quarta-feira, 12 de setembro de 2012

4 livros?! Não pode ser sério

Não mesmo. Me recuso a acreditar que isso possa ser a média brasileira.
Opa, ainda não fui clara o suficiente, né?! No dia 08 de Setembro, um tweet me deixou bastante reflexiva:


Peraí, como assim?! É isso mesmo: o brasileiro lê em média quatro livros por ano. Está assustado com essa média?! Então, sente-se porque o quadro não é tão bonito quanto parece.


Primeiramente, o leitor brasileiro representa apenas cerca de 50% da população (53% das mulheres e 43% dos homens). E o que seria um leitor para a pesquisa? Alguém que leu um livro - inteiro ou em partes - nos últimos três meses. Isso mesmo, ler um livro em partes - e vale a Bíblia, um livro didático ou até mesmo uma leitura obrigatória para o vestibular que você diz que leu mas que na verdade só leu o resumão que o CDF da sala fez para a turma - nos últimos três meses já faz você ser considerado leitor. Também, com uma média dessas não dava para esperar algo melhor, né?!

Mas, você pensa, tudo bem. Quatro livros por ano já é uma média bacana se você pensar que todo mundo lê esses quatro livros por ano. Aí você lê as entrelinhas. Para começar, basta ler o livro em partes... e dessa média de 4 livros por ano, apenas 2 são lidos inteiros, o restante é em partes. O que sempre me leva a pensar diretamente em livros religiosos e didáticos. Dos dois livros inteiros que restaram a gente ainda tem que descontar aquela mentirinha básica - ainda mais agora que ler é considerado bacana pela população (é bacana, mas dá preguiça, né?! Melhor esperar sair o filme, daí já pode dizer que leu o livro sem correr grandes riscos).
Aliás, segundo a pesquisa, 64% das pessoas ouvidas acham que "ler bastante pode fazer uma pessoa subir na vida e melhorar sua condição sócioeconômica."

Ok, talvez eu tenha entendido mal. Mas realmente parece que o brasileiro acha que ler é bom e MESMO ASSIM não lê - apesar de ter vários livros a R$ 10 reais - o que, de forma geral, é bem mais barato do que a entrada para o cinema (e pode ser lido por várias pessoas depois, até mesmo revendido no sebo) e até mesmo do que um prato de comida em diversos restaurantes por aí (não que eu esteja falando que você deve deixar de almoçar para ler um livro).

O caso é que desculpas sempre são fáceis de arrumar. Livros são caros - esse parece ser o bordão favorito dos que não leem... acho que eles ainda estão lá nos anos 80 (será que nessa época o livro era realmente caro?) - porque até em bancas de jornais podemos encontrar versões econômicas de clássicos mundiais que saem bem baratas. Outros acusam que ler é difícil, dá sono, demora, cansa... Ou então, vamos ver o filme - que conta a mesma história, muito mais rápido e sem ter que gastar neurônios imaginando as coisas. Prático.

Eu não leio quatro livros por semana - não dá tempo. Mas quase chego lá. Normalmente leio dois livros - INTEIROS - por semana, ou seja, a média nacional de leitura por ano. Eu até queria concordar com a maioria da população, mas isso realmente não é o suficiente para subir na vida. Entretanto, é um hábito super saudável, que pode estimular a imaginação do leitor, sua criatividade e, de quebra, com boas edições, ajudar na gramática e, principalmente, no vocabulário.

Não, não estou julgando quem lê ou deixar de ler. Apenas acho que a média nacional de leitura é baixa demais. Alguém sabe qual é a média de livros lidos anualmente por habitante nos países desenvolvidos? Inglaterra, Japão, Estados Unidos, Alemanha... Imagino que não seja apenas 4 livros por ano.

Realmente acho que é importante estimular a leitura nos jovens e adolescentes de hoje em dia - mesmo que seja literatura de entretenimento, sempre tiramos algo de bom de um livro. Não que eu esteja dizendo que não dá para tirar coisas boas de filmes - porque também dá (o problema do filme é que ele é pronto demais, fácil demais. Você vai lá - não tem que imaginar nada, já está tudo pronto - e em duas horas já curtiu toda a história e, na maioria das vezes, nem pensa mais nela).

Você se encaixa na média brasileira de livros por ano? Eu não. Leio muitos livros por ano e tenho consciência que sou uma exceção: uma média de 10 livros por mês, o que dá por volta de 120 livros anuais (ok, li mais do que isso ano passo e provavelmente lerei mais do que isso esse ano também... e é por isso que estou chamando de média e não número exato). Ou seja, eu leio por 30 brasileiros O.o Se considerarmos que são apenas 2 livros inteiros por ano, eu leio por 60 brasileiros...
Não acho que ninguém precisa ler tantos livros assim - é claramente um exagero de quem é apaixonado por leitura. Mas tampouco acho que seria tão difícil ler 10 livros por ano - uma média menor do que 1 livro por mês, mas ainda assim muito bacana.

Se você se encontra na faixa de brasileiros que lê tão pouco, aproveite as promoções das bancas, livrarias físicas e online e compre alguns livros do seu gosto. Não precisa ser Proust, Platão, Camões ou Machado de Assis (embora os textos de Machado de Assis sejam super gostosos de ler) - busque histórias dentro do gênero que mais te agrada e aproveite! Gosta de guerras, romance, drama, aventura, ficção-científica ou até mesmo ficção erótica? O mercado está recheado de títulos de todos esses gêneros (e até mesmo histórias que misturam gêneros) e há uma gama enorme de opções. Basta querer.

Certamente, se você começar a ler não vai conseguir mais parar.



Fonte: Skoob News

30 comentários:

  1. Oi, Nanie, bom diiia!

    Olha, eu já fiz parte dessa média, acredite. Isso quando eu não ficava em zero mesmo. hahaAcho uma tristeza! Leitura é tão legal e nem dá pra usar a desculpa do preço, pois como você falou, há livro por 10 reais (fora sebos e bibliotecas!)Eu creio que é uma questão cultural... Vale ai a artimanha do "governo". Não incentive a leitura e tenha eleitores "burros".
    Graças à Deus eu vivo num mundo diferente agora. Sou mais crítica em relação a muitas coisas (não só politicamente) e meu conhecimento aumentou consideravelmente, assim como o vocabulário (ainda peco em pontuação, infelizmente. Mas chego lá! rs). Fora que leitura é o meu "plano de fuga". São as férias que eu não posso ter. =P
    PS: ah... dois livros por semana. *suspiros*eu simplesmente NÃO CONSIGO! *SNIF* O máximo que consigo durante o mês, são 4 livros, isso quando não cai para um vergonhoso 2! Nem sei se vou bater a minha meta de 50 livros deste ano... :/

    ResponderExcluir
  2. Janaina, eu nunca fiz parte dessa média... sempre fui uma leitora voraz, quase que antes mesmo de aprender a ler. Ainda pequenina - com dois anos - eu gostava de ficar folheando revistas em quadrinhos e livros ilustrados.
    O pessoal sempre fala do preço dos livros - até hoje! E eu arregalo os olhos e rio por dentro - porque CLARAMENTE não é verdade. Eu não sou rica e tenho muitos livros... a maioria comprada por R$ 10 ou até menos O.o
    Com certeza é algo cultural... Hoje o governo não pode falar isso ou deixar claro esse tipo de pretensão, mas na verdade acho que é isso que todos queriam! Aliás, não é raro essa característica em livros distópicos - os livros são tão bons que podem se tornar perigosos...
    Eu acho que os livros sempre ajudam sim (assim como outras coisas)!


    Ah, dois livros por semana é a minha média - e eu sei que eu leio demais >< hahahahahha Não acho que isso deveria ser a média de ninguém... até 1 livro por semana é coisa demais O.o Considero 10 livros por ano uma média bacana - atingível ^^

    ResponderExcluir
  3. Hoje, tenho uma pequena pensão que meu pai deixou. Compro meus livros, gasto muito, modo de dizer. Como você mencionou no post, os livros estão mais em conta que sapatos. Tem quem adore colecionar sapatos, eu gosto de colecionar livros.
    Durante muitos anos somente lia de bibliotecas, utilizava meu direito a 3 livros por vez.
    Sempre gostei de ler, por isso, lia 3 em 15 dias. Organizava-me p/ isso. (Porque queria pegar outros)
    Biblioteca de escola publica. Títulos ótimos que vc não imagina encontrar ali. Muitos que li da biblioteca quero adquirir agora p/ biblioteca particular.
    Ontem, passeando pela Fnac ouvi fragmento de uma conversa.
    Uma pessoa pergunta para seu colega, você gosta de ler??
    "Gosto, mas no momento não estou lendo nada os trabalhos da faculdade terminou..."
    Daí a pessoa disse: "que chato ler só p/ fazer trabalho!"
    Conclusão, as pessoas não descobriram a leitura como forma de entretenimento, assim como filmes...
    Porém, as pessoas mesmo quando gostam de filmes estão muito agitadas para assistir filmes com conteúdo e que façam refletir.
    Será o clima desse país?? Acho que não né? Cultural como você disse!!
    Nanie, outros países as pessoas leem mais sim, segundo dados que meu professor de redação trouxe para os alunos.
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Oi Nanie!!! Agora imagine que se nós lemos 100 ou mais em um ano, quantos não leêm nada? É mesmo muito triste. bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu ficaria muito feliz se mais pessoas encontrassem prazer na leitura, mas já desisti de tentar convencê-las disso. Não lê porque não quer, é uma opção. Estão perdendo? Na minha opinião, sim. Mas tem quem ache que eu estou perdendo por não assistir aquela novela chata da Nina (nada contra novelas, só essa que eu realmente não suporto).


    Claro que a opção de não ler pode estar fundamentada no preconceito e acho que, nesse ponto, nós, leitores vorazes, temos um pouco de culpa. Tem muita gente que se acha melhor que os outros porque leu mais livros ou um tipo de livro específico. O que precisa ser descoberto é o prazer da leitura, não os seus benefícios culturais - isso é consequência. Quem sabe não seria melhor se nós passássemos a ser mais espontâneos quanto a isso, a deixar que percebam o quanto nos divertimos com os livros?


    (E quando eu digo "nós", quero dizer "nós", MESMO, porque eu já levei muita patada ao mostrar coisas que aprendi lendo.)

    ResponderExcluir
  6. Rê, é muito triste pensar que metade da população do nosso país é de não leitores ><

    ResponderExcluir
  7. Orquídea, infelizmente as pessoas não descobriram ainda o prazer da leitura. Uma pena >< Ler é muito bom! Quando conhecerem, não conseguirão mais largar \o/
    E é isso aí - nem ao menos precisa gastar comprando livros... sempre tem a opção de pegar emprestado em bibliotecas públicas ^^

    ResponderExcluir
  8. Cíntia, é tão triste perceber que as pessoas não gostam de ler... mas eu ainda acho que é porque não deram chances às leituras certas (que são diferentes para cada um... depende do gosto).


    Sim, sei o que você quer dizer! E é por isso que eu sou contra imputar a leitura de clássicos a leituras ainda não maduros - claro que eles não vão gostar da leitura e vão achar que outros livros são do mesmo jeito. Eu defendo a literatura de entretenimento - aquela cuja fundamento principal é só divertir o leitor. Porque acho que é isso o mais importante: se divertir. Os outros benefício vêm - basta começar.

    ResponderExcluir
  9. O negócio é que elas não dão chance porque não querem. E eu consigo entender isso quando penso no quanto sou chata, por exemplo, pra comida. Eu simplesmente prefiro permanecer na minha zona de conforto, independente do quanto peixe cru e lesmas (ou, pra manter a coisa mais realista, ketchup e mostarda) sejam experiências gastronômicas fantásticas para alguns. E isso não é um problema do brasileiro com a leitura, é um problema do ser humano. É a lei da inércia :(

    ResponderExcluir
  10. Cíntia, tem razão! O ser humano não gosta mesmo de mudanças, embora obviamente goste menos ainda quando as coisas não mudam. É o medo.
    Você tem mesmo medo de provar as coisas?! Ah... eu provo de tudo - nem sempre me dou bem, é fato... mas vale a pena :)

    ResponderExcluir
  11. Tenho, porque as chances de eu não gostar são enormes, hauhauhauha #chata

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho certo receio quando o alimento tem uma cara feia ou um cheiro estranho... mas mesmo assim sempre experimento =D Mas não é raro que o treco seja absolutamente ruim >< ahahahahahaahahahahaha

    ResponderExcluir
  13. Oi Nanie!

    Acho que eles não fizeram essa pesquisa com as pessoas certas...

    Ou fizeram a pesquisa aqu ina minha cidade! Eu posso falar pelo o que eu vejo por aqui, e ninguém lê o.O

    Sério! Falar que eu leio um livro ou que eu gosto de ler é a mesma coisa que andar com uma melância no pescoço. E sinceramente, ainda acho que a melância não chama a atenção do que falar sobre o meu gosto pela leitura.

    Para você ver a situação da minha cidade, só tem um pequeno sebo (que não tem nada de interessante) e uma pequena livraria o.O

    É provável eu encontrar livro mais interessante na banca do que no próprio sebo.

    Fico impressionada com o fato das pessoas não gostarem de ler...

    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Carla, é impressionante mesmo! Quando digo que leio porque gosto as pessoas já arregalam os olhos... mas é tão bom >< Eu sempre fico esperando que elas descubram o quanto é gostoso viajar nas páginas de um bom livro :)

    ResponderExcluir
  15. E há quem sinta orgulho el dizer que não lê, que tem preguiça, que é chato... Eu comecei a ler mesmo, livro atrás de livro, em outubro do ano passado. Minha estante tem mais de 100 livros. Li 60 esse ano. Acho que não tem desculpa pra uma pessoa não ler. Com livros a R$10? A gente gasta isso num piscar de olhos, então da pra comprar nem que seja 1 por mes. Se não tem, até nos terminais tem biblioteca transcol, pega emprestado! A pessoa que te preguiça de ler, acaba com preguiça de pensar. Eu tenho muito orgulho de dizer que amo ler. E não, não deixo de ver um filme, fui ao cinema há 2 dias atrás... Entro na internet, cuido da casa, filho, marido, cachorro e trabalho. E ainda assim, consigo meu tempo para os livros.

    ResponderExcluir
  16. Eu li seu post até o fim...posso contar como parte de um livro será??? Digo...digo...
    Ah...falemos a verdade, o brasileiro não lê por que não quer!
    Eu trabalho na educação do estado de São Paulo (não, eu não sou professor, ok?) e no começo do ano todos os alunos ganham livros (e olha são livros bons, esse ano tevê até "A Invenção de Hugo Cabret" entre eles) e ao final do dia você encontra eles no lixo ou picados por aí...
    Livros nem são tão caros assim, fora que sempre tem promoção no facebook/twitter das editoras por aí...e quem aí não tem twitter/facebook???
    Como disse lá em cima, não tem mais desculpas pra não ler...melhor esperar o filme sair...ou a série né? Afinal já tá tudo lá pronto mesmo...

    ResponderExcluir
  17. Eu sinto uma raiva tão grande com essas pesquisas. Sério! Não só eu, mas uma gama de pessoas gostam de ler e não param, porém apesar dos pesares, tal fato ainda é um dado isolado. Mas, a minha raiva é que sempre procuram o lado negativo sabe? Não informam que ao contrário do que todo mundo pensa, outras pessoas são maníacas por livros, que a cada respiração começam um livro. Isso é revoltante. De tanto eles usarem essas pesquisas negativas, acabam fazendo um reforço negativo, pois muitos pensam que se a grande maioria não lê, não são eles que vão mudar o quadro. Desculpe o desabafo, mas a TPM atacou também, rs.
    Abs e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  18. Olá Nanie!!!!Não podia deixar de expressar minha opinião sobre esse assunto,mesmo que seja com muita pressa.
    Em primeiro,como o brasileiro só lê 4 livros por ano,e o sucesso de público que é/foi a Bienal?
    Esse resultado ,depende de onde eles fizeram essa pesquisa,se foi na saída de uma balada,tipo as 5 de manhã ,só podia dar um resultado desses.E como disse a amiga Carla,aqui na minha cidade nem sebo tem mais,fechou recentemente e liivarias aqui até tem,só que os preços são um terror,aqui não dá pra comprar,só pela net ou ir em outra cidade.Mas vamos continuar a ler até que venham fazer as pesquisas conosco para mudar esse resultado.Um beijo.

    ResponderExcluir
  19. Eva, eu também não pude deixar de falar um pouco sobre isso aqui no blog. Foi algo que me impressionou muito, pela baixa quatidade de livros livros no ano.

    Infelizmente eu não acho que tenham feito a pesquisa com as pessoas erradas... pelo contrário, acho que a realidade é ainda pior justamente por causa dos aficcionados por leitura como nós, que acabamos aumentando a média de livros lidos.

    Pois é... essa é a realidade - os sebos estão fechando, assim como as livrarias físicas também. Aqui na cidade fecharam várias. Ainda tem, mas muitas já foram embora - o que é triste.

    ResponderExcluir
  20. Karolyne, é isso que me intriga... é tão triste ver pessoas que não sabem o que estão perdendo...
    Eu comecei a ler mesmo desde pequenina - embora, claro, minha média não fosse, nessa época, dois livros por semana. Mas acho que desde que aprendi a ler - isso com 5 anos - não li menos do que 10 livros por ano. Sempre fui apaixonada pela leitura.


    Não tem desculpa mesmo, né?! Tem livros muito baratos e ainda tem as bibliotecas - com livros gratuitos.


    Ah, não acho que a leitura substitua o prazer do cinema. São duas coisas distintas que devem ser aproveitadas ^^

    ResponderExcluir
  21. Thiago, pode... quero dizer, não! Pode parar por aí - que preguiça...
    O brasileiro realmente não lê porque não quer... fala sério, né?!


    Sério que isso acontece?! Nossa... que triste ficar sabendo disso. A Invenção de Hugo Cabret é uma história linda e o livro, por acaso, custa quase cinquenta reais. É triste perceber quão pouca importância é dada aos livros, de forma geral.
    Sim! Livros são baratos - é um lugar comum dizer que eles são caros e as pessoas ficam repetindo isso por aí. Mas nem ao menos é preciso comprá-los. Há muitas bibliotecas públicas no país e você pode pegar livros gratuitamente nessas bibliotecas.


    Ainda espero que, um dia, o brasileiro descubra como ler é gostoso!

    ResponderExcluir
  22. Caçadora, eu não acho que procuram o lado negativo não... eu acho que mostram o lado real. E, infelizmente, o lado real é que o brasileiro lê pouco. Nem 1% da população do Brasil deve ser como nós - leitores vorazes. Então não adianta ficar falando muito nisso...


    Aliás, eu acho que eles mostrarem dados negativos não reforçam... mas, pelo contrário, estimulam que medidas sejam tomadas para que o quadro mude. Eu ainda confio que teremos mais leitores futuramente - porque, aparentemente pelo menos, a juventude está lendo bem mais. Espero que não seja só uma modinha que passe com o tempo, mas algo que venha mesmo para ficar.


    Obrigada pelo desabafo! Sempre ajuda a incrementar a discussão e torná-la mais rica! Pontos de vista diferentes, com argumentação válida, enriquecem o debate!

    ResponderExcluir
  23. Sabe qual a coisa mais interessante quando viajamos para fora do Brasil? O número absurdo de pessoas com livros nas mãos em trens, ônibus, aviões, filas, bancos de praça e por aí vai... aqui nesse país, é raro ver alguém segurando um livro. TRISTE.

    ResponderExcluir
  24. Eu não lia antes porque não sabia que existia uma gama de livro tão grande e vários gêneros legais. Hoje leio na minha velocidade porque falta tempo, mas sempre que posso leio pelo menos um livro por mês ou até dois, o importante é eu me divertir lendo e aprender mais. Gostei da postagem, mas triste por uma parte porque os brasileiros não leem muito.


    Beijos e até...


    ps: Se a pessoa quer lê mesmo é só procurar encontrei um livro bom por 10,00 numa revista e compro quando tenho dinheiro.

    ResponderExcluir
  25. Sabe o que eu penso às vezes, Nanie? Que o gosto por leitura já vem gravado nos neurônios da gente. Eu antes achava que a leitura era transmitida para os filhos pelos pais. Perae, eu explico: por exemplo, meu pai e minha mãe gostavam de ler, eu os via sempre lendo e, desde pequenininha (sem nem saber ainda), queria ler também. Ganhava livros de presente de aniversário e de Nata;. tinha uma estante de livros em casa que, mesmo pequena, me atraía. Aí, peguei gosto. E, assim como eu, várias outras pessoas que conheço também pegaram gosto pela leitura por causa de seus pais leitores. Mas ultimamente andei descobrindo gente que gosta de ler e lê sempre que pode, cujos pais nunca leram um livro. Tá certo, vai... Há aqueles que com um empurrãozinho descobrem as maravilhas da leitura; mas, sinceramente, acho que são poucos. Parece que é
    coisa de genes mesmo... Infelizmente, com essa vida louca q levamos hoje, muitas pessoas que realmente gostam de ler nem sempre conseguem, por cansaço ou falta de tempo. E a Internet é outra grande culpada; por que ler, se há um monte de coisas (e muitas bobagens) pra ver e fazer na rede? Eu mesma, quando me iniciei na Internet, parei completamente de ler por muitos anos - bem, não tão completamente, pois lia a revista Veja. Só voltei com força total depois de me aposentar. Concordo em parte com a Eva no que diz respeito à Biena, pois é preciso contabilizar o aumento da população, em comparação ao espaço do Anhembi, que já está ficando apertado. O que tenho visto de muito bom é o aumento do número de novas editoras e de autores nacionais. Isto sim, é um grande progresso!
    Beijinho.

    ResponderExcluir
  26. Vanessa, é mesmo?! Nossa, deve ser muito bacana.
    Aqui é mesmo raro ver alguém segurando um livro... e as pessoas ainda te olham desconfiadas se é você quem está com um livro nas mãos...

    ResponderExcluir
  27. Suellen, e como você tem muitas outras pessoas que desconhecem o quanto ler é bacana e quantos livros legais tem por aí!
    Isso mesmo - tem livros bem baratos e sempre tem bibliotecas públicas com livros gratuitos por aí.

    ResponderExcluir
  28. Sônia, eu acho que algumas pessoas já vem "de fábrica" gostando de ler mesmo ^^ eu sou uma dessas pessoas. Meu pai não lê nada e minha mãe está lendo mais agora, quando era criança ela não lia nada... Então, eu já nasci gostando por motivos praticamente inexplicáveis.


    Mas eu também acho que o gosto pela leitura pode ser adquirido - e a escola tem um papel fundamental, a meu ver, na formação de novos leitores.


    É só o pessoal descobrir como ler é bacana!

    ResponderExcluir
  29. Se não tive poeira estou lendo o livro por causa da rinite. kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  30. Eu também, Suellen \o/ E só não leio empoeirado porque meu nariz não deixa >< kkkk

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥