segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Diário de uma Paixão, de Nicholas Sparks



Título: Diário de uma Paixão
Título Original: The Notebook
Autor: Nicholas Sparks
Tradutor: Renato Marques de Oliveira
Editora: Novo Conceito
Ano da Edição: 2010
Ano Original de Lançamento: 1996
Nº de Páginas: 213
Comprar Online: Saraiva / Submarino

Sobre o livro:
Pode um amor de verão, vivido durante a adolescência, mudar a vida de alguém para sempre?
Noah tinha 17 anos e Allie apenas 15 quando se apaixonaram naquele verão. Viveram momentos intensos e uma paixão arrebatadora que iria mudá-los para sempre.
Apesar de toda a força do amor que sentiam um pelo outro, eles acabaram separados por muitos anos. Aos 29 anos, Allie está prestes a se casar com um promissor advogado, quando uma reportagem em um jornal chama a sua atenção. Uma casa está sendo reformada - e Noah é o responsável. Ela não consegue evitar e vai atrás dele - apenas para revê-lo uma última vez.
Será que a paixão de 14 anos atrás ainda existe? O que esse encontro irá fazer com a vida de Allie e Noah?

O que eu achei do livro:
Nicholas Sparks, o autor, já deixa o aviso logo na primeira página do livro:
"'Não sou nada especial; disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome, em breve, será esquecido, mas amei outra pessoa com toda a minha alma e coração e, para mim, isso sempre bastou.'
Assim tem início uma das mais comoventes e intensas histórias de amor que você lerá na vida..."
Na pequena "sinopse" que escrevi sobre o livro eu não contei um detalhe super importante - que o leitor percebe logo na primeira página, já que a história não é contada em terceira pessoa. Entretanto, eu não entrarei em detalhes e não vou contar o que deixei de dizer - quem ler irá descobrir. Mas é o detalhe que faz toda a diferença.
Acho que não há necessidade de dizer que você irá se emocionar ao ler esse livro - o nome Nicholas Sparks já carrega esse estigma. Um bom estigma. Com sua escrita simples, palavras cotidianas, situações normais, Nicholas Sparks consegue emocionar até o mais duro dos corações. E com Diário de uma Paixão não é diferente, você irá se emocionar.
Não vou negar que o livro é repleto de clichês - todos os livros que já li do autor são assim. Apesar de super emocionante, o livro não é surpreendente. Ainda assim, é maravilhoso! Afinal de contas, a vida não é recheada de clichês?! Acho que esse autor - hoje um dos meus preferidos (na verdade, empatado com alguns outros no segundo lugar) - consegue como quase ninguém mais colocar nas páginas de um livro uma história que todos nós gostaríamos não apenas que fosse real, mas que fosse a nossa história!
Prepare-se para se emocionar, para sonhar, para rir e para amar! Diário de uma Paixão promete tudo isso e muito mais!


Antes de terminar a resenha, eu preciso postar mais um trecho que me emocionou muito, mas esse trecho é spoiler, portanto não clique no botão se não tiver lido o livro ou se se importar em saber o que vai acontecer.
Além desse trecho, eu também aproveito para responder a umas questões que são propostas no final do livro. Tanto as perguntas, quanto as respostas contêm spoiler. Mais uma vez, fica o aviso: não clique no botão se não quiser spoiler. Caso contrário, siga em frente!

"Eu amo você, Allie. Eu sou quem eu sou por sua causa. Você é toda a razão, toda a esperança e todos os sonhos que eu já tive na vida, e aconteça o que acontecer no futuro, cada dia que estamos juntos é o melhor dia da minha vida. Serei sempre seu.
E você, minha querida, será sempre minha."
Essa citação é parte de uma das cartas que Noah escreveu para Allie. Primeiro, quem não gostaria de receber uma carta assim? Não posso negar que sonho em receber algo tão romântico assim... Segundo, essa é apenas uma das cartas. Noah escrevia várias... Não é lindo demais?

Perguntas propostas no final do livro:
1. Em certo momento do romance, o personagem Gus diz a Noah: "O meu pai me contava que a primeira vez que a pessoa se apaixona muda a vida dela para sempre, e por mais que você tente, o sentimento nunca desaparece. Essa garota de quem você me falou foi o seu primeiro amor. E não importa o que você faça, ela vai ficar com você para sempre." Você acha que isso é verdade? Você se lembra do seu primeiro amor?
Resposta: Eu tenho certeza que isso é verdade, por mais que me doa dizer isso e admitir, para mim mesma, esse fato.
Primeiro, tem aquele primeiro amor platônico - um que nunca pude realizar, por assim dizer. Sonho com esse menino até hoje - por mais incrível que isso possa parecer. É um amor de infância, que tem gosto de inocência. Não que seja um amor de hoje em dia, não é... é nostálgico. Mas ele ainda vive.
E, segundo, tem o grande amor que eu senti pelo meu ex-marido. Ainda é doloroso lidar com isso, por isso não vou entrar em detalhes. Mas é claro que, depois que a dor passar, também será um amor nostálgico - um amor que irá ter gostinho de adolescência e de passado. Quando a dor passar, é claro.
Mas, sim, eu sou uma eterna romântica (nos momentos de tristeza, me classifico como uma eterna retardada) e acredito muito no amor. Para mim, todos os amores são para sempre, mesmo que passem de amor-presente para amor-nostálgico.

2. A casa restaurada por Noah tem um papel fundamental na trama do romance. Na verdade, é um artigo de jornal sobre a restauração que atrai Allie de volta a Nova Berna. Na sua opinião, o que a casa representa? O que isso diz sobre a importância do lugar? Noah restaura mais alguma coisa no romance?
Resposta: A casa é a representação do amor dos dois. Um lugar que teve grande importância naquele verão que eles viveram juntos. E acaba por se tornar um símbolo da paixão que os uniu - não apenas naquele verão, mas durante a vida toda. Quando Noah volta, ele precisa restaurar a casa, justamente por causa de Allie - ele não consegue se afastar daquele lugar. E Allie também não consegue se manter distante, quando descobre que a casa estava sendo restaurada.
Noah não apenas restaura o amor dos dois, a alma dos dois, como também o amor pela arte que Allie havia perdido.

3. Quando Allie decide ir visitar Noah "uma última vez", você acha que ela queria apenas dizer adeus ou secretamente esperava se apaixonar novamente por ele? Foi uma atitude correta da parte de Allie, que já tinha se comprometido a se casar com Lon, fazer essa visita? Sua resposta seria diferente se ela já fosse casada?
Resposta: Allie precisava voltar, porque ela não estava certa sobre o seu amor com Lon. Ela nunca foi capaz de esquecer tudo o que havia passado com Noah - ele nunca havia, de fato, saído de sua cabeça.
Eu acho que a atitude de Allie foi correta, pois ela não iria ser feliz se casando com Lon e vivendo uma farsa. E Lon também não seria feliz com ela. O relacionamento iria se desgastar e os dois seriam infelizes - porque Allie nunca seria completamente dele. Ainda assim, acho que ela agiu de maneira errada ao ficar com Noah antes de terminar tudo o que havia entre ela e Lon, por mais irresistível que fosse a paixão dela e de Noah. Da mesma forma, eu não acharia errado ela ir atrás de Noah se fosse casada, mas continuaria achando errada a traição.
Nenhum relacionamento vive com mentiras - omissões também são fatais. Eu acho que a honestidade é muito importante, por isso acho que o que Allie fez foi correto - pois deu a Lon a oportunidade de encontrar alguém que realmente o ama - e a mais ninguém.

4. Indagada pela mãe, Allie afirma amar Noah e Lon. Você acha que isso é verdade? É possível amar igualmente duas pessoas? Ou é possível estar apaixonada por duas pessoas ao mesmo tempo?
Resposta: Acho que é possível amar várias pessoas ao mesmo tempo, mas não da mesma maneira, nem com a mesma intensidade - talvez com exceção dos filhos que, eu acredito, sejam amados na mesma intensidade pelos seus pais. Mas mesmo os filhos não conseguem corresponder - sempre amam o pai, ou a mãe, um pouquinho mais.
E assim eu acho que é o amor entre homem e mulher.
No caso de Allie, eu acho que ela não estava dividida entre duas paixões, incerta sobre quem amava mais. Ela não amava Lon, apenas o respeitava. Ela amava a vida que poderia ter tido com ele - por causa, principalmente, do apoio dos pais.

5. A mão de Allie se arrepende por ter escondido durante tantos anos as cartas que Noah escrevera para Allie. Por que a mãe de Allie muda de ideia, especialmente uma vez que o casamento de Allie e Lon estava marcado para dali a três semanas? Você consegue entender as motivações que levaram a mãe de Allie a esconder as cartas? Como mãe, não era função dela zelar pela filha?
Resposta: A mãe de Allie agiu o tempo inteiro pensando no que achava que seria melhor para a filha - mesmo que tenha agido erroneamente.
Quando ela viu a filha - que certamente estava feliz, talvez como a mãe não a tenha visto uma vez sequer nos últimos anos, ela enfim entrega as cartas. Já as tinha consigo, pois estava arrependida de tentar decidir pela filha o que fazer.
No final, ela se deu conta de que o mais importante era prezar pela felicidade da filha, mesmo que ela decidisse por um caminho "não tão perfeito".

6. Você ficou minimamente surpreso quando por fim se revela que Allie decidiu se casar com Noah, ou tinha alguma dúvida?
Resposta: Não tinha dúvidas. Eu sabia que ela havia se casado com ele.
Acho que sempre acredito no amor. Sou incapaz de acreditar que uma pessoa poderia escolher qualquer outra coisa em detrimento do amor.

7. No final do romance, o amor de Noah e Allie é tão puro e vigoroso como no início. É possível que a intensidade do primeiro amor dure tanto tempo? Ou é algo fantasioso esperar isso?
Resposta: Acho que é possível sim. Mas não acho que devamos esperar por isso. Depende muito do caso. Eles nunca foram capazes de realmente esquecer aquele primeiro amor - ele continuou vivo no coração dos dois. Por isso acho que foi possível retornar com tanta intensidade, porque ele estava lá - adormecido.

8. Embora não esteja em suas melhores condições de saúde, todo dia Noah vai até o quarto de Allie e lê para ela o "diário de uma paixão". Por essa razão, o estado de saúde de Allie é melhor do que o da maioria dos outros pacientes de Alzheimer. Você acha isso plausível? A condição de saúde mais estável dela é o resultado do fato de ouvir diariamente o relato, ou há forças mais poderosas em ação? O que a devoção de Noah sugere sobre o casamento? E sobre a natureza do próprio amor?
Resposta: Eu acho que isso é mais do que plausível. Eu acredito fervorosamente nisso.
Posso contar uma história pessoal?
Quando eu tinha 11 anos de idade, fui informada de que meu pai não iria viver nem mais seis meses de vida. Ele iria morrer e eu deveria fazer todas as vontades dele e não aborrecê-lo.
Cinco anos depois, o estado do meu pai não era nada agradável, ele inclusive começou a mostrar alguns sinais de demência - não sabia direito do que estava falando, se recusava a comer, a tomar banho e coisas do tipo. Até que, em um momento de delírio, ele expulsou minha mãe de casa. É claro que ela não foi, não a princípio. Mas outras pessoas meteram a colher e ela não teve outra opção. Saiu de casa.
Menos de cinco meses depois, meu pai que há mais de ano não andava sem uma cadeira de rodas, por fraqueza, delirava e era jurado de morte por todos os médicos, estava recuperado. Claro que ele ainda era diabético, cardíaco e hipertenso. É, até hoje. Mas ele voltou a andar, voltou a dirigir, voltou a tomar as rédeas de sua própria vida. Inclusive buscou minha mãe e a trouxe de volta.
Se a história do meu pai é real, então eu acho plausível sim que doenças possam melhorar por motivos que a ciência ainda não consegue explicar.
Sobre a devoção de Noah, eu não tenho muita  falar. É lindo! Mostra o quanto os dois foram parceiros durante o casamento e o quanto ele ainda a ama - mesmo depois de quase cinquenta anos juntos.

9. As cartas trocadas entre Noah e Allie, os poemas que os dois compartilham e o diário que Noah lê para Allie todo dia são parte integrante do romance. E durante a Segunda Guerra Mundial um livro literalmente salva a vida de Noah. O que isso sugere sobre o poder da palavra escrita? Por que esse poder é tão importante em Diário de uma Paixão?
Resposta: A maioria dos que vêm aqui no blog é, assim como eu, aficcionado por literatura. E sabe todo o poder das palavras!
Como já disse na resenha, sonho com cartas assim escritas para mim!
O diário é a chave do livro - o que deixa Allie melhor. Com as palavras, Noah recupera todo o sentimento vivido por ele e Allie.

10. Diário de uma Paixão é um campeão de vendas não apenas nos Estados Unidos, mas em todo o mundo. Por que você acha que isso acontece? O que este livro tem que consegue dizer tanto para uma gama tão variada de pessoas?
Resposta: O livro é recheado de sentimentos que todos gostaríamos de sentir. Quem lê esse livro, sente a história e, ao menos por um momento, a deseja para si. Acho que esse o sucesso dessa história.


Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


39 comentários:

  1. Eu amei esse livro, deu para perceber o quando modificam nos filmes.
    Sua resenha ta ótima!

    ResponderExcluir
  2. Leninha, eu também gostei muito =D Infelizmente, não vi o filme >< Então nem tenho como comparar - mas o livro é lindo demais!

    ResponderExcluir
  3. Nanie, tu precisa ver o filme! é maravilhoso como o livro, claro que tem algumas diferenças, mas é muito bom!

    ResponderExcluir
  4. Não gosto de livros lindos e cheios de clichês... vc me conhece né? Rssssss... será que um dia vou pagar a minha língua?

    ResponderExcluir
  5. Paola Severo, eu nunca vi nenhum dos filmes que foram baseados em livros do Nicholas Sparks >.< heheh Mas tenho muita vontade! Um dia irei ver!

    Vanessa, ah... eu adoro livros lindos, românticos, doces e cheios de clichês! Eu acho que um dia você ainda paga língua >.< hehehe

    ResponderExcluir
  6. Esse é um livro super especial, figura entre os meus favoritos sem dúvida nenhuma.
    Já era apaixonada pelo filme e pela versão antiga da editora Seleções, mas nesta da Novo Conceito a tradução é melhor e mais interessante ainda.
    Uma leitura memorável!
    Bjkas,

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  7. MoniqueMar, essa edição ficou muito boa mesmo =) E a história é maravilhosa *-* Sou apaixonada por Nicholas Sparks e me encanto ainda mais a cada história que tenho o privilégio de ler!

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não li o livro mas ja vi o filme. E é fato, tio Nicholas consegue mexer com todos os corações. No meu caso ele me arrebenta! rsrs

    Sempre estou chorando com os livros dele, isso depois me derreter suspirando pelos cantos!
    O pior de tudo é que mesmo maltratando o meu pobre coraçãozinho eu gosto! kkk

    Tio Nicholas é meu autor 'chorante' favorito! :)

    Adorei sua resenha Nanie, beijos

    ResponderExcluir
  9. Estou com o livro aqui em casa, mas ainda nao tive tempo de ler, nao li a resenha(morro de medo de spoiler), mas já vi muita gente dizer que é um bom livro!

    @Jennifer13d

    ResponderExcluir
  10. O filme é lindo, então imaguno q pelo filme e a resenha o livro seja perfeito tb.

    @dnisin

    ResponderExcluir
  11. Oi Nanie!
    Eu só assisiti ao filme. É lindo, porém acho as histórias de Sparks muito deprês.
    Confesso que não me animo em ler os livros do autor.
    Ótima resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Ah, Nanie, q resenha linda! Eu ainda não li o livro, já o tenho a algum tempo, mas como minha pilha de livros só cresce, rs, ele ainda não chegou no topo...
    Adoro o estilo de Nicholas Sparks, fico sempre emocionada ao ler seus livros.
    O filme já assisti inúmeras vezes, é um dos meus favoritos justamente por contar dramas com muita sensibilidade, q pra mim, é o melhor de Nicholas Sparks!
    Adorei sua resenha ^^
    Bjus =*

    @morenalilica

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho o livro mas ainda n o li. Só vi o filme, e é um dos meus favoritos, não canso de rever.
    Vc disse que o livro é cheio de clichês e que os outros livros dele são assim, ou eu não exergo isso ou eu realmente n acho que sejam clichês hehehe Amo as estórias do Nicholas, e acredito que esse livro vai ser mais um dos que vão entrar para o hall de favoritos.
    bjs :D

    ResponderExcluir
  14. Fabiana Araujo, ele sempre me arrebenta também >< Choro litros, litros e mais litros >.<


    jenniferdlegal, ah... que peninha que não leu a resenha >< Das próximas vezes pode ler sem medo - não tem spoiler nenhum (a não ser quando clicar no botão de spoiler >.< Mas aí fica bem avisado!!! heheh).
    E o livro é muito bom sim!!!


    Denise, o livro é lindo mesmo!!! Não vi o filme, então não posso dizer qual é o melhor... mas o livro é excelente!!!


    Hérida Ruiz, essa história, particularmente, não é deprê não >.< É uma graça!!!! Mas é emocionante, de chorar mesmo... heheheheh


    Lilian Britto, eu tenho esse pequeno problema de "pilha gigantenorme" também >.< heheheh Espero que consiga ler o livro logo, pois é excelente!!!

    ResponderExcluir
  15. Oi !!
    Eu ainda não li este livro mas li e vi o filme querido john e posso dizer que adorei sem duvida!Resalto que achei melhor ler o livro pois nos dá mais intensidade e no filme a historia é modificada!!
    Eu adoro e revejo sempre o filme Um amor pra recordar mas este eu ainda não li o livro que deve ser melhor ainda!!!
    Nicholas é otimo!!

    ResponderExcluir
  16. Jaiza Muniz, eu nunca vi nenhum do filmes baseados em livros de Nicholas Sparks >.< Mas já tive a oportunidade de ler cinco livros do autor e todos foram maravilhosos!

    ResponderExcluir
  17. Vi o filme e chorei baldes (bom choro até com comercial), mas sempre acabo lendo o livro pq é TDB sempre, ainda não li este + ta + q na lista depois de tudo isso ai encima..

    ResponderExcluir
  18. Amei sua resenha!!!Vi o filme, chorei muito,mas ainda não li o livro.Me disseram que tem várias modificações entre os dois,mas mesmo assim é muito lindo e quero muito lê-lo.Bjs
    Eva Munhoz

    ResponderExcluir
  19. As histórias do Sparks pra mim são sempre uma surpresa. De verdade, desde que li a primeira obra dele, que foi Querido John, sempre tive na cabeça que não devia esperar muito, que era só uma história de amor com muito drama. E sempre coloco isso na cabeça, foi assim com a Última Música, com Um Amor para Recordar, e o mesmo para o Diário de uma Paixão (que eu li as cegas, já que não tinha visto o filme). Poxa, fico feliz de que esse meu pensamento tem funcionado, porque o saldo final é sempre positivo. São histórias simples e que no final sempre acho que realmente podem acontecer (apesar de eu sempre achar que não no começo haha). <3

    ResponderExcluir
  20. Vou comeeçar a ler este livro esta semana. Não vejo a hora. Bjs, rose.

    ResponderExcluir
  21. Gosto demais desse livro e fiquei feliz em encontra-lo aqui.

    ResponderExcluir
  22. SONIAJAM, acho qu enão tem como não chorar com Nicholas Sparks >.< O cara escreve muito bem, consegue realmente nos emocionar >.<


    Eva Munhoz, como eu não vi o filme, não posso dizer se teve ou não alterações >.< Mas garanto que o livro é uma delícia =)


    Patrícia Akemi, eu também sempre fico com essa sensação - que são histórias que poderiam realmente acontecer!!! Não sou muito surpreendida, acho que ele usa muitos clichês e acaba deixando a história previsível... mesmo assim eu me apaixonei por todas que li até hoje >.< hehehe


    Fábrica dos Convites, que legal!!! Tomara que você curta tanto quanto eu curti!


    Maristela G. Rezende, eu também gostei bastante!!!

    ResponderExcluir
  23. Esse livro é lindo demais! Emocionante demais!
    Nanie, Nicholas Sparks é tb um dos meus favoritos... Ele escreve história carregadas de sensibilidade, amor, drama e romantismo...
    Noah é apaixonante! Homem com tanta sensibilidade para as poesias, tão forte para suportar esse amor e lutar pela pessoa que ama. Já Allie, confesso que ela me deixou nos nervos um momento...
    O final é lindo demais!
    Adorei a resenha!!!

    bjuss

    ResponderExcluir
  24. Beli, a Allie me deixou nos nervos em um momento também >< Imagino que seja o mesmo do qual você está falando =) O Noah é lindo... um homem que, infelizmente, não existe... mas que todas as mulheres adorariam que existisse!
    O final é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  25. Como eu chorei vendo esse filme, acho que vou chorar ainda mais lendo o livro T.T

    ResponderExcluir
  26. nossa amei esse livro !!!
    Pena q ainda nao vi o filme, mas ainda vou ver..
    Os livros do Nicholas Sparks, fazem a gente chorar
    adorei a resenha...

    bjosss

    ResponderExcluir
  27. Claudinha, com certeza vai chorar lendo o livro - é uma história emocionante!


    Thaisy Lourenço, é lindo né?! Eu também não vi o filme ainda >.<

    ResponderExcluir
  28. Falou de Nicholas Sparks é saber que o livro é emocionante e lindo!!
    Estou louca para ler esse... em breve vou comprá-lo!! Beijos

    ResponderExcluir
  29. Tyele, é verdade! Todos os livros que li do Nicholas Sparks são emocionantes e lindos demais!!! E esse não é diferente - é maravilhoso =D

    ResponderExcluir
  30. Não estou acostumado a ler romances,porém,este parece ter uma história mais plausível.Também nunca li nenhuma obra do Sparks,que,pela resenha e pelos comentários,parece ser bom.Espero poder lê-lo.

    ResponderExcluir
  31. Felipe Souza, a história é linda e emocionante!!! O autor é muito bom - sempre consegue me emocionar com suas histórias *-*

    ResponderExcluir
  32. Tenho um pouco de medo dos Livros de Nicholas Sparks, não gosto muito dos finais... Tá que isso nem é baseado nos livros e sim nos filmes que eu vi. Você me deixou com vontade de ler um livro que eu tenho certeza que vou ficar muito mal se fizer isso.

    ResponderExcluir
  33. João Marques, os livros do Nicholas Sparks realmente mexem bastante com quem lê >< Não tem jeito... fazem chorar - trazem emoções à tona... mas são histórias lindas - vale a pena a leitura!

    ResponderExcluir
  34. ALGUÉM PODE ME DIZER O LIVRO DO NICHOLAS SPARKS QUE NÃO VIROU FILME?

    ResponderExcluir
  35. Israel, infelizmente não sei te responder essa questão =D Talvez os mais recentes =D eheheheh Mas os livros dele são realmente muito bons, muito emocionantes - por isso sempre vão parar nas telonas =D

    ResponderExcluir
  36. Ele escreve tantos livros com temas semelhantes, penso que talvez perca um pouco a graça ler mais de 2 desses livros.

    ResponderExcluir
  37. Diego, eu não concordo com isso não >< Adoro os livros do Nicholas Sparks *-*

    ResponderExcluir
  38. ola sou fã de sparks, to louca pra ler esse livro só tenho querido john desse autor, mas pelo que sei os livros dele são muito tocantes e irresistíveis. quero fazer coleção. bjs

    ResponderExcluir
  39. mara, se você é fã do autor, com certeza vai adorar esse livro - é lindo!!!

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥