quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Maçãs Envenenadas, de Lily Archer

Maçãs Envenenadas, de Lily Archer
Galera Record - 317 páginas
Três casamentos que terminam de maneiras diferentes. Três meninas que descobrem que seus pais agora têm novas esposas. E todas são madrastas malvadas.




Título: Maçãs Envenenadas
Título Original: The Poison Apples
Autor: Lily Archer
Tradutor: Paula Moreira
Editora: Galera Record
ISBN: 978-85-01-09386-8
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2007
Nº de Páginas: 317
Comprar Online: Saraiva

Sinopse:
Alice é filha de renomados escritores. Perdeu a mãe há dois anos e quando o pai começou a sair com uma famosa atriz, ela achou que seria bacana - afinal de contas, ele precisava ser feliz novamente. Mas quando os dois se casaram, Alice descobriu que aquela mulher era uma madrasta má. E a menina foi mandada para um colégio interno - o Putnam Mount McKinsey.
Reena e seu irmão tinham uma vida maravilhosa com os pais indianos em Los Angeles. Tudo parecia ir super bem, até que ela descobre que os pais iriam se divorciar. A mãe não consegue lidar bem com a separação e vai morar com a irmã, que tentará ajudá-la a superar. O pai se casa com Shanti Shruti, uma professora de ioga que apesar do nome não é indiana, embora ame a cultura. Para não ter que morar com a insuportável nova madrasta (que de boazinha não tem nada), a menina e o irmão decidem ir para um colégio interno - o Putnam Mount McKinsey.
Molly e sua irmã mais nova viviam bem com seus pais na pequena cidade de North Forest. Apesar das brigas constantes, o casal sempre se recomciliava e a menina achava que seria assim para sempre. Mas não foi. Um dia os pais se separam e seu pai se casa com uma garçonete do restaurante em que trabalha (que já é mãe de gêmeas). Ela e a irmã continuam vivendo com a mãe, que parece cada dia mais apática. Até o dia em que a mãe simplesmente não aparece em casa e o pai chega com a notícia de que ela foi internada no hospício perto da cidade. Molly não quer morar com a madrasta malvada, porque Candy parece gostar tanto da irmã da garota quanto odeia Molly. E a salvação vem em um grande envelope branco pelos correios - inacreditavelmente a menina conseguiu uma bolsa de estudos no paraíso: o colégio interno Putnam Mount McKinsey.
Agora as três garotas irão se encontrar no colégio - e irão descobrir algo em comum: as três sofrem com madrastas malvadas. Assim surge o clube Maçãs Envenenadas, que pretende dar um jeito na situação das meninas.

O que eu achei do livro:
Eu me apaixonei pela história das Maçãs Envenenadas. O ritmo de leitura é realmente delicioso, a escrita de Lily Archer é fluida e gostosa de ler; as personagens são encantadoras e o enredo uma graça.
Cada capítulo é contado do ponto de vista de uma das três protagonistas e isso ficou o máximo. Aliás, o único ponto negativo do livro é que apesar das três serem muito diferentes umas das outras, o estilo de narrativa é muito parecido. Há alguma diferenciação, principalmente porque elas enxergam o mundo à sua volta de maneira completamente distinta, mas eu esperava que tal diferenciação fosse um tanto maior, para marcar que são três narradoras. Entretanto, a história é tão gostosa e tão bem contada, que esse é um problema que quase passa despercebido.
A maneira como a autora vai contando a história das três personagens, o ponto de vista de cada uma sobre os acontecimentos - que é sempre diferente - e a forma como elas, enfim, se tornam amigas é muito bacana.
À princípio eu achei que iria encontrar alguma coisa de contos de fadas no livro - não esperem o mesmo. Realmente as madrastas são meio malvadas (ou as meninas, que são responsáveis por contar a história, estariam apenas exagerando?) e as "enteadas" acabam prejudicadas. Mas é só isso - não há elementos mágicos ou nenhuma dessas coisas no texto. A conexão com os contos de fadas fica por conta do nome do clube - que vem mesmo da maçã envenenada que a bruxa malvada dá para Branca de Neve - e pela existência das madrastas.
Uma história bastante agradável que consegue cativar leitores de todas as idades! Com pitadas de adolescência, primeiros amores, enganos, popularidade, problemas de escola, problemas familiares e bom humor, Maçãs Envenenadas é uma excelente pedida.

Nota: 





Dificuldade de Leitura: 


24 comentários:

  1. aah comprei esse livro há um mês atras, logo que saiu msm na pre venda o/ me apaixonei pela capa e quando vi que era sobre madrastas malvadas eu sabia que precisava ler *me identifiquei* HAHAHAA achei que seria um livro mais pra 3 estrelas mas WOW QUASE 5 ESTRELAS *O* ainda bem que eu comprei HAHAHA que bom que ela trouxe a historia mais pro real e nao por magico, gosto quando eles adaptam os contos de fada desse jeito

    ResponderExcluir
  2. Thamires, para mim o livro é quase cinco estrelas mesmo! Uma delícia de leitura =D As personagens são super bacanas (e bastante cativantes) e a história é uma fofura ^^ Espero que você curta tanto quanto eu curti =D

    ResponderExcluir
  3. Gostei! Eu sabia que esse livro era promissor!


    Talvez eu curta essa leitura, mas ainda não sei. Pode ser bobinho demais. Que idade tem as protagonistas (Mais de 15, por favor!)?


    Uma constatação: 9 em cada 10 resenhas suas têm a palavra "fluida" e derivadas.

    ResponderExcluir
  4. Oi Nanie!

    Estou curiosa com esse livro \o/

    Eu acho que vou gostar dessa história kkk

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Carla, é uma história deliciosa *-* Eu adorei!

    ResponderExcluir
  6. Felipe, o livro é uma delícia =D
    Não achei bobinho demais, eu gostei bastante. Mas as protagonistas têm 15 anos! hahahahaha São adolescentes com jeitinho de adolescentes mesmo (fazem drama de qualquer coisa), mas mesmo assim é um texto bem construído.


    Constatação errada >< São 99 em cada 100 resenhas! E 9 em cada 10 tem a palavra "bacana"! Eu adoro essas palavras e meu vocabulário é tão restrito quanto parece...

    ResponderExcluir
  7. Oi Nanie, li esse livro semana passada e gostei muito.
    Quer dizer, até o final, achei-o tão fraquinho, ficou clichê, queria algo BEM BEM BEM perverso, hahahahahah
    A narrativa da autora é muito boa mesmo, se dependese da história eu não ia gostar, mas a narrativa... espero outros livros desta autora.

    ResponderExcluir
  8. Oi Nanie!! Achei o livro uma delicia apenas lendo sua resenha. Agora eu quero para mim.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Ah Nanie, quando vi esse livro sendo divulgado, eu não gostei... mas agora com a resenha eu mudei de ideia... o que mostra que nem sempre a sinopse é atraente... kkkk
    Legal que não tem magia, e achei bem curioso a coincidência delas terem problemas com as madrastas e acabarem indo para o mesmo colégio...
    Vontade de ler!!! =)

    ResponderExcluir
  10. Felipe, eu adorei o livro!
    Como assim você esperava algo bem perverso no final!? É um livro infanto-juvenil - não há finais angustiantes demais, porque o público para o qual é destinado não saberia lidar com isso... e pelo jeito da história, eu ficaria decepcionada com um final perverso - de verdade! É uma história gostosa demais para ter um final ruim >< eheheheh
    A autora realmente escreve super bem, né?! Também espero ler mais livros dela ^^

    ResponderExcluir
  11. Rê, o livro é realmente uma delícia - nem tem como negar! Vale super a pena conferir =D

    ResponderExcluir
  12. Danielle, o livro é uma delícia - super bacana mesmo!
    Então... lendo o livro nós percebemos que nem é tanta coincidência assim... Porque os divórcios hoje em dia são muito comuns e todo mundo casa novamente. As meninas são adolescentes (têm 15 anos) e como todo adolescente exageram um pouquinho. E o mais legal é justamente ver o quanto os pontos de vista delas podem estar sendo injustos quando lemos uma determinada situação relatada por duas ou mais das meninas - é muito divertido!

    ResponderExcluir
  13. Parece um livro leve e divertido. Achei a sinopse bem interessante, já que o enredo difere um pouco do que tenho lido nos últimos tempos. A ideia de tratar os problemas familiares (junto a outras questões da adolescência) com essa aparente leveza e bom humor parece funcionar. Aliás, o ambiente escolar também é sempre uma boa sacada, ainda que às vezes manjado.
    bjão
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Aline, é exatamente isso mesmo =D
    Apesar de ser meio manjado, o ambiente escolar cai super bem em um livro onde as protagonistas têm 15 anos - não dá para deixar esse aspecto de lado!
    Uma das coisas mais bacanas do livro é justamente essa questão dos problemas familiares! E de uma forma muito leve e até mesmo disfarçada, a autora ainda mostra que os problemas são aumentados pelas meninas - e isso ficou o máximo, porque adolescentes sempre se acham o centro do mundo e tendem a exagerar tudo.

    ResponderExcluir
  15. Nanie, esse livro estava na minha lista de compras para a Bienal, mas acabei não levando. Achei que seria uma leitura diferente e percebi que estava certa. Sua resenha me deixou morrendo de vontade de ler *-*
    Espero conseguir comprá-lo em breve :D


    xx

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
  16. Primeiramente gostei muito da capa do livro, e agora com essa resenha, o livro já está na minha lista de desejados. Beijos

    ResponderExcluir
  17. Vê, é uma graça de história! Eu gostei demais de acompanhar as três meninas =D Uma delícia ^^

    ResponderExcluir
  18. Estela, a capa é linda mesmo, né?! Eu também gostei muito =D E não é só a capa não, a história vale a pena =)

    ResponderExcluir
  19. Dani eu sei que é infanto-juvenil mas esperava que elas fizessem realmente algo mau contra as madrastas, hahaha

    ResponderExcluir
  20. E eu jurava que se tratava de conto s de fadas, mas não é. Ai! Amei a sua resenha, mas não leria o livro.

    ResponderExcluir
  21. Suellen, não é mesmo, mas ainda assim é muito bom! Por que não leria?!

    ResponderExcluir
  22. é de momento. no momento eu não leria quem sabe mais adiante.

    ResponderExcluir
  23. Parece que texto e capa estão em perfeita harmonia nesse livro. Amei.

    ResponderExcluir
  24. Cris, é verdade! A capa é linda, o texto é muito bom - eu adorei esse livro ^^

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥