segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Tão Mais Bonita, de Cara Hoffman

Tão Mais Bonita, de Cara Hoffman
Intrínseca - 285 páginas
Uma história confusa que não conseguiu me agradar nem um pouco.




Título: Tão Mais Bonita
Título Original: So Much Pretty
Autor: Cara Hoffman
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-8057-208-7
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2011
Nº de Páginas: 285
Comprar Online: Saraiva

Sinopse:
Claire e Gene desistem de morar na cidade grande e se mudam para Haeden, uma pequena cidade no interior do estado de Nova York, onde pretendem criar Alice, sua filha.
Os anos passam e a menina cresce - é inteligente, bonita, uma excelente esportista. Mas é bastante diferente de todas as crianças.
Stacy Flynn foi para Haeden atrás de um grande furo de reportagem, mas durante algum tempo suas principais matérias são sobre Alice, a menina-prodígio. Até que Wendy White, que trabalhava como garçonete, some.
Stacy sente que precisa ajudar a resolver o caso, precisa encontrar a menina com vida.

O que eu achei do livro:
Confusa a sinopse?! Não tanto quanto o livro.
Não gostei de Tão Mais Bonita. O livro não só não conseguiu me conquistar, como me deixou sem vontade de ler outras coisas.
A escrita de Cara Hoffman é gostosa e ágil, mas a forma como a história foi narrada não é. Os capítulos estão bastante bagunçados na história - que cada hora é contada do ponto de vista de um personagem, alternando narrativas em primeira e terceira pessoa. Como se isso já não fosse confuso o bastante, a autora ainda bagunçou completamente a cronologia dos capítulos. Entretanto, não há uma grande diferença de narrativa - marcando cada personagem -, o que, na minha opinião, deixou a leitura ainda mais lenta e menos interessante.
Você começa o livro sem saber o que aconteceu exatamente e chega ao final sem receber muitas explicações e isso é extremamente frustrante. Terminar uma história sem saber o que realmente aconteceu não é bacana, ao menos na minha opinião não é. Passar o livro inteiro sem saber exatamente do que se trata a história também não é algo legal.
Chris Cleave achou o livro "impressionante... Uma obra apaixonante, inteligente e louvável" e talvez essa seja a sua opinião também. Mas eu achei o livro chato, entediante e extremamente confuso. Fiquei muito decepcionada quando a autora não revelou tudo o que eu queria saber (na verdade, ela não revela quase nada). Não consegui me prender aos personagens e quase me perdi tentando acompanhar a história e montar o quebra-cabeça em minha mente - encaixar os capítulos desconexos para mim foi uma tarefa impossível e, na minha opinião, algumas peças essenciais ficaram faltando. A constante mudança de foco narrativo não dá ao leitor espaço para embarcar na trama e vivenciar a história, deixando-o ainda mais distante e menos envolvido.
Enfim, Tão Mais Bonita não conseguiu me ganhar e eu não recomendo o livro. Apesar disso, vale saber que o livro foi apreciado por muitos e, inclusive, foi eleito o melhor livro de suspense de 2011 pelo The New York Times Book Review.

Nota: 






Dificuldade de Leitura: 


21 comentários:

  1. Eu já não tinha interesse no livro, agora então!
    Nada me chamou a atenção e pra ser sincera, realmente não consegui entender do que se trata. A Alice deve ter alguma coisa a ver com a história, mas pela sinopse ta meio confusa mesmo. hehehe

    ResponderExcluir
  2. Sua resenha me convenceu a ficar bem longe desse livro! kkkk Pelo jeito, também não vou gostar nenhum um pouco já que parece ser tão entediante.
    Ótima resenha e parabéns pela sinceridade.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Lorrine, eu esperava muito do livro >< Realmente achei que fosse ser mais interessante.
    Então... é assim mesmo que você vai se sentir durante a leitura...

    ResponderExcluir
  4. Mariana, eu não gostei do livro, nem um pouco.

    ResponderExcluir
  5. Ei Nanie,
    Que chato isso! Não me interessei pelo livro qdo soube do lançamento. Agora que não leio mesmo. rsrs Com tantos livros boms p/ ler, não vale a pena perder tempo com histórias confusas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Hérida, infelizmente o livro é confuso mesmo e dá aquela sensação de perda de tempo ><

    ResponderExcluir
  7. Acho que nunca tinha lido uma resenha desse livro, nem sinopse nem nada porque o título e a capa simplesmente não me chamaram a atenção. Até que eu boiei completamente na sua sinopse e fui procurar a sinopse oficial pra entender do que se tratava o livro e... até que parece ser interessante. Será que eu conseguiria me achar nesse vai e vem cronológico, com vários pontos de vista? Não sei, mas essa capa ainda me desestimula.


    ResponderExcluir
  8. Eu não me incomodo com variações de narrativa de 1ª para 3ª pessoa, desde que saiba fazer como a Lisa Gardner fez em Viva para contar, não é a toa que está entre meus favoritos. =D
    Uma pena saber que a autora não consegue elucidar a trama... eu até estava com vontade de ler pela sinopse que li... mas depois dessa complifusão, eu me manterei longe.

    ResponderExcluir
  9. Felipe, a sinopse oficial é interessante - o livro me chamou atenção justamente por causa da sinopse (e também por causa do prêmio que ganhou), mas não conseguiu me conquistar. É confuso demais... e ainda por cima não revela nada - o que eu detesto!

    ResponderExcluir
  10. Danielle, eu também não me incomodo, desde que seja muito bem feita! Em A Visita Cruel do Tempo, por exemplo, Jennifer Egan manda super bem - muda a narrativa e o ponto de vista em todos os capítulos, mas faz isso de uma forma incrível! Até mesmo a bagunça cronológica no livro dela ficou bem feita. Aqui não.

    ResponderExcluir
  11. Oi Nanie!

    Ixi, o livro já foi para o final da fila =(

    Só se eu ficar muito curiosa para ler kkk

    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Carla, para mim ele realmente não funcionou ><

    ResponderExcluir
  13. Obrigada pela resenha e pela dica, Nanie. Fiquei curiosa com esse livro, mas me perdi já na sinopse. Às vezes, essa parte do livro pode ser mais reveladora do que se imagina. Que bom que aguardei algumas resenhas, do contrário poderia me decepcionar com a obra. Não pretendo comprá-la. É interessante, mas já fico confusa no começo. :x


    Parabéns pela sinceridade! (:


    Beijos,


    Fátima Menezes - @fatimamd

    ResponderExcluir
  14. Fátima, infelizmente esse livro não me conquistou mesmo. A leitura é pesada e bastante confusa e o final do livro não me agradou ><

    ResponderExcluir
  15. Nossa Nanie, agora deu medo! pedi esse livro e ele sera minha proxima leitura, na vdd so pedi pq a patricia disse que era muito bom... =/ mas confio muito na sua avaliação, nao sei se ainda quero ler pois perder tempo lendo coisas ruins nao eh comigo ja que minha lista está imensa... =[ bjs

    ResponderExcluir
  16. Dana, essa é a minha opinião, que certamente difere da opinião de muitas pessoas, tanto que o livro ganhou prêmios, inclusive o de melhor suspense do ano em 2011.
    Mas, para mim, realmente não funcionou ><

    ResponderExcluir
  17. Zeus! Que confusão foi essa? Tem continuação ou algo do gênero ou terminou nesse livro? Eu em... Sabe que eu não entendi a sinopse.

    ResponderExcluir
  18. Suellen, é uma grande confusão mesmo - o livro não tem continuação =(

    ResponderExcluir
  19. Esse compraria pela capa e com certeza ia me dar mal, kkk

    ResponderExcluir
  20. Leninha, talvez não... o livro foi apreciado por muita gente :)

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥