sábado, 26 de maio de 2012

Deslembrança, de Cat Patrick

Deslembrança, de Cat Patrick
Intrínseca, 250 páginas
O que você faria se o passado fosse turvo e todas as suas lembranças fossem de acontecimentos futuros?




Título: Deslembrança
Título Original: Forgotten
Autor: Cat Patrick
Tradutor: Livia de Almeida
Editora: Intrínseca
Ano da Edição: 2012
Nº de Páginas: 250
Comprar Online: Saraiva

Sinopse:
London é apenas uma adolescente, mas de forma alguma pode ser considerada normal. Ela não se lembra de seu passado - todas as suas memórias são de fatos que irão acontecer no seu futuro.
Já visitou médicos e não há explicação para o seu problema - assim sendo, a menina precisa aprender a conviver com isso. Todas as noites, ela escreve bilhetes para ajudá-la a se lembrar de tudo o que é importante.
No dia seguinte, ela já não se lembra de mais nada, a não ser de coisas que ainda vão acontecer. E os bilhetes são sua única ajuda para auxiliá-la a viver.
Agora ela acaba de conhecer um cara incrível - Luke, mas que não consegue ver no seu futuro. Como ela irá fazer agora?

O que eu achei do livro:
Deslembrança é um livro legalzinho. É, só legalzinho mesmo.
Por um lado, a ideia de Cat Patrick é maravilhosa! Achei muito bacana alguém que só se lembra do futuro e esquece tudo o que está no passado. E, como a própria autora explica, faz todo o sentido que ela se lembre de coisas básicas, como andar, falar e fazer contas de matemática - pois são partes distintas do cérebro que são responsáveis por essas funções e pela memória. A escrita da autora é uma delícia - simples, leve e muito fluidia. Aliada com capítulos bem curtinhos, faz com que a leitura do livro seja bastante agradável e muito rápida!
A edição da Intrínseca ficou uma graça! O livro é um pouco menor do que o padrão da editora e tem uma capa linda demais.
Então, com tantos elogios, como o livro pode ser só legalzinho?
Explicou-me: faltou muita coisa para a história! A autora não desenvolveu bem essa característica da protagonista, não explorou tudo o que havia para ser explorado. Ela explica aos pouquinhos alguns aspectos da vida de London, mas deixa muita coisa no ar. Um exemplo: a garota precisa de bilhetes para se lembrar de tudo - bilhetes que ela escreve na noite anterior; mas quanto tempo ela leva, de manhã, lendo bilhetes?
Além disso, grande parte do livro é focada na vida escolar da protagonista, como é comum em livros YA, e no romance que ela tem com Luke. Quando vi que a menina não se lembrava de seu passado e que iria se apaixonar, eu achei que veria algo como naquele filme Como se Fosse a Primeira Vez (50 First Dates). Mas não. Não é assim. A menina lê o bilhete que deixou para ela mesma, vê algumas fotos e pronto - já está novamente apaixonada pelo garoto. Se eu já acho estranho esse negócio de amor à primeira vista uma vez, todo dia é quase impossível de engolir. Esse era um aspecto que a autora precisava ter explorado - porque ficou muito irreal ver a London super apaixonada por um cara que, para ela, tinha acabado de acontecer - e isso todo dia! Nem um só dia ela duvidou desse amor.
Outra coisa que me incomodou bastante: logo no início, ela fala que não consegue ver Luke em seu futuro - coisa que nunca tinha acontecido com mais ninguém. E, claro, essa era uma das questões que eu mais esperava ver resolvida e explicada no livro. A autora dá uma meia explicação, super rapidamente, que de forma alguma conseguiu me convencer.
Mas a pior parte é o final do livro. Faltando pouquíssimas páginas para acabar, as coisas começam a acontecer - tudo de forma muito rápida. A autora não desenvolveu nenhum dos acontecimentos do final do livro, não houve uma evolução bacana. Passou a impressão de que as coisas foram meio jogadas, como em um rascunho que seria melhorado depois. No final das contas, eu terminei de ler o livro pensando se era parte de uma série, porque as coisas, de forma alguma, ficaram satisfatoriamente explicadas.
Sabe quando você lê aquele livro de quinhentas páginas pensando que ele seria melhor se tivesse apenas duzentas e cinquenta? Pois nesse caso é o oposto. Você termina o livro pensando "cadê aquelas outras duzentas e cinquenta páginas que iriam explicar tudo e deixar o livro perfeito?".
No final das contas, Deslembrança é um livro legalzinho, mas que precisava ter sido melhor desenvolvido. A autora é realmente muito talentosa e eu quero ler outras obras dela, com a esperança de que nos próximos ela não irá deixar a história com tantas coisas a serem desenvolvidas.

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


38 comentários:

  1. Ihh, já vi que não vou gostar, então só leio se alguém me emprestar haha. Antes eu até tinha me interessado - por causa da ideia diferente (esquecer o passado e lembrar o futuro) e de alguns comentários no skoob, mas...
    Ah, e não dá mesmo pra acreditar que ela caia de amores pelo cara só por ler um bilhetinho :P (é, não acredito em "amor à primeira vista").

    ResponderExcluir
  2. Raphaella, o livro é meio fraquinho... eu não indico a leitura... acho que só aqueles que são fãs desse estilo YA (muito fãs) poderão gostar mesmo da história, porque daí não vão esperar muito dos outros aspectos.
    Então... eu até consigo acreditar em amor à primeira vista... mas uma vez, né?! Amor à primeira vista todos os dias é meio difícil, né?! Ainda mais levando em conta que nem em um único dia ela duvidou desse sentimento ou deixou de se apaixonar pelo garoto...

    ResponderExcluir
  3. É, eu gosto de YA, mas naquelas... não dá pra levar muito a sério. Com algumas exceções. :)Bem, eu não acredito. Sem exceções. :P E, assim, é pior ainda...

    ResponderExcluir
  4. Raphaella, não entendi nada do seu comentário O.o aagaahahahaahahha

    ResponderExcluir
  5. Hahahaha!
    Ficou meio incoerente e ainda saiu sem espaço haha
    Isso que dá não ler depois. Era pra ser assim:


    Eu gosto de YA, mas não dá pra levar muito a sério as histórias, com algumas exceções.
    Bem, eu não acredito em amor à primeira vista mesmo. Sem exceções. E, assim, se apaixonar à primeira vista todos os dias, é pior ainda.


    Ficou mais claro agora? :D

    ResponderExcluir
  6. Ah, Raphaella, agora eu entendi! hahaahh Acho que o que mais me confundiu foi o "com algumas exceções [...] sem exceções" >< hahahaha
    Eu gosto de YA também, mas sempre espero um pouquinho a mais das histórias (como espero em qualquer livro, inclusive infanto-juvenis), aí, frequentemente, acabo me decepcionando ><

    ResponderExcluir
  7. Que pena... O livro tem uma capa tão linda, a sinopse parece tão interessante... É uma das minhas próximas leituras, mas como esta não é a primeira resenha não mta entusiasmada q vejo na blogosfera, vou ler sem esperar muita coisa.
    =0/
    Bjo.

    ResponderExcluir
  8. Daniela, não é que o livro seja ruim, ele só não é tão bom quanto poderia, o que realmente é uma pena.
    Espero que você goste mais do que eu ^^

    ResponderExcluir
  9. Virginia de Oliveirasegunda-feira, 28 maio, 2012

    Deste que a intrinseca divulgou o lançamento desse livro fiquei bastante curiosa para ler, ainda quero poder ler esse livro mais agora sem muitas expectativas. Um livro que tinha tudo para ser incrível e acabou sendo considerado apenas legalzinho tem que ser lido sem muito entusiasmo.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  10. Virginia, o livro deve ser lido sem muitas expectativas mesmo. Porque, infelizmente, a autora deixa a desejar no desenvolvimento de seus personagens e do enredo.

    ResponderExcluir
  11. oi,
    estou meio desanimada para ler esse livro, só tenho lido resenhas que falam que não é tão bom. que pena
    adorei seu blog, muito lindo!
    [Parte do comentário editada, conforme Termos de Uso do blog Nanie's World]
    bjos

    ResponderExcluir
  12. Michele, o livro infelizmente não é lá essas coisas ><

    ResponderExcluir
  13. Nataly, o livro não é muito bom, infelizmente... ela não se perde em suas explicações não... o problema é que ela não desenvolve bem o enredo que criou ><

    ResponderExcluir
  14. Danny, o livro é meio fraquinho, infelizmente... tem uma ideia muito legal, que poderia render uma excelente história! Mas não foi muito bem explorado ><
    Espero, entretanto, que você tenha outra opinião da história!

    ResponderExcluir
  15. Só a capa parece bonita, kkk
    Pelo jeito que você fala, a autora ainda precisa desenvolver bem as ideias antes de escrever outro livro, kkk (Desculpa, não resisti).

    Adorei sua sinceridade na resenha, como sempre.
    Não é um mote que me atrai, e 2 estrelas e meia, acho que tenho muito livro aqui para pensar em Deslembranças!

    ResponderExcluir
  16. Leninha, a capa é linda demais!
    Acho que pode ter sido uma euforia para publicar ou talvez inexperiência de autor iniciante mesmo! Espero que os próximos livros da autora sejam melhores!

    ResponderExcluir
  17. Oi, Nanie.

    Ainda bem que eu já tinha te avisado sobre isso e, como lemos no mesmo período, fico feliz em saber que você concordou comigo em muitos aspectos da obra. Você disse tudo o que senti no decorrer da leitura.

    Apesar de ter ficado encantada com o casal, há muitas situações que ficaram pendentes. Senti falta de uma justificativa, sabe? Se eu soubesse que era série, até poderia estar preparada p/ isso, mas até agora não vi nenhum indício no site da autora, o que é uma pena. Mas vamos aguardar, né?

    Tive minha expectativas totalmente frustradas e aquele final foi de desanimar qualquer leitor ávido por respostas. Até agora estou me questionando.

    Acho que o azar está me perseguindo com minhas leituras, porque até agora foram três livros segudios do outro. Estou desanimada quanto a isso, porque será mais uma resenha negativa. :(

    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Carlinha, a capa, realmente, é linda demais... mas, infelizmente, o livro não é tão bom quanto poderia ser ><


    Pois é... eu também procurei saber se era uma série (o que não seria uma desculpa satisfatória, de qualquer forma, mas pelo menos iria amenizar a situação), mas não encontrei nada falando sobre isso...


    Eu achei ruim a autora não ter explicado as coisas direito - várias questões ficaram totalmente em aberto, o que é uma pena :(
    Como comentei na sua resenha, a questão de explicar por que o Luke não podia ser visualizado no futuro de London, para mim, foi muito mal explicada.


    Ai, menina, que triste isso >< Leia Garotas de Vidro para curar essa ressaca >< hahahaha

    ResponderExcluir
  19. É, Nanie. Os livros ruins estão me perseguindo. rs.

    Também senti falta dela ter explorado mais as questões, o que lamentei demais.

    Terminando de ler um aqui, "Garotas de Vidro" será o próximo com certeza! Espero me curar dessa ressaca literária, viu? Porque três livros seguidos, ninguém merece!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Carlinha, três livros ruins seguidos ninguém merece mesmo >< Espero que você dê mais sorte na sua próxima escolha!

    ResponderExcluir
  21. É, já li umas cinco resenhas desse livro hoje e todos dizem a mesma coisa: ótima premissa, péssima construção. Uma pena.


    bj

    ResponderExcluir
  22. Nossa, eu tava com altas expectativas sobre este livro. Ainda acho que se ler vou gostar mais do que você, mas a pergunta que você levantou sobre ela se apaixonar toda manhã quase que instantaneamente faz todo o sentido. E sim, é algo que acaba incomodando.
    Acho que foi por este final, sem o desenvolvimento que a história merecia, que vi uma amiga dizer que correu atrás para saber se Deslembrança fazia parte de uma série. Afinal pelo que você falou tinha muita coisa para ser trabalhada ou melhor trabalhada nas páginas finais.
    Espero ler este livro e poder opinar depois, no entanto preciso confessar que a sua resenha me fez passar o livro para trás na lista de compras. Acho que tem livros que gostaria mais de ler. E põe livro nesta lista viu? rs
    Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Thais, mas é exatamente isso mesmo! A ideia foi maravilhosa, mas o livro não foi muito bem desenvolvido.

    ResponderExcluir
  24. Nani, acho melhor você abaixar um pouco as expectativas...
    O livro não é ruim, acho que todo mundo se decepcionou um pouco com ele justamente por ter uma premissa tão boa e prometer tanto...
    E realmente, quando chegamos ao final, dá aquela curiosidade de saber se o livro é uma série.. mas a verdade é que mesmo sendo parte de uma série, não haveria desculpas - porque ficou muita coisa sem explicação e desenvolvimento nesse primeiro volume.
    Nem me fale em listas de desejo... tenho mais de duzentos livros não lidos aqui em casa e minha lista de desejos é bem grandinha...

    ResponderExcluir
  25. Ai! Agora nem sei o que escrever. Escreve e pede as páginas que falta. kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  26. Suellen, sabe que até dá vontade de fazer isso mesmo?! aahahahha

    ResponderExcluir
  27. Aff, perdi o comentário que tinha escrito pra esse post. Minha internet tinha caído quando fui enviar, não tive como salvá-lo.


    Bom, mas nele eu dizia basicamente que essa história parece genial pela sinopse e é um tanto diferente do que estou acostumado a ler, apesar de não curtir muito pessoas desmemoriadas. Uma pena que foi mal desenvolvido.
    De qualquer forma, uma trama com essa sempre cai no inviável. Até o filme com a Drew Barrymore é inviável! Imagina, você acordar todos os dias e ter que perder horas assistindo um vídeo ou lendo um monte de bilhetes contando sua vida toda (haja papel!). Não dá mesmo.


    PS: Achei essa capa bonita.

    ResponderExcluir
  28. Felipe, detesto quando isso acontece >< hehehe
    Pois é... a ideia é excelente, mas faltou desenvolvimento. Tudo bem, sempre vai ter algo complicado de explicar... mas se fosse só um ou outro detalhe, o livro teria ficado bom (como o filme com a Drew Barrymore - eu achei bem divertido). A autora escreve muito bem, tem uma excelente narrativa - mas não conseguiu desenvolver bem a história. Esse foi o problema.


    A capa é linda mesmo!

    ResponderExcluir
  29. Segunda resenha que leio e que diz a mesma coisa sobre o livro. Achei a capa linda e a ideia bem original, mas já desisti de ler. Tem muito livro bom MESMO me esperando.

    ResponderExcluir
  30. Cíntia, infelizmente a ideia não foi bem desenvolvida - o que é uma pena ><

    ResponderExcluir
  31. PS: Resolveu comentar em todas as resenhas hoje ou o disqus que demorou para me avisar?

    ResponderExcluir
  32. hahah dessa vez a culpa não foi do Disqus. Eu li a última resenha e lembrei que li as outras, mas não comentei. Aí foi tudo de uma vez =P

    ResponderExcluir
  33. Hahahaha Cíntia, o disqus estava com delay hoje de manhã, por isso perguntei >< hahaha

    ResponderExcluir
  34. Putz, que coisa, e eu tinha apostado que seria bacana este livro...
    Melhor saber antes do que se decepcionar durante, como aconteceu com vc...
    Até :)

    ResponderExcluir
  35. Milla, já fica avisada >< Se quiser encarar, é uma leitura até gostosinha... mas a autora deixou de desenvolver fatos essenciais a meu ver.

    ResponderExcluir
  36. Eu achei a capa desse livro muito bonita...a única coisa nele que me deu vontade de ler, mas agora...legalzinho? Não gosto de histórias incompletas...na maioria dos livros que leio eu já fico colocando defeitos do tipo "faltou explicação pra isso"...então, agora não sei se lerei ou não esse livro. Acho que vou baixar a arte da capa e deixar de papel de parede...

    ResponderExcluir
  37. Thiago, a capa é realmente linda =D hehehe

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥