quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O Caminho Para Casa, de Kristin Hannah

O Caminho Para Casa, de Kristin Hannah
Arqueiro - 351 páginas
Um drama maravilhoso, que vai emocionar o leitor a cada página.





Título: O Caminho Para Casa
Título Original: Night Road
Autor: Kristin Hannah
Tradutor: Carolina Alfaro
Editora: Arqueiro
ISBN: 978-85-8041-081-5
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2011
Nº de Páginas: 351
Comprar Online: Saraiva


Sinopse:
Lexi não teve uma infância fácil, durante boa parte de sua vida não teve uma casa - fosse em abrigos temporários ou adotivos, a menina nunca teve um lar.
Até que descobre que existe uma tia-avó. Família. Uma família que quer cuidar dela.

As coisas realmente dão certo e ela vai morar com a tia, que já parece amá-la logo de cara.
Na nova cidade, ela conhece Mia, que se torna sua melhor amiga, e Zach - o irmão gêmeo de Mia -, por quem se apaixona. Os três serão grandes amigos durante toda a adolescência - e Lexi viverá momentos que nunca poderia ter imaginado.

Mas um trágico acidente mudará tudo. Festa, bebida, direção, imprudência. A vida de Lexi nunca mais será a mesma.


O que eu achei do livro:
Não é fácil escrever uma resenha - há quem ache que é, mas eu não. Sempre tenho muitas dificuldades para expressar em palavras o que eu senti ao ler um livro. Principalmente porque muitas coisas podem soar parecidas - ei, temos um número finito de palavras e o meu vocabulário é, infelizmente, muito limitado -, mas uma leitura é sempre única e mexe de maneira ímpar comigo.
Não foi diferente com O Caminho Para Casa. O livro é extremamente emocionante - sentimentos escorrem pelas páginas desse livro - e tenho certeza que nunca chorei tanto lendo uma história, nunca me emocionei tanto com uma história fictícia.

Me surpreendi por nunca ter lido nada da Kristin Hannah -  a autora já escreveu mais de 18 livros, que já venderam mais de 8 milhões de exemplares no mundo inteiro. Não é pouca coisa. Tampouco é à toa, tomando como base o que encontrei nesse livro.
Pelo que pude ver numa rápida (e não muito extensa) pesquisa pela internet, os livros dela só foram publicados aqui no Brasil naquelas coleções da Reader's Digest e esse agora pela Arqueiro.
Preciso deixar bem claro nessa resenha o quanto eu quero que os outros livros da autora cheguem ao Brasil - eu seria a primeira a lê-los.

Kristin Hannah com certeza é uma mulher muito sensível e escreve maravilhosamente bem.
Ela brinca com as palavras e forma uma obra de arte com aquelas que escolhe - de forma a contar uma história que encanta o leitor e o prende às páginas de seu livro, impossibilitando-o de largá-lo antes de chegar ao final. Entrei madrugada a dentro inebriada pela vida de Lexi, Mia e Zach.
A leitura é extramente ágil e envolvente - os capítulos parecem ter o tamanho exato para não deixá-lo se desprender. A trama é incrivelmente bem estruturada e os personagens bem caracterizados.

Gosto de personagens que tenham um pano de fundo. Um personagem não passa muita credibilidade quando não tem um passado - ou quando o mesmo não influencia a sua vida presente - porque não é assim que as coisas acontecem no mundo real. Tudo aquilo pelo que já passamos, pelo que nossos pais passaram e de alguma forma transmitem para nós faz parte de quem somos. E a autora deixa isso muito claro em seu livro - as feridas e as mágoas do passado são uma presença constante e marcante na vida de todos. Mesmo aqueles que não têm um passado aterrorizante, como no caso dos gêmeos, só tem o presente que têm por causa do passado da mãe. Isso é maravilhoso!
É completamente impossível não se ligar às pessoas deste livro - são tão perfeitos que se tornam mais do que meros personagens, são quase amigos. Confesso que passei por momentos de ódio e amor com alguns personagens - concordei e discordei de suas atitudes. Mas era tudo tão real, tão bem feito, tão bem narrado, que eu podia entender, mesmo quando não concordava. E assim me vi mergulhada nos intrigantes acontecimentos dessa trama - fui levada pela autora da forma como ela quis e, felizmente, encontrei o final que queria e esperava. Nem sempre gosto de finais previsíveis, mas admito que se esse livro não tivesse o final previsível que eu esperava, eu o teria jogado na parede. É tanta coisa acontecendo que eu não admitiria outro final.

Sempre estou lendo coisas novas e, por isso, uma afirmação de hoje não é perpétua. Até hoje, nunca chorei tanto lendo um livro - e olha que eu sou chorona, me emociono facilmente, não tenho medo (ou vergonha) de chorar lendo um livro e já li muito Nicholas Sparks. Com tudo isso em mente, não tenho medo de afirmar que chorei demais. E o mais surpreendente não foi ter chorado lendo um drama (como eu disse, eu choro facilmente... e gosto bastante de dramas, então não é novidade que um livro bem escrito e que saiba medir bem as emoções que sua trama passa ao leitor me leve às lágrimas), mas porque chorei da primeira à última página - por conta de acontecimentos tristes, felizes, surpreendentes, lindos! O livro é cheio de altos e baixos, como a vida - e foi capaz de me emocionar em diversas passagens diferentes. Isso sim foi realmente uma delícia.
Talvez eu tenha sido influenciada pelo momento que estou vivendo. Ok, não talvez, com certeza eu fui influenciada pelo momento que estou vivendo, mas a autora foi muito habilidosa no tecer de sua história.

Se os demais livros de Kristin Hannah forem 5% do que é O Caminho Para Casa, eu os lerei com muito gosto.
Um drama familiar recheado de emoções: alegrias, tristezas, perdas, recomeços, amor. Uma história para aquecer corações e levar esperança aos desacreditados.


Nota: 


27 comentários:

  1. Amei a resenha, você conseguiu me emocionar com sua emoção ao ler (deu para entender?).
    Agora mais ansiosa ainda em ler esse livro, acredito que meu momento atual também vai me trazer lágrimas aos olhos!

    ResponderExcluir
  2. Leninha, prepare-se: você vai chorar em praticamente todas as páginas. O livro é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  3. Oi Nanie!

    Para o mundo que eu quero esse livro!
    Adoro livros com esse enredo, e certeza que vou precisar de uma caixinha de lenços para terminar a leitura kkkkk

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Ai Nanie, vc se empolgou tanto que me senti até envergonhada por ter julgado mal a sinopse. Esperava algo diferente e menos emocionante, algo corriqueiro talvez.
    Com certeza estou disposta a conferir.

    ResponderExcluir
  5. Vai chorar bastante, Leninha. Mas tenho certeza que vai amar o livro!

    ResponderExcluir
  6. Carla, você vai precisar de algumas caixinhas de lenços... hahahah mas vai valer a pena, porque o livro é lindo demais ^^

    ResponderExcluir
  7. Danielle, é uma história linda e super emocionante! Vale a pena conferir =D

    ResponderExcluir
  8. Ei Nanie,


    Vixe, pelo jeito também vou chorar horrores. Amei a resenha, e espero gostar tanto quanto você - trauma depois das nossas impressões sobre Predestinados kkkkkkkkkk.


    Se eu não me engano foi este que pedi kkk, chegou um ontem lá em casa, mas ainda não abri. :P


    beijos

    ResponderExcluir
  9. Amei a resenha Nanie. Fiquei interessadíssima em ler este livro. Vc conseguiu fazer com que eu me emocionasse com a resenha, imagine lendo o livro então!

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  10. Oi Nanie, então pelo visto vou ter que separar vários lenços quando for ler este livro, pois do jeito que sou chorona... Aliás, gostei desta capa.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  11. Nanda, o livro é lindo demais - muito emocionante!


    Ah, acho que Predestinados foi um caso à parte - normalmente nossos gostos literários não são tão distintos assim >< hahahaha

    ResponderExcluir
  12. Eliane, o livro é lindo demais! Não tem como não se emocionar ao acompanhar as vidas destes personagens criados por Kristin hannah.

    ResponderExcluir
  13. Rose, pode separar bastante lenço para ler esse livro - é certeza que vai se emocionar e chorar. Mas vale a pena - é uma história maravilhosa ^^

    ResponderExcluir
  14. Olá Nanie! Acabei de colocar na lista de compras, este livro não estava nela porque fiquei na dúvida se ele era realmente bom e me pareceu muito um livro de auto-ajuda que eu não gosto kkkkkk, mas agora que sei que é um romance e drama, vou comprar, a sua resenha veio na hora certa e amei! Eu não sou chorona, mas espero me emocionar com este e chorar um pouco ;)
    Bjs,
    @PatriciaADavis

    ResponderExcluir
  15. Nanie, vc pode dizer que não acha fácil escrever uma resenha, mas escreve tão bem, que dá vontade de ler o livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Patricia, o livro é absolutamente lindo! Não tem nada de autoajuda não - é um romance de drama familiar. Uma delícia e super emocionante - vale a pena ler :) Acho que mesmo você não sendo chorona não vai conseguir reter as lágrimas. Pode até não chorar tanto quanto eu chorei (foi demais mesmo), mas certamente irá chorar em algum momento ^^


    Quando tiver a oportunidade de ler o livro, volte aqui para dizer como foi a experiência ^^

    ResponderExcluir
  17. Sônia, é sempre super difícil passar o que eu senti lendo os livros... e tenho muita certeza que várias vezes falho em meu intento - porque não consigo mostrar tudo o que gostaria. Fico super feliz que você goste das resenhas que eu faço ^^


    Esse livro é incrível - a leitura é uma delícia, vale muito a pena conferir ^^

    ResponderExcluir
  18. Sua resenha me deu muita vontade de ler esse livro! Também nunca tinha visto nada da autora, mas depois do livro ser tão bem recomendado vou caçá-lo rs
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Marinna, o livro é lindo demais - uma delícia de leitura :)

    ResponderExcluir
  20. Adorei a postagem! Convido para seguir e comentar:
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Luiza, o livro é lindo! Uma leitura emocionante, que merece ser realizada ^^

    ResponderExcluir
  22. Sua resenha me deixou bem curiosa,gosto de romances assim, já coloquei na minha lista de desejados.


    Um abraço
    Lu Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  23. Lu, esse livro é emocionante demais - muito lindo! Espero que goste da leitura =D

    ResponderExcluir
  24. Uau! Sei como é quando um livro nos envolve e não temos palavras para explicar a gama de emoções. Adorei a sua resenha e espero lê um livro assim que me passe tudo isso.

    ResponderExcluir
  25. Suellen, esse livro me ganhou em diversos sentidos! É lindo demais e muito emocionante - chorei litros com essa história!

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥