quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Orgulho e Preconceito, de Jane Austen



Título: Orgulho e Preconceito
Título Original: Pride and Prejudice
Autor: Jane Austen
Tradutor: Celina Portocarrero
Editora: L&PM
Ano da Edição: 2010
Ano Original de Publicação: 1813
Nº de Páginas: 392
Comprar Online: Saraiva / Submarino


Sobre o livro:
A vida da família Bennet está prestes a mudar drasticamente. A família é formada pelo pai, um homem quieto e um tanto distante do restante da família, a mãe, uma mulher efusiva, que só pensa em casas suas filhas e as cinco filhas - todas em idade de se casar, o que se deixa a mãe ainda mais aflita para dar-lhes logo um marido apropriado. Jane, Elizabeth, Mary, Kitty e Lydia são as meninas que terão sua vida balançada pela vinda do Sr. Bingley - que irá morar nas proximidades. Sendo ele um homem de posses, torna-se logo um alvo das investidas das mulheres da região.
Mas é Jane, uma mocinha simpática e retraída, que irá atraí-lo sobre todas as outras.
E o Sr. Bennet não vem sozinho. Trás com ele o Sr. Darcy - um homem orgulhoso e arrogante, que irá mexer com os pensamentos de Elizabeth.
Um romance às antigas, uma delícia de ser lido!

O que eu achei do livro:
Mais uma vez quero fazer uma análise entrecortada do livro. Entretanto, antes de iniciar essa análise, eu gostaria de dizer que o livro é muito bom e que eu recomendo a sua leitura, mas não para quem não tem costume de ler clássicos. E agora sim eu vou começar a explicar os porquês.
Jane Austen escreve de uma maneira muito gostosa e muito bonita, mas não de uma maneira simples, muito menos fácil de ser lida... A escrita da autora é ainda mais rebuscada em Orgulho e Preconceito do que em Persuasão, onde a autora escreve um texto mais enxuto. Explico-me, em Orgulho e Preconceito, principalmente na primeira metade da história, há um tanto do que poderíamos chamar de enrolação. Eu, particularmente, gosto muito de livros descritivos e, mesmo assim, achei a primeira parte dessa obra um tanto insossa. É por esse motivo, que não indico o livro para quem não tem costume de ler obras com uma escrita mais rebuscada como essa, pois além do peso da escrita em si - que não é tão simples de ser lida quanto a da maioria dos livros contemporâneos - ainda tem esse conteúdo mais denso, que pode fazer com que a leitura seja mais lenta.
Ainda assim, a leitura fica muito mais simples depois da metade do livro. A linguagem continua a mesma, mas a autora se foca mais na história que estamos seguindo, sem tanta "enrolação".
O amor entre os personagens é puro e contagiante, uma delícia acompanhar uma história com personagens desse tipo. O mais interessante é ver todos os desentendimentos se desenrolando. Acompanhar também a mudança em um dos personagens, ocasionada simplesmente pelo amor que sentia, é incrível!
Apesar de rebuscada, a escrita de Austen é maravilhosa! Realmente encantadora! Essa mulher conseguia transbordar sentimentos na página de seus livros e traçar um perfil da sociedade da época que é bastante verídico. Apesar disso, assusta-me ver os personagens da forma que são descritos por Austen. Tirando os quatro principais, os demais, quase em sua totalidade, são um tanto caricaturescos, pois sempre estão imbuídos com bastante orgulho e futilidade. Mas é por isso mesmo que o livro recebe o nome que tem.
Quanto à edição que li, da editora L&PM, posso dizer que gostei bastante da revisão do livro. Mas não posso dizer o mesmo do restante. Não gostei da capa (e eu gosto muito das capas da Martin Claret, apesar de ser quase a única) e muito menos do papel utilizado para a capa e para as folhas internas, é de qualidade muito inferior e não me agradou. A capa nem mesmo tem orelha, e isso faz com que o livro fique torto e pareça mal cuidado. Realmente é algo que pesa muito na hora de comprar livros, então, certamente não irei comprar outros pockets dessa editora, por achar que outras edições, de valor similar, valem muito mais  a pena.
Um livro de leitura um pouco mais densa, mas nem por isso menos prazerosa. Orgulho e Preconceito é um clássico que até hoje encanta seus leitores! A obra-prima de uma das escritoras mais renomadas de todos os tempos - leitura obrigatória para quem gosta de um bom romance.

Nota: 




Dificuldade de Leitura: 




39 comentários:

  1. Estou lendo esse livro graças ao grupo do Facebook Círculo do livro. Digo desde já que está sendo muito prazerosa a leitura. Procurei muito por este livro e apesar de ser um clássico não se mostrou tão fácil de encontrar. No Submarino (onde eu sempre compro livros devido ao frete) estava indisponível e também tinha (tem) a greve dos Correios. Então decidi partir para os e-books. Creio que tive sorte ao encontrar um arquivo consideravelmente bom e com pouquíssimos erros. Para mim o livro já começou com força total, não achei nem um pouco enrolado, mas creio que isso se deve ao fato do filme Orgulho e Preconceito (2005) ser um dos meus favoritos (e mesmo assim ainda não tinha lido o livro, vê se pode...), então já sabia o desenrolar da história, sem contar que já tinha lido muitas informações sobre tal na internet. 
    O bom do livro é que os sentimentos entre Lizzy e Darcy vão se construindo aos poucos, e não de um dia para o outro, e enquanto isso muitas coisas acontecem... Eu adorei a história (estou escrevendo como se já tivesse terminado a leitura pois falta pouquíssimo para isso). Concordo com você no ponto em que disse que alguns personagens são extremamente caricatos, a Sr.a Bennet que o diga... Fico sem palavras para descrever a escrita de Jane Austen, mas li em algum lugar e concordo que é de uma 'notável argúcia e sutil ironia'. Gostei ainda mais porque poucas foram as vezes que recorri ao dicionário para compreender alguma palavra, embora creio que isso foi graças a versão do livro que não sei qual é, visto  que o li em e-book. Vou terminar por aqui com a minha prolixidade que já beira ao absurdo da do Sr. Collins e nem por mim está mais sendo suportada. Nossa, creio que isso seja quase uma mini resenha. Desculpe pelo comentário gigante. (:

    ResponderExcluir
  2. Oi Nanie!

    Acredita que nunca li nenhum livro dessa escritora? hahahaha

    Várias pessoas falam que é muito bom, mas não tive a oportunidade de ler.

    Ótima dica!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Isso às vezes me irrita... porque excetuando os principais, todos os demais são assim >< Ao menos nesse livro... não me lembro de algo tão acentuado em Persuasão >< Mesmo assim, curti bastante esse livro =D

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nanie! Muito obrigada pelos comentários lá no blog!
    Bom, adoro Jane Austen, mas não tenho nenhum livro dela na minha estante. Foram todos emprestados. Adoro esse tipo de leitura, e realmente, é uma singularidade dela colocar os outros personagens como fúteis demais. Não sei porquê, mas adoro isso nela!rsrs

    Beijão.

    Mariana Sampaio
    Blog Tijolinhos de Papel

    ResponderExcluir
  5. Eu não vi o filme, ainda... então não posso te dizer se é parecido ou não... mas o livro é bom e vale a pena sua leitura =)

    ResponderExcluir
  6. Já vi o filme, tenho o livro, mas ainda n tive tempo de ler. Depois da resenha, fiquei doida pra conhecer melhor a história!

    ResponderExcluir
  7. Eu o achei cansativo sim... Principalmente porque fiquei com um sentimento que a autora estava enrolando a história, e eu nunca gosto quando isso acontece >< heheheh
    Mas o livro é ótimo =D Jane Austen é uma excelente escritora! Entretanto, ainda prefiro Persuasão =D

    ResponderExcluir
  8. Oi Nanie!
    Eu reli esse livro para o clube do livro *-*. É o único que li da Jane Austen e adorei. Eu não o achei tão cansativo, mas tenho que concordar que da metade para o final ele fica melhor, talvez por que o que esperamos acontece...rsrrs...
    Bjos!!!@sentilivros

    ResponderExcluir
  9. A Lizzie é, certamente, uma personagem maravilhosa! 

    ResponderExcluir
  10. É, com certeza o momento e a identificação influenciam. Acho que o livro poderia ser em português/inglês arcaico que eu ainda teria gostado. Lizzie é minha gêmea XD

    ResponderExcluir
  11. Não achei que teve enrolação em momento nenhum, pelo contrário, o livro já começou muito bem. Gostei MUITO de Orgulho e Preconceito, virou um dos meus favoritos de tanto que me identifiquei com a Lizzie. E foi um dos meus primeiros clássicos. Aiai, vontade de ler novamente, rs.

    Já leu Emma? Esse sim, eu custei pra terminar. São dois terços de nada acontecendo, só fica bom no final :(
    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Mas não são todos os clássicos que têm essa escrita mais pesada...
    Mas é bom saber que um dia você dará chance a eles =D Não irá se arrepender ^^

    ResponderExcluir
  13. Oi Nanie!
    Nossa, os clássicos.  Já tem alguns que eu gostaria de ler e sobre Orgulho e Preconceito, só vi mesmo o filme! haha Mas acho que, com tantos livros contemporâneos que tenho para ler, vou deixar os clássicos mais para o final, justamente porque são clássicos e não deixarão de ser tão rapidamente.
    Ainda mais, pesa na minha escolha, a forma de escrita de que você falou. Definitivamente eu levaria muito mais tempo para ler e gostaria de fazer com calma. Mas, com certeza, pretendo ler um dia! ;)

    xx

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
  14. Não peça desculpas não... foi um comentário muito legal =)
    A Sra. Bennet é realmente a figura a quem eu me referia com mais força quando tracei o comentário - mas também pode-se incluir aí outras tantas, como a srta. Bingley, o Sr. Collins, etc.
    O livro é mesmo muito bom =) Adorei ver os sentimentos sendo construídos aos pouquinhos - e não aquela coisa "te amo mais do que todo o mundo e me mataria por você mesmo não o conhecendo há uma semana". Gosto de ver os motivos que fizeram com que um se apaixonasse pelo outro - esse sim me parece o amor verdadeiro, aquele que poderá durar por muitos e muitos anos =)

    ResponderExcluir
  15. Hahaha A história é uma delícia mesmo =D Continuo afirmando que a primeira metade é um tanto quanto enrolada, mas ainda assim vale a pena pelo lindo romance =)

    ResponderExcluir
  16. Oi Nanie!

    Ontem mesmo eu vi o filme, acho que pela ...sei lá já perdi as contas.
    Eu tbém nunca li nenhum livro da escritora, mais em breve vou comprar o meu exemplar.


    Beijos
    Luciana
    Não deixe de visitar o Blog - Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  17. Hunnn... não sei se era por isso... não que eu me considere um poço de maturidade, mas já li muitos clássicos e não vejo grandes problemas na linguagem utilizada por Austen... então, realmente acho que ela é meio enroladinha com essa história...
    Não vou me cansar de dizer que prefiro Persuasão =D


    PS: Me deixou interessada nesse livro - O Despertar... vou ter que procurar mais sobre ele =D hehehehe

    ResponderExcluir
  18. OI Nanie!
    Nossa...faz muito tempo que não leio Jane. Lembro que quando li Orgulho e Preconceito tbm achei o livro um pouco enrolado, mas pensei que talvez fosse porque eu era imatura na época. Preciso reler as obras e ver o que eu acho hoje. Não leio classicos há um bom tempo.
    O último que li foi O Despertar de Kate Chopin, esse livro foi muito polêmico p/ a época. Tanto que a autora nunca mais escreveu. rsrs
    Acho que vc iria gostar: http://www.lendonasentrelinhas.com.br/2010/03/o-despertar.html
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Desse livro só tenho eleogios a fazer. Linguagem rica, trama bem desenvolvida, mas é Jane Austen né gente!!!

    Essa capa eu ainda não conhecia!

    ResponderExcluir
  20. Acredito que você vai sim encontrar diferenças entre as edições, mas nada gritante não...
    Eu te indicaria, para ter uma segunda edição, a da Landmark - que é bilíngue =D Heheh Aí sim dá para comparar bem =)

    ResponderExcluir
  21. Jane Austen li esse primeiro depois fui atrás e comprei mais livros dela,é uma leitura muito gostosa, sou fã.
    josiana leite - Decorafino

    ResponderExcluir
  22. Estou lendo a edição da Bestbolso, estou achando bem simples, futuramente quero comprar da LePM para comparar.
    Poso dizer que estou amando! Adoro os clássicos. Nanie, costumo dizer que existe dois tipo de livros: os que nos divertem e os que nos amadurecem e com certeza nos amadurece como leitor, sempre indico clássico é tão incrivel!
    Obs: adorando o circulo do livro1
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Sério, Nanie?

    As minisséries da BBC são maravilhosas e bem fieis às obras. Já assisti até dos livros da irmãs Brontë. Amo e recomendo, para quem ainda não viu! ^^

    ResponderExcluir
  24. Oi, Nanie.

    Eu sou fã da Jane Austen, mas só tive o privilégio de ler duas obras dela "Razão e Sensibilidade" e "Orgulho & Preconceito" que são os meus favoritos. Li na edição da Ediouro e da Nova Cultural.

    Fiquei interessada em conferir suas outras obras, quando assisti ao filme "O Clube de Leitura de Jane Austen". Você já assistiu? É maravilhoso!

    Adoro as minisséries da BBC adaptadas de suas obras. Para mim, Colin Firth é o eterno Mr. Darcy. (risos).

    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Ela é uma excelente escritora, Carla, mas eu aconselho que você não comece por Orgulho e Preconceito não... comece por Persuasão, que além de ser um livro menor, tem a leitura mais dinâmica =D

    ResponderExcluir
  26. Oi Nanie!
    Adoro o livro, já li há muito tempo. e foi um prazer reler nesse momento para o Círculo da Leitura. Realmente é uma leitura um tanto 'pesada' em termos de descrição e linguagem, mas acredito que vale muito a pena. Tenho a edição da Martin Claret com as três histórias e ao contrário das outras capas da editora dessa eu gosto muito, inclusive da orelha que quando aberta forma a foto da Jane Austen.
    Bjkas,

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  27. Sim, eu vi que a tradução que você leu foi da Celina Portocarrero, mas é que você estava falando sobre não ser fácil a linguagem rebuscada para quem não está acostumado, então mencionei a versão da Martin Claret, que é um pouco mais fácil de entender. ;]
    Faz tempo que li esse livro, mas fiquei surpresa por não lembrar de enrolação! Pra mim foi muito gostosa a leitura, do início ao fim! Talvez eu só tenha me encantado com a linguagem rebuscada, que eu adoro! ahhaha Mas realmente, emprestei o livro para minha mãe e ela não passou do terceiro capítulo hahahah Talvez ela também achou que estava lenta. Será?

    Você já deve ter assistido o filme de 2005 com a Keira, mas já assistiu a mini-série de 95? Conheço pouca gente que assistiu para poder conversar sobre as diferenças hahaha

    ResponderExcluir
  28. Ah, mas não li a versão da Martin Claret não, querida... Eu li a versão da LePM.
    Mas o que não me agrada não é o rebuscamento da linguagem... e sim a enrolação da trama. E isso não é por ser clássico... 
    Eu realmente achei que o livro enrola sem necessidade na sua primeira metade, tornando a leitura mais lenta e chata.

    ResponderExcluir
  29. Fiquei surpresa com sua resenha, Nanie! Porque pra mim Orgulho e Preconceito flui de forma muito fácil, e olha que é o único clássico que já li! Mas clássicos dependem da tradução. Eu indico a tradução de Lúcio Cardoso. Tenho duas versões aqui em casa e a tradução de Roberto Ferreira da Martin Claret não me agradou muito, justamente por ser mais simples. A tradução de Lúcio Cardoso tem mais cara de "clássico", aquela pompa toda da fala de antigamente, e mesmo assim eu achei que foi super tranquilo!

    ResponderExcluir
  30. Oi Nanie, tentei ler o livro e nao consegui... talvez nao estivesse preparada para essa enrolacao dela... mas enfim, assisti ao filme e gostei... =D

    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Ei Nanie...

    Menina se eu contar que já peguei esse livro umas 4 vezes pra ler e não consegui vc acredita? rsrs Não sei o que contece, acho que é a epoca em que escolho pra ler o livro (geralmente final de ano) Affs.

    Mas é uam questão de honar conseguir ler pq AMEI o filme e agora tenho de ler o livro kkk. Segundo uma amiga minha a minha versão da Martin Clare não ajuda na tarefa, tenho de comprar uma outra pra ver se consigo! kkkk

    Parabéns pela resenha, adoro sua sinceridade e concordo que a leituta é um pouco densa mesmo. Beijos querida

    ResponderExcluir
  32. Imagino que sejam semelhantes em todas as editoras =D 
    A história é muito boa =)

    ResponderExcluir
  33. eu amo demais esse livro. Eu li por outra edição e editora... então nem sei como é essa edição. Mas, eu passei minhas férias num sítio alternando piscina e a leitura e não me arrependi nenhum dos minutos gastos dedicados a obra de Austen. Amo de paixão!

    Bjinhus,

    http://mundo-sa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Já iuvi muito a respeito desse livro,nunca tinha lido resenha dele.Gostei muito da história.bjs.

    ResponderExcluir
  35. My paгtner and I stumbled over hеre dіfferent wеbѕite and thought I
    may aѕ ωell check thіngs out.
    І like what I ѕеe so now i
    am following уou. Lоok forward tо looking аt youг ωeb ρаgе аgain.


    Αlѕo visit mу homepage payday loans

    ResponderExcluir
  36. I seгiouѕly lоve yοur ωebsite.
    . Very nice cοlors & theme. Did уou build
    thiѕ site yourself? Pleasе rеplу bаck as I'm hoping to create my own personal website and want to find out where you got this from or just what the theme is named. Many thanks!

    my weblog ... payday loans

    ResponderExcluir
  37. Hі there to eνery onе, it's genuinely a good for me to pay a visit this web site, it contains precious Information.

    Take a look at my blog; Same Day Payday Loans

    ResponderExcluir
  38. I evеry time emailеd this website pοst page to all
    my contaсts, aѕ if like tο read іt aftеrwaгd my
    links will too.

    Stop by my web page ... New Bingo Sites

    ResponderExcluir
  39. Ιt's really a nice and helpful piece of information. I'm ѕatіѕfieԁ that уou just shаred thiѕ helpful infoгmation with us.
    Pleaѕe stay uѕ uр tο date likе this.
    Thаnks for shагіng.

    Ϻy weblog; payday loans

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥