quinta-feira, 10 de maio de 2012

Gregor, O Guerreiro da Superfície, de Suzanne Collins

Gregor, O Guerreiro da Superfície, de Suzanne Collins
Galera - 300 páginas
Uma deliciosa aventura que irá levá-lo a conhecer o mundo subterrâneo e seus admiráveis moradores.




Título: Gregor, O Guerreiro da Superfície
Título Original: Gregor, The Overlander
Autor: Suzanne Collins
Tradutor: Edmo Suassuna
Editora: Galera Record
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2003
Nº de Páginas: 300
Série: Crônicas do Mundo Subterrâneo - Vol. 1
Comprar Online: Saraiva / Submarino

Sinopse:
Gregor era a única criança de sua idade que não havia ido para o acampamento. Aliás, todas as crianças entre 4 e 14 anos tinham partido. Gregor havia ido em outros anos, mas dessa vez ele precisava ficar para cuidar de Boots, sua irmãzinha de apenas dois anos. Ela ainda não tinha idade suficiente para ir para o acampamento e a mãe precisava trabalhar. O pai do garoto, infelizmente, havia desaparecido há mais de dois anos, inexplicavelmente. Dessa forma, mesmo tendo apenas 11 anos, o menino ficaria encarregado de olhar a pequena.
As férias seriam um tédio.
Ao menos, era isso o que Gregor pensava. Até que um duto de ventilação na lavanderia do prédio engoliu as duas crianças, levando-os ao mundo subterrâneo. Um lugar inacreditável, onde eles encontraram insetos gigantes e humanos de olhos violetas, que tinham sua própria cidade construída debaixo de Nova Iorque. Gregor fica preocupado com a mãe e logo quer voltar para casa, mas essa viagem de volta não será nada fácil, pois reserva ao garoto muitas aventuras e surpresas.

O que eu achei do livro:
O máximo!
Vou já agora começar a minha peregrinação por lavanderias que fiquem no subsolo de prédios e me certificarei procurar por dutos de ventilação. E, caso eu encontre, farei vígilias por lá - até que sinta uma corrente de ar que me leve para o mundo subterrâneo! Posso sonhar, né?!
Eu nunca havia lido nada de Suzanne Collins, então esse livro foi o meu primeiro contato com a escritora e eu adorei o que encontrei! A escrita de Suzanne é bem simples, ideal para crianças que adoram aventuras. O livro não é muito longo e a leitura é bem rápida, com um ritmo dinâmico.
Gregor é um garoto comum, o que torna a identificação não só possível, mas certa! Eu nem sou um garoto e pude me "a" Gregor (acho que se eu tivesse onze anos, eu esperaria por uma carta, ou uma camisa laranja ou ainda um duto de ar! Um dos três, certamente, aconteceria). Suzanne Collins leva o leitor a se sentir na pele de seu protagonista e viver intensamente a aventura! E não é só Gregor que é bem construído - eu fiquei verdadeiramente impressionada com Boots, que apesar de ter apenas dois anos é a personagem mais encantadora do livro e trava diálogos hilários. A autora conseguiu construir diálogos bem realistas para Boots, passando a impressão de um bebê que está apenas aprendendo a construir frases.
O mundo subterrâneo criado, entretanto, não foi tão bem explorado. Somos apresentados a algumas criaturas - não diferentes das que já conhecemos: são ratos, baratas, morcegos, aranhas, exceto pelo tamanho (são sempre enormes), mas senti falta de que o mundo fosse melhor explorado. Espero que nos próximos volumes a autora conte maiores detalhes sobre o cotidiano dos moradores do submundo, afinal de  contas, eles já estão distantes da civilização da superfície há muitos anos e não tem várias das facilidades do mundo moderno, além de não contarem com sol e chuva. Eu fiquei muito curiosa para saber maiores detalhes sobre essa nova maneira de se viver.
A minha edição é desse ano, uma nova edição lançada pela editora Galera e, portanto, tem uma bola vermalha na capa onde está escrito "Da autora de Jogos Vorazes (Hunger Games)". É a coisa mais feia do mundo. Eu particularmente detestei essa adição à capa, que é tão bonita! Se fosse um adesivo, eu já acharia ruim, por marcar a capa, mas é ainda pior: a bolota vermelha é impressa. Eu não tenho a 1ª edição para comparar, portanto não sei dizer o que mudou, mas já que foi lançada uma nova edição eu senti falta de que o livro fosse revisado de acordo com a nova ortografia. Achei que nunca iria me acostumar à ideia de que ideia não teria mais acento, mas agora o acento já me parece errado e eu ficaria mais satisfeita com um livro com a nova ortografia.
Uma das coisas que mais me agradou foi o final do livro! Quando Gregor... brincadeira! Eu não vou contar o final. Apesar de ter gostado bastante do que aconteceu, tampouco foi isso o que realmente me chamou a atenção. O final do livro é realmente bastante fechado - daquele tipo que poderia fazer com que Gregor, O Guerreiro da Superfície fosse um livro único e não parte de uma série. Claro que há ganchos para uma continuação, mas todo o arco dessa primeira história foi fechado e isso sempre me agrada muito em livros.
A série Crônicas do Mundo Subterrâneo conta com cinco volumes lançados, mas somente três foram traduzidos para o português. A editora Galera Record já prometeu o lançamento do quarto livro para a Bienal de São Paulo desse ano e o quinto também não deve demorar. Eu já estou com o segundo e o terceiro aqui em casa e espero ler logo, pois quero reencontrar Boots, Gregor e outros personagens que me encataram bastante!

PS: Como toda mulher que se preze, não sou uma grande fã de baratas. O livro não me deixou fã desses insetos nojentos (desculpem, baratas, vocês são nojentas), mas acho que nunca mais vou conseguir matar uma.

PS2: Como eu falei na resenha, o meu exemplar é a segunda edição, que vem com uma bolota vermelha impressa na capa. Clique aqui para conferir essa versão da capa.

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


33 comentários:

  1. Oi Nanie!

    "Vou já agora começar a minha peregrinação por lavanderias que fiquem no
    subsolo de prédios e me certificarei procurar por dutos de ventilação"

    hahahaha

    Só você!

    Já vou avisando, você e Carlinha são malvadas por fazer com que eu passe vontade com o livro hahaha

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Ká, vai que eu acho uma entrada, né?! hahahahah Não posso perder essa chance :)

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Nanie!


    Até
    pouco tempo atrás, eu achava que “Jogos Vorazes” fosse o livro de estreia da
    Suzanne. Engraçado que nunca procurei saber...


    Eu
    não me interessei TANTO pelo sinopse, mas por ser um livro de aventura e
    fantasia, quando tiver a oportunidade, farei a leitura.


    Nanie,
    você não quis ler “Jogos Vorazes”? Por quê? (#curiosidade)





    Abraços,


    Jonathan
    Henrique


    @Jonathan_HGF

    ResponderExcluir
  4. Que gracinha parece ser esse livro!
    Suzanne fazendo sucesso na cola de Jogos Vorazes.
    Vc falou da Boots juro que lembrei da Sunny, sabe né, de Desventuras, embora esta última seja ainda mais nova.


    Bjus


    Nâna

    ResponderExcluir
  5. Oi, Jonathan =D
    Ah, isso eu já sabia porque a série Gregor já estava nos meus desejados há um tempinho >< hehehe
    Esse é um livro indicado para quem curte histórias infanto-juvenis - aventuras com crianças. Se você gosta disso, certamente irá curtir o livro ^^
    Não é que eu não queira ler Jogos Vorazes... é que eu ainda não tenho os livros >< hahahaha

    ResponderExcluir
  6. Ei Nanie,


    Os meus ainda não chegaram, eu amei a Trilogia JV e estou doida para ler este também, embora sejam completamente diferentes.
    Adorei o enredo, pena isto que vc falou do mundo não ser bem desenvolvidos. Mas deve ser bem melhor que Túneis, que tbm é no subterrâneo e eu não gostei.
    Curiosa para saber sobre as baratas hehehe.


    beijos

    ResponderExcluir
  7. Ariana, o livro é uma graça mesmo :) E na verdade, esse livro veio antes de Jogos Vorazes >< hehehe
    A Boots é uma graça! E consegue ser ainda mais cativante do que a Sunny, justamente porque ela já fala >< É sempre bem engraçadinha ^^

    ResponderExcluir
  8. Nanda, eu não conheço a trilogia Jogos Vorazes, então não tenho como comparar... mas imagino que seja bem diferente, porque Gregor é um livro para crianças e não é pesado!
    O mundo é pouco desenvolvido, eu gostaria de ter conhecido mais detalhes >< Ainda assim, entretanto, a história é ótima!
    Ah, as baratas ><

    ResponderExcluir
  9. Então, leia Jogos Vorazes porque é muito bom! Quero resenha, viu? Hihihihihihi. =)

    ResponderExcluir
  10. Oi, Nanie!
    Duas coisas que não me agradaram logo de cara, primeiro a capa, ok, vai tratar dos subterrâneos, mas a capa não é nada chamativa e não leria por ela. Outra, como vc colocou, a tal 'bola vermelha', isso é de chorar num livro, né? Horrível.
    Acho que não me senti muito tentada a ler este livro. Apesar de gostar muito de aventuras, essa não me despertou uma vontade incontrolável de lê-la. Não quer dizer que não vá ler e quem sabe até gostar. Pela sua resenha, vou dar uma chance a ele de me conquistar... rs
    Beijos


    p.s.: ODEIO baratas e aranhas... rs

    ResponderExcluir
  11. Jonathan, pode deixar que eu ainda vou ler =D Mas primeiro vou ter que comprar >< hahahha
    E eu sempre faço resenhas dos livros que leio aqui no blog =)

    ResponderExcluir
  12. Rose, essa capa realmente não é muito chamativa... eu até gosto dela, mas não foi por ela que eu me interessei pelo livro também não. Essa bolota vermelha só está presente na segunda edição, então é provável que você consiga comprar o primeiro volume sem ela ^^
    Então, se você não gosta de livros infanto-juvenis, não vale a pena ler esse não. Mas se você é fã do gênero, daí vai gostar com certeza. O estilo "eu sou um garoto normal até que descubro que não" é imperdível =)

    ResponderExcluir
  13. Ah, você não irá mais odiar as baratas (apesar de que não achá-las nojentas é um pouquinho demais) >< heheh
    Por outro lado, acho que não vai melhorar muito sua opinião quanto às aranhas não =D haahhaha

    ResponderExcluir
  14. Ai que legal...
    Não gostei da capa!
    Gostei do livro!
    rs
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Sthéfanie, você não é a primeira que diz que não gostou da capa >< hahahah eu não a achei tão ruim assim (exceto pela bolota vermelha, ela sim é mais do que péssima).
    A história é ótima e super vale a pena!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Nanie.

    Assim como você este é o primeiro livro da autora que leio e estou fascinada com esta série.

    Hoje termino de ler o terceiro. Menina estou com o coração na mão. Já chorei muito até agora, mas também ri muito com Boots e Ripred que são hilários.

    No segundo tanto os personagens quanto esse uinverso é mais explorado e você vai amar e a narrativa é mais ágil e surpreendente a cada capítulo.

    Quanto às capas, concordo com você. Também achei horrível esse selinho impresso. Acredita que elas não me chamaram a atenção?! Por isso, nunca devemos julgar um livro pela capa, porque o enredo é fascinante.

    Depois, quero saber suas impressões a respeito dos outros volumes. Já postei o do segundo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Carlinha, estou ansiosa para ler os próximos volumes *-* Espero gostar tanto quanto você \o/


    Ah, é uma pena... as capas não são mesmo muito bonitas e essas bolotas atrapalham ainda mais ><


    Pode deixar que vou postar as resenhas aqui tão logo leia os livros =) Ah, depois passo lá no seu blog para conferir a resenha do segundo ^^

    ResponderExcluir
  18. Eu li a resenha desse livro no Sonho de Reflexão e adorei...
    E você agora me pareceu ainda mais entusiasmada!!! =D
    Não gostei da capa, com ou sem bolinha vermelha, achei sem graça... não sei bem se a culpa é da fonte... mas enfim... apesar de ter baratas... argh tenho pavor delas... ou melhor, tenho nojo... tanto é que eu evito matar p/ não ter que ver coisas... hahaha
    Daí fico imaginando uma garotinha de dois anos em meio a esses bichos e sem se incomodar??? Essa Boots é uma nova geração de garota!!! hahaha
    Gosto muito de livros de fantasia, e acho que apesar dos personagens asquerosos eu gostarei da leitura!!!

    ResponderExcluir
  19. Ah, as resenhas da Carla Fernanda são ótimas *-*
    As capas realmente não são muito chamativas (embora fiquem ainda mais feias com as bolotas vermelhas ><), mas a aventura é o máximo :)
    E a Boots não só não se incomoda com as baratas, como... bem, leia ^^ hahhahaha
    Vale muito a pena :)

    ResponderExcluir
  20. Oi Nanie!!!
    Eu já queria ler esse livro..agora então...
    Não sabia que vc não tinha lido Jogos Vorazes....mas voltando ao livro...eu tb iria, ou melhor vou, ficar chateado com essa história da capa. Acho que a autora já fez sua fama e todos que leram Jogos Vorazes sabem quem ela é, não precisam dessa referência.
    Com certeza vou tentar comprar o meu o mais rápido possível.
    bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi, Danielle e Nanie.

    É porque vocês ainda não leram o terceiro!

    A Boots me deixou de cabelos em pé com certas criaturas, que eu sairia correndo *fugindo para as montanhas*. Se não fosse o Ripred... não sei o que seria dela. [risos].

    Só garanto que o final me deixou ansiando por mais. ^^

    Também tenho pavor de todos esses bichos... ECA!

    ResponderExcluir
  22. Ai, Carla Fernanda e Danielle CGA Souza , eu estou super ansiosa para ler os dois próximos volumes!
    A Carlinha fica falando do quanto eles são bons e eu quase não me aguento >< hahahah ainda bem que já estou acabando WondLa e vou pegar o segundo de Gregor logo em seguida ^^

    ResponderExcluir
  23. Rê, não li Jogos Vorazes >< hahahha Sou uma raridade hoje em dia!
    Então, eu acho que a editora até poderia informar - com um adesivo (de preferência no plástico que envolveria o livro), mas impresso? Ah... fica feio demais >< hahahah

    ResponderExcluir
  24. Eu gostei da resenha e olha que eu não estava dando nada pelo titulo, mas não se deve julgar o livro pelo nome. hauhauauha.
    Piada feia.
    Mas gostei mesmo do livro e deu vontade de ler...

    ResponderExcluir
  25. Suellen, sério que não gostou do título? A capa é até que feiinha mesmo, mas o título é bacana =)

    ResponderExcluir
  26. Sim. Eu gostei do titulo, mas a capa é feia mesmo. huahuahuah

    ResponderExcluir
  27. Suellen, a capa realmente não é lá grandes coisas né?!
    Mas a história é sim - estou lendo o segundo agora e amando *-*

    ResponderExcluir
  28. Suellen, não vai demorar (acho que até sexta consigo postar) =D

    ResponderExcluir
  29. Eu li a resenha e não comentei é isso mesmo? Tomei um susto quando não achei meu comentário aqui. Que coisa estranha, jurava que tinha comentado que vou ficar de olho nos dutos de ventilação também. Meu único medo é dar de cara com uma barata enorme. #Pavor
    Fiquei imensamente curiosa sobre Gregor e Boots quero conhecê-los.
    Percebe-se que você realmente ficou irritada com a bolota vermelha na capa, eles realmente mandaram mal nessa.
    Espero que o fato de você ter curtido a escrita da Suzanne te motive a ler Jogos Vorazes o quanto antes.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  30. Nani, eu sempre faço isso >< hahahaha tenho a sensação de que comentei e depois não acho meu comentário ><
    Se você for para o subterrâneo, as baratas gigantes estarão por lá (mas elas são uma das coisas mais legais do subterrâneo *-*).
    A bolota vermelha me irritou muito mesmo - porque é feia demais O.o Mas Boots e Gregor (e os outros personagens) valem muito a pena *-*
    Sim, eu já estou gostando bastante da escrita de Suzanne Collins! Só que Jogos Vorazes ainda está meio carinho, né?! hahah Eu preciso de uma promo para poder comprar :)

    ResponderExcluir
  31. Passando rapidinho e deixando apenas uma pensamento meu a você: Sua devoradora de livros, não consigo acompanhar nem metade das resenhas hahahaha


    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Bruna, eu nem tenho lido tantos livros >< hahahah

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥