quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Harry Potter e a Ordem da Fênix, de J. K. Rowling



Título: Harry Potter e a Ordem da Fênix
Título Original: Harry Potter and The Order of The Phoenix
Autor: J. K. Rowling
Tradutor: Lia Wyler
Editora: Rocco
Ano da Edição: 2003
Ano Original de Lançamento: 2003
Nº de Páginas: 702
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Série: Harry Potter - Vol. 5
Outros livros da série:
     - Harry Potter e a Pedra Filosofal
     - Harry Potter e a Câmara Secreta
     - Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban
     - Harry Potter e o Cálice de Fogo


ATENÇÃO: Essa é a resenha do quinto livro da série. Se você ainda não leu os quatro primeiros e não gosta de SPOILER, talvez não seja uma boa ideia ler essa resenha. A Nanie evita spoilers, mas como é uma série, não tem como não falar nada do que aconteceu anteriormente.

Sobre o livro:
Depois de tudo o que aconteceu no final do torneio Tribruxo, Harry está novamente na casa dos tios trouxas. E, mais uma vez, se encontra afastado do mundo bruxo, sem ter notícias claras sobre o que está acontecendo. Os amigos continuam enviando cartas, mas são sempre tão evasivos, nunca dizem nada de interessante.
"Todos os dias deste verão tinham sido a mesma coisa: a tensão, a expectativa, o alívio temporário, e mais uma vez a tensão crescente... e sempre, a cada dia com maior insistência, a pergunta: por que nada acontecera ainda?"
O menino está ansioso, afinal de contas, alguma coisa já deveria ter acontecido, não é?!
É então que o impensável acontece - dois dementadores aparecem na região mais trouxa do mundo e quase pegam Harry e seu primo. O bruxo precisa conjurar um patrono para se manter vivo. Mas magia não é permitida para menores de idade e, dessa vez, o Ministério não parece afim de relevar o erro de Harry e ele corre o risco de perder sua varinha e ser expulso de Hogwarts.
Harry fica muito feliz quando, enfim, pode ir se encontrar com os amigos - no Largo Grimmauld, 12 - a antiga casa de Sirius e atual sede da Ordem da Fênix. O Ministério da Magia se recusa a aceitar que Lord Voldemort está de volta e tem feito de tudo para que a comunidade bruxa pense o mesmo. Mas Dumbledore não fica parado, ele recruta a Ordem da Fênix (que já havia lutado junta antes da primeira queda de Voldemort) para tentar fazer o possível e se preparar para a inevitável guerra.
E nesse ano, Hogwarts não será a mesma. Dumbledore, depois de quatro professores em quatro anos, não consegue encontrar alguém para a vaga de professor de Defesa Contra as Artes das Trevas e o ministério, então, indica alguém para o cargo. E só o início da maior intervenção jamais feita pelo Ministério da Magia em Hogwarts.

O que eu achei do livro:
Esse é, talvez, o livro que menos gosto da série toda. Por dois motivos principais. O primeiro é que Harry está chato de doer e o segundo é que o livro prometia uma grande revelação e, sem entregar o que é, já adianto que não é nenhuma revelação grandiosa. Aliás, não disse nada que fosse realmente novo.
"Está na hora de lhe dizer o que deveria ter-lhe dito há cinco anos, Harry. Sente-se, por favor. Vou lhe contar tudo."
J. K. Rowling continua com uma escrita gostosa e leve, mas as 702 páginas da história acabam pesando um pouco, tornando a leitura um tanto mais lenta e passando a sensação de que a história não termina nunca.
É interessante ver a maneira como Harry lida com seus problemas, suas frustações e o primeiro amor. Mas, como já adiantei, o personagem é bastante irritante nesse livro, pensando sempre nele mesmo e esquecendo as demais pessoas. Claro que é comum esse tipo de comportamento na adolescência, e por isso eu só acho a Rowling ainda mais incrível por conseguir tratar de forma tão fidedigna o seu personagem principal. Entretanto, o livro não ganha dez estrelas, porque não consegue ser tão bom quanto os demais.
Ainda assim, continua sendo Harry Potter e continua sendo uma história incrível!
E não posso deixar de mencionar que os gêmeos Wesley, personagens que adoro de montão, estão maravilhosos nesse livro! Aliás, acho que a melhor passagem de todo o livro é protagonizada pelos gêmeos, mas claro que não vou contar do que se trata!
Apesar de ser o livro mais fraco da série (na minha opinião, claro), ele não deixa a desejar e continua a saga do bruxo de maneira excelente! Se você ainda não leu a série, está perdendo!

Nota: 




Dificuldade de Leitura: 





 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥