segunda-feira, 28 de maio de 2012

Garotas de Vidro, de Laurie Halse Anderson

Garotas de Vidro, de Laurie Halse Anderson
Novo Conceito, 269 páginas
Um livro que vai estraçalhar o seu coração ao mostrar uma realidade de dor e sofrimento.



Título: Garotas de Vidro
Título Original: Wintergirls
Autor: Laurie Halse Anderson
Tradutor: Ana Paula Corradini
Editora: Novo Conceito
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2009
Nº de Páginas: 269
Comprar Online: Saraiva

Sinopse:
Lia achava que não era boa em nada. Não era a melhor aluna, nem a melhor nos esportes, nem mesmo a mais bonita. Então ela decide que seria a mais magra.
Depois de um acidente de carro, no qual a menina passa mal por falta de nutrientes, ela se vê internada em uma clínica. E sua melhor amiga, Cassie, se afasta.
Seis meses depois, Lia está morando com os pais, mas tem uma recaída. E a situação piora quando a melhor amiga, com quem não falava há seis meses, morre sozinha em um quarto de motel depois de tentar ligar para Lia 33 vezes.
Agora Lia será assombrada pelo fantasma de Cassie e pelo fantasma da anorexia.

O que eu achei do livro:
Garotas de Vidro é um livro perturbador. Enquanto acompanha Lia, a protagonista e narradora da história, o leitor sofre muito.
A escrita de Laurie Halse Anderson é bela, poética e dolorida ao mesmo tempo! Bastante fluidia e agradável, a narrativa da autora não pode, entretanto, ser considerada simples. Abusando de recursos estilísticos - como riscar palavras, suprimir espaços e letras maiúsculas, a autora consegue passar todo o sofrimento, as dores e as dúvidas que infligem a jovem Lia. A leitura desse livro é difícil não porque Laurie escreva mal, mas justamente porque ela escreve bem demais e o sofrimento de Lia passa para o leitor.
Os personagens são muito bem descritos e criados! Fiquei impressionada com o realismo que a história passa - não apenas nas características de cada personagem, mas principalmente pela profundidade dos relacionamentos entre eles.
Dessa vez a Novo Conceito acertou em cheio! A capa do livro é maravilhosa, a diagramação é linda, revisão e tradução estão muito boas. E o mais importante: a história é excelente!
Ainda sinto o meu coração apertado enquanto escrevo essa resenha. A autora pega o coração do leitor, aperta, torce, joga no chão e pisa em cima, pica em pedacinhos bem pequenos, joga na água fervente e congela. Por fim, ela tritura.
Lia é apenas uma menina, tem 18 anos, mas passa por uma delicada fase de sua vida. O mais interessante é que diferente da maioria dos livros para adolescentes esse não foca na vida escolar da protagonista, mas justamente em seu distúrbio alimentar e nos problemas que enfrenta na família. Aí está um livro que as adolescentes deveriam ler - talvez conseguisse mostrar que o que enxergamos nem sempre corresponde à realidade e que a melhor maneira de lidar com um problema é encarando-o.
Durante a leitura eu não conseguia deixar de pensar que a autora não iria conseguir dar uma boa finalização para o livro. Não teria como - ou o final ficaria ruim ou seria triste. Não vou dizer se o final é uma dessas duas coisas, mas é perfeito - a autora soube como conduzir a história.
Garotas de Vidro é um livro bem escrito, uma história envolvente! Um drama dilacerante, pungente, que você não irá conseguir largar antes de chegar ao final.

PS: Três páginas, particularmente, foram muito difíceis de ler e me mostraram o quanto esse livro é incrível: 30, 181 e 212. Não as leia antes de chegar lá durante a leitura do livro. Mas preste atenção quando alcançar esse ponto.

Nota: 








Dificuldade de leitura: 


39 comentários:

  1. Vou pegar o livro, marcar as 3 páginas para poder prestar bastante atenção!


    Comecei a ler na sexta mas infelizmente nem cheguei a página 10, tive
    que sair, e o fim de semana foi corrido, hoje retomo a leitura que como
    vc disse em off, é meu número!

    ResponderExcluir
  2. Leninha, você vai adorar esse livro! Mas prepare-se, é duro acompanhar os pensamentos de Lia.

    ResponderExcluir
  3. Rafaella, esse é o primeiro livro que leio com essa temática! Lia não sofre de bulimia, mas sofre de anorexia e alguns outros problemas que são explorados durante o livro.
    É uma história muito dura! Eu não cheguei a pensar em parar de ler, porque a autora escreve bem demais e envolve o leitor na leitura de forma que não dá para parar. Mas é um livro que dói.

    ResponderExcluir
  4. Hum, que história densa!


    Fiquei com vontade de ler quando vi você falando no Twitter, mas agora não sei. Estou lendo um livro com outra temática, mas que está me perturbando de maneira semelhante, creio eu - e quando terminar, acho que vou querer uma distância de leituras perturbadoras por um tempo. Bom, se tiver a chance, eu aproveito a leitura!


    E fico feliz em saber que a NC caprichou em aspectos em que deixou a desejar em alguns livros. Errar é algo que acontece, mas insistir no erro, como diz o povo, é burrice. E tem editora por aí que adora insistir nos erros.


    bjs!

    ResponderExcluir
  5. Lilian, a editora realmente acertou dessa vez - o livro está muito bom!
    Essa história é pesada mesmo... se você acabou de sair de outra história densa, talvez seja uma boa ideia dar um intervalo antes de encarar Garotas de Vidro. Porque o livro é ótimo, mas acaba com a gente ><

    ResponderExcluir
  6. Estou bem curiosa para saber como será essa trama toda, e se você deu uma nota alta, é que o livro é realmente bom.


    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Annanda, o livro é intenso e triste, mas é muito bom!

    ResponderExcluir
  8. Bruna, eu adorei a história! Achei sensacional a narrativa da autora, o tema abordado e sofri muito com a protagonista.

    ResponderExcluir
  9. Virginia de Oliveirasegunda-feira, 28 maio, 2012

    Nossa do jeito que você disse a autora deve ter sido bem cruel, quero ler esse livro e conhecer essa história tão perturbadora e perfeita ao mesmo tempo. Gostei muito de sua resenha Nanie, eu acho muito difícil explicar as minha emoções depois de ler um livro mais você conseguiu fazer isso na sua resenha.

    ResponderExcluir
  10. Livros com essa temática geralmente são difíceis de ler. A minha última leitura foi Diários da Anorexia e o livro é composto por fragmentos do diário de Tara e sua mãe que se viram batalhando contra a bulimia e anorexia da menina. Tinha momentos que eu pensava em abandonar a leitura, pois era muito forte e me imaginar invadindo a vida de Tara acabava me deixando com peso na consciência. Mas pretendo ler Garotas de vidro, já vi muitas resenhas e sem dúvidas a sua foi a que me deixou com mais vontade de ler. Parabéns,
    Beijos,
    Rafa
    [Comentário editado conforme Termos de uso do blog Nanie's World]

    ResponderExcluir
  11. Virginia, a autora foi cruel, mas porque o assunto é cruel! Pense em uma adolescente de 18 anos com apenas 45 quilos e ainda querendo emagrecer... não é normal!
    O livro é muito bom... só lendo você vai conseguir entender o quanto a autora consegue machucar o leitor.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Nanie.

    Acho que este livro será minha próxima leitura.

    Depois de duas frustrantes seguidas, estou meio desanimada, viu?

    Fico feliz em saber que o enredo conseguiu te perturbar. Adoro livros que trazem este tipo de sentimento.

    Um que mexeu muito comigo foi "A Filha da minha Mãe e Eu", devido a uma cena bem forte que me chocou, mostrando o que uma mãe é capaz de fazer por um filho. Isso consta na pág. 180.

    Fico feliz em saber que a Novo Conceito está aprimorando os novos lançamentos em questão de publicação, revisão e diagramação, o que só temos a agradecer.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Com certeza vou. Adoro livros que focam na realidade nua e crua de muitos.
    Temos os gostos muito parecidos, né?

    Quanto ao segundo, estou começando a resenhá-lo agora. Você vai gostar, mas não espere uma história, porque a narrativa é do cotidiano da personagem, mas é leve e envolvente a cada página com revelações bombásticas! Se prepare!

    Se eu conseguir terminar, publico amanhã. ^^

    ResponderExcluir
  14. Carlinha, acho que em diversos aspectos os nossos gostos são mesmo muito parecidos ^^
    Ah, que bacana! Vou ficar esperando a resenha ^^ Antes de ler esse eu quero ler O Clã dos Magos e As Escolha ^^ hehehehe Então, de qualquer forma, vai demorar um pouquinho ><

    ResponderExcluir
  15. Ahhh que malvada. Claro que eu vou pegar as três páginas para ler antes, hahaha


    Babi = a pessoa mais curiosa do planeta.


    Nanie, confesso que pulei a resenha e fui direto para as estrelinhas porque esse é um dos próximos livros da minha pilha e gosto de criar expectativa e, quase sempre, quebrar a cara... =/


    beijocas e saudades

    ResponderExcluir
  16. Não, Babi! Não faça isso >< Pelo menos, a última das três páginas... se você ler vai estragar um dos mistérios do livro...
    Ah, você vai adorar, com certeza! O livro é muito bom =)

    ResponderExcluir
  17. Agora fiquei feliz :)
    Estava super ansiosa por uma resenha desse livro, pois estava com um pezinho atrás apesar de ter gostado da sinopse.
    Adorei o esmaga, torce, joga água quente e tritura! rs
    Adoro livros assim.


    bj

    ResponderExcluir
  18. Acredito em você quando diz que o livro é ótimo, mas volto a dizer que não conseguiria lê-lo agora. Sou muito a favor de que o tema seja abordado e chegue ao público alvo, no entanto é pesado demais para mim. Talvez por ter noção desta realidade devido a minha área profissional, talvez por me apegar demais aos personagens e simplesmente não aguentar vê-la sofrer ou talvez por estar num momento em que desejo me entreter fugindo da realidade... quem sabe?
    Espero um dia ter coragem o suficiente para ler este livro, acho mesmo que vale a pena, mas sei que ele seria daqueles livros que eu leria um vez só, ainda que se tornasse um favorito.
    Adorei a resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Thais, o livro é assim mesmo... cruel com o leitor! É uma história incrível :) Vale muito a pena essa leitura.

    ResponderExcluir
  20. Nani, é pesado demais mesmo... Mas é muito bem escrito!
    Ela não consegue enxergar que está fugindo da realidade.
    Acho que você deveria ler o livro sim... se começar a leitura não irá conseguir largá-lo.

    ResponderExcluir
  21. Ah agora não sei se leio ou não esse livro, sou magro! Mas não sou anorexo (eu acho). Agora não sei se tenho pique pra ler. =|
    Fiquei com vontade de ler as páginas 30, 181 e 212...você não devia ter mencionado elas. =/

    ResponderExcluir
  22. Thiago, o livro trata de anorexia mesmo - não é alguém que quer emagrecer... é algo mtu, mas muito mais grave.
    Essas páginas são densas demais... Mas não as leia antes da hora - principalmente não a terceira delas.

    ResponderExcluir
  23. Uau Nanie! Vou largar o que estou lendo e vou começar a ler esse livro agora mesmo! Que resenha! Já sabia que o livro era um tema delicado, mas nao tão forte. Ótima resenha. beijos!

    ResponderExcluir
  24. Dana, o livro é incrível - eu me apaixonei pela história!

    ResponderExcluir
  25. É, eu sei.
    Você falando só aumenta minha vontade de lê-las =/

    ResponderExcluir
  26. Hum... Quero saber o que tem nessas páginas. E fiquei imaginando como é esse livro. Não tinha curiosidade em lê-lo, mas agora eu quero ler.

    ResponderExcluir
  27. Suellen, esse livro é incrível *-*

    ResponderExcluir
  28. UAU!
    Eu quero ler este livro ontem! rs (sim sou exagerada)... rs

    Adorei a resenha, Nanie!
    Não sabia qual era o tema - não tinha lido nada ainda - e fiquei com muita vontade de conhecer a história!

    Com certeza vai pra minha lista!

    Beijo

    ResponderExcluir
  29. Livia, o livro é muito bem - muito intenso! Eu adorei!

    ResponderExcluir
  30. Uauuu com uma resenha dessa as vendas do livro vão disparar...\o/...realmente Nanie ficou incrível somente pela sua resenha já sei que livro vou ler em breve da NC....\o/...mesmo que ela faça tudo isso com o meu coração eu quero ler, pois ela realmente deve ser incrível. Fazia muitoooo tempo que eu não aparecia aqui, mas quem é vivo sempre aparece =)...\o/....beijokas elis
    http://amagiareal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  31. Não me interessei muito por esse livro e acho que nem vou recebê-lo. Pela capa e a sinopse, eu pensei que fosse algo sobrenatural, talvez se soubesse desde o início do que realmente se trata, eu teria gostado. Já li um livro com tema parecido, é um assunto difícil e pesado, mesmo.

    ResponderExcluir
  32. Elisandra, é sempre bem-vinda!
    O livro é incrível mesmo - eu adorei! E acho que um bom drama tem que fazer isso mesmo, mexer com nossas emoções. Garotas de Vidro é ótimo!

    ResponderExcluir
  33. Cíntia, eu já estava interessada nele antes de recebê-lo, mas não sabia que seria tão intenso! Gostei demais do que li - o livro é incrível! Mas o assunto é mesmo muito pesado, difícil de ser falado. E justamente por isso eu acho que as adolescentes deveria lê-lo!
    Eu me apaixonei pela história - é incrível!

    ResponderExcluir
  34. Cíntia, eu já estava interessada nele antes de recebê-lo, mas não sabia que seria tão intenso! Gostei demais do que li - o livro é incrível! Mas o assunto é mesmo muito pesado, difícil de ser falado. E justamente por isso eu acho que as adolescentes deveria lê-lo!
    Eu me apaixonei pela história - é incrível!

    ResponderExcluir
  35. Aaaah caramba... a capa lindinha e você ainda consegue me deixar maluca de vontade para ler!!!
    Se bem que só pela resenha eu já senti um aperto no coração.... esse livro deve ser mesmo bem tocante...e tb é muito bom saber que a autora é boa no que faz, especialmente se o final é perfeito!!! (seja ele qual for!!!)

    ResponderExcluir
  36. Danielle, o livro é bom demais - excelente! Eu fiquei doida com a história - vale muito a pena conferir =D
    A autora escreve bem demais e consegue nos fazer sofrer junto com a protagonista - é muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  37. Nossa, quando eu vi esta capa eu não fazia ideia de que a história por trás dela poderia ser tão profunda da maneira que você descreveu...
    Parece ser um livro muito forte, emocionante e bonito de ser lido...
    Quem sabe um dia tenho a oportunidade de lê-lo...
    Até ;)

    ResponderExcluir
  38. Milla, acho que muita gente não imagina o que é essa história! É incrível!

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥