sexta-feira, 18 de maio de 2012

Gregor e a Segunda Profecia, de Suzanne Collins

Gregor e a Segunda Profecia, de Suzanne Collins
Galera, 287 páginas
Gregor vai provar mais uma vez que é um guerreiro da superfície, capaz de enfrentar grandes aventuras para salvar o mundo subterrâneo.




Título: Gregor e a Segunda Profecia
Título Original: Gregor and the Prophecy of the Bane
Autor: Suzanne Collins
Tradutor: Edmo Suassuna
Editora: Galera Record
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2004
Nº de Páginas: 287
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Série: Crônicas do Mundo Subterrâneo - Vol. 2
Outros livros da série: 
   - Gregor, O Guerreiro da Superfície

ATENÇÃO: Essa é a resenha do segundo livro da série. Se você ainda não leu o primeiro e não gosta de SPOILER, talvez não seja uma boa ideia ler essa resenha. A Nanie evita spoilers, mas como é uma série, não tem como não falar nada do que aconteceu anteriormente.

Sinopse:
Gregor descobriu que não é apenas um garoto qualquer! Ao descobrir a existência de um mundo subterrâneo, povoado não apenas por humanos, mas por baratas, ratos, morcegos e aranhas gigantes, junto também descobriu que era um guerreiro e estava envolvido em uma profecia. Aliás, como ele ficou sabendo mais tarde: não apenas uma, mas duas!
Muito mais rápido do que ele poderia imaginar, o menino se vê novamente no subterrâneo e para proteger Boots, sua amada irmãzinha, ele terá que cumprir a segunda profecia e matar um horripilante rato branco de três metros.

O que eu achei do livro:
Quando terminei a leitura do primeiro livro, eu já tinha adorado Gregor, Luxa, Boots, Temp, Ares e outros personagens! Reencontrá-los nesse segundo livro em mais uma deliciosa aventura foi maravilhoso!
Suzanne Collins continua com uma escrita bem simples, contando a história em um ritmo bem dinâmico - ideal para crianças mesmo. O livro não é muito descritivo, o que por um lado é muito bom - já que torna a leitura mais leva e fluidia, perfeita para agradar aqueles que ainda não tem uma grande bagagem literária. Por outro lado, esse é para mim quase o único ponto negativo do livro, porque eu sinto muita falta de que a autora descreva um pouco mais sobre o mundo subterrâneo. Pelo que foi esse segundo livro, acho que não vou mesmo conhecer o cotidiano do subterrêneo nos próximos volumes, o que é uma pena. Eu realmente fiquei bastante curiosa para saber como as coisas são no subterrâneo - como eles sobrevivem, o que fazem, como é a vida das crianças e outros detalhes que, infelizmente, a autora não conta.
O livro todo gira em torno dessa segunda profecia e de seu cumprimento por Gregor e seus amigos. Alguns novos personagens são introduzidos e eles são tão bem caracterizados quanto os demais (sempre com aquela pontinha de exagero bastante pertinente aos livros infantis). A Boots continua uma graça, adoro como a autora consegue dar voz a essa personagem de forma que ela fique realmente parecida com uma criança de dois anos de idade - é surpreendente. Os conflitos de Ares e Gregor também são muito bem explorados. E Twitchtip e Howard foram excelentes acréscimos - adorei os dois!
Dessa vez a edição da Galera ficou bem melhor do que no primeiro volume! A capa é mais bonita (embora ainda não seja maravilhosa, convenhamos) e a revisão está muito bem feita. Como tenho a segunda edição do livro (que é desse ano), tem a tal bolota vermelha (clique aqui para ver essa capa da segunda edição) que eu tanto desgosto na capa.
O final do livro é eletrizante! Não vi as últimas cinquenta páginas se passarem e tomei um susto quando cheguei ao final. O livro tem uma finalização (coisa que eu acho essencial), mas deixa um gancho para o próximo que não vai me deixar ler nenhum outro livro enquanto eu não terminar o terceiro! Suzanne Collins, eu me rendo aos seus encantos - Gregor é verdadeiramente o máximo!

PS: Acho que estou doente... afinal de contas, um dos personagens cuja participação eu queria que tivesse sido maior foi Temp (a barata). Eu adoro o Temp!

PS2: Ao terminar o livro, um pensamento me veio a cabeça! Claro que não poderia deixar de falar isso, mas vai no botão de spoiler!

"Afinal de contas, quantas profecias são?" - esse foi um pensamento inevitável quando terminei a leitura.
Quem já viu o título do terceiro livro já sabe que não seriam apenas duas profecias, então não acho que esse seja um spoiler grave... mas mesmo assim preferi compartilhá-lo por aqui.
A série tem cinco livros no total e, embora os próximos livros não tenham a palavra "Profecia" em seus títulos (o terceiro só tem a palavra profecia no título em português), algo me diz que não vamos parar na terceira.

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 



15 comentários:

  1. Oi, Nanie.

    Eu fiquei encantada com essa série, mesmo querendo que a autora explorasse mais este mundo. Os personagens são cativantes e adoráveis, mesmo com suas imperfeições, o que torna tudo muito real, mesmo sendo um livro de fantasia.

    Menina, se você surtou com o final deste, se prepare para o terceiro. Fiquei com o coração na mão e ansiando pelo próximo.

    Temp terá uma participação maior e crucial no final do terceiro volume, além de trazer muitas cenas engraçadas com Boots.

    Nanie, só que dessa vez prepare os lencinhos, tá? Teve um momento que me acabei. Mas #abafa! [risos].

    Você vai amar novos personagens tão cativantes quanto os que já conhecem, mesmo sendo asquerosos. [risos].

    Fico feliz em saber que não fui a única que pensou sobre a questão spoiler que você citou. Também fiquei me perguntando sobre isso.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Carlinha, essa série é muito boa, né?! Eu queria saber um pouco mais sobre o mundo, que foi, infelizmente, pouco explorado pela autora. Mas mesmo assim a aventura é tão gostosa que a gente até deixa esse fato para lá :) ehehehe
    Eu surtei completamente. Como assim o final do terceiro é ainda pior?! Como vou ficar sem o quarto? Agora estou até com pena de quem já leu há mais tempo e está esperando pelo quarto livro... ainda bem que só teremos que esperar até a Bienal! hahahahahah
    Ai, fico tão feliz de saber que o Temp terá uma participação maior no terceiro livro *-* Eu adoro essa baratinha, sabia?! Ele é o máximo :)
    Ainnnnnnn, lencinhos não...
    Mas não é se pensar aquilo?! jahahahahahahha

    ResponderExcluir
  3. É ótima p/ quem quer espairecer um pouco depois de um drama.

    Se prepare p/ o final do terceiro! Só digo isso, porque fiquei com uma pena do Gregor, o desespero pungente dele, sem a... rs.

    As questões do segundo serão resolvidas e você terá uma surpresa com a volta de... mas nessa hora quis matar a pessoa pela forma como agiu, mas depois entendi o seu rancor e o motivo disso tudo. [risos].

    Ahhhh, Se você gostou do Temp, prepare-se p/ divertir-se demais com o Ripred.

    Por enquanto, só posso dizer isso.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Carlinha, é mesmo!
    Ai, não >< Não faça isso comigo porque é muita maldade!

    ResponderExcluir
  5. Brincando, Nanie. *.*
    Mas que você vai surtar, vai!
    Pelo menos não vou precisar esperar tanto pelo lançamento do próximo. ^^

    ResponderExcluir
  6. Brincando, Nanie. *.*
    Mas que você vai surtar, vai!
    Pelo menos não vou precisar esperar tanto pelo lançamento do próximo. ^^

    ResponderExcluir
  7. Brincando, Nanie. *.*
    Mas que você vai surtar, vai!
    Pelo menos não vou precisar esperar tanto pelo lançamento do próximo. ^^

    ResponderExcluir
  8. Brincando, Nanie. *.*
    Mas que você vai surtar, vai!
    Pelo menos não vou precisar esperar tanto pelo lançamento do próximo. ^^

    ResponderExcluir
  9. Ainnnn, acho que vou surtar mesmo *-*

    ResponderExcluir
  10. Nanie, não li a resenha pelos possíveis spoilers, mas recebi uns releases da Galera Record e fiquei muito curiosa em relação ao contexto da história em geral. O que só me leva a crer, com fervor, que Suzanne Collins faz jus ao nome.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Ana, fez bem :) Porque não dava mesmo para começar essa resenha sem falar de alguns detalhes do final do outro livro... daí é melhor não ler :)
    A história é ótima e Suzanne Collins realmente mandou muito bem!

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li o primeiro livro e por isso não li a resenha!! Mas se é da Suzanne Collins só pode ser ótimo!!
    Beijinhos


    http://tyelehope.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Tyele, a série é uma delícia :)

    ResponderExcluir
  14. Eu queria ler, mas o atenção lá em cima me deixou com medinho, porque ainda não li o primeiro livro....
    E as baratas, neste livros elas continuam simpáticas? Deu para ficar feliz com o que você leu sobre os moradores do "submundo" (não lembro do termo correto)?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Nani, é uma boa ideia mesmo não ler a resenha >< hehehehe Eu tento evitar spoilers ao máximo, mas ainda assim, por ser o segundo livro, alguma coisa do primeiro acaba contando...
    Sim - eu ainda amo as baratas desse livro *-*
    Mas não melhorou ainda no quesito descrição do mundo subterrâneo (é esse o termo que usam no livro ^^), aliás, no terceiro, até agora, também não me contou várias coisas que eu adoraria saber ><
    Mas pelo lado da aventura é um livro super divertido ^^ Gosto demais de Gregor \o/

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥