quarta-feira, 12 de setembro de 2012

O Começo do Adeus, de Anne Tyler

O Começo do Adeus, de Anne Tyler
Novo Conceito - 206 páginas
Uma história bonita sobre como recomeços são difíceis. Seguir em frente não é algo tão trivial quanto as outras pessoas querem fazer parecer.



Título: O Começo do Adeus
Título Original: The Beginner's Goodbye
Autor: Anne Tyler
Tradutor: Ana Paula Corradini
Editora: Novo Conceito
ISBN: 978-85-8163-039-7
Ano da Edição: 2012
Nº de Páginas: 206
Comprar Online: Saraiva


Sinopse:
Aaron trabalha em uma editora que publica livros de autores independentes. Não é um trabalho muito recompensador, mas ele até parece gostar. Não é esse o problema de Aaron. Também não é sua deficiência no braço e na perna direitos - com isso ele já se acostumou e sabe lidar muito bem (ao menos é o que ele acha).

O que atormenta Aaron é a morte recente de sua esposa - que ele ainda não conseguiu superar. Mais de uma ano depois da partida de Dorothy, Aaron ainda não conseguiu seguir em frente. É quando ele começa a ver algumas aparições da mulher.
Será que é tudo alucinação? Dorothy teria voltado para ajudá-lo?

Uma cativante história de crescimento e descoberta.


O que eu achei do livro:
Eu não sabia muito bem o que esperar de O Começo do Adeus. Nunca havia lido nada de Anne Tyler, nunca havia ouvido falar da autora. Na minha usual maluquice também decidi que não queria ler a sinopse. Eu gostei da capa, amei o título e só isso já havia sido o suficiente para me instigar a ler essa história. Portanto, comecei a leitura sem a menor ideia do que esperar. Ainda bem que resolvi ler - foi uma surpreendente delícia me deparar com essa história tão linda!

Não, eu não chorei lendo O Começo do Adeus. Me emocionei muito, mas não chorei. Refleti bastante - sobre quem eu sou, como me porto e o que faria caso um ente querido partisse repentinamente. Percebi que não saberia o que fazer. Como todo mundo, eu sei que um dia a vida acaba e que para morrer basta estar vivo. A pessoa mais saudável do mundo pode morrer de forma súbita e inesperada. Todavia, saber disso não faz com que encarar a morte seja algo mais fácil. Porque não é, certo?! O que eu faria se algum parente próximo morresse?! Eu não sei - acho que choraria muito. E, claro, teria que seguir em frente. Fácil falar, mas não é fácil de fazer.

Foi isso o que aconteceu com o protagonista dessa história - Aaron. Em um segundo ele estava casado. Talvez não exatamente em um casamento perfeito, mas ainda assim, ao lado da esposa que ele certamente muito amava. E no segundo seguinte algo acontece - e sua esposa acaba morrendo. Agora ele está sozinho e todo mundo parece ter pena dele - e ele não quer a pena de ninguém, nunca quis. Mas tampouco consegue lidar bem com a perda da esposa. Aaron fica perdido e não sabe o que fazer.

Com uma escrita sedosa, Anne Tyler nos mostra a história desse homem. Um homem imperfeito - cheio de defeitos - que era esposo de uma mulher cheia de defeitos também. Acho que encontrar personagens tão problemáticos assim me fez gostar mais ainda do livro. Geralmente quando lemos uma história sobre o amor são ambos tão bonzinhos, tão maravilhosos... os defeitos existem, mas são suplantados pelas qualidades gritantes. Não é o caso de Aaron e Dorothy (aliás, de nenhum personagens do livro! A autora consegue trabalhar os personagens secundários de maneira incrível).
Quando era criança, Aaron teve uma doença que deixou sequelas visíveis - o braço e a perna direitos não são normais. A mãe sempre foi superprotetora - e a irmã também - e isso deixou marcas inegáveis no garoto, que cresceu um homem ranzinza - vê qualquer gentiliza como um ato de pena e, por isso, as despreza. Com a leitura do livro, é possível perceber que até mesmo o casamento dele sofre com tudo isso. Ele é grosseiro, mandão, frio e distante. Às vezes, mesmo visto sob seu próprio ponto de vista, já que é ele o narrador, Aaron é um babaca, um completo idiota - um homem que é incapaz de compreender as necessedidades dos outros e,sem se dar conta, só tem olhos para si mesmo.

O mais incrível no livro, entretanto, é ver o crescimento de Aaron - a forma como, aos poucos, ele vai se dando conta do que está fazendo. É muito interessante acompanhá-lo quando vai descobrindo e amadurecendo aos poucos. O protagonista aprende a encarar melhor a vida, a aproveitar melhor um relacionamento, a escutar quem está ao seu redor e a enxergar além de seu próprio umbigo.

O título do livro em português é frustrante. Não faz muito sentido. Ok, na verdade até faz, já que é a história de um personagem que precisa dizer adeus. Mas não foi por isso que o título do livro foi escolhido. Em inglês ele faz todo o sentido. Aaron - narrador e protagonista - trabalha em uma editora que publica alguns livros duvidosos, dentre eles a série "Para Iniciantes" (The Beginner's), que seria algo como a famosa série "Para Leigos" (for Dummies, em inglês). E é baseando-se nos títulos publicados pela editora onde Aaron trabalha, que a autora nomeou o seu livro: The Beginner's Goodbye. Seguindo a tradução do livro, o título do livro teria que ser algo como "Adeus Para Iniciantes". Seria mais interessante - mais engraçado até. Por esse e alguns outros lapsos, eu fiquei pensando o quanto a tradução desse livro pode ter deixado a desejar. A revisão, certamente, não ficou muito boa. Imagino que a tradução também não tenha ficado excelente, embora não tenha o original para comparar. O que é uma pena, certamente.
A capa do livro (que é uma adaptação de uma das versões de capas americanas) também não me agradou - nada tem a ver com a história. Mas as outras capas que vi na internet também não têm... Não me pergunte qual seria uma boa capa - mas essa certamente não foi. Esses são os únicos pontos negativos do livro - nenhum ligado a história em si, que é muito boa!

Eu não sei explicar exatamente como Anne Tyler fez dessa história algo tão incrível, marcante e tocante, mesmo sendo tão simples e comum. Mas ela fez e eu amei o que encontrei! Espero poder ler outros livros da autora. Com histórias simples - que parecem cotidianas -, personagens cativantes, muito reais e imperfeitos, além de um enredo envolvente e encantador, O Começo do Adeus é um livro que desperta sentimentos e emoções, além de fazer o leitor refletir bastante sobre suas escolhas e suas atitudes. Muito recomendado.


Nota: 






Dificuldade de Leitura: 


31 comentários:

  1. Oi Nanie!

    Olha eu de volta kkkk

    Estou na dúvida com esse livro, não por achar que não vou gostar. Mas por causa do tema, que eu acho que vou chorar kkkk

    Não estou na minha melhor fase para livros assim. Estou preferindo aqueles com outros enredos, só para não ficar emocionada kkk

    *a loka*

    bjs!

    ResponderExcluir
  2. Também achei "Adeus para iniciantes" (Ou algo que passe essa ideia) um título bem mais legal, mais chamativo. Me despertaria curiosidade, pelo menos.


    Gostei do protagonista trabalhar numa editora, mas essa história de pessoa apegada ao passado (DESSA forma) não me atrai. Sei lá, deve ter um tom deprimente, né?

    ResponderExcluir
  3. Embora ainda esteja com inveja de quem ganhou o brinde lindo desse livro, eu não me interessei em lê-lo, porque não gosto muito dessa temática de aparições de mortos e tal. E eu nem ia comentar na resenha, mas o seu segundo parágrafo me deu um nó na garganta, porque é o que eu estou vivendo há exatos oito dias, treze horas e quinze minutos - e não desejo nem para os personagens mais odiosos das piores histórias. Se existisse um "Adeus para iniciantes", eu compraria uma caixa e obrigaria toda a minha família a ler (ingnore a coerência com o que eu disse no outro post sobre não tentar forçar quem não gosta de ler. Este caso é atípico)


    Enfim, sua resenha me deixou ligeiramente curiosa, mas, como agora é tarde demais pra pedir à editora, vou deixar pra comprar quando (se?) minha fila estiver menor, porque li muito "pouco" nos últimos meses e ela aumentou consideravelmente. Talvez, eu olhe com mais vontade se lançarem mais livros da autora. Só me diz uma coisa: tem mesmo essa coisa sobrenatural da esposa morta aparecer?

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, era o empurrão que eu precisava para subir esse livro na pilha de leitura.
    Adoro livros que crescem assim como seus personagens e acho que vou gostar dessa história aí!
    Valeu Nanie, adorei ver sua visão sobre esse livro que já desejava ler, mas que agora vou ler com certeza.

    Ah, faltou um comentário seu no conto que escrevi ontem, senti sua falta, depois passa lá!
    beijão!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Nanie.

    Como tinha lido dois livros meio pesados na temática, não quis ler este em seguida, mas acho que valeria a pena, sabe? Ando sem sorte nas escolhas de leituras, porque algumas me frustraram demais. Acho que agora estou acertando. rs.

    Adoro livros que inspirem e nos ensinam com mensagens reflexivas, o que torna tudo muito verossímil. Estou com ele na pilha pra ler e depois do seu comentário vou passar ele na frente, mas "Um Ano Inesquecível" está me chamando mais. hehe.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da sua postagem, sobre esse livro!
    Convido-a para seguir:
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/



    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Legal... eu não tava muito animada em ler, eu gostei do kit, mas começo a mudar de ideia. Acho até que o Aaron acaba sendo um bom professor. =)
    Adeus para iniciantes ficaria mesmo divertido. =)

    ResponderExcluir
  8. Primeira resenha que leio sobre esse livro, ficou muito boa, ja marquei nos meus desejados, acho que vou gostar bastante. Mas concordo com você que o titulo teria ficado bem melhor se traduzido corretamente, do original... "Adeus para iniciantes", mas aí eu penso que fica parecendo um pouquinho livro de auto ajuda, sei la... hahaha
    Quero ler, to tentando conseguir numa troca no Skoob...

    ResponderExcluir
  9. Karolyne, o livro é muito bacana - vale a pena conferir!
    Sim, o título remeteria a auto-ajuda, mas essa é a intenção, sabe?! Justamente por causa da série de livros editados pelo protagonista.
    Quem sabe você não o ganha no sorteio aqui no blog? Deve entrar no ar no Sábado =D

    ResponderExcluir
  10. Danielle, primeiro, que foto linda! Adorei =D
    O livro é muito bacana - eu gostei demais ^^

    ResponderExcluir
  11. Luiza, vale a pena conferir essa história :)

    ResponderExcluir
  12. Carla, você é sempre bem-vinda por aqui! O quanto quiser =D


    Nossa, eu gostei demais! Honestamente, não acho que você vai chorar. O livro emociona, mas não nesse sentido. Aaron é um personagem machucado e não alguém que vai levá-las às lágrimas. Eu achei o máximo acompanhar a evolução desse personagem e sua história de vida.

    ResponderExcluir
  13. Felipe, confesso que acho que o título ficaria estranho, mas combinaria perfeitamente com o livro, sabe?! E com o subtítulo que eles inventaram em português ficaria perfeito. Chamaria mais atenção e seria fiel às intenções da autora (ou será que foi a editora que escolheu o título em inglês?! Não importa... gosto mais dele).


    Ele trabalha em uma editora, mas não é realizado, até pelo tipo de livros que eles publicam.


    Ele não é apenas super apegado ao passado - ele é mesmo uma pessoa quebrada, por assim dizer. O livro tem um tom deprimente sim - mexe com as emoções, embora não seja exatamente do tipo que faça chorar. Mas, ao mesmo tempo, é muito bom ver como ele vai evoluindo com o tempo.

    ResponderExcluir
  14. Cíntia, o brinde desse livro é muito bacana mesmo. Vi várias pessoas comentando que os dois kits vieram com o brinde, mas o meu não veio... eu vou sortear esse livro aqui no blog (quem sabe você não ganha, né?!), mas sem o porta-cartões, porque só veio um e eu vou ficar com ele (já está na minha bolsa!).


    É um coisa muito difícil... e, infelizmente, é algo que todos terão que enfrentar um dia - porque é a única certeza da vida.
    Acho que seria um sucesso de vendas se existisse... mas o caso é que, penso, não há fórmulas que funcionem para todo mundo. E não é tão fácil quanto possa parecer. O livro mostra isso de uma maneira muito bacana.


    Eu não sabia muito bem o que esperar do livro quando o peguei para ler. Fui atraída pela capa (e pelo brinde mais bacana da remessa). A surpresa foi boa - fiquei muito satisfeita com a leitura (embora não tenha gostado muito da tradução/revisão).


    Então, quanto a esse ponto é complicado falar sem spoiler. Vou dizer qual foi a minha impressão lendo, sendo que a sua, talvez, possa ser diferente, ok?! Eu acho que Aaron estava perdido e, por isso, uma fuga foi visualizar a esposa morta. Para mim, foi tudo coisa da cabeça dele - mesmo quando ela o repreendia. No final das contas, ele percebe que a conhecia melhor do que pensava. (Estou fugindo do assunto, né?!). Enfim, acho que é possível que o leitor encare como um espírito ou como uma fuga de Aaron. Da forma como a autora me conduziu, enxerguei da segunda maneira.
    De qualquer forma, não há o sobrenatural propriamente dito na história. Nem ela fica aparecendo o tempo todo - é muito mais sobre Aaron, sua vida, sua perda; do que sobre Dorothy.
    Vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  15. Leninha, eu acho que você vai gostar demais dessa história =D


    Acho incrível quando consigo perceber uma evolução dos personagens durante a trama - é muito bacana ^^


    Ah, eu estou com um horário ultra mega apertado essa semana >< Mas vou comentar no seu conto com certeza - pode ficar aguardando (eu ainda nem tive tempo de ler, infelizmente ><).

    ResponderExcluir
  16. Carla, esse livro é tão pesado assim não. Apesar do assunto ser forte e atingir qualquer um (afinal a morte é uma realidade para todos... e a perda de entes queridos é uma fatalidade inevitável), a autora consegue tratar do assunto de uma forma muito maravilhosa.


    Eu também sou muito fã de livros que nos fazem refletir sobre nossos próprios atos! Ele é bem bacana :)

    ResponderExcluir
  17. Minha irmã tem um porta-cartões desses, não usa e não quer me dar. Vou acabar comprando um, só não sei onde. E nem vou participar da promoção, porque eu acho meio egoísta participar sendo que eu já tive a chance de receber o livro da editora e optei por não receber. Tem tanta gente querendo...


    Realmente, não é nada fácil e não existe fórmula. Às vezes, a gente acha que está bem e uma coisa totalmente idiota te lembra da pessoa e você fica triste de novo.


    Eu não ligo muito pra spoilers, principalmente neste caso, em que o spoiler é que vai me ajudar a decidir se quero ou não ler. Eu estava receosa de ser tudo voltado pro sobrenatural, porque pela sinopse não dá pra ter certeza.

    ResponderExcluir
  18. Olá Nanie, tudo bem? Faz séculos que não venho aqui né! Estive meio deprimidinha e acabei não visitando mais ninguém.

    Adorei sua resenha. Tb estou com este livro para ler e não vejo a hora de começar. Eu já li outros títulos de Anne Tyler e me apaixonei por sua escrita. Ela relamente consegue nos encantar com seus personagens comuns. Eu já li O turista acidental e vi o filme, embora o livro seja infinitamente melhor, Quase santo e Almoço no restaurante da saudade, que por sinal é o meu predileto de tão linda que é a história. se vc ler qualquer um desses depois me conta tá!

    Amei o novo visual do blog. Logo venho fuçar mais para me atualizar sobre suas resenhas e outras novidades!

    Beijão

    Eliane

    (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  19. Eliane, eu também estou meio sumida dos blogs - mas por pura falta de tempo mesmo -, o que é uma pena, já que eu gosto tanto de ler resenhas bacanas.


    Eu livro é uma delícia - ao menos eu achei. Bom saber que outros livros da autora também são bons! Já anotei o nome destes que você falou e espero poder lê-los =D Eu realmente gostei da narrativa da Anne Tyler.

    ResponderExcluir
  20. Cíntia, que malvada a sua irmã >< Eu também nem sei onde tem um desses...
    Ah, entendo seu ponto de vista (e o acho muito bacana).


    Pois é... o que dá certo para um, não dá certo para outro. Uma amiga minha disse ontem "a dor nunca vai embora. Você não para de sofrer, você aprende a sofrer todos os dias a falta da pessoa amada".


    Pela sinopse eu achei que Dorothy ficava aparecendo o tempo todo e que a história girava em torno disso. Mas não é assim não. Ela aparece, mas é pouco. A história é mesmo sobre Aaron.

    ResponderExcluir
  21. Não sei se gosto desse livro ou não. Tinha achado bem interessante a capa, mas agora lendo sua resenha, achei ele meio parecido com O encontro, que eu não gostei muito. Achei muito auto-ajuda. To na duvida.

    ResponderExcluir
  22. Amei sua resenha foi uma das maiores que já li. Gostei dos pontos que vocÊ colocou e fiquei pensando nisso agora, mas na hora a coisa pega, pois perdi uma pessoa querida e nem sei o que passou na minha mente naquele momento, porém creio que com ele seja diferente por tudo que o personagem passou na vida. Sabe como é a sua vida passada ou de como é criado influencia como vai ser a reação da morte de uma pessoa amada. Gostei e quem sabe eu não o leia um dia... Falta de verba é assim. =)

    ResponderExcluir
  23. Silvana, eu não li O Encontro, então não tenho mesmo como comparar.
    De auto-ajuda o livro não tem nada, nada mesmo. Ele te leva a refletir sobre a sua própria vida, mas é só porque é bem escrito - ele não induz a nada diretamente...

    ResponderExcluir
  24. Suellen, o livro é bem bacana - eu gostei muito!

    ResponderExcluir
  25. Eu gostei dessa capa. Mas agora lendo sua resenha (a primeira que leio sobre esse livro) percebo que realmente não tem muito sentido.
    Bom, quanto ao livro fiquei curiosa sobre a história. Sei bem como é seguir em frente nesses momentos, mas gostaria de aprender um pouco mais com o Aaron, já que você disse que ele evolui muito na história. Gosto de personagens assim... Que nos fazem refletir atitudes.

    ResponderExcluir
  26. Obrigada Nanie!!! =)
    Quanto ao livro farei o possível para ler.

    ResponderExcluir
  27. Géssica, gostar da capa eu também gostei - ela é muito bonita! Mas quando a gente lê o livro percebe que não faz o menor sentido.
    O livro é bem bacana - eu gostei muito!

    ResponderExcluir
  28. Oi Nanie!
    Eu não tinha me interessado nem um pouco por esse livro, apesar de achara a capa bonita. Sua resenha mudou minha opinião, vou dar uma chance para ele, quem sabe eu gosto. ;)


    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Ju, eu gostei demais da história e espero que você também curta :)

    ResponderExcluir
  30. oi,

    a estória parece ser muito interessante! Não são todas as estórias de superação que não são pedantes, pelo que vc disse essa parece ser tratada de outra maneira. O título em português é uma porcaria mesmo rs

    Estou louca para ler!

    bjs

    ResponderExcluir
  31. Marinna, essa história não é pedante em momento nenhum. O Aaron é um cara cheio de problemas e nós conseguimos perceber isso - mas a autora foi extremamente feliz em sua história e nós acabamos torcendo por ele :)


    Vale a pena conferir esse livro =D

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥