sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Os Mistérios da Coroa, de Nancy Bilyeau

Os Mistérios da Coroa, de Nancy Bilyeau
Arqueiro - 380 páginas
Uma espécie de policial histórico envolvente e inebriante.





Título: Os Mistérios da Coroa
Título Original: The Crown
Autor: Nancy Bilyeau
Tradutor: Fernanda Abreu
Editora: Arqueiro
ISBN: 978-85-8041-082-2
Ano da Edição: 2012
Nº de Páginas: 380
Comprar Online: Saraiva / Submarino


Sinopse:
Joanna Stafford nasceu numa família rica - uma família nobre -, mas era uma época bastante turbulenta: o reinado de Henrique VIII Tudor.
A família Stafford perdeu todo o prestígio que tinha e Joanna se tornou uma noviça dominicana no priorado de Dartford.

Quando ouve que uma prima, de quem foi muito próxima durante a infância, seria queimada por alta traição ao rei (por ter defendido o catolicismo fervorosamente), Joanna desrespeita a lei de clausura do priorado e vai até o local onde a prima seria executada.

Nesse momento, as coisas começam a dar errado e ela vai presa, passando por momentos difíceis. A noviça se vê em perigo e envolvida com um homem poderoso: o bispo de Winchester. Para poder sair da prisão e manter vivo seu estimado pai, ela terá que voltar ao priorado e procurar por uma misteriosa coroa.

Qual seria o verdadeiro poder dessa coroa? Ela estaria realmente escondida em Dartford? O que o bispo Winchester faria quando tivesse a coroa em seu poder?


O que eu achei do livro:
Vou começar essa resenha com um aviso muito importante: não leia a sinopse oficial do livro ou estará correndo risco de pegar spoilers.
Não é a primeira vez que um livro da editora Arqueiro trás uma sinopse tão reveladora assim. Aliás, acho que já estou até me acostumando - não leio sinopses dos livros da Arqueiro além do primeiro parágrafo porque gosto de surpresas em minhas leituras.

Os Mistérios da Coroa é o romance de estreia de Nancy Bilyeau e a autora tem um futuro bastante promissor! Se a informação não estivesse escrita na orelha do livro, não acharia que esse livro se trata de uma estreia - tão bem escrito e envolvente que é!
A escrita de Nancy é muito boa, sedutora e dinâmica, mas sem deixar de ser bastante detalhista. Romances históricos sempre pedem uma descrição mais minuciosa - além de citação de fatos históricos. A autora conseguiu fazer isso de forma fabulosa - em momento algum o livro fica entediante ou lento.

Acho que não serei a primeira a comparar a autora com Dan Brown - é um livro policial com envolvimento de artefatos religiosos. O inesperado seria não compará-la com o famoso escritor, mesmo que os livros dele sejam contemporâneos e ela tenha escrito um histórico.
O problema de Dan Bown no meu ponto de vista é que ele recria a mesma história - é a mesma base com uma maquiagem diferente - em praticamente todos os seus livros. Eles são bons, divertidos, mas infelizmente iguais demais. Espero que Nancy não faça isso - porque a história dela é fantástica e eu adoraria ler mais livros da autora.

Uma coisa maravilhosa em históricos é a curiosidade que a narrativa desperta. Eu desafio os leitores a não procurarem saber nada sobre Henrique VIII, suas seis mulheres e os Tudors de maneira geral. Acho que isso beira o impossível.
Para mim foi imperativo fazer uma pesquisa mais detalhada sobre esse famoso monarca, seus predecessores e sucessores diretos. Principalmente pela notoriedade de Elizabeth I - filha de Henrique VIII e a mais famosa das rainhas da Inglaterra.
Nunca havia estudado esse período e foi realmente uma delícia aprender um pouco mais sobre a família Tudor - tão importante para a história. Não que eu aprove as loucuras cometidas por Henrique VIII para obter um herdeiro ao trono ou, melhor dizendo, para obter aprovação para suas esposas, mas é muito interessante conhecê-las.
Todo o fundo histórico para o livro foi muito bem pesquisado e belamente retratado. O período de transformação da Ingletarra - quando o rei Henrique VIII rompeu com Roma para poder se divorciar de sua primeira esposa e em seguida começou a perseguir católicos - é muito bem mostrado durante a trama.
Claramente vê-se o árduo trabalho da autora em costurar sua história fictícia à história real do Reino Unido de meados do século XVI (quando ainda nem era o Reino Unido).

Joanna, a protagonista da história, é uma noviça, mas nem de longe é uma mulher submissa. Ela é forte, determinada, muito inteligente e não tem medo de assumir riscos em prol do que acha certo. Eu realmente gostei muito dela e mais ainda de acompanhar suas aventuras em busca da coroa. Joanna é uma detetive bastante diferente do usual. Ponto positivo para o livro que a autora a utilizou para ir buscando as informações em conjunto com o leitor, ou seja, ela está tão no escuro quanto nós e o que havia ouvido falar da tal coroa antes é praticamente nulo - vamos descobrindo tudo aos poucos.
Joanna é inteligente, mas ainda é uma mulher do século XVI e, como tal, não pensa exatamente como nós pensamos. E eu achei simplesmente perfeito ver isso no livro - a clareza com que a autora a caracteriza como uma noviça e como uma pessoa do século em que vive.

A autora foi feliz não apenas na construção de sua protagonista, mas de todos os personagens que aparecem na trama. Todos são muito bem caracterizados e seu envolvimento na história é muito bem delineado. Gosto quando os personagens parecem verdadeiramente envolvidos no enredo e não apenas utilizados em momentos propícios. Você pode, facilmente, como eu se encantar pelo irmão Edmund - mesmo ele sendo um frade.

O final do livro mostra a resolução de todos os mistérios (que vão sendo solucionados ao longo da trama), mas ainda deixa algumas perguntas em aberto e, principalmente, deixa em aberto o futuro dos personagens. Ok, não ficou ruim, eu gostei muito do final. Mas confesso que gostaria de uma finalização diferente para Joanna e também para o irmão Edmund (embora talvez não tão distante do que a autora mostrou na conclusão de sua história - quem ler provavelmente entenderá do que estou falando - e eu que eu gostaria pode até ter acontecido em um futuro não narrado, gosto de pensar assim).

Os Mistérios da Coroa é um livro delicioso - para ser lido, devorado e apreciado sem moderação! E, leitor, não se contente em ler o livro - pesquise mais sobre a época: certamente irá enriquecer a leitura e aprender coisas muito interessantes (clique aqui e acesse um site excelente - em inglês - sobre a dinastia Tudor).


Nota: 





Dificuldade de Leitura: 


13 comentários:

  1. Oi Nanie!

    "Os Mistérios da Coroa é um livro delicioso - para ser lido, devorado e apreciado sem moderação!"

    Opa! Já marquei aqui para comprar kkkk Como adoro enredos parecidos com os dos Dan Brown, vou anotar aqui para procurar mais sobre ele \o/

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Nanie!
    Esse livro já está na minha lista!

    Eu sou apaixonada por História e essa época da Inglaterra, particularmente, eu adoro.
    Quando vi que esse livro estava ambientado nesse período, quis ler na mesma hora! rs

    Adorei a resenha!

    beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá Nanie!
    Esse livro parece ser realmente interessante, ainda mais por unir ficção com história, algo que acaba nos deixando mais informados sobre o passado e só vem a acrescentar em nós mesmos. Fiquei muito curiosa para iniciar a leitura e conhecer um pouco mais sobre essa época. A protagonista, Joana, parece ser bem desenvolvida e alguém que eu realmente apreciaria conhecer a história, por ser diferente apesar da época em que vive.
    Já adicionei o livro como desejado e estou realmente curiosa para conhecer esses mistérios que Joana terá que desvendar.
    Ótima resenha, Nanie! Já estava com saudade de comentar por aqui. haha


    Beijos,
    Samy - http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Carla, é uma delícia de história - super vale a pena conferir =D

    ResponderExcluir
  5. Lívia, o livro é super bem escrito e dá para perceber o quanto a autora foi cuidadosa na pesquisa que fez para escrever um livro ambientado no século XVI :)

    ResponderExcluir
  6. Samy, o livro é mesmo super bacana! A autora foi muito cuidadosa na pesquisa que fez, de forma que a história está super bem ambientada no século XVI. Os personagens são maravilhosos, não apenas os principais, mas os secundários também.
    Vale a pena conferir o livro!


    Obrigada pela visita, querida! É sempre bem-vinda por aqui.

    ResponderExcluir
  7. Uau, parece mega interessante... eu gosto de história geral... apesar de sempre acabar querendo esganar um rei ou outro... kkkk
    Joana, escolho bem significativa.... essa coroa seria tal qual o Graal? Me pareceu desta forma...
    Taí um livro que se houver oportunidade eu lerei. E melhor ainda saber que é preferível ignorar a sinopse da editora. =)

    ResponderExcluir
  8. Danielle, é muito bacana mesmo *-*


    Não, a coroa não é o Santo Graal, mas, como você bem adivinhou, tem algo de relíquia sagrada (o quê?! Não vou contar, né?! ^^ hahahahah).


    Muito bom o livro - super vale a pena conferir! Mas, realmente, não leia a sinopse... conta só por alto, mas fala coisas que vão acontecer lá pelo final do livro - e isso não é legal, né?!

    ResponderExcluir
  9. Nossa! Parece ser um livro bom, mas história... Apesar de que até que eu leria, mas nas férias porque vou pensar em aula. kkkkkkkkkkkkkkk Gostei da resenha e até

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Nossa, parece muuuito melhor do que imaginei. Gosto muito de livros que se baseiam na história da humanidade para criar a história do livro. Quando li a sinopse (li meio por cima, ainda bem) fiquei fascinada com isso. Fiquei empolgada com sua resenha e pretendo ler logo.
    Interessante que 'descobri' esse livro num momento meio ressaca e desejando encontrar um livro com pano de fundo medieval. Particularmente a capa não me atrai em nada, mas com uma história tão interessante, não tem como deixar passar.
    Ótima resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Suellen, é um livro excelente! Bom, a parte histórica é pano de fundo para a trama, mas você não necessariamente precisa pesquisar mais sobre o tema (embora eu ache que isso enriqueça E MUITO a leitura) :)

    ResponderExcluir
  12. Rose, eu não imaginava que o livro fosse ser isso tudo! Me surpreendeu demais e me conquistou =D


    Ainda bem que leu a sinopse meio por cima, assim, certamente, não se lembra mais do que estava escrito por lá e vai poder curtir bastante a história ^^


    Bom, esse não é bem na época medieval - já é no século XVI -, mas mesmo assim é incrível ^^
    Não gosta da capa?! Ah, eu gostei muito dessa capa - ela me chamou a atenção logo que a vi no site da Arqueiro ^^

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥