quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Noah Foge de Casa, de John Boyne



Título: Noah Foge de Casa
Título Original: Noah Barleywater Runs Away
Autor: John Boyne
Tradutor: Eduardo Brandão
Editora: Companhia das Letras
Ano da Edição: 2011
Ano Original de Lançamento: 2010
Nº de Páginas: 195
Comprar Online: Saraiva / Submarino


Sobre o livro:
Noah já tem oito anos. E até hoje não fez nada importante na vida. E ainda tem aquele outro assunto. Por isso, ele decide fugir - para viver aventuras sem fim!
"Não tinha escolha. Não aguentava mais continuar em casa. E, claro, ninguém podia criticá-lo por isso. Em todo caso, provavelmente o melhor mesmo era ele ir embora e abrir seu caminho no mundo. Afinal de contas, já tinha oito anos, e a verdade é que até então não havia feito nada de importante na vida."
E, assim, antes que os pais levantassem, o garoto sai de fininho, tomando todo o cuidado para não ser visto, e ganha o mundo! Passa em duas cidades, antes de chegar à terceira. Mas é lá que tudo vai acontecer. Quando ele encontra aquela árvore - que se parece com todas as outras, mas ao mesmo tempo não parece. Porque ele sabe que aquela é uma árvore especial. E atrás da árvore especial está uma loja de brinquedos.
Ele pretendia apenas olhar, pela vitrine, o que estava sendo vendido lá dentro - afinal de contas, nem mesmo tinha dinheiro para comprar nada. Mas antes que possa se dar conta, ele já está dentro daquela loja maravilhosa - onde todos os brinquedos são de madeira.
"Não pareciam ser brinquedos, e sim algo muito mais importante do que isso. [...] Quase tudo era cuidadosamente pintado, e não com cores antigas apenas [...](mas com) cores que ele nunca tinha visto, cores que ele nem sabia como chamar. Aqui, à sua esquerda, havia um relógio de madeira, pintado não exatamente de verde, mas de uma cor que o verde até poderia ser se tivesse um pingo de imaginação. E ali, junto do porta-lápis de madeira, havia um tabuleiro também de madeira, cuja cor predominante não era o vermelho, mas uma cor para a qual o vermelho olharia com inveja, ficando rubro de vergonha com a sua aparência sem graça. E os conjuntos de letras de madeira? Bem, havia os que se podia dizer que eram pintados de amarelo e azul, mas esses conjuntos responderiam que esses nomes simplórios de cor eram um insulto ultrajante para as cores de suas letras."
E é dentro dessa loja singular, que ele irá viver uma grande aventura - uma conversa inigualável com um senhor muito simpático. Um senhor, já nosso velho conhecido, que irá contar para o garoto várias histórias maravilhosas!

O que eu achei do livro:
Encantador!
Não há nenhuma outra palavra que consiga descrever tão bem esse livro. Aliás, não há nenhuma palavra que realmente consiga descrever bem esse livro.
Eu nunca havia lido nada de John Boyne, embora tenha visto o filme O Menino do Pijama Listrado e tenha muita vontade de ler essa história. Agora me encantei pelo autor e quero ler todos os livros dele - mesmo os adultos. Porque alguém que consegue escrever uma história tão linda quanto Noah Foge de Casa, só pode ser um autor magnífico em todas as suas outras obras.
A história é tão ingênua, tão simples e, ao mesmo tempo, tão profunda... Uma mistura de inocência com non-sense, que fazem da leitura uma agradável viagem pela mente infantil. A lógica pode ser deixada de lado, ela não irá ajudar em nada, pelo contrário, só irá nos atrapalhar a visualizar esse mundo tão colorido.
Desde que nos deparamos com o velho, somos levados a pensar em certo personagem, muito conhecido e amado pelas crianças (e sempre usado como exemplo pelos pais dessas crianças). E esse personagem acabará por povoar nossas mentes até o final, quando descobrimos porque o autor o colocou na nossa cabeça. Não há outra maneira de explicar, John Boyne colocou o personagem na minha mente, e não sem motivo.
Eu já me apaixonei por Noah - e pela narrativa de Boyne - logo no primeiro capítulo. Quando vi a lista que o menino fez, achei-a muito graciosa e não mais pude ver aquele personagem com outros olhos que não amorosos.
"O que Noah tinha feito de comparável na vida? Nada. Bom, uns dias antes tinha tentado fazer uma lista com tudo o que fizera de importante, e olhe só o que anotou:
1. Li catorze livros do começo ao fim.
2. Fui medalha de bronze nos 500 metros no Dia do Esporte no ano passado e teria sido prata se Breiffni O'Neil não tivesse começado a correr antes do tiro de partida e por isso levou vantagem.
3. Sei qual é a capital de Portugal. (É Lisboa.)
4. Posso ser pequeno para a minha idade, mas sou o sétimo mais inteligente da minha turma.
5. Sou craque em separar as sílabas."
Títere. Sabe, sem olhar em lugar algum o que é isso? É um brinquedo. Mesmo com a dica não sabe me dizer? Pois eu também não sabia o que era tão logo li essa palavra... tive que recorrer ao dicionário - meu velho e querido amigo dos momentos de ignorância. Títere nada mais é do que uma marionete - aquelas com cordinhas que servem para lhes dar movimento. Tendo isso bem entendido, você precisa agora ir à livraria mais próxima (nem que seja essa aí do seu navegador) e comprar/pegar emprestado/roubar/afanar/trocar por pontos/etc e tal, resumindo, conseguir Noah Foge de Casa. Porque esse é um livro que você, definitivamente, não pode deixar de ler.

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 

26 comentários:

  1. Adorei a resenha! 
    Disse uma vez que apenas pela capa e pela sinopse tinha achado esse livro muito fofo, mas que não sabia ao certo o que pensar já que fiquei um pouco marcada com O menino do pijama listrado. Agora com a sua resenha tenho certeza que preciso lê-lo. Parece ser tão lúdico! *-*
    Vou ver se ainda dá para aproveitar a promoção! 
    (:

    ResponderExcluir
  2. É uma gracinha de história *-*
    Apesar de não ser estritamente uma fábula, ele contém bastante elementos característicos da fábula =D Talvez por isso a confusão >< Mas independente disso, é uma história encantadora =D

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é realmente mtuuuu bom E só p lembrar pq ja vi mtas resenhas falando nisso. Noah não é fábula. bjos

    ResponderExcluir
  4. Eu agora quero O Menino do Pijama Listrado *-* Quero muito \o/

    ResponderExcluir
  5. Eu sabia que  livro ia ser bom...hehehe... Só li O Menino do Pijama Listrado e já me encantei pelo autor e tbm quero ler todos os livros dele. Ele tem mesmo jeito em retratar a inocência.
    Eu quero!!!
    Bjos!!!@sentilivros

    ResponderExcluir
  6. Estou doida para ler O Menino do Pijama Listrado.
    Adorei a forma como o autor escreve e como trata a inocência infantil - é um livro lindo demais! Eu SUPER recomendo =D

    ResponderExcluir
  7. Adoreii a resenha, já li "O Menino do Pijama Listrado" e posso dizer sinceramente que é um dos meus livros favoritos, tenho certeza que vou gostar deste tambem *-* jaa está na minha listinha!

    ResponderExcluir
  8. Noah é exatamente esse tipo de personagem *-*

    ResponderExcluir
  9. Oi!!!
    Eu também nunca li nada do John Boyne, apenas vi o filme O menino do pijama listrado.
    Pela sua resenha parece um livro encantador, e estou bem ansiosa para ler.
    O Noah parece aquele tipo de personagem que dá vontade de morder. *-*
    ;*

    ResponderExcluir
  10. Esse é um livro maravilhoso, que muito me encantou! Peça de Natal sim, ou espere um daqueles dias com frete grátis no Submarino \o/ hheheheheheh

    ResponderExcluir
  11. Oi, Nanie.

    A cada resenha lida, me encanto mais por esse livro. Pena que estou meio sem grana. Vi o preço no submarino, mas o frete pesa no meu orçamento. :(
    Acho que vou pedir de presente no Natal. ^^

    Já tive a oportunidade de ler do mesmo autor "O Menino do Pijama Listrado" e amei.

    Apesar do tema denso, ele é suavizado na inocência infantil. É tão comovente ver a amizade entre os dois garotinhos. Você precisa ler e tenho certeza que vai adorar! Ainda não tive a oportunidade de assistir ao filme.

    A sua opinião ficou muito fofa. :)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Veezinha, é uma leitura bem leve mesmo, e muito gostosa! É uma delícia de livro =D

    ResponderExcluir
  13. Oi Nanie!
    Já faz algum tempo que não me deparo com um livro onde a inocência seja o ingrediente principal. Temos sempre que desconfiar de todos, descobrindo quem é o vilão, quem é o mocinho... Fiquei interessada no livro, principalmente porque me deixou a impressão de que é uma leitura leve e descontraída. E é por isso que vou adicioná-lo na minha lista de leitura! ;)
    Adorei a resenha!

    xxVê
    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
  14. Parece mesmo encantador!
    Esse tipo de livro faz a gente viajar não é mesmo?!
    Adoro o tom de inocência, ultimamente tenho lido livros com personagens ais novos(não adolescentes) e to gostando da experiência!

    Sua resenha ta muito cut cut.
    Dica super anotada, só não vou comprar por que para mim o frete ta mais caro que o livro, mas quem sabe né?...

    ResponderExcluir
  15. Ei Nanie...

    Amiguinha que graça a sua resenha. Fato que depois desse monte de elogios a dica esta anotadissima. Adoro livro contados por crianças e é fato que o que mais chamou minha atenção sobre o livro foi esse trecho aqui oh: 

    "Noah já tem oito anos. E até hoje não fez nada importante na vida.'

    Geeente ele é uma criança e já tem esse tipo de pensamento? OMG. É, realmente preciso mesmo me aventura messe livro OBA! 

    Fiquei aqui imaginando o qto a outro saber mexer com as palavras, elas foram muito bem colocadas no trecho. Adorei

    Eu tbem ainda não li 'O menino do pijama listrado' mas escutei e li muitos elogios, então tbem pretendo ler um dia :)

    obrigada pela dica lindona, parabéns pela resenha e beijão

    ResponderExcluir
  16. Aproveitem para comprar o livro *-*
    É super o máximo e está só R$9,90 no Sub hoje http://www.submarino.com.br/produto/1/23932577?franq=293390

    ResponderExcluir
  17. Essa história é uma graça!!! É diferente de tudo o que eu já tinha lido... uma delícia =D
    Ah, que bom que sua filha está gostando ^^ Pollyanna é uma personagem que merece ser conhecida =) Fale para ela ler o segundo sim porque é tão delicioso quanto o primeiro ^^

    ResponderExcluir
  18. Muito boa a história...Quem já não teve vontade de fazer esses loucuras quando criança?
    "Noah já tem oito anos. E até hoje não fez nada importante na vida.',só criança pra ter um pensamento desses,com oito anos...Adorei sua resenha.
    Sabe que inspirada pela sua resenha Nanie,minha filha está lendo Pollyanna e está amando...já está procurando Pollyanna Moça.Bjs.

    ResponderExcluir
  19. Fiquei doido para ler! Deve ser maravilhoso

    ResponderExcluir
  20. Ainda não tive a oportunidade de ler O Menino do Pijama Listrado, mas é um livro que quero muito =D
    E, sim, Noah Foge de Casa é bastante fantasioso e tem um que a mais escondido em algum lugar >< ehehehe É maravilhoso!

    ResponderExcluir
  21. A escrita de John Boyne conheci através de um trabalho com os alunos, envolvendo História e Lingua Portuguesa, com o livro O Menino do Pijama Listrado! Realmente é algo cativante! E os alunos tb se apaixonaram com a história e com tudo que fosse relacionado com a História da Guerra...
    Esse me parece ser um livro realmente voltado para um universo infantil e um pouco fantasioso! Puxa, ele tem oito anos e não fez nada de importante... e de repente embarca em uma aventura. Só por conhecer um pouquinho do autor e saber que tudo o que ele escreve não tem nada despretensioso, acho que há sempre algo de mais profundo... adorei a dica Nanie! Vou correr para a livraria! >.<

    Bjuss

    ResponderExcluir
  22. "A história é tão ingênua, tão simples e, ao mesmo tempo, tão profunda..." foi dessa mesma maneira que me senti em relação ao livro "O menino do pijama listrado". Esse autor é muito, muito, muito bom. Apesar de ter lido somente um livro, acredito no talento dele. Não sabia o que esperar pelo livro da resenha, mas agora já consigo até sentir aquela sensação estranha que o autor me faz sentir. Nanie, você precisa ler "o menino do pijama"! Assim que puder, eu leio "Noah..." que é mais curtinho e depois parto para "O garoto..." e "O palácio...".
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Menina, eu quero demais ler O Menino do Pijama Listrado! A minha próxima leitura de John Boyne será O Palácio de Inverno e depois quero muito ler os dois outros =D O autor é realmente muito bom!

    ResponderExcluir
  24. amo john boyne, tenho todos os livros! essa historia é linda! outra mais impressonante é o romance adulto, "o garoto no conves" INCRIVEL! adoro o fato de ele inventar uma historia com toda problematica dos personagens em cima de um acontecimento historico

    ResponderExcluir
  25. Fernanda, eu também gosto bastante do autor e tenho muita vontade de ler outros livros dele! Esse O Garoto no Convés já está nos meus desejados *-*

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥