quarta-feira, 23 de maio de 2012

Gregor e a Profecia de Sangue, de Suzanne Collins

Gregor e a Profecia de Sangue, de Suzanne Collins
Galera Record - 334 páginas
É a hora de Gregor enfrentar sua terceira profecia. O guerreiro terá que ser forte para ajudar as criaturas do subterrâneo mais uma vez.




Título: Gregor e a Profecia de Sangue
Título Original: Gregor and the Curse of the Warmbloods
Autor: Suzanne Collins
Tradutor: Edmo Suassuna
Editora: Galera Record
Ano da Edição: 2011
Ano Original de Lançamento: 2004
Nº de Páginas: 334
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Série: Crônicas do Mundo Subterrâneo - Vol. 3
Outros livros da série:
     - Gregor, O Guerreiro da Superfície
     - Gregor e a Segunda Profecia

ATENÇÃO: Essa é a resenha do terceiro livro da série. Se você ainda não leu os primeiros e não gosta de SPOILER, talvez não seja uma boa ideia ler essa resenha. A Nanie evita spoilers, mas como é uma série, não tem como não falar nada do que aconteceu anteriormente.

Sinopse:
Gregor está às voltas com uma terceira profecia.
Há algumas semanas ele não tem nenhum notícia do subterrâneo - como será que estão Ares, Mareth, Andrômeda e Howard? E Luxa, Temps e Aurora? Será que teriam aparecido? Gregor não queria acreditar no pior.
Gregor vive pensando no subterrâneo - nas pessoas, na terceira profecia - ao ponto de se atrapalhar na sua vida diária. Mas isso tudo acaba quando o garoto recebe uma mensagem de Vikus - pedindo que ele compareça a uma importante reunião, decisiva, sobre a terceira profecia.
Agora Gregor terá que convencer sua mãe de que ele e Boots precisam ir ao subterrâneo mais uma vez.

O que eu achei do livro:
Mais uma vez, Suzanne Collins arrasou na aventura de Gregor!
Com essa terceira profecia, a autora coloca em questão a animosidade entre humanos e ratos, fazendo com que os leitores reflitam até onde os personagens vão e quais as consequências de seus atos. Achei isso muito bacana - as crianças irão refletir o quanto vale manter uma inimizade.
A escrita de Suzanne continua a mesma do primeiro livro - simples, leve e bastante dinâmica! Esse é um pouco mais longo do que os anteriores, mas a leitura passa super rapidamente.
Mais uma vez, temos contato com personagens já conhecidos de outras histórias e também a inserção de novos rostos - todos muito bem caracterizados e contagiantes. É impossível não se apegar aos personagens criados pela autora. Mas aí vai um aviso: ela não perdoa! Como já percebido nos dois volumes anteriores, a autora não tem pena de seus personagens e a morte é uma constante em suas obras (o que é compreensível, já que as profecias sempre os levam a viver aventuras perigosas).
Esse livro, entretanto, tem dois pontos negativos. O primeiro é algo que já vinha desde o primeiro volume: a falta de descrição e caracterização da população do subterrâneo e sua vida cotidiana. Dessa vez, entretanto, eu fiquei ainda mais curiosa - pois há a inserção de uma cientista. Eu queria saber melhor como ela se tornou uma cientista: há faculdade no subterrâneo? Ela estudou por conta própria? A quais equipamentos ela tem acesso? Como não há um intercâmbio de informações com a superfície (ao menos é o que o livro dá a entender em seu primeiro volume), a ciência provavelmente progrediu de maneira bem diferente no subterrâneo. Eu realmente queria que a autora tivesse explorado melhor esse ponto.
E o segundo ponto negativo é algo que não havia acontecido nos demais livros - um não-final. Quem acompanha o blog sabe o quanto livros sem uma finalização bacana me desagradam. Nesse terceiro volume, a autora dá uma finalização à obra, como havia feito com os volumes anteriores, até a última frase - que consegue matar qualquer um de raiva. Como assim agora eu vou ter que esperar meses até o próximo? Ainda bem que o quarto livro já está programado para ser publicado em agosto.
Gregor e a Profecia de Sangue é uma aventura imperdível - que dá continuidade à série Crônicas do Mundo Subterrâneo de maneira sublime - mal posso esperar pelos dois próximos volumes.

PS: Uma citação no livro me chamou muito a atenção.
"Era uma piada na família, agora. Quanto tempo Gregor passava no banheiro."
Não sei se foi intencional, por parte da autora, mas eu achei muito divertido. Gregor passa muito tempo no banheiro por causa da profecia - que ele fica lendo no espelho. Mas, é fato, garotos da idade de Gregor (onze anos) passam muito tempo no banheiro por outros motivos - eles estão descobrindo seu próprio corpo.
Será que a autora estaria ajudando os garotos a descobrir uma desculpa para o tempo que passam no banheiro? Além de, ao mesmo tempo, dar essa desculpa às garotas - que nem mais perguntariam aos seus irmãos.
Achei essa passagem muito divertida.

PS2: Nesse terceiro volume, a bolota vermelha não está impressa na capa - é apenas um adesivo. Ainda não decidi se vou retirá-la ou não (já que nos dois primeiros volumes ela é impressa). Clique aqui para ver a capa com a bolota vermelha.

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


14 comentários:

  1. Oi, Nanie.

    Felizmente, você surtou tanto quanto eu na frase final Eu quis morrer quando li, porque isso é uma coisa que não aprecio em séries, devido à ansiedade da espera pelo próximo volume.

    Também ri nessa cena dele no banheiro. Foi hilária!

    Queria muito que a autora aprofundasse mais sobre esse universo.

    Já vi que vou continuar sofrendo com as mortes como na saga do Harry Potter! Maldade isso, né? Personagens a quem me apego sempre tem esse final. Não acho justo! rs.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Carlinha, como não surtar com esse final?! Acho que é impossível - muita maldade da autora!


    A cena do banheiro é ótima, né?! hahahah


    Esse é o único defeito real do livro para mim - eu queria mesmo saber mais sobre o subterrâneo - uma pena que a autora não entre em detalhes ><


    É muita morte, né?! hahahaha Ela não tem dó dos personagens a quem nos atamos...


    Estou ansiosa pelo próximo \o/

    ResponderExcluir
  3. Morri de rir com "a capa com a bolota vermelha". kkk Lembra na Bienal? Nós duas revirando o estande da Objetiva p/ conseguir o livros da promoção sem a "bolota vermelha"? rsrs
    Eu quero ler essa série, mas não minha prioridade no momento.
    BJs

    ResponderExcluir
  4. Oi Nanie!

    Só você para achar isso na leitura!

    hahahah

    Adorei!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Esse livro, ou melhor, a série tem cara de ser bem divertida com essa mistura entre seres... hahaha
    Gostei dessa desculpa do banheiro... hahaha

    ResponderExcluir
  6. Danielle, sim, são muitos seres diferentes, mas que, na verdade, são seres do nosso cotidiano - como morcegos, ratos, baratas, formigas, vagalumes, etc - só que gigantescos. hahahah
    As aventuras de Gregor são muito divertidas! Eu adorei essa série =)


    Ah, a desculpa do banheiro é ótima, né?!

    ResponderExcluir
  7. Carla, mas não é assim? Meninos dessa idade gostam bastante de um banheiro por outros motivos - eu fiquei pensando se teria sido intencional por parte da autora (e acho que foi sim - ela não teria feito isso sem querer).

    ResponderExcluir
  8. Hérida, lembro disso! ahahha
    O pior é no caso dos dois primeiros livros da série - a bolota vermelha é impressa na capa O.o Terrível.
    A série é bem infantil, mas uma delícia de ler.

    ResponderExcluir
  9. Oin, tava lendo sobre essa série esses dias, super fofa!


    tem promoçao no blog da uma passadinha? modaeeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Amiga!!! vc amou mesmo essa série!!
    Devorou os três livros de uma só vez!
    Não li a resenha pq não quero descobrir nadinha antes da hora, mas vi que vc deu 4,5 estrelas.
    Não vejo a hora de ler.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Conheci essa série muito antes de "Jogos Vorazes", mas nunca consegui comprar porque vivia indisponível. Agora graças ao sucesso de JV a Galere Record resolveu dar atenção a ela. Só que com o lançamento do quarto livro resolvi esperar para comprar e dependendo da previsão do quinto livro vou esperar. Assim como a série toda. Li sua resenha pelo email que recebo e sou meio maluca, arrisquei spoilers assim mesmo. Não encontrei spoilers para falar a verdade. Acho que viciei nessa de ler livros infanto juvenis. Mais para crianças de 8 a 13 anos... Aliás vivo procurando livros dessa faixa etária. :) Enfim. Ótimas as resenhas da série. ^^

    ResponderExcluir
  12. Rê, eu pretendia dar um espaço maior entre as leituras - mas é meio complicado, viu?! hahaahha São ótimos *-*
    Os três livros da série são muito bons, só não atingem a nota máxima porque eu senti falta de que a autora desse alguma ênfase para o mundo subterrâneo - só isso ^^
    Você vai adorar a história quando a ler ^^

    ResponderExcluir
  13. Yasmin, eu também! Aliás, ainda nem li Jogos Vorazes >< hahaha mas essa série já estava nos meus desejados há um tempinho - só que, como você, eu nunca conseguia comprar!
    Olha, vale mesmo a pena esperar... hahahah o final do terceiro livro é de matar de curiosidade pelo quarto! Eu estou me coçando para que saia logo =D E espero que o quinto também não demore muito ^^
    Então, tem spoiler porque fala alguma coisa do que aconteceu no livro anterior. Não é nada grave, mas ainda assim é spoiler ^^ Eu gosto de prevenir porque leitores chatos como eu, acham que até contar que o personagem principal espirra na página 200 é spoiler :) ahahahha
    Eu sou DOIDA com livros infanto-juvenis - acho incríveis e me divirto demais lendo ^^ Também estou sempre a procura por esse tipo de leitura!

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥