A melhor forma de começar a semana é com uma inesquecível citação retirada de um dos livros já resenhados aqui no blog! Confira.
"Não acredito que a guerra seja apenas obra de políticos e capitalistas. Ah, não, o homem comum é igualmente culpado; caso contrário, os povos e as nações teriam se rebelado há muito tempo! Há uma necessidade destrutiva nas pessoas, a necessidade de demonstrar fúria, de assassinar e matar. E até que toda a humanidade, sem exceção, passe por uma metamorfose, as guerras continuarão a ser declaradas, e tudo que foi cuidadosamente construído, cultivado e criado será cortado e destruído, só para começar outra vez!"
- O Diário de Anne Frank - Record, 2010 (1947)
Não dá para discordar de Anne Frank. Ela sentiu na própria pele o quanto o ser humano pode ser cruel. Como um amigo, de repente, pode te olhar de forma diferente.
Já dizia o filósofo inglês Thomas Hobbes em sua célebre frase: "Homo homini lupus" (o homem é o lobo do homem).
Uma big de uma citação, hein? Enfim, enfim...
ResponderExcluirEssa frase me lembrou de um episódio de Os Vingadores (o desenho, é claro), onde o Ultron 5 (uma máquina criada com o intuito de erradicar a guerra) começa a pensar por si só e no episódio ele quer exterminar a raça humana pois só assim pra acabar com a guerra (ele fala que está no DNA do ser humano matar, se não me engano)...
Boa semana pra ti.
E temos uma testemunha ocular dos horrores da guerra, adolescente...
ResponderExcluirTenho tanta pena da Anne!
Leia essa outra dela: "
O melhor remédio para os amedrontados, solitários ou infelizes é sair, ir a um local em que possam ficar a sós, com o céu, a natureza e Deus. Só então você pode sentir que tudo é como deveria ser, e que Deus deseja a felicidade das pessoas em meio à beleza e à simplicidade da natureza.
Enquanto isso existir - e deve existir para sempre - sei, que haverá consolo para toda tristeza, em qualquer circunstância. Acredito firmemente que a natureza pode trazer conforto a todos que sofrem.
Ah, quem sabe, talvez não demore muito antes que eu possa compartilhar esse sentimento de felicidade avassaladora com alguém que sinta o mesmo que eu." (Mal sabia ela)
Sua Anne.
O diário de Anne Frank
Página 207
Bjs literários!
Thiago, é uma citação bem forte, né?!
ResponderExcluirAcho que essa máquina do desenho d'Os Vingadores não está tão distante da realidade, infelizmente...
Orquidea, o livro da Anne é muito forte, né?! Uau - adorei a citação que você deixou por aqui :) Obrigada por compartilhá-la.
ResponderExcluirDepende de como você encara as coisas. o.O
ResponderExcluirDigo, digo...é, ela só queria que acabasse a guerra, tanto que ela começa destruindo quem mais faz guerra, os vingadores.
Oi Nanie!
ResponderExcluirAdorei a citação desta semana! E sempre vi a guerra dessa forma também, como uma necessidade humana. Infelizmente!
Lívia, é uma citação triste e impactante, né?!
ResponderExcluirMuito, Nanie!
ResponderExcluirE infelizmente a humanidade não evoluiu em nada desde 1947.
ResponderExcluirComo vc colocou na resposta do comentário da Lívia, triste e impactante.
Rose, uma pena constatar isso :(
ResponderExcluiré.
ResponderExcluirMais um livro que eu sinto que já deveria ter lido.
ResponderExcluirCris, é um livro incrível!
ResponderExcluir