sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Predestinados, de Josephine Angelini

Predestinados, de Josephine Angelini
Intrínseca - 315 páginas
Um livro que prometia ser maravilhoso, mas acabou como uma grande decepção.



Título: Predestinados
Título Original: Starcrossed
Autor: Josephine Angelini
Tradutor: Ana Luíza Libânio Dantas
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-8057-220-9
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2011
Nº de Páginas: 315
Comprar Online: Saraiva
Série: Predestinados - Vol. 1

Sinopse:
Helen sempre se sentiu meio diferente de todo mundo. Ela sabia que poderia correr mais rápido do que qualquer um, se quisesse... e também era mais forte que qualquer homem que conhecia.
Mas ela nunca soube explicar por que era assim.

As coisas, entretanto, iam bem - ela conseguia se controlar o suficiente para parecer uma garota normal. Até que a família Delos se mudou para a ilha onde ela morava.
Na primeira vez que viu Lucas Delos, ela quis matá-lo. Esse sentimento, todavia, não durou muito - eles logo se apaixonam. Só que é uma paixão probida.


O que eu achei do livro:
Esse livro é maravilhoso, tudo de bom, mal posso descrever o quanto me diverti lendo essa história encantadora, original e ultra bem escrita. Só que não.
Eu queria que o livro fosse bom. Queria muito. Mas não deu. Eu me esforcei muito (e acreditem, foi mesmo um esforço hercúleo) para terminar o livro e tentar encontrar algo bacana até o final, mas não deu.

Se pela sinopse já parece que o livro é cheio de clichês, a leitura só revela que lugares comuns são a especialidade de Josephine Angelini. Veja bem, eu não acho que clichês necessariamente estragam uma história - já li diversos livros recheados de clichês que ainda assim conseguiam ser muito bons. Só que a autora de Predestinados não conseguiu fazer isso. O tempo inteiro eu senti que já havia lido aquela história, já havia visto aquilo antes em algum lugar. E isso não é legal - nunca é. A escrita de Josephine Angelini também não é boa - é simplista demais e confusa em diversos momentos. O desenvolvimento da história é lento e arrastado, com mudanças bruscas de temperamento dos personagens que chegam a deixar o leitor perdido. Os parágrafos parecem truncados - às vezes sentimos falta de algo, como se alguma coisa tivesse sido cortada - e em outros momentos parece que a autora está escrevendo a mesma coisa vezes sem fim.

A história é recheada de furos. Um dos casos envolve um nome - que deveria ser passado de avô para neto. Mas, eu me pergunto, por que para aquele neto especificamente e não para o neto mais velho?! Pois é, a autora não se dá ao trabalho de explicar muita coisa da história - e fica tudo muito nebuloso (não que ela deixe todos os mistérios para serem revelados no segundo volume, mas ela tampouco explica decentemente aquilo que revela). Até mesmo a relação de parentesco entre os integrantes da família Delos que não se mudaram para a ilha ficou confusa (não vou entrar em detalhes para não acabar dando spoilers). Mas não é só isso: a autora quis criar uma trama muito intrincada - repleta de detalhes -, mas, a meu ver, não conseguiu costurá-los muito bem, o que deixa o leitor perdido entre tantos acontecimentos e a conexão entre os fatos fraca e mal explicada. Um bom exemplo são os sonhos que Helen tem - com uma breve e mal feita explicação no final a autora pretendia dar sentido a eles, mas não conseguiu - eles são extremamente chatos, não enriquecem em nada a trama e não foram devidamente destrinchados para o leitor.

O pano de fundo de Predestinados deveria ser a mitologia grega - ao menos era isso que eu esperava. Como amante de mitologia (e contos e lendas), eu estava verdadeiramente encantada com esse livro antes da leitura, porque esperava encontrar uma história rica - com elementos de uma das mitologias que mais influenciaram a sociedade contemporânea ocidental. Infelizmente, esse livro foca na guerra de Troia - e mais especificamente nos acontecimentos narrados na Ilíada. Focar em uma parte da mitologia não seria um problema - a meu ver -, se, ainda assim, todo o restante dessa rica identidade cultura fosse levado em conta. Só que não foi - a autora parece ter esquecido que há muito mais do que a guerra de Troia. Eu esperava muita coisa, muita referência, mas não recebi nada disso. Meia dúzia de fatos são rapidamente citados e é isso - não há mais. Foi frustrante descobrir o quão pouco de mitologia grega havia no livro.

Os personagens também não conseguiram me agradar. Muitas vezes eu não me identifico com nenhum personagem, em outras me identifico com algum personagem secundário ou algum que apareceu em duas frases apenas... mas mesmo assim eu consigo gostar (ou odiar! Personagens que conseguem me fazer odiá-los são sempre interessantes, mesmo que eu não goste deles!) deles. Não aconteceu em Predestinados. São todos superficiais demais. Todos são lindos - e isso é irritante. Não mais do que o fato de que Helen é absolutamente linda, mas se acha horrível. Posso com isso? Dá nos nervos. Ela ainda é a melhor em tudo - inteligente, boa atleta, forte... Ela é a mais forte do seu tipo (que tipo?! Bom, prefiro que você descubra lendo o livro... embora isso seja revelado logo e seja comentado em várias outras resenhas). E Lucas?! Ele também é lindo, super forte, inteligente, rico. Argh - um saco. E além de tudo isso, ainda há o amor instantâneo e proibido entre os dois. Proibido por quê?! Bem, ele prefere não contar para a Helen (aliás, ele se mantém curiosamente perto e distante ao mesmo tempo, sem nem dizer para ele que seriam proibidos um para o outro e, claro, também sem dizer o motivo) - e apesar do livro ser contado em terceira pessoa, o leitor também fica no escuro. E mesmo sem existir nenhum relacionamento amoroso entre os dois há um tensão sexual no ar quase inexplicável! Sério - eu não consigo entender. Os dois têm 16 anos, eu compreendo que há muito hormônio envolvido, mas um beijo não iria fazer com que eles quisessem loucamente transar um com o outro sem conseguir se segurar. Sério, eu realmente não engoli isso. E, novamente, mesmo sem estar namorando, Lucas não desgruda de Helen! O moleque até mesmo dorme no telhado dela, com a desculpa que está velando o sono da garota e a protegendo. E não é só isso! Os dois ficam juntos o tempo inteiro: eles vão para a escola juntos, treinam juntos, dormem juntos - acho que a garota não tinha privacidade nem mesmo para ir ao banheiro. Desculpem-me todos aqueles que gostam de todo esse grude, mas para mim não cola! Você pode estar perdidamente apaixonado pela outra pessoa, mas é preciso o mínimo de privacidade. E os demais personagens?! Quem? Pois é - eles são menos do que personagens secundários e sua participação é quase nula durante o livro - suas características nem mesmo são decentemente citadas (aliás, odeio a mania de Helen de fugir correndo quando se pai faz qualquer pergunta). A irmã de Lucas, seus primos, os pais dos garotos e os amigos de Helen na escola transitam como fantasmas pela trama e são utilizados apenas quando estritamente necessários - eles não são explorados de uma forma interessante.

A sensação final de ler o livro foi que eu estava dando uma olhada nos rascunhos da autora - sem uma conexão bem feita entre os acontecimentos, ainda sem saber em quantos livros aquilo ali seria escrito, o que acabaria sendo cortado e ainda sem a revisão final do autor. Enfim, parece mesmo um monte de coisas jogadas e não uma história bem montada. Mas acho importante destacar que gosto e "cutovelo" esquerdo cada um tem o seu (cotovelo, né?!) e, portanto, essa é apenas a minha opinião e não uma verdade absoluta sobre o livro. Li muitas resenhas pelo skoob e pelo Goodreads depois que escrevi a minha (porque achei que poderia estar sendo chata demais com o livro) e me deparei com opiniões que concordam comigo e tantas outras que discordam (tem muita gente que achou o livro cinco estrelas de tão bom). O que eu posso dizer?! Não pegue esse livro esperando algo inédito e original, é bastante parecido com outros YA's sobrenaturais que existem por aí. E não espere grandes coisas sobre a mitologia grega. Talvez com esses dois fatos em mente, você consiga ler o livro sem grandes expectativas e possa até gostar da história (se relevar o fato de que a escrita da autora não é muito boa). Eu, entretanto, não consegui ser seduzida por Predestinados e não pretendo ler a continuação.

PS: Uma parte muito ridícula no livro e que poderia ter sido cortada (aliás, DEVERIA ter sido cortada) é quando Helen pensa se Lucas é gay. Porque, no ponto de vista dela, valeria a pena fazer uma cirurgia de mudança de sexo para ficar com ele. Sério, ela pensa isso. Faz algum sentido para você? Não para mim.

Nota: 





Dificuldade de Leitura: 


19 comentários:

  1. CIRURGIA DE SEXO? Hahahahah


    Não gosto muito de YAs. Sobrenaturais muito menos. Acho que só li uma outra resenha desse livro, mas que já dizia que era muito clichê e etc. Enfim, não me interessei. Esses romances sobrenaturais são tão zZzZZZZ. Pra eu levar um desses até o final, ele tem que ser no mínimo propositalmente engraçado.


    PS: Posso dar uma sugestão? (Lá vai) Você poderia pular uma linha entre os parágrafos, pra facilitar a leitura. Não acontece sempre, mas senti um pouco de dificuldade pra ler essa resenha, que é um pouco maior que as outras.

    ResponderExcluir
  2. Felipe, sério - ela fala isso no livro O.o Chega a ser assustador...
    Eu gosto de livros YA, gosto muito de sobrenatural, mas esse livro não emplacou... Foi uma leitura realmente lenta e um tanto cansativa.


    Hunnnn eu detesto linhas entre parágrafos - parece bagunça >< Mas vou tentar acrescentar o recuo de primeira linha nos parágrafos (não me lembro se tentei isso com esse template) - realmente acaba ficando um pouco embolado mesmo...

    ResponderExcluir
  3. Estou chocada! Achei que o livro era realmente bom e agora descubro que não é. Acho que foi o marketing, a capa lindinha, que fizeram achar isso, e eu quase, quase comprei. Mas ainda assim ficou uma pontinha de curiosidade de ler. Só que o fato de parecer que so existem os dois personagens no livro deve mesmo irritar. As vezes os secundarios são mais interessantes que os principais, e nesse caso, nem um nem outro. E essa história de mudança de sexo, oi? hein? õ.O

    ResponderExcluir
  4. Karolyne, eu também achei que o livro seria maravilhoso! Pela capa linda e pela sinopse (incluindo o envolvimento de mitologia grega no enredo), eu me apaixonei antes da leitura e esperava uma história incríve. Só que não foi bem assim - o livro não conseguiu me conquistar nem um tiquinho.
    Outras pessoas gostaram muito da história (se você der uma olhada no skoob, vai perceber que a maioria das notas é alta), mas para mim não funcionou...


    Essa história de mudança de sexo me deixou meio perplexa. Oi?! Como assim ela pôde pensar em algo desse tipo >< hahahahaha Eu morri de rir e achei um ultra absurdo.

    ResponderExcluir
  5. E a Nanie estourou meu balãozinho de expectativa. Fiquei muito surpresa com a sua resenha (sempre que recebo a newsletter do blog, vou direto ver a nota que você deu e ela já me chocou) e também muito satisfeita porque você, Nanie, conseguiu explicar exatamente o que sentiu ao ler Predestinados. Eu entendi a sua frustração e agora, com toda a certeza, lerei o livro com um pé atrás. A proposta dele era muito boa, ele estava no meu Skoob antes da Intrínseca anunciar a publicação e eu o comprei na Bienal, justamente porque estava muito curiosa.
    Essa é a primeira resenha dele que leio e achei tão completa e que, com certeza, lerei com outra taxa de expectativa e, justamente como você disse, talvez não me decepcione tanto. O que eu ando vendo na blogosfera é que muitos livros dos quais esperava grandes histórias as pessoas estão apontando falhas horríveis na construção da história, nos personagens, na falta de técnica na escrita, nas atitudes dos elementos (pareço policial falando, mas enfim rs) e acho que talvez estejamos lidando com um mercado saturado por determinados assuntos. Sabe, pode até ser que muitos consigam obter sucesso com esse ou outro assunto, mas a grande maioria está pegando carona no foguete e deixando livros fracos para os leitores ávidos por este ou aquele assunto. É realmente frustrante e uma pena que fiquemos decepcionados, mas fazer o quê?
    Se eu realmente ficar com essa impressão do livro (mesmo lendo com a maior boa vontade e mesmo sabendo o que vou enfrentar), também não lerei a continuação, afinal, tenho muitas outras séries para ler e outras novas para começar. Hoje em dia não dá mais para ficar presa a uma série pela qual não foi conquistada; são muitas as opções. rsrs
    Uma pena, realmente, que o livro tenha sido tão fraco. Também esperava muito mais dele.
    Mas sua resenha ficou maravilhosa, Nanie. Completíssima!


    xx

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
  6. Vê, talvez essa tenha sido a melhor coisa! Diminuindo suas expectativas com relação ao livro, talvez você goste dele bem mais do que eu - justamente por não estar esperando tanto...
    Eu realmente fiquei muito frustrada com a história - porque esperava algo realmente bom >< Só que não conseguiu atingir minhas expectativas...
    A Nanda, do Viagem Literária, gostou bastante - deu 5 estrelas para o livro. Talvez seja bacana você ler a resenha dela também.
    Acho que somos nós que estamos ficando mais exigentes! Há 10 anos, eu não tinha lido tanta coisa, então era bem mais fácil um livro me agradar. Com relação a YA's, eu não havia lido praticamente nada antes do blog (até porque não era um tipo de livro muito escrito, né?!), portanto não era tão exigente. Agora já li muita coisa - relativamente falando, claro - e sei que um livro YA pode ser muito melhor do que esse.
    Para mim o livro não funcionou, por isso eu dispenso a continuação. Tem muitas outras histórias boas para ler! ehehhehe
    Fico feliz que tenha gostado da resenha.

    ResponderExcluir
  7. Como diria o meu amigo: eu que não vou vê isso. kkkkkkk. Que coisa estranha! O livro é assim mesmo? Vixe! Corre dele. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Suellen, para mim o livro foi mesmo desse jeito >< Mas teve muita gente que gostou.

    ResponderExcluir
  9. Acho que a única coisa que me chamou a atenção mesmo foi a capa, que realmente é linda. De resto (depois do que li) acho que passo!
    Mas olha, não digo que deaas água não beberei, quem sabe um dia eu leia, e até goste, não é verdade?!
    Adoro livros que amigos leram e tem opiniões divergentes como a sua e da Nanda.
    Adorei!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Leninha, a capa é linda demais mesmo - não há o que dizer. Ao vivo é ainda mais bonita, porque é toda metalizada.
    A sinopse também havia me encantado - uma pena que o livro não desceu...


    Acho o máximo ler opiniões divergentes \o/ hehehe E quando é alguém em quem eu confio muito - como é o caso da Nanda - eu acho ainda melhor, porque tenho certeza que aquela pessoa está sendo sincera ^^

    ResponderExcluir
  11. Ah, eu discordei dessa crítica. O livro não é o melhor do mundo, e claro que tem vários clichês, como qualquer outro romance sobrenatural, mas achei leve e engraçadinho. Comecei a ler ontem a noite e hoje terminei (sim, eu li no trabalho). Será que você não desgostou por algum outro fator influenciador? Mas olha, de qualquer forma, concordo com vários detalhes que você apontou.

    ResponderExcluir
  12. Lilian, eu infelizmente não posso ler no trabalho - o que é uma pena >< hehehehe Mas aproveito quase todo tempo livre que tenho para ler :)
    Sabe, eu vi várias resenhas positivas - de pessoas que, inclusive, amaram o livro (como a Nanda que comentou pelo Facebook aqui na resenha). Eu não desgostei por outros motivos, mas exatamente pelos que apontei aqui na resenha. Não curti a história, nem os personagens - achei tudo muito raso >< Além disso, achei a narrativa da autora bem ruim, imatura. E, assim sendo, o livro foi para mim um martírio - quase não consegui terminá-lo e achei-o bem ruinzinho.
    Mas respeito quem tenha uma opinião diferente! Por vários motivos somos influenciados de maneiras diferentes pelos livros... até o mesmo livro pode ser bem diferente se lido em momentos distintos da vida (já aconteceu comigo!).

    ResponderExcluir
  13. Oi, Nanie.

    Finalmente, consegui ler sua resenha e dar uma passadinha aqui no seu blog hoje.
    Nanie, eu tive um caso sério com esse livro! Eu adoro YA, especialmente os focados em fatos históricos ou mitológicos, mas infelizmente ele não me convenceu.

    Não sei o que está acontecendo comigo, se estou ficando mais exigente ou não, mas concordo com você em muitas questões que você apontou, porque senti o mesmo ao longo da leitura. Só consegui me envolver na trama a partir da página 200, porque no restante ficava completamente confusa e perdia o foco.

    Quase abandonei, acredita? Mas sempre dou uma chance e prossigo, o que muitas vezes acaba me surpreendendo, o que não foi o caso aqui. Espero que essas lacunas que a autora deixou sejam esclarecidas nos próximos volumes.

    Consegui gostar mais dos personagens secundários do que dos protagonistas, acredita?! Doida, né? Só pode!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Carlinha, eu também gosto bastante de livros YA, principalmente quando envolvem mitologias ou fatos históricos porque são assuntos que muito me agradam. Por este motivo, eu comecei a ler Predestinados com altas expectativas. Infelizmente, o livro não conseguiu me prender também.

    Eu tenho certeza que estou ficando mais exigente, mas honestamente não acho que essa foi a questão com esse livro. O meu nível de exigência faz com que um livro que antes era um 9 vire um 7, mas não um 2 >< Eu realmente achei a história fraca, os personagens mal caracterizados e a escrita da autora muito ruinzinha. Achei a narrativa bastante confusa - em vários momentos, a autora perdia o clímax e mexia com o ritmo de uma forma que não me agradou (imagino que outras pessoas possam ter amado isso).
    Eu cheguei perto de abandonar também, Carla! Eu sempre tento prosseguir com a leitura, porque acho que em algum momento posso ser surpreendida - então para largar um livro tem que estar ruim demais. Esse livro foi bem ruim, mas eu consegui terminar. Entretanto, infelizmente, não acho que tenha melhorado nem mesmo perto do final. Eu não vou me aventurar a ler o próximo volume porque não houve nada que realmente me prendesse à história.


    Eu não consegui sentir os personagens secundários! Fiquei com a impressão que a autora só os utilizava quando completamente necessário. Na minha opinião, eles foram tão mal caracterizados que eu os sentia quase como borrões em meio à história.
    Por tudo isso eu disse que parecia estar lendo um protótipo de uma história e não algo finalizado.

    ResponderExcluir
  15. É muito feio da minha parte ficar super feliz porque você detestou o livro e não está recomendando como leitura do ano? Eu explico, não curto séries e estou determinada a não começar mais nenhuma, então uma série ruim é uma boa notícia para mim, posso descartar sem pena.

    ResponderExcluir
  16. Cris, claro que não! Eu não gostei desse livro, então não o recomendo mesmo. Mas a notícia triste é que tem quem tenha gostado MUITO do livro, como a Nanda, do Viagem Literária.

    ResponderExcluir
  17. Eu sempre tive vontade de ler esse livro, pois gosto bastante da capa dele, mas depois dessa resenha... fiquei desiludida.
    Nanie evitando completos desastres literários :}

    ResponderExcluir
  18. Francielle, não sei se você iria concordar comigo - vi gente gostando da história.
    Mas para mim foi realmente uma grande decepção!

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥