sábado, 22 de setembro de 2012

O Cavalo e seu Menino, de C. S. Lewis

O Cavalo e seu Menino, de C. S. Lewis
Martins Fontes - 189 páginas
Uma deliciosa aventura de escravos fugitivos que desejam a liberdade!




Título: O Cavalo e o seu Menino
Título Original: The Horse and His Boy
Autor: C. S. Lewis
Tradutor: Paulo Mendes Campos
Ilustrador: Pauline Baynes
Editora: Martins Fontes
ISBN: 85-336-1616-3
Ano da Edição: 2003
Ano Original de Publicação: 1954
Nº de Páginas: 189
Comprar Online: Saraiva
Série: As Crônicas de Nárnia - Vol. 3
Outros livros da série:
     - O Sobrinho do Mago
     - O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupas

ATENÇÃO: Essa é a resenha do terceiro livro da série. Se você ainda não leu os primeiros e não gosta de SPOILER, talvez não seja uma boa ideia ler essa resenha. A Nanie evita spoilers, mas como é uma série, não tem como não falar nada do que aconteceu anteriormente.


Sinopse:
Shasta nunca se deu muito bem com o pai - que sempre o tratou muito mal. Até o dia em que um tarcaã - uma espécie de governante poderoso - decide comprar o menino, que entreouve a conversa e descobre que não há laços sanguíneos ligando-o a esse homem vil que tão mal dele cuidou durante todos esses anos.

Em um momento surpreendente, ele descobre que o cavalo do visitante sabe falar e que é, na verdade, um cavalo falante de Nárnia - um país ao norte, de onde o menino deve vir, já que não tem a pele morena dos que moram naquelas terras.

Durante a fuga, os dois ainda encontram mais uma menina e sua égua (a menina uma tarcaína, mas que não queria continuar vivendo naquele país, apesar de suas posses e a égua também um animal de Nárnia, portanto falante) e juntos os quatro empreendem uma maravilhosa viagem para Nárnia - mas não sem enfrentar grandes perigos no caminho.


O que eu achei do livro:
O terceiro livro da série As Crônicas de Nárnia foi o que menos me agradou da primeira vez que me deparei com as aventuras descritas por Lewis. Não me recordo mais por que a história não conseguiu me ganhar como as outras, mas dessa vez eu gostei bem mais.
Talvez porque tenha conseguido enxergar melhor a importância dessa história no desenrolar geral das crônicas, talvez por algum outro motivo inexplicável.

Uma das coisas que mais gostei nesse livro foi a perspectiva que temos da vizinhança de Nárnia - Luna, o bondoso e justo rei de Arquelândia, e Tisroc, o maldoso governante do império Calormano, que é uma ameaça para Nárnia.
Também é muito bacana acompanhar as aventuras das crianças em busca da liberdade.
Há o encontro dos personagens desse livro com alguns do livro anterior, como acontece no segundo volume também.

A escrita de Lewis não é tão simples quanto se espera em um livro voltado para o público infantil, mas apesar disso é bem leve e a leitura é dinâmica e gostosa!
Vale lembrar que o livro foi escrito em meados do século XX e o autor era professor na universidade de Oxford, no departamento de Língua Inglesa. Portanto, eis aí explicada a utilização de uma linguagem mais formal, mas tão bem escrita que não deixa de ser gostosa de ler.

Curtir As Crônicas de Nárnia é uma delícia! Ainda melhor nas páginas dos livros da série do que nas telonas do cinema. No caso de O Cavalo e seu Menino, essa segunda opção não está disponível porque a história não foi adaptada para os cinemas - AINDA, porque há ideias de tornar essa história um filme também.
Vale a pena conferir essa deliciosa aventura!

PS: Você sabe qual é o nome do C. S. Lewis? É Clive Staples Lewis. Só eu acho esse nome estranho e ligeiramente cômico?!


Nota: 





Dificuldade de Leitura: 


16 comentários:

  1. Oi Naniiie!
    Não li os outros - para variar - então, pulei para as considerações finais, rs. Imagino como deve ser maravilhosa a sensação de entrar em Nárnia através dase uma leitura.
    Comprei aquele volume único, mas não sei se fiz bem. Prefiro quando são volumes separados... =/


    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Babi, você nunca leu Nárnia?! É uma delícia =D


    Na época em que eu comprei os meus, a diferença entre volume único e volumes separados era grande, mas não tanto. Hoje em dia esse volume único é ridiculamente barato. Mas vale a pena ter os livros separados (se você puder arcar com o custo) - porque eles ficam mais bem preservados e as capas são uma gracinha ^^

    ResponderExcluir
  3. Oi Nanie!

    Eu li até o quarto livro dessa série e não consegui ler mais =(
    Comecei a ficar entediada com a história e parei...
    Talvez eu volte a ler \o/

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Sério, Carla?! Ah, que triste... eu sou super fã dessa série - adoro ler os livros escritos por C. S. Lewis =D

    ResponderExcluir
  5. Ei Nanie,
    Tenho o volume único das Crônicas de Narnia, mas não li nada dele. rrs Só pra variar.
    Quero muito ler. tenho fé de que um dia eu vou conseguir. kkkk
    BJs

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que esse é meu livro preferido da série o.O


    Gostei muito MESMO dessa crônica. Eu, que eu tenho implicância com quase todos os elementos das fantasias infanto-juvenis, me diverti muito com os cavalos falantes da história. E teve umas partes em que o Aslam aparece e me fizeram até chorar! Achei a analogia LINDA do cuidado de Deus para com os seus.


    Eu adoraria que os personagens de O Cavalo e Seu Menino fossem o protagonistas de todas as outras crônicas. Pena que eles só aparecem nessa :-/

    ResponderExcluir
  7. Felipe, preferido?! Ah, não... nunca foi o meu preferido - nem antes, nem agora. Mas certamente dessa vez eu gostei bem mais do livro do que na primeira leitura ^^


    Eu acho estranha a maneira como Aslam age com as crianças, mas certamente é uma boa analogia à maneira que Deus agiria com todos.


    Infelizmente, esse é o único livro onde os protagonistas não são pessoas do nosso mundo, mas do próprio mundo de Nárnia... e Shasta (que no final já se chama Cor) e seus companheiros só irão fazer uma pontinha lá no último livro, mas nem terão destaque - o que é uma pena mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Hérida, você tem o volume único e nunca deu uma chance?!
    Eu considero Nárnia uma história deliciosa, embora ache mais gostoso ler aos pouquinhos (tipo, ler um volume e dar um tempo antes de ler o próximo).


    Se um dia você se decidir a dar uma chance à história, espero que goste =D

    ResponderExcluir
  9. Nanie, você tem essas edições individuais ou a edição unica? Nunca vi os livros separados... Eu tenho a edição com todos, li uma vez, e esse também não é o meu preferido. Mas quem sabe quando eu ler denovo, passo a gostar um pouquinho mais. =)
    Meu primo, que me emprestou a primeira vez o livro, também disse sobre essa analogia Aslan x Deus... Foi estranho ler com esse pensamento ja na cabeça.

    ResponderExcluir
  10. Karolyne, eu tenho as edições individuais =D Os livros são pequeninos, muito bonitinhos ^^ (coloquei a foto da coleção em anexo para você dar uma olhada =D)


    Então, eu também não gostei tanto do livro da primeira vez que o li, mas já gostei bem mais agora =D
    Eu abstraio essa analogia enquanto leio, mas ela fica bem clara no livro!

    ResponderExcluir
  11. Queria dizer que parei de fazer o almoço só pra babar nos seus livros... São muito lindinhos! hahaha

    ResponderExcluir
  12. Nanie... deixei para conferir a resenha depois d ler o livro. Eu amei esse... gostei do Shasta, tive muita raiva da Aravis... e ri demais com os cavalos... aliás o título é engraçadinho e bem colocado no texto. =D
    Ps: creio que tenha sido um leve lapso, como vc disse que pode avisar: "apesar de suas possas" << não seria posses??? Já que o trecho se refere a Aravis. Caso seja um equívoco de minha parte, desconsidere o aviso. (me senti a redatora de uma carta de cobrança... kkkkkk...)

    ResponderExcluir
  13. Karolyne, sua boba ^^ Mas são mesmo uma graça, né?! Eu não tenho aquele volume com o Aslam lindo na capa (queria ter só por ter mesmo, porque para ler separadinho é melhor), mas compensa ter separado, porque eles também são lindinhos ^^

    ResponderExcluir
  14. Danielle, da primeira vez eu não gostei tanto do livro... talvez porque estivesse ávida por saber mais da história principal >< hahaha mas agora já gostei beeeem mais ^^


    Ahhhhhhhh, tá certinha! Vou arrumar =D Obrigada por avisar ^^

    ResponderExcluir
  15. Quase não me lembro dessa crônica. Ela é tipo um spin-off das outras, só que não tem prequel ou sequel, então fica meio perdida :S

    ResponderExcluir
  16. Cíntia, isso é bem verdade ^^ A crônica fica meio perdida - dá um trabalhinho alocá-la no momento certo da história ><

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥