quarta-feira, 9 de maio de 2012

@mor, de Daniel Glattauer

@mor, de Daniel Glattauer
Suma de Letras, 184 páginas
Quando um email errado pode acabar dando muito certo (ou não).


Título: @mor
Título Original: Gut Gegen Nordwind
Autor: Daniel Glattauer
Tradutor: Eduardo Simões
Editora: Suma de Letras
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2006
Nº de Páginas: 184
Série: @mor - Vol. 1
Comprar Online: Saraiva / Submarino

Sinopse:
Emma queria cancelar a assinatura daquela revista, mas estava difícil. Já era o terceiro email que enviava e nenhuma resposta. Até que a resposta aparece, mas não é da revista.
Aparentemente ela havia enviado o email para o destinatário errado! Ao invés de escrever para "woerter@like.com"*, ela havia escrito para "woerter@leike.com", com um indesejável "e" no meio - que acabou levando as suas reclamações para a caixa de entrada de Leo Leike.
E é por causa desse erro que Leo Leike e Emma Rothner se conhecem e se apaixonam - virtualmente. O problema é que ela é casada e ambos querem (ou fingem querer) que essa relação continue apenas no mundo virtual.

O que eu achei sobre o livro:
Confesso que quando vi a premissa do livro fiquei com um pé atrás - quão legal poderia ser uma história de duas pessoas que se conhecem através de um email enviado por engano? Logo de cara já achei que o livro seria ruim.
Aí, leio a resenha do livro no blog Lá no Cafofo (clique aqui e se delicie com ela) e pronto, minha concepção mudou completamente e eu mal podia esperar para ler logo essa história. Antes parecia horrível, depois parecia imperdível.
Após a leitura eu fiquei com um meio termo - o livro é realmente muito bom, mas não é um dos melhores que já li. A leitura, entretanto, vale a pena!
A escrita de Daniel Glattauer é super simples, ainda mais porque os personagens se comunicam via email, mas não é linguagem de internet. Se fosse, eu certamente teria odiado o livro. É uma linguagem muito fluidia e dinâmica! Por conta do formato em emails, que muitas vezes tal como os emails que enviamos na vida real contém apenas uma frase, quando você pisca o olho metade do livro já se foi!
Uma das coisas que mais me agradou, entretanto, foi a maneira não usual de contar a história. Nós conhecemos os personagens, os ambientes e toda a história apenas pelos emails. Se algum deles está mentindo, nós não temos a menor ideia. Qualquer coisa que tenham feito e não tenham contado um para o outro, também nos foge ao conhecimento! Não há uma única linha de história que não seja dos emails trocados entre os dois - e isso é simplesmente super diferente e absolutamente encantador!
Eu fiquei bastante confusa com a relação de Leo e Emma, torci por eles e contra eles - em vários momentos troquei de lado e até agora não sei bem o que eu quero ou acho (embora tenha certeza que gostaria muito de ter alguém como Bernhard). Tanto Emma quanto Leo são personagens muito interessantes e pessoas bacanas! O Leo é um cara sensível, inteligente e bem humorado na medida certa. Uma porta quando o assunto é relacionamento, mas isso a gente até desculpa. Então por que eu prefiro Bernhard? Porque ele parece o tipo de cara com quem eu daria muito mais certo e porque ele é o marido da Emma. Não vou entrar em detalhes sobre essa questão da Emma ser casada, porque não quero contar o que acontece (ou não) no livro, mas é um ponto bem explorado pelo autor.
O final do livro foi extremamente frustrate! Eu me explico. Quem acompanha minhas resenhas aqui no blog sabe que eu gosto de séries, mas que acima de tudo eu gosto de livros que terminem - mesmo que deixem alguns buracos para os próximos. Mas esse não é o caso de @amor - o livro simplesmente acaba na melhor parte! Sério mesmo, deixa o leitor babando de raiva e de vontade de ler o próximo. Quando você se apaixona pelos personagens, se envolve na história, acha que vai ler o acontecimento dos acontecimentos, puf!, o livro acaba e deixa o leitor na mão. Portanto, deixo aqui o meu protesto e o meu apelo para que lancem logo o próximo volume.

PS1: A boa notícia é que são apenas dois volumes (ou seja, no próximo a história será concluída) e a Suma de Letras pretende lançar a continuação ainda esse ano. Ainda bem, porque com um final desses eles iriam receber cartas de ameaças o ano inteiro (e nem seria minhas).

PS2: Tenho cara de quem sabe alemão?! Mesmo que tenha, eu não sei (infelizmente, porque adoraria saber falar esse idioma). O caso é que, portanto, eu não fazia ideia de qual era o título original do livro. E como meu nome do meio é CURIOSIDADE, eu tive que dar os meus pulinhos. Google Tradutor foi a minha alternativa! E eu descobri que o título original do livro é algo como "Bom contra o Vento do Norte"! Lindo, né?! E se vocês não sabem por que esse nome é zilhões de vezes melhor do que o nome do livro em português, eu só tenho uma coisa a dizer: leia o livro!

* Uma coisa que gostei bastante no livro foi a explicação em uma nota de rodapé sobre o erro da protagonista. Woerter é o sobrenome do cara, mas também é o plural de Wort, que é "palavra" em alemão e, portanto, justifica o email da empresa.
Eu, como Emma, também sempre digito algumas palavras tão rapidamente que meus dedos teimam em colocar letras a mais nos lugares errados de vez em quando.

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


57 comentários:

  1. Oi Nanie!

    Desde que li a resenha da Lil estou curiosa com o livro, mas estou pensando em me conter só para ler os dois de uma vez, senão vou ficar frustrada kkkk

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Carla, não se contenha! O livro vale muito a pena :)
    É uma leitura bem rápida e gostosa ^^ Mas, realmente, o final é frustrante... deixa qualquer um com vontade de gritar e morder e rasgar o livro e aprender alemão só para ler a continuação >< heheheh

    ResponderExcluir
  3. Menina, eu sou muito deseperada, se eu ler e não tiver a continuação em mãos, vou entrar em depressão o.O

    hahaha

    ResponderExcluir
  4. Carla, então fica um alerta vermelho para você >< heheheh porque não existe final mais "não-final" do que esse >< hahahaha

    ResponderExcluir
  5. Nanie, não tem final o livro? o.O

    Ai que eu morro mesmo hahaha

    ResponderExcluir
  6. Mais ansiosa agora para ler o livro!

    Ainda doente em estágio grave!
    kkk

    ResponderExcluir
  7. Leninha, você vai gostar bastante do livro quando puder lê-lo :) Mas já fique preparada para o final!

    ResponderExcluir
  8. Oi Nanie,
    Eu tbm fiquei super curiosa depois que li a resenha da Lil. Espero gostara tbm!
    BJs

    ResponderExcluir
  9. Hérida, a resenha da Lil deixou todo mundo com água na boca ;) heheh
    Eu não gostei do livro tanto quanto ela gostou, mas ainda assim achei a leitura muito gostosa! Acho que você também vai apreciar ^^

    ResponderExcluir
  10. Ei naine,
    putz...to apanhando com seu disqus. Tá diferente, conta o segredo!!
    Tentei divulgar o comentario no twitter, mas não consegui :(

    ResponderExcluir
  11. Hérida, é o novo disqus 2012 >< heheh aos pouquinhos você acostuma :) para compartilhar o comentário via twitter, agora é depois de postar! Você clica em "Share >" e escolhe a opção do twitter - daí você consegue postar ^^

    ResponderExcluir
  12. Hérida, esse pedaço de compartilhar no twitter ficou pior com esse novo disqus... porque ele não manda o reply diretamente para quem comentou :(

    ResponderExcluir
  13. Mais uma que foi contagiada pela resenha da @lilian_escreve? hahahaha
    Até coloquei ele na minha listinha de compras do mês que vem. hihihih
    Eu fiquei curiosa justamente por serem duas pessoas que se conhecem por e-mail. hahahaha
    Vamos ver se eu vou terminar igual você ou igual a Lil!


    Bjus

    ResponderExcluir
  14. Ba, acho que o mundo foi contagiado por aquela resenha >< hahahahaha Como se manter impassível diante de tamanha empolgação?!
    O livro é muito bom, você não vai se arrepender da leitura, com certeza! Agora resta saber se você simplesmente vai gostar (como eu) ou vai pirar (como a Lil).

    ResponderExcluir
  15. Thaís (Sweet-Lemmon)quarta-feira, 09 maio, 2012

    Eu sinto um misto de curiosidade e receio em relação a esse livro. Não vou negar que a sua resenha e a da Lilian estão me botando pilha...mas eu confesso que não gosto mto desse tipo de literatura e finais...sem finais me frustram!rs Não sei se vc já viu as edições do livro do Goodreads- mas muitas usam a tradução do alemão;)

    Hum, num sei se gostei desse novo disqus (sp?) não. :/

    Bjos!

    ResponderExcluir
  16. MAUAHUAHAUHU eu perverto o mundo literário, fala sério!


    Nanie, brigada pelos elogios. :P E fiquei feliz que você tenha gostado (mesmo que não tenha surtado, como eu), porque eu fico triste quando empolgo as pessoas demais e acabo aumentando demais as expectativas e depois o pessoal se decepciona. Claro que gosto é gosto, mas eu me sinto culpada! hahahahah


    Adorei a parte do Leo ser uma porta quanto a relacionamentos. Mas é mesmo. Ainda assim, eu prefiro ele ao marido da Emmi. Quem não gostaria de receber emails como os dele?


    Agora é esperar o segundo livro!


    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Thais, o livro é muito bom! É bastante divertido e diferente :) Mas o final é frustrante demais >< Eu também não gosto de livros sem finais como esse... e estou quase matando a editora por ter a coragem de lançar o livro assim >< hahahahahah
    Mas vale a pena a leitura :)
    Entretanto, se você como a Carla não aguenta a curiosidade, talvez seja melhor esperar o lançamento do segundo livro antes de ler o primeiro... porque o final é totalmente "não-final" ><


    Pois é... eu também ainda não sei se gosto desse novo disqus >< heheh Existe a opção de desabilitá-lo lá no painel, mas antes eu vou deixá-lo mais um pouquinho para testar - até conseguir ter certeza se gosto ou não desse novo disqus ^^

    ResponderExcluir
  18. Lilian, acho que você lançou o vírus "eu preciso ler @mor para ontem" na blogofera literária >< hahahahha
    Eu gostei bastante da história - não surtei como você, mas curti ^^
    Ah, o Leo só é bom virtualmente, na hora de ir para a vida real ele é uma porta mesmo >< hahahahha Eu até gostei do Leo, mas algo no marido da Emma me deixou mais apaixonada (como se ele quase não é citado, né?! Vai entender...).
    Agora, como assim eles fazem esse final? Acho que eu vou surtar se esse livro não for lançado ainda esse ano... ainda bem que são apenas dois volumes >< hehehe

    ResponderExcluir
  19. tou falando que eu sempre causo... HAHAHAHAHAH

    2012/5/9 Disqus

    ResponderExcluir
  20. Lilian, você causa mesmo :) hahahah

    ResponderExcluir
  21. Oi, Nanie.

    Desde que li a resenha da Lilian, surtei!

    E agora você? Isso é maldade! [risos].

    Espero que este livro supere todas as minhas expectativas, porque confio no julgamento das duas. rs.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Carlinha, o livro é bastante interessante :)
    Acho que você vai gostar sim - é uma leitura bem gostosa \o/

    ResponderExcluir
  23. A Lilian também me deixou louca pra ler. Já li uma história em que os personagens se conhecem através de um e-mail errado, e é um dos meus livros favoritos. Também já li algumas que se desenvolvem por e-mail, é uma forma interessante de contar e, algumas vezes, vem a calhar para a história. Esse parece ser o caso de @mor, né?!


    Só não gosto quando termina abruptamente. Concordo com vocês. Adoro séries, mas cada livro tem que ter o seu final.


    Também acho lindo o título original. A pessoa que revisou a edição nacional é minha amiga, e ela já tinha comentado sobre ele. Só que o título mudou tanto que eu custei pra associar as coisas. Não sei por que o original é melhor, mas é mais bonito e poético, sem dúvidas!

    ResponderExcluir
  24. Oi, Nanie.
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas pela sua resenha parece interessante. Com uma premissa diferente, né, normalmente tem uma narração por fora, e sabemos se as pessoas estão mentindo ou não...
    Eu só lerei depois da continuação lançada aqui... Caso contrário, posso ter um treco.
    rs

    ResponderExcluir
  25. Aaaaaah, que fofo, eu quero tb!!!
    Diferente de vc pela sinopse, eu achei que seria ótimo.... e agora que vc resenhou, eu tenho certeza de que é show!!! Se bem que me preocupei com o final, que não é bem final... isso é mesmo frustrante... =(
    Adorei a resenha!!!

    ResponderExcluir
  26. A liliansilva fez essa maldade com todo mundo >< hahaha
    Eu já havia lido outros livros que contavam com os emails como recurso, mas nunca como único recurso! A história inteira é contada apenas por email e achei isso incrível! Esse é bem o caso de @mor sim ^^


    Eu detesto quando termina sem uma boa finalização... e no caso desse livro o caso é ainda mais grade, porque o final não deveria ser nem ao menos o final de um capítulo - é muito aberto mesmo e deixa o leitor bem bravo. Apesar disso, vale super a pena :)


    O título original é com certeza muito mais poético do que o nacional =D Mas ele não faz muito sentido >< hahahah Só quem lê o livro associa e daí ele é bem mais interessante :)

    ResponderExcluir
  27. Joelma, é bem diferente mesmo! É tudo somente via emails, então a gente não tem a percepção de tudo o mais que acontece no mundo real ^^
    O livro é bem bacana, mas esse "não-final" mata um do coração >< hehehehhe

    ResponderExcluir
  28. Danielle, se você já gostou pela sinopse, tenho certeza que irá AMAR o livro :)
    O final é frustrante, porque não tem final >< hahhahaha Mas, ainda assim, a leitura vale a pena :)

    ResponderExcluir
  29. Oi Nanie!
    Eu estava na dúvida em ler ou não este livro, mas depois da sua resenha, acho que não vou ler, pelo menos não agora.
    Apesar de você ter dito que é legal, o seu não é um dos melhores que já li, me desanimou.
    Bjos,
    Cida
    http://www.moonlightbooks.net/

    ResponderExcluir
  30. Cida, aí fica a seu critério ^^ Eu gostei bastante do livro e acho que a leitura vale muito a pena :)
    Realmente não está entre os melhores que eu já li (os meus favoritos estão marcados lá no Skoob, se você quiser ver). Mas só no tempo que tenho o blog eu já li quase trezentos livros e li muito outros antes do Nanie's World - não é tão simples assim entrar para os meus favoritos >< hehehehe

    ResponderExcluir
  31. Eu já sei que não devo perder o meu tempo lendo esse livro a não ser que você leia a parte dois e seja legal.


    Beijos!

    ResponderExcluir
  32. Suellen, ah, não acho que seja perda de tempo não - é uma história muito boa! Mas realmente não tem fim >< O segundo (e último) livro será decisivo!

    ResponderExcluir
  33. Sthéfanie, é uma leitura bem divertida, né?!

    ResponderExcluir
  34. Gostei da sua resenha, Nanie. Ela me fez querer ler o livro, mas acho que só vou ler quando já tiverem lançado o 2º. rsrsrs
    Também tive um certo receio quanto ao formato da narração, mas bem, agora já era esse receio.
    Achei muito interessante os p.s.'s e o * . Fiquei curiosa porque "Bom contra o vento norte" é tem mais a ver com o livro do q o título em português.
    Bjs

    ResponderExcluir
  35. Rose, o livro é muito legal, mas o final é bastante frustrante... algo que pode ser consertado se você esperar pelo lançamento do segundo =D
    Não precisa ter receio quanto à narrativa - ficou ótimo dessa maneira! Muito original e divertido ^^
    Então, para entender o título só mesmo lendo o livro =)

    ResponderExcluir
  36. Adorei! Eu também prefiro ler quando já lançarem o segundo por aqui, isso se eu realmente for ler. ^^ O livro nem tá tão caro, né?
    Gosto tanto de e-mails pessoais. *-* Fiquei curiosa quanto o desenrolar desses e-mails. ^^

    ResponderExcluir
  37. Géssica, o livro não está caro não! Mas também ele é bem fininho ^^
    Eu achei a história bem gostosa - super vale a pena conferir! Entretanto, talvez seja mesmo uma boa ideia esperar pelo segundo - porque esse final mata qualquer um de curiosidade >< hahahaha

    ResponderExcluir
  38. Gente, eu ja tinha ouvido falar algumas coisas boas mesmo sobre esse livro. Agora fiquei curiosa pra ler, minha lista tá só aumentando...
    Mas essa de o livro ser todo em troca de emails parece ser bem legal, super diferente. Tomara que o vol 2 seja lançado logo.

    ResponderExcluir
  39. Karolyne, esse livro é bem bacana - super diferente a maneira de contar a história :)
    A editora disse que existe a possibilidade do segundo volume ser lançado ainda esse ano! Eu estou aguardando ansiosamente =)

    ResponderExcluir
  40. Ótimo saber que serão apenas dois volumes. Tenho lido resenhas bem positivas deste livro que já entrou para minha extensa e interminável relação de futuras leituras.
    Ah, aproveito para desejar muita saúde para todas as mães de plantão.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  41. Rose, sim, são só dois livros! O bom disso é que sabemos que essa angústia toda provocada por esse final, chegará ao final no próximo volume *-*

    ResponderExcluir
  42. Vixe! é uma história sem fim? kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  43. Oi Nanie
    Desde a primeira resenha do livro que li - agora não lembro onde - que estou super curiosa para conhecer esta história.
    Tô com a sensação de que vou gostar muito!

    Bjos

    ResponderExcluir
  44. Lívia, o livro é muito bacana sim! A leitura é uma delícia =)

    ResponderExcluir
  45. Meu Deus! Depois dessa resenha tenho que ler urgentemente esse livro. Tinha a mesma opinião que você. Não gostei da capa e muito menos da sinopse, mas sua resenha com conquistou e nem vou ler outra como geralmente faço antes de ler um livro.

    ResponderExcluir
  46. Camy, eu sugiro que você leia outras resenhas sim (a da Lilian que está linkada nesse post fala bem do livro também - mais bacana seria ler a de alguém que não gostou - para tentar alinhas as resenhas com sua opinião).
    Eu realmente não dava nada pelo livro no início. Mas quando ele chegou aqui em casa, eu estava tão curiosa que comecei a ler e terminei a leitura no mesmo dia O.o hhahahah o livro é bem bacana (mas o final mata!).

    ResponderExcluir
  47. Vou comentar de novo, agora que já li o livro: eu odeio ele!!!
    Não pela escrita do autor, ele é envolvente, eloquente, não vi buracos na história, o jogo foi bem bolado... mas caramba, foi muito infâme esse final... eu seque suporto olhar ele na estante... tá escondido dentro do guarda-roupa e estou louca para dar cabo dele... trocar, doar...
    Eu simplesmente não suporto a Emma... muito infantil, egoísta e imatura...
    O sangue até ferve!!! hahaha

    ResponderExcluir
  48. Danielle, você não é a primeira que não curte o livro.
    O final é mesmo uma maldade com o leitor - mas eu avisei!
    Eu também não consegui gostar da Emma, ou do Leo... gostei mesmo foi do marido dela. Mas eu gostei da história sim e quero muito ler o segundo para saber como as coisas acabam!

    ResponderExcluir
  49. ah eu li o livro hoje e adorei *-* sendo que eu nao esperava nada dele, nunca tinha me interessado, mas ele é ÓTIMO e o final foi de arrancar os cabelos HAHAHAH e que lindo o título original <3 pra mim "@mor" ficou horrivel e a capa não foi das melhores

    ResponderExcluir
  50. Thamires, aquele final tira qualquer um do sério, né?! hahahahaha

    ResponderExcluir
  51. Ϻy family membеrs all the tіme ѕay
    that Ι am κillіng my timе here at net,
    except I knοw I am gеtting ехperiеnсе eѵeгyday by readіng thes nice ρosts.



    Аlso visit my page - payday loans

    ResponderExcluir
  52. I νisited many web siteѕ however thе
    audio feаture for audiο sоngs exіѕting at this
    wеb ѕite is actually fabulous.

    Stop by my webpage: Same Day Payday Loans

    ResponderExcluir
  53. Eu adoro histórias que insiram textos de outros locais (seja cartas, postagens de blogs e e-mails). A premissa do livro me chamou atenção e pretendo ler muito em breve. Dei uma rápida olhada na sua resenha da continuação e vi que você não gostou tanto. Uma pena que o fim desse seja de forma abrupta mas em compensação são apenas 2 volumes. As novas versões da Suma de Letras para os dois livros são uma graça. Beijos!

    ResponderExcluir
  54. Clóvis, então... a continuação é um pouco de enrolação, sabe?! (Você pode ler a resenha se quiser, não tem spoiler para quem não leu o primeiro livro).
    O livro é bacana, a leitura é gostosa... mas não é tudo aquilo...
    Ah, eu gostei bem mais da nova capa do primeiro volume! Criou uma identidade visual bem bacana para a série :) E são apenas dois volumes mesmo, dá para ler rapidinho!

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥