Bruxas, Bruxos e os Feitiços Mais Cruéis que se Podem Imaginar, de Joseph JacobsMartin Claret - 133 páginasContos de fadas (ou seria de bruxas) celtas para agradar adultos e crianças.
Título: Bruxas, Bruxos e os Feitiços Mais Cruéis que se Podem Imaginar
Título Original: Celtic Fairy Tales and More Celtic Fairy Tales*
Autor: Joseph Jacobs *
Tradutor: Vilma Maria da Silva e Inês A. Lohbauer
Ilustrador: Thuhelen
Editora: Martin Claret
ISBN: 978-85-7232-828-9
Ano da Edição: 2011
Ano Original de Lançamento: 1892*
Nº de Páginas: 133
Comprar Online: Saraiva
Série: Contos de Fadas Celtas
Outros Livros da Série:
- Princesas e Damas Encantadas
Sinopse:
Assim como Princesas e Damas Encantadas, esse livro também é uma compilação de contos de fadas celtas feitas pelo folclorista Joseph Jacobs. Neste volume, a Martin Claret reuniu as histórias cujo tema central é a feitiçaria. São 10 contos:
- Como Cormac Mac Art foi ao Reino Encantado
- A Visão de MacConglinney
- A Batalha dos Pássaros
- Os Filhos de Lir
- A Dama do Cavalo e Powel, o Príncipe de Dyfed
- Paddy O'Kelly e a Doninha
- O Sonho de Owen O'Mulready
- Morraha
- As Mulheres de Chifres
- O Fazendeiro de Liddesdale
O que eu achei do livro:
Saber um pouco mais sobre culturas diferentes é sempre uma delícia e, assim sendo, a leitura desse livro não poderia, de forma alguma, ser desagradável. E sempre vai adicionar alguma coisa! Nesse volume eu não encontrei nenhuma história que eu já tinha ouvido antes com outra roupagem, embora, na verdade, tenha encontrado outras versões de contos que eu conheci ao ler o livro da Angela Carter.
Joseph Jacobs reuniu histórias muito interessantes que povoavam o imaginário popular e passagem de geração a geração através da tradição oral. Não são histórias cunhadas para o papel e isso é visível conforme as lemos.
A capa é tão linda quanto a do outro volume da Série de Contos de Fadas Celtas. As ilustrações internas, entretanto, não me agradaram tanto dessa vez. Embora sigam o mesmo estilo, parecem menos ligadas às histórias que ilustram.
A tradução e revisão do livro, mais uma vez, deixaram a desejar - o que é uma pena. Não tira por completo o brilho da leitura, mas certamente a deixa mais opaca.
Esse volume ficou menos interessante do que o outro que li - não apenas por causa dos problemas citados, mas talvez porque eu tenha gostado mais das histórias contidas no outro volume do que das que encontrei nesse.
Dentre as que li desta vez, O Sonho de Owen O'Mulready foi a mais divertida! Algumas foram totalmente sem pé nem cabeça (como muitos contos de fadas costumam ser), mas ainda assim a leitura foi bastante agradável.
Fico pensando que a Martin Claret poderia dar uma chance - mais no futuro - para as lendas brasileiras, né?! Será que poderiam ser classificadas como Contos de Fadas (sempre que penso em Contos de Fadas, penso apenas nas histórias europeias)? Seria bacana ter uma série com os contos indígenas, assim como essa série conta a tradição celta.
O livro é bem fininho - o que é uma pena - mas é parte de uma série que será lançada em quatro volumes, o que compensa. É super gostoso entrar em contato com culturas diferentes e vale a pena conferir estes contos de fadas celtas.
* Bruxas, Bruxos e os Feitiços Mais Cruéis que se Podem Imaginar é uma compilação de contos de fadas celtas retirada de dois livros de Joseph Jacobs, reconhecido folclorista da língua inglesa. Os contos foram retirados dos livros Celtic Fairy Tales, publicado em 1892, e More Celtic Fairy Tales, publicado em 1894. Joseph Jacobs não criou as histórias, apenas compilou-as nesses dois volumes. Os demais contos dessas duas coletâneas serão publicados pela Martin Claret em outros três volumes: Princesas e Damas Encantadas (já publicado); Heróis muito espertos; Duendes, Gigantes e Outros Seres Mágicos.
Nota:
Dificuldade de Leitura:
Eu tenho esse... e gostei bastante, li super rápido... o que me abalou mais foi o conto:
ResponderExcluirOs Filhos de Lir, achei tão triste...
A capa é realmente linda.
Danielle, é super rapidinho mesmo de ler, né?! Você tem o outro?! O Princesas e Damas Encantadas? Eu acho esse outro ainda mais bacana ^^
ResponderExcluirOlá Nanie!
ResponderExcluirSimplesmente amo contos de fadas, mas ainda não conhecia esse livro. Acho super interessante conhecer outras culturas e creio que conhecer as histórias que essas culturas possuem seja a maneira mais próximas que conseguimos estar deles. Por ser um livro pequeno, me empolguei mais ainda para lê-lo, pois ultimamente meu tempo tem sido muito curto.
Já anotei essa dica e espero adquirir também os outros livros da coleção! Mas fiquei um pouco triste em saber que a tradução e as ilustrações não são tão ricas, quanto a história parece ser.
Beijos,
Samy Aquino.
http://samyaquino.blogspot.com
É mais rápido de ler do que a aspirina faz efeito em mim. =)
ResponderExcluirInfelizmente eu só tenho esse, mas pretendo ler os outros volumes tb. Acredito mesmo que seja ainda melhor, afinal se as bruxas prenderam a atenção as princesas devem ser demais. =)
Samy, eu também sou fã de contos de fadas e estou sempre à procura de novos livros desse estilo! Acho muito bacana :)
ResponderExcluirO livro é bem curtinho, mas dá para conhecer bastante a cultura celta! É uma delícia ler sobre outros costumes ^^
Por enquanto só foram lançados dois livros (e eu até prefiro o Princesas e Damas Encantadas - gostei mais dos contos daquele livro).
No outro livro as ilustrações são ótimas, só nesse que não gostei tanto (mas não são ruins também). A tradução realmente deixou um pouco a desejar nos dois - o que é uma pena, mas ainda assim vale conferir!
Eu quero os demais livros da série também - vou aguardar ansiosamente pelo lançamento ^^
Hahahah que exagero, Danielle!
ResponderExcluirEu gostei mais do das Princesas - porque achei as histórias ainda mais bacanas :)
E agora eu quero os outros dois volumes prometidos \o/
O que me chamou a atenção foram "...
ResponderExcluirMais Cruéis que se Podem Imaginar" e o termo celta.
São muito cruéis mesmo?
Estou numa onda de músicas celtas que nem sei como sair... São muito boas. E toda a cultura celta em si me fascina.
Não sou muito de conto de fadas, digo, os com finais felizes... Mas pelo visto os contos deste livro não são assim, então já quero ler.
(:
Géssica, as histórias são deliciosas! E os feitiços nos contos de fadas sempre são cruéis, né?! No outro livro da coleção eles também são cruéis.
ResponderExcluirAh, tanto os dessa série da Martin Claret quanto os reunidos pela Angela Carter não são contos para crianças, portanto, mesmo aqueles que têm finais felizes costumam ter partes pesadas.
Vale muito a pena conferir!
Oi Nanie,
ResponderExcluirNunca li um livro de contos desse tipo. Adoraria conhecer mais da cultura celta.
O problema é conseguir tempo para ler. rsrs
Hérida, tempo é um problema que eu venho tentando resolver sem sucesso >< hahahaha não há como arranjar tempo para ler tudo o que eu gostaria!
ResponderExcluirNo caso de contos assim, dá para ler um por vez entre outras leituras. É assim que eu tenho feito =D
Gente, subiu várias posições na minha lista de futuras aquisições.
ResponderExcluirGéssica, é um livro bacana e uma grande vantagem é o preço =D Baratinho ^^
ResponderExcluirBem toda vez que leio uma resenha falando de outras culturas quero ler, gosto de suas resenhas e queria ler esse livro mesmo com esse pequenos problemas.
ResponderExcluirSuellen, é muito bacana ler um livro que te leva a conhecer outras culturas =D
ResponderExcluirSe é.
ResponderExcluir