua resenha é contagiante e me deixou mais que ansiosa por ler esse livro! É interessante a gente não conhecer o relacionamento antes e apenas pescar fatos e acontecimentos a partir das histórias de cada objeto. É uma história que começa pelo fim.
    Adorei a resenha!
    Bjs


    p.s.: Sempre acho muito interessantes seus p.s. ! rsrs

    ResponderExcluir
  34. Rose, é um livro muito divertido! E isso de ir conhecendo aos pouquinhos é ainda mais bacana ^^ A protagonista coloca os itens da caixa em ordem cronológica, então o leitor não se perde ^^ É bom demais :)


    Ai, que bom que alguém gosta dos meus PS's ^^ hehehe

    ResponderExcluir
  35. Nossa, quantas de nós já não terminamos e juntamos tudo para devolver? Várias com certeza. Eu ainda não li este livro, mas gostei da história e achei a capa e título bem interessantes. Em relação ao kit achei bem bolado.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  36. Rose, não é mesmo?! O livro é ótimo =D
    O kit foi realmente super bem bolado - uma graça ^^

    ResponderExcluir
  37. Ainda não li o livro, mas amei a história e a sua resenha. Aliás, me vi nesta situação que a colega do post abaixo acabou de descrever: eu era a louca que terminava relacionamentos e devolvia TUDO ! hahhahahahaha .. Doida pra ler, adorei o kit tbm. Muito criativo. Beijos !!

    ResponderExcluir
  38. Fabiana, você era como a Min?! Então vai se identificar com a personagem e rir bastante com o livro :)

    ResponderExcluir
  39. Quero muito esse livro! Várias pessoas, com gostos literários completamente diferentes, já me disseram que é muito bom. E parece ser, mesmo. Só não comprei ainda porque nesse mês minha lista de leituras já está cheia, então meu lado sensato convence minha Becky Bloom interior a esperar, já que o livro não vai sair correndo, haha.

    ResponderExcluir
  40. Cíntia, o livro é muito divertido! Acho que esse jeito descontraído do autor, que conta a história com muito bom humor acaba conquistando todo tipo de leitor =D
    Me ensina a convencer minha Becky Bloom interior também?! ô menina difícil essa ><

    ResponderExcluir
  41. Ler resenha como essa as vezes se torna perigoso para o bolso...rs, estou louca para ler esse livro e agora lendo a sua resenha me deu aquela vontade de correr na livraria para comprar e devorar ele em um dia, ainda bem que a livraria fica longe da minha casa e comprar na internet não vai adiantar, pois sei que vai demorar pra chegar, vou me conter e esperar a minha conta (onde fica meu dinheirinho) voltar a sorrir pra mim ou eu ter a sorte de ganhar o seu sorteio...rs

    ResponderExcluir
  42. Nandinha, o livro é muito divertido - vale a pena lê-lo!
    Hahahah sei bem como é isso >< Quem sabe não ganha no sorteio e economiza um dinheirinho, né?! É sempre bom!

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥