sábado, 23 de julho de 2011

O Silêncio do Túmulo, de Arnaldur Indridason



Título: O Silêncio do Túmulo
Título Original: Grafarpögn
Autor: Arnaldur Indridason
Tradutor: Álvaro Hattnher
Editora: Companhia das Letras
Ano da Edição: 2011
Ano Original de Lançamento: 2002
Nº de Páginas: 315
Comprar Online: Saraiva / Submarino


Sobre o livro:
No meio de uma festa, uma surpresa: um osso humano é encontrado. A polícia de Reykjavík é acionada para cuidar do caso.
Erlendur e seus assistentes terão que descobrir a quem pertencem os ossos encontrados e resolver o mistérios que emerge junto aos ossos.
No meio disso tudo, Erlendur ainda terá lidar com a família - uma família que ele abandonou há muito tempo - agora que a filha está em coma no hospital.
Misturando a investigação no presente, com a história de uma família na época da Segunda Guerra, Arnaldo Indridason cria uma intrigante trama que nos leva à Islândia, curiosos para desvendar "O Silêncio do Túmulo"!

O que eu achei do livro:
Quando você inicia a leitura desse livro, leva um grande choque. A editora optou por manter os nomes originais utilizados pelo autor (e eu gosto muito quando as editoras mantêm os nomes originais) - que são bastante diferentes do que estamos acostumados. Nomes como: Erlendur, Höskuldur Thórarinsson, Reykjavík, Sigurdur Óli, Elínborg, Mikkelína, dentre outros. Para nomes de pessoas e lugares. Então, nas primeiras páginas, o leitor sente esse grande estranhamento e fica meio perdido. Mas algumas páginas depois, já é possível degustar completamente a escrita maravilhosa de Arnaldur Indridason! Com uma escrita bem diferente do que estamos acostumados, mas ainda assim de leitura deliciosa, Indridason nos leva a mergulhar nesse mistério que envolve os ossos encontrados embaixo da terra.
Com personagens complexos e bem construídos e uma trama muito bem costurada - o leitor vivencia um quebra-cabeça, onde vai tentar juntar as peças - tomando muito cuidado com as peças falsas.
Também adorei a mistura que o autor fez entre fatos do presente e fatos do passado. É uma delícia buscar entender a ligação entre as duas histórias que ele vai contando! Dessa vez, eu até consegui imaginar o final, mas somente dentre outros tantos finais que eu imaginei - porque o autor vai jogando com o leitor, dando pistas verdadeiras e pistas falsas, que engolimos como se todas fossem verídicas!
A relação familiar do detetive Erlendur - a questão do abandono da família, sua filha que o odeia e, ao mesmo tempo, tenta buscá-lo desesperadamente - acrescenta um brilho a mais na história - tornando "O Silêncio do Túmulo" um dos melhores livros policiais que já li.
Para quem, como eu, é fã de literatura policial, "O Silêncio do Túmulo" é uma leitura obrigatória!

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


22 comentários:

  1. Aêee adorei a resenha Nanie. Adoro misterios policias, especialmente esses que me deixam meio TONTA querendo descobrir o que acontece e porque. \o/ Anotada a dica aqui

    Sobre as editoras manterem os nomes originais eu tbem adoro pq as vezes a tradução é tão ridiculo e 'nada a ver' que acaba com o 'charme' do livro!rsrs

    Parabéns pela resenha, beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    A sinopse é interessante... eu até poderia ler, mas não me cativou muito. Sua análise ficou bem completa, Nanie! Não deixou lacuna pra nada! EXCELENTE!

    Abraços!

    Ana Carolina Nonato
    Seis Milênios

    ResponderExcluir
  3. Deve ser mesmo um policial incrivel esse livro!
    Nanie, essa capa me chama tanta a atenção, e a sua resenha me deixou curiosa...
    Adorei a dica!!! Vou procurar por esse livro agora...

    bjuss

    ResponderExcluir
  4. Oi Nanie,

    Ixi, já vi que se eu ler esse livro vou me perder legal (Y)
    Tenho o dom, as vezes qdo tem nomes complicados em me perder facilmente.

    Confesso que não sou muito fã de literatura policial
    Mas achei bacana o modo em que vc escreveu a resenha :D

    Parabéns viu, excelente resenha.

    Beijos,

    Lu

    Bookaholic Fairy

    ResponderExcluir
  5. Hum, policial é? Não sou muito fã do gênero pq as coisas demoram demais a acontecer. Mas esse aí eu me interessei, viu! Tá na lista (lista gigantesca).

    ResponderExcluir
  6. Olá Nanie

    Essa trama policial deve ser daquelas envolventes,eu também curto quando leio com nomes originais dos personagens isso faz com que a tradução não destrua a obra original.

    Um Abraço

    ResponderExcluir
  7. Queria comentar aqui mas não conseguia tempo vou aproveitar e comentar nos post que não comentei ainda e claro vou ler eles!

    Não conhecia esse livro! ... Me pareceu bem interessante e por sua opinião deve ser bom mesmo!

    Adoro suas resenhas!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Nanie,
    Primeiramente, o livro tem um título excelente, que gera polêmica e curiosidade no leitor.
    Adoro os livros da Companhia das Letras, cresci com eles.
    A história parece muitíssimo bem construída, tem uma temática distinta e bem ao estilo policial. Passa-se na Islândia, certo? Pelos nomes, palpite. Ou Finlândia, acho que um dos dois.
    Só um detalhe, a sinopse é do Skoob? Porque tem um erro ortográfico no qual reparei: "uma família que ele abandonou A muito tempo". HÁ muito tempo.

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  9. Nanie, quando eu leio livros com nomes muito estranhos, parece que não consigo entender direito a estória...é russo esse escritor?
    Por outro lado, não resisto à um suspense policial!!

    ResponderExcluir
  10. Fabiana Araujo, esse é excelente!!! Adorei a forma como o autor conduz a história - me encantou!
    Eu detesto quando as editoras tentam traduzir os nomes - porque fica realmente horrível. Mas como esse livro é Islandês, realmente o leitor leva um choque - porque os nomes são completamente diferentes do que estamos acostumados a ouvir. E, por isso mesmo, o livro é super rico!


    Ana C. Nonato, é super interessante mesmo, mas é para quem gosta de romances policiais! Não adianta ler esperando um romance meloso, nem uma aventura sobrenatural... Mas para quem espera muito mistério, pistas, detetives em ação - é uma ótima pedida!


    Beli, para quem curte um policial, esse é leitura obrigatória!!! EXCELENTE!


    Luisa Ortega, apesar de ser um livro maravilhoso, eu não o recomendo para quem não curte literatura policial, porque vai acabar se decepcionando e falando que o livro é ruim, quando, na verdade, o livro é maravilhoso!
    Se o receio for apenas com os nomes, não há por que temer! Nas primeiras páginas, há mesmo um estranhamento inicial, mas logo nos acostumamos e conseguimos acompanhar a história!

    ResponderExcluir
  11. Vanessa, nesse aqui não é tão diferente não >.< heheh As coisas vão acontecendo aos pouquinhos sim, descobrindo algumas pistas, muito suspense, mistérios >.< No final, você não consegue parar de ler e tem até vontade de pular umas paginazinhas, tamanha é a curiosidade em descobrir o final. Mas é um livro muito bom! Eu amei!

    Fábio Siebra, nesse caso, a gente se sente na Islândia - os nomes super diferentes ajudam a criar o clima. E, sim, é bastante envolvente. Daquelas que nos fazem roer as unhas, aguardando pelo desfecho.


    Anime Daiki, esse é lançamento! Talvez por isso ainda não tenha visto por aí. Mas é lançamento aqui no Brasil, pois já é famoso lá fora - já ganhou dois prêmios importantes!!!


    Ana Ferreira, a Companhia das Letras tem um cuidado todo especial com seus livros, né?! E com esse não é diferente - tradução, revisão, diagramação - tudo perfeito!
    E acertou de primeira! O livro se passa mesmo na Islândia. Hahah A sinopse não é do Skoob não >.< É minha mesmo =D Pode deixar que vou arrumar o erro, muito obrigada por reparar e avisar!

    Martha, o escritor é islandês - e o livro se passa em sua terra natal. Os nomes são estranhos sim, causa um choque no início, mas dá para pegar rapidinho! Se curte um policial, não deixe de ler esse!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Nanie.

    Adoro livros policiais!

    Um que recomendo muito é a Trilogia "Millennium", do Stieg Larsson; e "Eu Mato", do Giorgio Faletti.

    O segundo foi surpreendente. E quando li sua resenha, me veio ele à cabeça, ainda mais quando você citou os investigadores. Em "Eu Mato", os policiais também tem seus demônios pessoais. Leia e irá surpreender-se.

    Adorei sua dica.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Carla Fernanda, esse livro é uma ótima pedida para quem é fã do gênero!
    A Trilogia Millennium eu já tive a oportunidade de ler (apesar de, infelizmente, não ter resenha no blog - ainda) e amei!! Eu Mato eu ainda não li, mas olha que as indicações estão me deixando curiosa!!!

    ResponderExcluir
  14. Acho que não faz o meu tipo de leitura :/

    Beijos, Nanie.
    Otávio.

    ResponderExcluir
  15. Gosto muiro de literatura policial!! Nunca tinha visto nenhuma resenha do mesmo...
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Uhlll! Gostei da resenha! Eu tbem adoro qdo se mantem os nomes originais Nanie, gosto de imaginar o momento e as situações que os envolvem! E eu gostei muito tbem da história, intrigante né? Adoro ficar pensando nas várias possibilidades de finais tbem ^^
    Beijocas, bom domingo =*

    @morenalilica

    ResponderExcluir
  17. Nossa, um 4 estrelas e meia e vc classifica como o melhor livro policial que vc já leu?!
    Anotado!
    Poxa parece ser muito bom mesmo!
    Querendo muito agora, para a hora que eu precisar de um policial para desestressar de romances, kkk

    Amei sua resenha, atiçou minhas vontades!

    ResponderExcluir
  18. Aaaaai, que vontade que deu de ler!! *__* Gosto muito de romances policiais ;D

    ResponderExcluir
  19. Otávio, ah, que pena >< Você ainda não descobriu a beleza dos policiais *-* hehehe


    Tyele, é porque esse livro é um lançamento da editora!!!


    Lilian Britto, essa história é muito boa mesmo!!! Uma delícia!


    Leninha, é um dos melhores que li (ainda não tirou a série de Sherlock Holmes do pódio) ^^ Aliás, acho que só Sherlock Holmes e a Trilogia Millennium enquanto policias ganhariam 5 estrelas - porque são incrivelmente maravilhosos!!! Mas esse livro empata com a trilogia Millenium - é tão bom quanto, só é curtinho demais ><


    nanda, se você curte policias, esse livro é para você - bom demais!

    ResponderExcluir
  20. Nanie, você me conquistou! Quero ler esse livro. Quando há livros com descoberta de ossos, eu me interesso e muito! E esse não foi diferente. Há nomes complicados na trama, mas nada impossível de ser ler. É só ler com calma. :)
    E eu não sabia desse livro então, adorei conhecê-lo no seu blog.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogpsot.com

    ResponderExcluir
  21. Olá!!

    Adoro literatura policial! Amo aquele suspense do começo ao fim , que você não sabe nada do que vai acontecer!

    kkkkk

    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Carambaaaa!!!

    Sou APAIXONADA pelo gênero, por suspense, mistério...!

    Mas JURO como NÃO conhecia este autor! Valeu mesmo pela dica, Nanie!! \o/

    E a forma como vc diz que ele coloca as ligações entre passado e presente é um prato cheio - gosto demais qdo os crimes/objetos de mistério são fatos ocorridos no passado ^~ Tem muito mais charme, na minha opinião ^~

    Outra coisa deliciosa é saber que a nossa edição está mantendo os nomes originais - Yeah!

    Quero MUITO poder ler este livro. Estou curiosíssima para conferir o estilo de escrita do autor, caramba, depois desta resenha *_________*

    Muito obrigada, Nanie /o/
    ^~

    Illyana HimuraWakai
    illyana.himura@gmail.com
    @IllychanHimuraW

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥