sexta-feira, 4 de maio de 2012

É Tenso


Acho que nasci na geração errada. Ou melhor, acho que nasci na espécie errada.

Eu sempre me senti meio deslocada e já estou quase acostumada com isso. Eu não curto o que a maioria das pessoas que conheço curtem e ainda gosto daquilo que poucas pessoas gostam. Balada, curtição, pegação, bebedeira? Nada disso faz sentido para mim. E a maioria das pessoas que também não gostam disso são muito religiosas e aí eu me sinto por fora mais uma vez, porque eu não sou. Estou sempre me sentindo deslocada.
Mas não é por causa disso que eu resolvi fazer esse post hoje. Tudo foi motivado por uma música (que me desculpem os compositores e intérpretes, mas tenho lá minha dúvida se isso pode realmente ser chamado de música). Eu já tinha ouvido a música algumas vezes, mas nunca tinha reparado nela. Até que eu prestei atenção nesse comercial que está passando na televisão e choquei. Choquei mesmo. Aliás, essa expressão não consegue traduzir o quanto fiquei decepcionada com a letra.
Ah, vocês ainda não sabem do que estou falando, né?! A internet me ajudou a pegar a letra da música (no site Letras) e aí está essa maravilhosa composição do mundo moderno:
"eu bebo mesmo
Beijo mesmo, pego mesmo
E no outro dia nem me lembro.
É tenso!"
Tenso não consegue descrever. Quando entendi essa letra eu fiquei perplexa - um monte de gente cantando essa música para cima e para baixo e é isso o que ela diz? É uma desvalorização tanto dos homens quanto das mulheres. Qual a graça de ficar com alguém e no outro dia nem se lembrar? Eu já não vejo graça nesse negócio de "ficar", mas até consigo entender quem gosta (mas que se lembra).
Eu sempre brinco com os amigos que quem bebe não sabe com quem está ficando; pode pegar mulher bonita, feia, outro homem que também está muito bêbado e sabe se lá o que mais...
O que eu acho mais incrível é que isso está ficando cada vez mais comum. E ainda mais inacreditável do que estar ficando comum é a idade das pessoas que se orgulham (acreditem, há muitos que se orgulham de tal comportamento) - não são adolescentes de 15, 17 anos (que ainda estão descobrindo a vida, testando seus limites e, portanto, acabam fazendo algumas besteiras mesmo), mas homens (e mulheres!) feitos - de 25, 30 anos.
Frequentemente eu me pego pensando sobre o que há de errado comigo (porque deve ter alguma coisa, já que sou tão diferente da maioria), mas quando vejo algo desse tipo eu tenho a certeza de que não há nada errado comigo - todas as outras pessoas é que estão erradas, por mais estranho que isso possa parecer. Veja bem, não estou criticando quem gosta de beber moderadamente, dançar e até mesmo trocar fluidos corporais com estranhos que nunca viram e provavelmente nunca mais verão - isso vá lá. Estou criticando quem bebe além da conta e depois nem se lembra do que fez - que diversão é essa?
Não estou dizendo, nem querendo insinuar, que esse é o grande mal da humanidade ou o pior que tem acontecido por aí. Nem por isso, entretanto, acho que seja algo menos grave. Eu realmente queria ver uma juventude cujo primeiro pensamento não fosse "vamos beber no final de semana!".
Me sinto tão deslocada no mundo que dá vontade de gritar "Pare o mundo que eu quero descer". É tanta coisa absurda que vejo por aí que dá mesmo vontade de desistir. E ver a juventude (que agora se estende, facilmente, até os 35 anos de idade) se comportar dessa maneira me deixa bastante decepcionada.
"É tenso demais."

Imagem "Os deslocados (adaptação)" - clique no título para acessar o link original da imagem.

50 comentários:

  1. Oi Nanie!
    É muito tenso mesmo!

    Vi/ouvi esse comercial dia desses na casa dos meus pais - com minha mãe - e ela: "Quê isso" e eu "Não sei mão".

    Não sei se fui eu, aos 32, quem ficou careta ou se o povo perdeu o bom senso mesmo!

    Ótimo texto!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Lívia Carolina, (como posso te chamar? Lívia, Carolina, Carol?! >< hehehe), careta eu sou e admito sem problemas. Mas acho que já passou do ponto de ser ou não careta, sabe... está faltando bom senso mesmo - estão passando dos limites do aceitável.

    ResponderExcluir
  3. É Nanie, o mundo está de cabeça para baixo mesmo. Isso é triste...

    ResponderExcluir
  4. Como eu concordo com você. É tão triste. Eu me sinto uma deslocada sempre, mas já me acostumei com isso. E os motivos são os mais variados.

    Enfim! Não entendo como conseguem cantar essa música e outras tantas que desvalorizam tudo.


    Beijos.

    Excelente post.

    Carissa
    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  5. Carissa, infelizmente essa não é a única música "vazia" por aí ><

    ResponderExcluir
  6. Minha querida amiga você escutou foi água com açúcar porque aqui na minha terra a coisa é mais na cara. Sabe aquela musica - se é uma musica - quero não posso não? Pronto pense em algo pior tipo o cara canta que pega a novinha e a mulher do patrão e as crianças de 2 anos sabem essa letra melhor do que um adulto. E olha que tem certas parte da 'letra da musica' que fica bem explicito as cenas de sexo e assim por diante. 

    Você não nasceu na época errada só que os seres humanos em vez de evoluírem estão regredindo. E não se preocupe você não é uma excluída. Apesar de que eu sou um pouco revolucionaria em alguns sentido... Mas isso é outra conversa. 

    Adorei a postagem e o tema. 

    ResponderExcluir
  7. Suellen, é verdade mesmo - ainda tem músicas piores por aí ><

    ResponderExcluir
  8. Oi Nanie,
    Não é só vc que não curte essas baladas de hoje. A coisa tá feia, viu?! Fico pensando em como a cabeça dos jovens estará daqui há alguns anos...
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Hérida, eu fico assustada com o que vejo, sabe?! 

    ResponderExcluir
  10. Tenso hein...
    Isso é preocupante mesmo, não é questão da gente ser careta ou não, é que algumas pessoas já passaram do limite faz tempo... A coisa só piora a cada dia, quero ver como as coisas vão estar daqui a alguns anos!

    Bjs
    Gisele

    ResponderExcluir
  11. É o fim do mundo. hauhauhauhauahuah.

    ResponderExcluir
  12. Gisele, eu também acho que é menos questão de ser careta e mais questão de passar do ponto.

    ResponderExcluir
  13. É cada música ultimamente que viu, dá uma tristeza... Sorte que eu não conheço a maioria.

    E eu também acho que vivo no mundo errado. :( 

    ResponderExcluir
  14. não é voce que esta errada,isso eu garanto. é que as pessoas não sabem mais o que é moral, respeito ao proximo nem a si mesmo. mas voce não esta sozinha,ainda tem muito jovem que pensa igual a voce.

    ResponderExcluir
  15. Andrea, se as músicas não refletissem a realidade eu acho que não estaria tão preocupada ><

    ResponderExcluir
  16. Mãezinha, não tem muito jovem que pensa como eu não... alguns, talvez, mas não muitos ><

    ResponderExcluir
  17. Oi Nanie
    Pode chamar de Lívia, de Carolina, de Carol... rs
    E o que eu acho "mais engraçado" é quem canta (cantores e audiência) ficarem cobrando respeito, dizendo que o mundo tá doido...
    Meus queridos... Com uma letra dessas que comportamento é esperado das pessoas?

    ResponderExcluir
  18. Vc não é a única a se sentir uma deslocada... as pessoas vivem sem pensar em pq estão aqui, qual o motivo de estarem vivendo essa vida. Quando os jovens fizerem essa pergunta para si mesmos, já será tarde demais. O tempo terá passado e com ele, todas as oportunidades de crescimento mental e espiritual. É uma lástima. Mas ainda assim, acredito que existam muitos culpados no caminho: o Senhor do Amanhã é um deles! KKKKKK, não poderia deixar a piadinha interna passar!!!!

    ResponderExcluir
  19. E é daí pra pior, né.
    Já não basta fazer (o que até ai, não incomoda ninguém), tem que cantar que é pra todo mundo ouvir >_< Tenho 23 anos, mas desde a adolescência, eu nunca pensei dessa forma. As próprias pessoas não se levam a sério e muito menos as outras, é assustador. ._.

    ResponderExcluir
  20. Carol, então cada hora vou escolher um ^^ hahahaahahha
    Uma letra que acha bacana um comportamento deturpado, né?! 
    O que mais me impressiona é que são homens feitos cantando - não são adolescentes O.o

    ResponderExcluir
  21. Van, eu fico meio desesperada com tudo isso >< hahaahahah Ao mesmo tempo eu fico feliz por não ser tão alienada, mas triste por me sentir tão por fora e tão diferente...
    O Senhor do Amanhã é um dos culpados, mas a juventude poderia pensar por si mesma também... ao menos um pouquinho.

    ResponderExcluir
  22. Janaina, é verdade, essa música nem é das piores...

    ResponderExcluir
  23. Você tem toda razão! Ás vezes eu também penso que nasci na "era" errada. Não somente por eu não beber ou fumar, mas também por meus gostos musicais serem tão "diferentes" em comparação ao gosto musical dos meus colegas - tanto no trabalho quanto nos cursos. Não é questão de religião, acho que com o passar do tempo a sociedade foi perdendo o bom senso, sem perceber que dependendo do que você faz você passa uma imagem ruim e isso te impede de, muitas vezes, exigir respeito.

    ResponderExcluir
  24. Louise, é horrível se sentir por fora, né?! Mas acho que do jeito que as coisas estão cada vez mais degeneradas, estamos indo bem ficando por fora de tanta coisa ruim.

    ResponderExcluir
  25. Oi Nanie!
    Eu também sempre me senti uma ET!!! Enquanto o pessoal da escola/faculdade ia pra balada, ficava com vários e bebia até cair, sempre preferi ficar em casa, com meus livros, computador etc. Sair para mim é passear no shopping, em feirinhas, cinema, restaurantes... Não curto balada, nunca curti, não faz meu estilo (obs: tenho 27 anos).
    Como você disse, o problema não é sair ou beber, o problema é que tem gente que gosta de fazer tudo ao extremo. 

    Beijos,Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  26. Sora, eu tenho 23 anos e também não curto essas coisas (nunca curti). Para mim um bom programa é ir ao cinema, passear no shopping, em um parque, fazer um piquenique ou até mesmo juntar os amigos para uma "sessão de filmes" em casa mesmo ^^ mas parece que ninguém mais pensa assim... o melhor é ir para as baladas e choppadas da vida (e com direito a "calibrar" antes de ir para as festas)...
    O problema são mesmo os exageros que acometem tantas pessoas...

    ResponderExcluir
  27. Concordo plenamente com você, muitas vezes o pessoal (e tenho vários amigos q fazem isso) saem com a intenção de beber, mas já chegam completamente bebados no lugar

    ResponderExcluir
  28. Pah, também tenho vários amigos que fazem exatamente isso ><

    ResponderExcluir
  29. NUSSA, nunca tinha reparado na letra até ver aqui. Mas isto não me surpreende: estamos indo neste ritmo de tcherere e tchu/tcha.
    Sou dessas de não achar graça no "ficar". Pra mim beira até a prostituição.
    Não bebo, não fumo, e já cansei de tentar fazer meus amigos mudarem de ideia. Sem sucesso.

    Eu meio que já desisti. Vou continuar no meu mundo alternativo (nos livros), e ignoro esse tipo de coisa. A sociedade tá toda errada, e enquanto ela não perceber isto, não acho que meus esforços valerão muita coisa. Por outro lado, meu exemplo estará sempre ali.

    Beijos!
    Miriam - Booker Queen!

    ResponderExcluir
  30. Miriam, eu também já havia ouvido a música algumas vezes (na rua, até mesmo na TV), mas nunca estava prestando atenção. Daí quando vi na propaganda, eu assustei!
    Acho que vivemos mesmo em um mundo alternativo... mas, sem dúvidas, é um mundo muito melhor do que o "normal" ^^

    ResponderExcluir
  31. Também me sinto meio que como você, mas é a vida, o mundo vai mudando e a mente de algumas pessoas param de "crescer" (;

    ResponderExcluir
  32. Mayra, agora você falou tudo - parece que param mesmo de "crescer" >< 

    ResponderExcluir
  33. Calma, Nanie, você não está sozinha no mundo.
    Sinceramente, se for estranha é ser diferente do que estamos vendo nos jovens por aí, prefiro ser mesmo diferente de todos. Não curto esse tipo de coisa. Acho que eu que eu tinha que viver, aconteceu nos meus 18 anos (e muita coisa é ruim de se lembrar) e não pretendo mais voltar pra esse tipo de coisa. Eu fico impressionada ainda mais com as meninas de 12, 13 anos que já acham normal sair a noite, conhecer um cara, dar uns beijos e quem sabe partir pra algo mais. Infelizmente, a vida é assim hoje em dia. E às vezes dá vontade de dizer "I don't want to live in this planet anymore." Procurar outro canto e me ajeitar.
    Nem vou comentar sobre as músicas de hoje em dia, porque se eu for falar, acho que não saio daqui hoje.

    ResponderExcluir
  34. Babi, é muita coisa impressionante que vemos por aí hoje em dia, né?!
    Eu acabei pensando mais nos adultos que só cresceram no tamanho e na idade, mas continuam extremamente imaturos e esqueci das crianças que entram nesse mesmo mundo antes da hora...

    ResponderExcluir
  35. Oi nanie!

    Em vários pontos, pensamos da mesma forma. Acredito que com relação a idade, nós temos uma diferença bem pequena e mesmo assim, temos uma idéia fixa: simplesmente não nos divertimos com isso.

    Confesso que não gosto de balada, de bagunça, e me considero uma pessoa anti social por não gostar de ter muitas pessoas falando ao mesmo tempo no meu lado. Não acho que preciso beber para me divertir, nem ficar até altas horas da noite ouvindo ruidos alto por ai, só porque alguém falou que é certo.

    Infelizmente, existe essa "diversão" excessiva, que as pessoas estão tomando como certas, e com isso acabando com a própria sáude.

    "é tenso demais"

    Bjs!

    ResponderExcluir
  36. Carla, o mais triste é ver as pessoas passando dos limites ><
    Confesso que me sentir meio isolada (e totalmente antissocial) também não é algo muito divertido...

    ResponderExcluir
  37. Nossa Nanie, concordo em tudo com você!
    Não consigo entender como é possível viver assim, onde não se tem música de qualidade (só baixaria), gente se pegando sem se conhecer, mulheres se comportando como "vacas" e homens como "touros no cio", e ainda todo mundo achando normal, para tudo!!

    Um país que tem uma visão tão pequena de sí mesmo não pode dar boa coisa no futuro.

    Agradeço ter hoje 39 anos e ter vivido o melhor da música, o melhor do amor, o melhor da vida, lá atrás num lugar que guardo dentro de mim como um tesouro de valor incalculável.

    Ainda escuto boa música, ainda amo intensamente meu namorado da juventude e hoje marido, mas infelizmente tenho uma adolescente em casa que viverá um futuro que eu não desejo nem para meu pior inimigo.

    Deixo para ela meus cds e dvds de boas músicas, meus livros para ela poder viajar sempre, e minhas esperanças de que o mundo vai mudar, OMG muda para melhor por favor.

    Amei seu texto Nanie, só assim pude desabafar tbm.
    Você é normal, pode acreditar!

    beijão!

    ResponderExcluir
  38. Leninha, eu praticamente só escuto músicas mais antigas... das de hoje poucas se salvam e as que se salvam não são aquelas que fazem sucesso e tocam na tv/rádio/padaria da esquina o dia inteiro ><
    Eu sempre tive muita vontade de ter um filho, mas confesso que fico pensando se essa é mesmo uma boa ideia sabendo do mundo onde essa criança terá que crescer ><

    ResponderExcluir
  39. Então, somos estranhas! Eu também nunca fui chegada nessa "diversão" , fui criada dentro de uma igreja, e mesmo não indo mais, não sendo de religião nenhuma, meu pensamento não mudou. Prefiro um cinema, ou um filme em casa, a estar num lugar cheio de gente que amanhã não vai lembrar o que fez e o que falou.

    ResponderExcluir
  40. Karolyne, somos meio excluídas, né?! >< Mas, ainda assim, acho que estamos melhor ^^

    ResponderExcluir
  41. Por isso digo: as pessoas do mundo estão perdidas (não no geral), por escolha delas... não é o mundo que está se perdendo...
    Tb não curto essas "músicas", não têm letra, não têm melodia, só uma mesma batida e muita falta de caráter....
    É por isso que não aceito críticas as músicas latinas que eu escuto, elas têm bom senso, uma letra e uma melodia gostosa que não rebaixam ninguém!!! =)
    Amei seu texto!!!

    ResponderExcluir
  42. Danielle, acho que o mais triste mesmo é que as músicas não fazem nada senão contar a realidade :( Uma realidade da qual eu não partilho, mas que muitos sim.

    ResponderExcluir
  43. Me identifiquei demais com o post! Também não gosto de beber demais e sair beijando qualquer um e nada tem a ver com religião heheh.
    Sem maldade, mas chega ridículo pessoas de 30 anos(!!) agindo dessa forma, sério.
    Também não tenho nada contra quem bebe e beija vários, mas da mesma forma que você, eu não entendo qual é a graça de fazer isso tudo e mais um pouco e nem ao menos se lembrar.
    E quanto a música, acredita que eu também não conhecia toda a letra? Sempre só escutei essa parte "eu bebo mesmo, beijo mesmo, pego mesmo". Deprimente.

    ResponderExcluir
  44. Raquel, eu também acho bastante despropositado ver pessoas que já saíram da adolescência há muito tempo agindo dessa maneira ><

    ResponderExcluir
  45. Nanie,

    Acredita que eu tava pensando em escrever algo sobre isso também, tamanha minha revolta?
    Oh, letrinha ridícula essa. O pior, como você disse, é que a maioria das pessoas se identificam com isso. Mas o que esperar de uma geração que tem Neymar como ídolo, porque 'ele pega muita muié'?! Tem até sósia do Neymar que diz que tá pegando mais mulher pq é sósia do cara. Aff...
    Ainda bem que existem pessoas que não se corromperam.

    =)

    ResponderExcluir
  46. Joelma, sério essa negócio do Neymar? Achei que era ídolo só por jogar bem, essa história de ser pegador eu não conhecia não (e olha que o cara é feio, né?! A mulherada só pode estar a fim da fama e do dinheiro)...
    Uai, escreva um post também contando o seu lado da história... 

    ResponderExcluir
  47. Não conheço mais essa pérola da música brasileira, mas conheço várias outras no mesmo nível e também fico chocada. Tanta coisa boa pra viver, e muitos só pensam em bebida e sexo! Dizem que estão aproveitando a vida, mas, a meu ver, estão é desperdiçando-a.


    Bjos

    ResponderExcluir
  48. Cíntia, sorte a sua, não está perdendo nada!
    Eu já ouvi algumas que me recuso a chamar de música sob quaisquer circunstância, mas essas são tão ruins que nem na televisão vão parar. A que eu citei no post, estava em uma propaganda na tv aberta no meio da tarde - ou seja, até as crianças escutaram (e o pior é que começam a pensar que tal comportamento não só é normal e aceitável, mas é desejável).
    Enfim, eu também acho que essas pessoas estão desperdiçando a vida ><

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥