sábado, 5 de maio de 2012

O Senhor dos Ladrões, de Cornelia Funke

O Senhor dos Ladrões, de Cornelia Funke
367 páginas, Companhia das Letras
Veneza, crianças sem pais e o Senhor dos Ladrões. É isso que compõe essa incrível história!




Título: O Senhor dos Ladrões
Título Original: Herr der Diebe
Autor: Cornelia Funke
Ilustrador: Cornelia Funke
Tradutor: Sonali Bertuol
Editora: Companhia das Letras
Ano da Edição: 2009
Ano Original de Lançamento: 2000
Nº de Páginas: 367
Comprar Online: Saraiva / Submarino

Sinopse:
Próspero e Bo fugiram da casa de sua tia. Depois da morte da mãe dos dois, a tia ficou responsável pelos garotos. Mas ela, que não tinha filhos, queria ficar apenas com Bo, que era o mais novo e parecia um anjinho; Próspero, o mais velho, seria mandado para algum internato. Os irmãos, que sempre foram muito unidos, resolvem fugir - e vão para Veneza.
Lá eles encontram outras crianças que precisam se virar sozinhas: Vespa, Riccio e Mosca e se juntam aos três, que são os protegidos de Scipio, o Senhor dos Ladrões. Os roubos do Senhor dos Ladrões estão sempre nos mais diversos jornais e ele é o melhor ladrão do mundo! E o espólio de seus roubos é usado pelas crianças para que elas consigam sobreviver.
A tia dos meninos, entretanto, não iria abrir mão do anjinho que ela queria adotar e contratou um detetive para encontrar os sobrinhos.
Agora o grupo de cinco crianças terá que tomar cuidado com o detetive que está atrás de dois membros do grupo enquanto arquitetam o plano para o maior roubo de todos - que irá render dinheiro para que eles sobrevivam por muito tempo.

O que eu achei do livro:
Não é à toa que Cornelia Funke está entre os meus autores favoritos. E quanto mais livros eu leio da autora, mas certeza eu tenho do quão incrível ela é!
Dessa vez a história se passa em Veneza e é quase inteiramente não-fantástica. Sim, existe um pequeno detalhe fantástico, mas acho melhor não entrar em detalhes e deixar para que vocês descubram durante a leitura do livro. Foi bastante diferente ler um livro da autora no mundo real, com personagens que poderiam ser reais, vivendo uma aventura que poderia ser real também, uma experiência incrível!
A escrita de Cornelia Funke é encantadora - descritiva, mas sem ser cansativa e nem complexa! É simples, mas consegue ser bem encorpada. O livro é infantil, mas é bem grandinho, chega quase às quatrocentas páginas, mas a história tem um ritmo bem dinâmico que ajuda o pequeno leitor a não se sentir cansado, apesar das muitas páginas. Aliás, eu como uma pequena grande leitora não me sentiria incomodada se o livro tivesse o dobro de páginas, seria até bom poder usufruir da agradável companhia desses queridos personagens por mais tempo.
Falando dos personagens, não posso deixar de mencionar o quanto eles são encantadores - não apenas as crianças, mas os adultos também. A autora conseguiu caracterizá-los muito bem, de uma maneira que eles ficaram bastante realistas, mas ainda assim com aquele toque caricato inerente aos livros infanto-juvenis!
O enredo dessa história é bastante original! Quando penso nos detalhes, que a autora vai revelendo aos pouquinhos, eu não conseguiria adivinhar nem metade - tudo muito interessante e super diferente.
O Senhor dos Ladrões é uma aventura muito divertida, capaz de entreter crianças e adultos - uma delícia!

PS: O livro já foi adaptado para o cinema! O filme homônimo é de 2008 e eu fiquei bastante curiosa para assisti-lo agora.

PS2: Quero mais livros da Cornelia Funke!

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


22 comentários:

  1. Nunca li nada desta autora... Mas já assisti O Senhor dos Ladrões e Coração de Tinta. Gostei muito dos filmes, mas não sei se leria (tenho problemas com filmes adaptados: quando vejo o filme, é muito difícil de ler o livro...).
    Gostei da resenha e pelo visto você devorou o livro :)

    ResponderExcluir
  2. Milla, meu livro preferido é Coração de Tinta - é incrível *-*
    Ah, eu não tenho esse seu problema, mas prefiro ler o livro primeiro, porque normalmente gosto muito mais do livro do que do filme ^^ 
    Esse O Senhor dos Ladrões foi uma leitura maravilhosa :) 

    ResponderExcluir
  3. Oi Nanie!

    Sabe que em alguns momentos eu me considero uma pequena grande leitora? hahaha

    Adorei o enredo do livro! Vou procurar para ler, acredito que vou adorar \o/

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Carla, para quem gosta de infanto-juvenis esse livro é ótimo *-*

    ResponderExcluir
  5. Oi, Nanie!
    Estava ansiosa para saber o que vc tinha achado desse livro. Como os livros da Cornelia são encantadores, não? É impossível não entrar de cabeça nas histórias e vivenciar cada momento com cada um dos personagens. Este ainda não li, mas só por ser dela já merece estar na lista. Gostaria de ler antes, mas agora, mais ainda! 
    Interessante ser este um livro mais realista do que os outros dela. 
    Já te disse, mas reforço a recomendação de ler O Cavaleiro do Dragão. Esta é mais uma aventura fantástica (como tema e como elogio). Que saudades do Lung...
    Amei a resenha! Fiquei super empolgada em ler e ver o filme.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Não conheço nem o livro e nem o filme...
    Parece que estacionei no tempo, pq tem tanto autor(a) que eu não conheço =(
    Gostei da resenha, a história parece atraente!!! =)

    ResponderExcluir
  7. Rose, a Cornelia é mágica! Não sei como essa mulher pode criar histórias tão incríveis e personagens tão encantadores! 
    Eu ainda prefiro Coração de Tinta a essa, mas acho essa ainda melhor do que A Maldição da Pedra! E, certamente, está entre as melhores histórias infanto-juvenis que já li :) 
    Ah, O Cavaleiro do Dragão já está na minha lista de mais desejados e pretendo adquiri-lo logo - preciso curtir mais essa história fantástica da Cornelia :) Eu achei bastante engraçado que essa história fosse tão realista! Claro, são crianças como protagonistas e o livro tem aqueles exageros comuns nas histórias infanto-juvenis, e um único detalhe fantástico (que é uma graça, mas é só um ponto mesmo) ^^ Amei esse livro!
    Se você tiver a oportunidade de lê-lo, leia-o porque vai adorar :)

    ResponderExcluir
  8. Danielle, o filme eu também nunca vi, mas parece ótimo ^^
    O livro é gracioso - bom demais :)
    Ah, você pode até nunca ter lido Cornelia Funke, mas já ouviu falar das obras dela ^^ Reckeless foi o último lançamento, traduzido no Brasil como A Maldição da Pedra, e o mais conhecido é Coração de Tinta (agora lembrou da autora, né?!).
    Vale a pena ler os livros da Cornelia Funke, seja O Senhor dos Ladrões ou algum dos outros ^^

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li nada da Cornelia mas estou aqui em casa na lista de espera A Maldição da Pedra.

    Todos falam tão bem dessa autora que realmente dá vontade de ler para saber o que ela tem de tão especial.

    Só fiquei meio contrariada com a capa dessa edição. Poderia dar uma capa mais bonita como é a original de coração de Tinta e de A maldição da Pedra.

    Será que encontramos fácil o filme parar ver?

    Bjus

    Nâna

    ResponderExcluir
  10. Ariana, Cornelia é ótima! Os livros que já li da autora são muito bons e O Senhor dos Ladrões não foge à regra. Você não gostou da capa? Nossa, eu adorei... tem tudo a ver com a história :) hehehe
    Como o filme não é tão antigo, acho que não deve ser difícil de encontrar por aí não ^^

    ResponderExcluir
  11. Vish, eu também quero ler Cornélia Funke, mas quero começar com a serie Mundo de tinta. Faz tempo que quero comprar...
    Esse também parece ser bem legal, mas um pouco mais real que a serie de tinta.

    ResponderExcluir
  12. Karolyne, é bem mais realista do que Coração de Tinta, que é em todo um livro fantástico =D
    Ler Cornelia Funke é maravilhoso! Talvez começar com O Senhor dos Ladrões seja uma boa porque o livro é bem mais em conta e não é parte de uma série, daí já dá para você conhecer a autora ^^ Mas a série O Mundo de Tinta ainda é a minha preferida ^^

    ResponderExcluir
  13.  Cornela é minha autora favorita. Um dos fatos que contribui para a escrita esplendida dela é ela ser alemã. É um traço reconhecível nas histórias que ela cria. Estou contando os dias para os próximos livros dela serem lançado aqui. Se demorar muito vou acabar comprando a versão em ebook em alemão mesmo já que os livros físicos são bem caros.  Enfim. Sugiro que leia agora "O Cavaleiro do Dragão". Ah lembrei! Leia também "Ladrão de Olhos" de Jonathan Auxier, resenhei a pouco tempo lá no blog. O jeito de contar a história dele me lembrou Cornelia.

    ResponderExcluir
  14.  Pior que nunca ouvi falar deste tb... =(

    ResponderExcluir
  15. Eu vi o filme e não gostei muito no começo talvez por não estar em uma boa época, mas  livro deve ser bem legal. Fiquei curiosa com a leitura. 

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Cornelia é ótima, né?! Ela é uma das minhas autoras favoritas também! Conta histórias muito bem =)
    Sempre fico doida para que mais livros dela sejam lançados aqui no Brasil :) O Cavaleiro do Dragão já está nos meus desejados e espero conseguir adquiri-lo em breve ^^
    Esse outro eu não conhecia... vou procurar mais sobre ele :) Obrigada pela indicação ^^

    ResponderExcluir
  17. Danielle, é mesmo?! hahahahaha Aí não tem jeito >< Mas a autora até que é conhecida, principalmente pelas adaptações de seus livros para o cinema ^^

    ResponderExcluir
  18. Suellen, eu não vi o filme ainda, então não sei dizer o quanto é parecido com a história original... mas o livro é bem bacana :)

    ResponderExcluir
  19. Oi, Nanie!

    Também adoro a Cornelia Funke!
    O livro parece ser legal. =)
    Você não acha que esse personagem da capa lembra o Gaio?! rsrs
    Só por causa da máscara... =)

    ResponderExcluir
  20. Joelma, o livro é muito legal! Então, a máscara lembra, mas os motivos dele estar usando-a são completamente diferentes >< hahahahah essa é a máscara tradicional dos teatros de Veneza - e é só por isso que ela a usa ^^
    É uma história muito boa - quem é fã de Cornelia Funke não pode deixar de lê-la.

    ResponderExcluir
  21. Eu sou apaixonada por Coração de tinta (e o os outros livros da série),a a escrita da Cornélia Funke é simplesmente encantadora! Mas nunca cheguei a ler outro livro dela,mesmo tão curiosa. Espero ler esse ou qualquer outro dela logo,assim posso me desfrutar de outras aventuras dessa incrível escritora *-*
    Ótima resenha,bjs ;*

    ResponderExcluir
  22. Jéssica, eu já tive a oportunidade de ler outros dois livros da autora - ambos já resenhados aqui no blog e os dois são extremamente maravilhosos, embora eu ainda ache que Coração de Tinta é o melhor :)
    Quando puder ler outro livro da autora, faça-o - você vai gostar ^^

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥