Título: Uma Ilha no Oceano
Título Original: En ö i havet
Autor: Annika Thor
Tradução: Monica Goldsmith
Editora: Galera Record
Ano da Edição: 2011
Ano Original de Lançamento: 1996
Nº de Páginas: 237
Comprar Online: Saraiva
Sobre o livro:
Steffi e Nelli são mandadas para um país estrangeiro. Elas terão que viver com uma família adotiva.
"- O fim do mundo - pensa Steffi - Isto aqui é o fim do mundo."Enquanto isso, seus pais continuam em Viena, de onde elas tiveram que sair por causa da guerra e de todos os problemas enfrentados pelos judeus.
O pior, porém, é que Steffi e Nelli não irão morar juntas, cada uma irá morar com uma família. E, enquanto Nelli consegue se adaptar bem à vida na Suécia, Steffi encontra várias dificuldades.
O que eu achei do livro:
Um livro tocante, mesmo tendo sido escrito para crianças.
Até hoje eu não consigo acreditar nas crueldades que o ser humano foi capaz de fazer durante as duas grandes guerras mundiais. Por mais que eu estude o assunto, por mais que veja fotos, depoimentos e gravações - tudo parece um tanto nebuloso, como se não pudesse realmente ser verdade. Mas, infelizmente, é.
O livro Uma Ilha no Oceano é um livro leve - indicado para todas as idades - mas que consegue retratar as reviravoltas na vida dessas duas meninas, que foram retiradas do lar por causa das ações xenofóbicas de um povo humilhado. Não foi à toa que o livro ganhou tantos prêmios, apesar de ser o romance de estreia de Annika Thor. Com uma escrita simples, porém muito sensível, ela nos leva à Suécia da década de quarenta e as dificuldades enfrentadas por duas estrangeiras, judias (um agravante na época), que não sabia falar a língua do país.
Os personagens são densos. Podemos sentir as frustrações de Steffi, principalmente quando vê que a irmã consegue se adaptar enquanto ela mal consegue continuar...
Talvez por ser um livro infantil, talvez por outro motivo qualquer, eu senti falta de um pouco mais de realidade e intensidade no livro. Em alguns momentos, me senti acompanhando a história através de uma janela suja e não através dos olhos límpidos dos personagens... Só por esse motivo, eu não dou a nota máxima ao livro. Mas, justamente por esse motivo, eu recomendo a leitura desse livro para todas as idades e para todos os gostos - é uma história incrível e muito linda!
Apesar de ainda não consegui acreditar em todas as atrocidades cometidas durante essa época (e não apenas nessa época), é necessário encarar a realidade e saber do que aconteceu - para que não mais façamos algo nem de perto parecido.
Nota:
Dificuldade de Leitura:
Amei a resenha Nanie e me empolguei para ler. Esses dias sem net, sem grana e sem motivação pra nada... =S
ResponderExcluirFoi bom ter passado aqui. Sua resenha ta muito carinhosa com o livro. Gostei demais!
beijão =*
Lilly, o livro é muito bonito! Foi escrito de uma maneira simples e poética =D É uma leitura muito agradável ^^
ResponderExcluirA resenha esta linda, embora como vc disse é uma época da história que dói saber do que o ser humano é capaz de fazer(as vezes dói saber que faço parte desta éspecie), não leio nada desta época nem o Diario Anne Frank, nem a Lista de Schindler(cheguei a sentar na poltrona do cinema, mas tive taquicardia e sai sem nem o filme começar), então vou ficar com a resenha e torcer para que NUNCA + isso aconteça...pq não era nem para ter acontecido..
ResponderExcluirSonia, por mais que eu também não goste dessa época pelas atrocidades que foram cometidas, eu gosto muito de estudar o assunto - tentar entender!
ResponderExcluirQuanto a esse livro, especificamente, você pode ler sem receios - pois não é um livro forte. É uma história bem simples e leve!
Primeira resenha que leio deste livro, eu também me pergunto como um ser dito como humano pode fazer tantas barbaridades com outra pessoa? Acho que eu nunca vou entender isso. Bjs, Rose.
ResponderExcluirLendo sua resenha, me lembro do "O menino do pijama listrado", q conta as atrocidades no Holocausto... Realmente é incrível as maldades q um ser humano pode cometer!
ResponderExcluirBjus Nanie, boa segunda =*
@morenalilica
Rose, o livro é uma graça!!! Vale muito a pena ser lido!
ResponderExcluirLilian Britto, eu nunca li esse que você mencionou, mas vi o filme - que é lindo! Uma Ilha no Oceano é uma história bem mais leve, mas é linda!!!
Nanie...
ResponderExcluirMenina estava super curiosa a respeito desse livro. Fiquei sabendo dele por causa de uma post seu sobre Novidades e qdo li a sinopse ja fiquei super interessada. Achei a capa do livro linda. parecia ser tanto triste e intenso.
Pena que o livro deixar a desejar em alguma coisa pra vc. Gostaria muito de ler, esntão dica anotadissima. Adoro livros com assuntos complexos contados por crianças. Acho que a magia é outra sobre os olhos deles.
Vc ja leu o livro 'Quarto'? Se já acho que sabe do que estou falando :)
beijos querida e parabéns pela resenha, beijos
Fabiana Araújo, esse livro é incrível - leia que você vai adorar!
ResponderExcluirEu já tive a oportunidade de ler Quarto e é realmente lindo demais =)
Interessante,nunca li um livro que se passa na época de alguma guerra mundial.Deve ser emocionante a parte de Steffi,mesmo "olhando da janela embaçada".Boa resenha.obrigado.
ResponderExcluirFelipe Souza, nunca leu nenhum livro assim?! É ótimo!!!
ResponderExcluirEu gosto muito de ler essas histórias sobre a guerra porque elas me tira da zona de conforto e me deixa mais consciente e, por isso, mais atuante contra isso. Com certeza vou ler esse livro, parabéns pela resenha.
ResponderExcluirJoão Marques, eu gosto muito de ler esse tipo de livros também. E esse, particularmente, é incrível! Leia sim =D
ResponderExcluirMais um drama?! Dica anotadíssima!
ResponderExcluirLeninha, um drama maravilhoso!
ResponderExcluirGosto muito de dramas.Sua resenha ficou ótima,muito bem colocada.Adorei.Mais um pra lista que não para de crescer.Como disse a Lilian,também me lembrei do Menino do Pijama Listrado,até chorei quando li esse livro.Bjs Nanie.
ResponderExcluirEva Munhoz
Eva Munhoz, essas listinhas mutantes é que nos matam ><
ResponderExcluirEsse livro é lindo - muito bom mesmo! Eu adorei =) Não foi à toa que ganhou tantos prêmios ><
Me interessei bastante para ler. A sensibilidade começa pela capa!
ResponderExcluirLeonice, a capa é maravilhosa mesmo *-* E ainda tem a textura que é uma delícia =)
ResponderExcluirParece ser um livro bem bacana. Me interessei de ler.
ResponderExcluirnanda, é um livro mais do que bacana!!!
ResponderExcluirA História tem seu lado muito triste, e o periodo entre Guerras é o mais marcado... A realidade é cruel!
ResponderExcluirNanie, esse livro parece ser bacana! Gostei do tema e sua resenha me deixou com vontade de ler!
bjuss
Beli, é um período muito triste mesmo. O livro é tocante, lindo! Leia sim =)
ResponderExcluirRealmente, essa época foi terrível! Os seres humanos tendem a ser assim... S e tratados com animais, agem como animais!
ResponderExcluirJá desisti de tentar decidir, entro em debates demorado com meu pai, levantamos várias hipóteses, mas não chegamos a nenhuma conclusão....
A resenha ficou muito legal, vou procurar para ler!
Beijos
Mariana Sampaio
Blog Tijolinhos de Papel
Mari, acho que nesse assunto não dá para chegar a conclusões mesmo... é algo inacreditável e inexplicável ><
ResponderExcluirMas leia o livro sim - é ótimo!
Parece muito emocionante e triste mesmo, por enquanto está de fora da minha lista de leitura. Já ando depressiva o suficiente sem livros para ajudar... rsrs.
ResponderExcluirBjkas!
Monique Martins
MoniqueMar
@moniquemar
Monique, é um livro muito triste sim... nos deixa reflexivas após a leitura ><
ResponderExcluirMesmo não tendo lido ainda, acho que o livro se parece com o livro 'O Menino do Pijama Listrado' e talvez o 'A Menina que Roubava Livros' estou certa?
ResponderExcluirMesmos sendo historias tristes, acho bom ler para termos um pouco de noção sobre como os humanos podem ser tão cruéis :(
Não acho que se pareça com nenhuma dessas duas histórias...
ResponderExcluirMas é um livro muito lindo também!