sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Refúgio, de Harlan Coben

Refúgio, de Harlan Coben
Arqueiro - 222 páginas
Agora é a vez de Mickey, sobrinho de Myron Bolitar, dar uma de detetive.



Título: Refúgio
Título Original: Shelter
Autor: Harlan Coben
Tradutor: Fabiano Morais
Editora: Arqueiro
ISBN: 978-85-8041-072-3
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Publicação: 2011
Nº de Páginas: 222
Série: Mickey Bolitar - Vol. 1
Comprar Online: Saraiva / Submarino

Sinopse:
Mickey é apenas um garoto. E pela primeira vez irá cursar o ensino regular - segundo ano do ensino médio. Durante as primeiras semanas de aulas, apenas para os alunos novatos, ele conhece uma garota incrível - e os dois começam a sair juntos.
Mas de repente a garota some. Ele tenta ligar para ela, mas ela não atende, não dá notícias, não vai mais a aula.
Se isso já não fosse o bastante, o menino, que ainda sofre a dor da perda do pai, precisa lidar com uma figura muito estranha - e reclusa - que aparece dizendo que o pai está vivo.
Mickey sabe que o tio tem muitos contatos e que poderia ajudá-lo, mas não quer conversa com aquele cara - o pai não se dava bem com ele e certamente o tio fora o culpado de tudo. Então Mickey decide investigar tudo sozinho: ele precisará procurar sua namorada e a mulher maluca que falou aquela bobagem sobre seu pai.
E, no final das contas, ele não precisará fazer tudo isso sozinho de verdade, pois poderá contar com a ajuda de Ema e de Colherada - dois amigos da nova escola.

O que eu achei do livro:
Harlan Coben é muito bom contando histórias e isso não iria mudar apenas porque agora temos um protagonista diferente.
Diferente? Será mesmo? Mickey Bolitar é exatamente como eu pensaria que o Myron tenha sido enquanto adolescente. Os dois se parecem fisicamente e também no jeito de ser. A história é narrada por Mickey e a narrativa é muito similar a feita pelo tio do garoto, embora ele ainda precise melhorar um pouco nas tiradas e no sarcasmo. Mickey é um personagem carismático e muito divertido! Entretanto, ele tem um grande defeito - é maduro demais para a idade dele. O autor acrescentou alguns elementos inerentes à vida de um adolescente: uma namoradinha, problemas com os responsáveis, grupinhos de escola... Mas, ainda assim, Mickey é maduro demais para um cara de 25 anos. E ele só tem 16! Ou seja, ele é mais do que muito maduro e isso chega a incomodar às vezes.
Os personagens dessa história são ótimos, mas são facilmente conectáveis aos personagens dos livros do Myron. Esperanza virou Ema, Win virou Colherada. Não que eles sejam iguais, mas é fácil demais traçar paralelos.
Ema é uma personagem bastante intrigante e terminei o livro querendo saber mais sobre ela - espero que a história da menina seja melhor explorada nos próximos volumes. Win é insuperável, mas Colherada consegue chegar perto. O menino é simplesmente um saco, mas ao mesmo tempo extremamente interessante! Ele vive citando fatos aleatórios - que nada tem a ver com o assunto do momento, mas que nem por isso deixam de ser curiosidades interessantes. Eu adorei esses dois novos personagens, assim como o próprio Mickey.
O final não me satisfez. Aliás, confesso, foi a parte que estragou tudo. Até bem perto do final eu daria nota 9 ao livro - verdadeiramente muito bom! Mas daí o autor começou a fazer besteira. Uma questão foi estranhamente desenvolvida e nem um pouco finalizada. Os livros de Myron têm fim - eles até tem ligação uns com os outros, mas você pode ler fora de ordem e entender a história. Isso não acontece com Refúgio - porque o próximo livro certamente estará fortemente conectado a esse, já que essa história termina sem um fim muito satisfatório. Quero dizer, digamos que existam dois arcos principais na história - um é completamente finalizado, de maneira muito bacana, mas o outro fica em aberto e eu não curti muito isso.
Quem não conhece a série Myron Bolitar não precisa ficar com receio - pode ler esse livro sem o menor problema! Há muitas referências a fatos ocorridos em Alta Tensão - o 10º livro de Myron -, mas não é necessário tê-lo lido para compreender e acompanhar bem Refúgio.
Realmente Refúgio pode ser descrito como um Harlan Coben para menores (clique aqui para entender), mas vai além disso! Eu gostei bastante da trama, dos personagens e me senti envolvida pela história. Aguardo outros volumes protagonizados por Mickey!

Nota: 





Dificuldade de Leitura: 


14 comentários:

  1. Oi! Ainda não li nada do autor, mas ganhei um e espero ler por agora. Mas então não preciso ler os livros na ordem certa, né? Esse livro parece legal, mas fraco. Mas estou curiosa.


    abraços,
    Luciana
    http://folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Luciana, não precisa ler na ordem certa a série do Myron Bolitar - porque o autor sempre faz um apanhado para não deixar o leitor boiando ^^ E essa do Mickey segue no mesmo estilo, pode ler sem medo!
    O livro é ótimo e não o achei fraco não >< Só o final que me desagradou um pouco - se ler o livro, acho que entenderá o porquê disso ter aconteceido.


    Boa leitura!

    ResponderExcluir
  3. Esse é o tipo de livro que me prende na história, já está na minha listinha de desejados =D

    ResponderExcluir
  4. Estela, é um ótimo livro - e prende mesmo! hahahaha

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que tenho um livro desse autor. Ainda não li, mas vou lê. Gostei da resenha e achei estranho ele parecer velho demais para a idade. Acho que ele esqueceu isso quando estava escrevendo.

    ResponderExcluir
  6. Suellen, desse autor eu só li os livros protagonizados pelo Myron e agora pelo Mickey... os demais ainda não li. Mas as pessoas dizem que são muito bons também!
    Ah, não, acho que o autor só quis fazer um personagem mais maduro mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro o harlan!! Amei esse livro como todos os outros! :)

    ResponderExcluir
  8. Marcela, eu também gosto bastante do autor! E Refúgio me agradou bastante =D

    ResponderExcluir
  9. Não precisar ler livros anteriores a este é muito bom, Será que o autor esqueceu a verdadeira idade de seu personagem?
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. Rose, não precisa! Há algumas menções ao passado, mas o autor explica brevemente, então pode ler sem medo!
    Ah, tenho certeza que não! Myron é super certinho, Mickey é super maduro - detetives são sempre marcados mesmo - então acho que Harlan Coben fez isso intencionalmente.

    ResponderExcluir
  11. Todo mundo diz que o Harlan Coben é ótimo e eu ainda não li nenhum livro dele. Preciso corrigir essa falha logo.

    ResponderExcluir
  12. Cris, eu gosto bastante do autor! Ainda não li os livros dele fora da série Myron Bolitar (porque a série Mickey Bolitar meio que ainda é parte da de Myron, né?!), que também dizem ser ótimos.

    ResponderExcluir
  13. Eu só não recomendaria esse livro para quem quer ler Alta Tensão, pois há spoilers.


    Sua opinião foi bem parecida com a minha apesar de eu ter gostado muito do final, aberto e maluco do jeito que foi. Só não sei se gostei do Mickey ser uma cópia mais jovem do Myron. Até as piadas são iguais e nem sou fã do Myron.


    Uma coisa que você citou (e agora parece óbvia) e a correlação dos amigos de Mickey com os do Myron. Idêntico! o.O
    E o legal é que a "Esperanza" do Mickey tem mais destaque que a do Myron.


    Não sei se vi direito, mas acho que essa série só tem mais um livro. Ou isso ou só mais um já foi lançado lá fora.


    PS: ONDE A EMA MORA??? rs

    ResponderExcluir
  14. Bem falado, Felipe! Quem quiser ler Alta Tensão vai se deparar com alguns spoilers lendo Refúgio antes ><


    Eu sou fã do Myron! E justamente pelo Mickey detestá-lo tanto, eu achei ironicamente divertido o fato de que os dois são exatamente iguais!


    É exatamente a mesma coisa, né?! Ok, existe alguma diferença entre eles... mas mesmo assim é fácil demais ligá-los, né?! Eu prefiro a Esperanza do Mickey - ela é mais divertida e atuante :) hahahahaha E em compensação, o Win do Mickey tem menos destaque do que o Myron ><


    Na verdade, esse primeiro livro foi lançado no ano passado e o segundo sai agora esse ano (daqui a 11 dias!). Mas não há garantias que seja o último... aliás, vendo como foi com a série do Myron Bolitar, eu acho que o autor vai acabar lançando outros...


    PS: Onde a Ema mora?! Acho que há algum segredo nisso aí... até pela forma como ela fala, ou melhor, não fala dos seus pais... *CURIOSA*

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥