segunda-feira, 14 de maio de 2012

Em Busca de WondLa, de Tony DiTerlizzi

Em Busca de WondLa, de Tony DiTerlizzi
Intrínseca, 398 páginas
Uma aventura imperdível de ficção-científica, amor e amizade!




Título: Em Busca de WondLa
Título Original: The Search for WondLa
Autor: Tony DiTerlizzi
Ilustrador: Tony DiTerlizzi
Tradutor: Renata Pettengill
Editora: Intrínseca
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2010
Série: WondLa - Vol. 1
Nº de Páginas: 398
Comprar Online: Saraiva / Submarino

Sinopse:
Eva Nove vive com Mater em um Santuário. O Santuário nada mais é do que um abrigo subterrâneo de onde Eva nunca saiu. Lá ela aprende tudo - até mesmo noções de sobrevivência na selva (através de hologramas), para que, um dia, possa ir para a superfície. Ela nunca viu outra pessoa e não entende por que Mater, sua mãe-robô, não a deixa sair, já que a menina já tem doze anos. Mater acha que Eva não está preparada, afinal de contas ela acabou de falhar em um teste básico de sobrevivência - ainda teriam alguns anos de treinamento.
Ao menos era isso que pensava, até que o Santuário é invadido por um caçador - uma estranha figura que parece estar atrás de Eva.
A menina foge, para tentar salvar sua vida. Agora, fora do Santuário, ela terá que encontrar alguma colônia de humanos para tentar continuar vivendo. Enquanto isso, o caçador não sairá de sua cola. Porém, ela contará com a ajuda de Mater, sua robô-mãe, de Andrílio, um caerulian e de Otto, um urso d'água, companheiros com os quais irá viver uma aventura de tirar o fôlego, capaz de encantar os leitores.

O que eu achei do livro:
WondLável!
Sim, eu inventei essa palavra, mas não consegui encontrar nenhum outra que conseguisse descrever o quanto eu me apaixonei por essa história incrível, maravilhosa, fantástica, imperdível, memorável, encantadora... e eu posso continuar enumerando qualidades aqui que nunca consiguerei alcançar "WondLável", que é tudo isso e um pouco mais!
Em Busca de WondLa ganhou uma fã! Ao abrir o livro "Em Busca de WondLa", prepare-se para entrar em uma aventura sem precedentes.
Tony DiTerlizzi (já conhecido por alguns pela série As Crônicas de Spiderwick, da qual ele é coautor e ilustrados; mas infelizmente ainda não conhecido por mim) é incrível! As ilustrações do autor são muito lindas e dão um encanto especial à história. Todas em duas cores (tons de cinza e tons de verde), ajudam o leitor a visualizar a história, embora, honestamente, Tony seja um excelente narrador e consiga descrever seus personagens e o ambiente à sua volta de maneira bastante perfeccionista. O livro é bastante descritivo, mas a escrita do autor, que narra seu livro em terceira pessoa, é bem simples e muito dinâmica - as quase quatrocentas páginas passam em um piscar de olhos. Eu queria que a leitura durasse ainda mais e tentei ler poucas páginas para poder passar mais tempo em companhia de Eve, Mater, Andri e Otto, mas é tão viciante que eu não consegui largar e meu intuito foi por água abaixo - terminei a leitura do livro bem rapidinho.
Falar sobre o enredo é complicado, por causa de spoilers. Qualquer coisa que eu fale pode estragar as surpresas que o autor vai revelando aos pouquinhos durante a aventura. Devo dizer que achei incrível o final do livro e algumas das revelações feitas! Aliás, o livro acaba com um gancho maravilhoso para os próximos volumes, mas ainda assim tem uma finalização bem feita. Em Busca de WondLa não poderia ser um volume único, mas o autor conseguiu escrever um desfecho muito satisfatório, embora deixe os leitores doidos pelas próximas aventuras (aliás, acho que é essa mesma a intenção, né?!).
O livro tem um mote de ficção-científica que eu adoro encontrar em histórias! Novas tecnologias, novos seres, uma nova realidade. Tudo isso envolvendo uma aventura muito bem desenvolvida, com personagens encantadores. E apesar de ter criado várias coisas "novas", WondLa não é uma delas. Não é o nome do mundo, não é o nome de uma máquina, nem de uma pessoa. Eva encontra em sua casa um papel estragado (em vários sentidos, já que a figura não se mexe e está apagada em vários pedaços) que a deixa encantada. Na foto ela vê uma criança, um robô e um adulto com um chapéu de abas largas, os três parecendo bem felizes (o que ela desejaria muito, já que nunca teve contato com outros como ela) e na foto ela pode ler seis letras "WondLa", as demais estão apagadas. E é por esse nome que ela passa a se referir a esse artefato (no botão de spoiler abaixo, conto o que eu achava que era o artefato, embora não revele o que ele de fato é).
Eu fiquei muito satisfeita com a edição da Intrínseca - que lançou com a mesma capa do original (embora tenha escolhido colocar a citação de Rick Riordan, originalmente no segundo livro da série, no lugar da de Suzanne Collins, o que para mim foi muito mais interessante, já que adoro Rick Riordan e ainda estou conhecendo Suzanne Collins) e com todas as ilustrações do original em duas cores - um trabalho muito lindo! Alguns tropeços na revisão do livro, o que incomoda um pouco, mas não tirou o brilho dessa história maravilhosa (espero que a editora refaça a revisão em uma segunda edição).
Um dos melhores livros que já li na minha vida, "Em Busca de WondLa" é uma história incrível, com personagens maravilhosos e escrito de maneira magistral! Para agradar crianças, adultos, caerulians e até mesmo robôs.
Assim como Rick Riordan, eu mal posso esperar para ler os próximos livros e descobrir mais sobre Eva, Andrílio e o mundo no qual eles vivem!

PS: Como colocar defeito nesse livro? Quase não tem como. Tirando os pequenos e poucos erros de revisão, o resto é perfeito: da história à edição!
O maior problema na revisão do livro, a meu ver, está logo numa das primeiras páginas, onde o autor fala da "WondLa-Vision", um recurso de realidade aumentada disponível no site da série (clique aqui para acessar). A brincadeira é muito divertida (claro que eu testei) e quando você utiliza as três chaves contidas no livro, o mapa interativo mostra toda a jornada de Eva Nove e seus companheiros por Orbona.
Qual o problema da versão brasileira? Os números de páginas não foram atualizados! Ainda bem que o autor explicava em um vídeo disponível na página da série quais eram as ilustrações e aí eu pude encontrá-las para curtir o WondLa Vision.
Portanto, leitor, quando ler na página 5 do seu livro a informação sobre o WondLa Vision dizendo para utilizar as ilustrações das páginas 123, 277, 433 (antes de procurar o que tinha nessas páginas, eu já sabia que estavam erradas - já que o livro não tem 433 páginas), saiba que elas estão na verdade nas páginas 113, 237, 361. Divirta-se com a história, com o mapa interativo e com o jogo que pode ser encontrado na página da série (é um jogo de encontre os erros, mas como é com as imagens que abrem cada capítulo, não acho que seja uma boa ideia jogá-lo antes de ler o livro).

PS2: Descobri que existe um site para a série em português! No site da série em português (clique aqui para acessar) você encontrará uma errata da editora explicando o equívoco e também o link para ativar o WondLa Vision. A página da série em português também contém um link para a leitura gratuita do primeiro capítulo do livro.
Acho que agora é certeza que em uma segunda edição, a editora consertará esse erro de numeração.


Só mais um aviso! Eu não vou contar o que é o WondLa, mas por falar sobre a minha suspeita eu posso acabar te auxiliando a descobrir do que se trata. Portanto, se você, como eu, não gosta de saber de nada sobre o livro, não será uma boa ideia ler as próximas linhas.
Aviso dado.

Quando vi a descrição do WondLa, achei que poderia se tratar de Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland, em inglês). Mas daí eu me deparava com dois problemas: o que um robô estaria fazendo na capa desse livro? Minha resposta: poderia ser uma versão futurista da capa. O que, então, estaria fazendo aquele L maiúsculo no meio do título? Aí você me pegou, era por isso que era improvável que meu palpite estivesse certo. O caso é que, ao menos, me ajudou com a pronúncia!

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


37 comentários:

  1. Oi Nanie!

    Pronto! Agora vou ter que comprar o livro ¬¬"

    Assim não dá! Eu já gastei demais ahahahah

    Brincadeiras a parte, esse era um dos livros que estava curiosa para saber como era. Sua resenha fantástica colaborou com a minha vontade de ler kkkk

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Carla, esse livro tem o preço um pouco salgado, mas vale cada centavo - é um livro incrível *-*
    Eu sou ultra suspeita para falar, já que o autor me fisgou de jeito >< Estou apaixonada por WondLa!

    ResponderExcluir
  3. Que massa! E pensar que olhando a apa eu não dava nada pelo livro, verdade.
    Mas lendo a sua resenha dá pra ver que eu estava totalmente errada o livro deve ser incrivel.

    ResponderExcluir
  4. Como assim o melhor livro que vc já leu???
    Agora eu quero o meu para ontem.
    Isso não se faz...só para te deixar de castigo, vou dizer que uma parte do seu mimo está pronta, mas vou demorar MUITO para enviar, kkkk
    Sério, sua resenha ficou perfeita. Você conta tudo sem ao menos contar nada. Nos deixa loucas para conhecer os personagens, a história e principalmente descobrir o que é WondLa.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Rê, não chegou a tomar o lugar de "Coração de Tinta" como meu livro preferido, mas com certeza está entre os melhores livros que já li - é incrível *-*
    Quem gosta de infanto-juvenil e ficção científica vai cair de amores por esse livro, como aconteceu comigo - porque é maravilhoso demais *-*
    Ah, que maldade >< hahahahaha Estou curiosa para saber qual será meu mimo ><

    ResponderExcluir
  6. Karolyne, quando eu vi a capa, também torci o nariz. Mas quando eu li a sinopse, eu me encantei *-* Quando olhei o site da série (que mostra algumas ilustrações), eu soube que precisava do livro! E depois que eu li, virei fã *-*

    ResponderExcluir
  7. Ai que máximo ! Acho que meus filhos vão adorar :-) Fiquei empolgada aqui com a sua resenha rsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Luka, acho que seus filhos vão adorar mesmo! E você também >< hehehe

    ResponderExcluir
  9. Eu achei bem interessante... e gostei da nova palavra, apesar de lembrar do Willie Wonka... por causa do WondLA.... =)
    Amei a resenha!!! Como sempre muito perceptiva!!! E eu me contive, nada de xeretar o spoiler!!! =)

    ResponderExcluir
  10. Danielle, nossa... eu não lembrei do Willie Wonka não >< hahahahahah
    O melhor é não olhar mesmo (apesar de não contar praticamente nada ><).
    O livro é BOM DEMAIS!

    ResponderExcluir
  11. Gente, apaixonei! Primeiro porque a capa é bem legal e já tinha me chamado a atenção (junto ao mistério do nome WondLa), segundo porque parece conter tanta coisa legal que eu busco em um livro (as aventuras e tudo mais). E em terceiro lugar por ter visto esta descrição apaixonada que você fez. Impossível não se sentir envolvido. O modo como você falou de todo o livro, das ilustrações a construção dos personagens me deixou babando. Quero demais.


    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Nani, o livro é o máximo!
    A capa ao vivo é bem linda e as ilustrações que recheiam a história (a cada início de capítulo há uma ilustração de duas páginas *-*) são de encher os olhos ^^
    O livro é realmente o máximo \o/

    ResponderExcluir
  13. Nanie. Que livro maravilhosoooo. Eu já estava com muita vontade de ler. Já que na Turnê da Intrínseca, a Heloísa já havia nos apresentado ele, e fiquei mega encantada quando ela falou do livro. Ela também explicou o erro no site da brincadeira , nas páginas, dos quais você comentou aqui, foi um erro deles na edição e ele pediram muitas desculpas por isso :) .
    Então, acabei de comprar o meu, e contando os dias para ele chegar logo, depois então que li sua resenha, estou frenética para me aventurar nesse livro, que como você diz é cheio de adjetivos, rrsrsr.
    E tô louca pra WondLadar kkkkkkkkkkkkkkkk
    bjo,,bjo!

    ResponderExcluir
  14. OMG um dos melhores livro é , adoreiiiiiiiii, deve ser mara !

    ResponderExcluir
  15. Danny, o livro é incrível demais *-* Maravilhoso!
    Pois é... eu achei estranho o livro não vir com nenhuma errata... mas depois vi que tem algo no site brasileiro do livro (só que o site também não está escrito no livro).


    Já comprou o seu?! Que rápida *-* Você vai adorar se WondLadar *-*
    Depois me conta o que achou, tá?!

    ResponderExcluir
  16. Ilma, certamente um dos melhores que já li *-* É mais do que mara, é WondLa \o/ hahahahaha


    PS: Estou me especializando em trocadilhos sem graça ><

    ResponderExcluir
  17. kkkkkkkk, estou gostando, me empolguei cm você, já tinha lido uma resenha ou um comentário sobre o livro dia desses não sei onde ,mas nem de longe foi tão entusiasmado como a sua resenha, adorei morrendo de vontade ler. :D

    ResponderExcluir
  18. Ilma, foi empolgada porque eu me apaixonei mesmo pelo livro *-*

    ResponderExcluir
  19. Eu não li o spoiler, eu não li o spoiler! hahahaha


    Menina, sério que você gostou assim dele? Até fiquei curiosa agora! Vou já pedir para ler (apesar deu ter visto que é série e que tem gancho pro próximo. Esse negócio de gancho sempre me frustra rsrs)! hauhauhauahuha


    bjuss!

    ResponderExcluir
  20. Hummm, achei a sinopse meio esquisita, mas qdo vc falou que o livro era interativo gostei bastante e a capa tb é mtu linda!

    ResponderExcluir
  21. Ba, é a melhor coisa mesmo \o/ hahahahaha (embora desse vez o spoiler seja café-com-leite, já que não conta nada, só pode atrapalhar na hora de descobrir o que é WondLa, já que conto o que eu pensei que fosse).
    Sério! Eu AMEI *-* Se você gosta de ficção-científica, vai amar esse livro (bom, também tem que gostar de infanto-juvenil, já que foi escrito para esse público) *-* Tem gancho para o próximo, e realmente é complicado não querer ler o segundo, mas ele é bem finalizado ^^

    ResponderExcluir
  22. A sinopse é esquisita porque é tudo esquisito >< hahahaha Não, calma! É que é um livro de ficção-científica - então em um primeiro momento o leitor fica meio perdido no espaço-tempo da história. Mas o autor é muito bom, consegue descrever maravilhosamente o seu mundo (ainda mais com o auxílio das lindas ilustrações que recheiam o livro) e daí fica bem tranquilo de acompanhar \o/
    É maravilhoso, mas é para quem curte infanto-juvenil E ficção-científica! Não tem nada de amor romântico ^^

    ResponderExcluir
  23. Oi Nanie!!!
    Esse livro me conquistou primeiro pela capa, eu nem sabia sobre o que se tratava até ler sua resenha. E agora estou morrendo de curiosidade.
    Ficção-científica é um dos temas que mais gosto, e pelo tanto que você gostou do livro, parece realmente ser muiiiiiito bom.
    Espero poder ler em breve.
    ;*
    Nathi Mota.
    @NathiiMota

    ResponderExcluir
  24. Oi, Nathi!
    Menina, é maravilhoso *-* Estou apaixonada por WondLa :)

    ResponderExcluir
  25. Que incrível esta resenha,minha filha vai amar ler este livro,bjs
    Luciane

    ResponderExcluir
  26. Luciane, com certeza ela vai adorar \o/

    ResponderExcluir
  27. Eu amo ficção-científica, então já dá para imaginar como as mãozinhas não coçaram para ter esse livro em mãos depois de ler sua resenha. Aliás, adorei a resenha Nanie, instigante, mas sem spoilers. Mas, confesso que não resisti ao botão do spoiler ali em cima, ainda bem que só fiquei boiando ainda mais... kkkk

    ResponderExcluir
  28. Núbia, se você curte ficção-científica, então, tenho CERTEZA que vai adorar essa história *-*
    Em Busca de WondLa é incrível \o/


    Bom, eu falei que não era um grande spoiler (esses eu tento evitar de tudo que é forma ><), mas agora você já sabe o que eu pensei que era WondLa >< hahaha

    ResponderExcluir
  29. Eu quero!!!!!!!!!!!!!


    Gostei da capa, da sinopse, da resenha e já o imagino em minhas mãossssssssssssssssssssssss.


    Simplesmente a palavra que você criou acima. =)

    ResponderExcluir
  30. Suellen, o livro é maravilhoso *-*

    ResponderExcluir
  31. Primeira resenha que leio deste livro e gostei do que vi. Por isso que sempre venho conferir suas indicações.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  32. Rose, o livro é bom demais *-* Eu fiquei super empolgada com a história!

    ResponderExcluir
  33. Deu para perceber Nanie, rsrsrs.Bjs, Rose.

    Subject: [naniesworld] Re: Em Busca de WondLa, de Tony DiTerlizzi | Nanie's World

    ResponderExcluir
  34. Oi, Nanie!
    Preciso desse livro para já! Mas, puxa, acho que o preço dele ficou um pouco salgado.
    Eu li 4 das 5 Crônicas de Spiderwick e, apesar da linguagem bem infantil, achei incrível. Gostei muito de saber do trabalho 'solo' do Tony e com sua resenha fiquei muito empolgada para conhecer WondLa. Bacana esse recurso de realidade aumentada. Foi ótimo saber! Não vou clicar no botão de spoiler só para saber o que é WondLa, mesmo não revelando o que é. rsrsParabéns pela linda resenha! Bjs

    ResponderExcluir
  35. Rose, eu nunca li nada das Crônicas de Spiderwick - o que é uma pena ><
    Wondla é incrível! O preço, infelizmente, ficou um pouquinho salgado mesmo - mas é porque o livro é longo - tem quase 400 páginas - e ainda tem várias ilustrações com duas cores...
    Mas vale a pena, viu?! É incrível =)

    ResponderExcluir
  36. Já é a segunda blogueira que vejo falando maravilhas desse livro. Ele não me saia da cabeça, gente o que é "Wondla" rsrs

    A capa é lindíssima, parece jornada nas estrelas ^ ^

    Preciso ter!

    bjs

    ResponderExcluir
  37. Marinna, mas o livro é mesmo incrível! Para quem gosta de ficção-científica e aventuras infanto-juvenis - WondLa é o canal =D

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥