quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Princesa Apaixonada, de Meg Cabot

Princesa Apaixonada, de Meg Cabot
Galera Record - 255 páginas
O que adianta ter um namorado se ele não é o cara pelo qual você está apaixonada?



Título: Princesa Apaixonada
Título Original: Princess in Love
Autor: Meg Cabot
Editora: Galera Record
ISBN: 978-85-01-06567-4
Ano da Edição: 2010
Ano Original de Publicação: 2002
Nº de Páginas: 255
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Série: O Diário da Princesa - Vol. 3
Outros livros da série:


ATENÇÃO: Essa é a resenha do terceiro livro da série. Se você ainda não leu os primeiros e não gosta de SPOILER, talvez não seja uma boa ideia ler essa resenha. A Nanie evita spoilers, mas como é uma série, não tem como não falar nada do que aconteceu anteriormente.

Sinopse:
Mia é uma princesa e terá que ir a Genóvia no final do ano para se apresentar para o povo sob o qual irá reinar futuramente. Mas antes disso, ela ainda tem problemas muito sérios para resolver.
O primeiro diz respeito às provas finais. Álgebra é um caso grave, na verdade gravíssimo, mas não é como se ela estivesse segura em todas as outras matérias.
Como se isso não bastasse, ainda tem o caso do novo namorado - que é o cara que a ajuda em Biologia. Ele é legal, mas ela não o ama e não quer continuar saindo com ele, mesmo que Michael - o cara que ela verdadeiramente gosta - já esteja em outra e não dê a mínima para ela. Mas como terminar com Kenny (o namorado) logo antes das provas? Ela o deixaria triste, ficaria sem ajuda em Biologia e sem par para o baile de final de ano.
Sua avó continua louca, o pai omisso, a mãe grávida, o professo-padrastro tentado agradar, a melhor amiga opressiva... são muitos problemas para uma única garota gigante e sem peitos que não sabe nada de álgebra.

O que eu achei do livro:
Continuo não gostando da escrita de Meg Cabot. Déjà vu? Não, eu copiei mesmo a primeira frase da resenha do último livro. Mas eu só fiz isso para enfatizar o que continua sendo verdade: a escrita de Meg Cabot não me agrada. Não que seja ruim ler o livro, tem um ritmo super bacana, é simples e super atual, mas é crua demais. Parece que realmente estou lendo o diário de uma menina de onze anos (eu só consigo aceitar que a Mia tem onze anos - uma garota de quatorze anos, mesmo a dez anos atrás, não agiria da forma que ela age), mas não pelos motivos certos e sim porque a escrita é bem fraquinha. Como já mencionei antes, por ser nesse livro, que especificamente é um diário de uma adolescente, o fato é um tanto quanto mais aceitável, entretanto, eu já sei que a escrita da autora é fraca e o fato não foi proposital.
Falando mais especificamente deste terceiro volume da série, eu preciso dizer que amei! Mia é extremamente irritante, mas ao mesmo tempo é ultra divertida. Encontramos todos os personagens dos volumes anteriores (e até alguns que são novidade) e isso é muito gostoso. Acompanhar as aventuras amorosas e escolares dessa heroína-princesa é uma delícia.
A Cíntia me passou um guia da série, referente aos 10 livros: 1 - bom, 2 - mais ou menos, 3 - lindo, 4-7 - mais ou menos, 8 - muito chato, 9 - dá raiva, 10 - completamente perfeito. E ela estava certa: o terceiro livro é realmente lindo! O final é o máximo, mas a história é uma gracinha desde o início.  É uma pena que, caso ela esteja realmente certa, os próximos quatro livros serão "mais ou menos" e serão seguidos de dois preocupantes "chato" e "dá raiva" antes do final "completamente perfeito".
Apesar de não gostar muito da escrita de Meg Cabot, estou amando acompanhar as aventuras dessa adolescente que se descobre princesa. Super recomendado para todas as idades: garantia de algumas boas risadas com as trapalhadas da Mia.


Nota: 





Dificuldade de Leitura: 


18 comentários:

  1. Não li nenhum livro dessa série, para não perder a emoção prefiro não me aventurar na leitura da resneha, porém sei que vc caprichou.
    Meg Cabot entrou na minha lista de ótimas autoras e que valem a pena ler, então... Um dia eu compro!

    ResponderExcluir
  2. Leninha, eu estou gostando bastante dessa série! Não gosto muito da escrita da autora, mas adoro as aventuras da doidinha da Mia :)

    ResponderExcluir
  3. Essa é uma série que ue tenha vontade de ler. Adoro o filme, e algo me diz qaue vou curtir muito a leitura. bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu li este livro, não me lembro nada da história, mas lembro de ter curtido. A questão é, li A princesa apaixonada e A princesa a espera quando ainda era uma adolescente, lembro de ter comprado na minha 2ª Bienal, bem depois do filme com a Anne Hathaway ter estreado nos cinemas, percebe-se que eu pouco liguei para a questão da sequencia quando comprei e os anos foram passando e eu não completei a série.
    Deu vontade de reler o livro depois desta resenha, ainda mais quando é uma leitura linda e eu já não me recordo de nada.
    Sobre a Meg Cabot, nunca li mais nada dela, e os livros que tenho eu nem lembro do que rolava por isso nem vou emitir opinião, mas se tiver oportunidade de reler volto aqui para te dizer o que achei da escrita da autora.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Ihhh, Nanie... Eu li essa série, mas não lembro se parei no 7 ou no 8. Ou será que foi no 9? Bom... eu parei quando fiquei sabendo de um spoiler que destruiria minha imagem de casal perfeito, então eu preferi não ler. Mesmo que seja mentira (é, eu nunca li pra tirar a prova!) preferi ficar com a minha lembrança boa dos personagens =P A contrapartida é que eu também nunca cheguei ao final "completamente perfeito" hahaha

    ResponderExcluir
  6. não sei se meu preferido da série é esse ou o 10º <3 4-7 realmente é mais ou menos porem importante pro desenrolar da historia! o 8 foi o climax da serie, achei muito bom (nao que eu tenha apoiado a Mia, de jeito nenhum, ela foi burra e voce vai ver isso rs). O 9 da raiva, mas aquela raiva necessaria... ai o 10 é um FINAL PERFEITO *----* vntade de reler, ja to com saudades do Michael <3 hoje em dia percebo que a meg nao escreve tao bem quanto eu achava que ela escrevia ha uns 4/5 anos atras, mas tenho uma ligaçao mt forte e especial com essa serie HAHAHA

    ResponderExcluir
  7. Mia, Kenny e a grande questão dos livros YA: Por que os romances só acontecem nas aulas de Biologia?


    Tenho vontade de reler esse e o 10, mas, além de faltar tempo, tenho medo de não achar tão lindos quanto achei antes, então acho que vou ficar com imagem perfeita que eu formei na primeira leitura.


    Tomara que você goste mais dos próximos livros do que eu (e, bem, mais algumas pessoas que eu conheço).

    ResponderExcluir
  8. Nunca li essa série, sempre fui deixando para trás e lendo coisas diferentes. x.x
    Acredito que eu gostaria dele. Fiquei surpresa por não gostar da escrita da Meg.


    Beijos.
    Selene Blanchard - Bacio,Moda & eu

    ResponderExcluir
  9. Rê, a série é bem leve e bastante divertida - uma leitura super gostosa!

    ResponderExcluir
  10. Nani, nada mesmo?! Ah, é super gostosinho de ler - eu estou gostando bastante.
    Eu não curti muito a Meg Cabot no primeiro livro que li da autora e dessa vez eu vejo a mesma escrita fraca, mas a história é boa, então eu relevo.

    ResponderExcluir
  11. Annie, spoilers sempre desanimam, né!? Eu espero não pegar spoiler nenhum antes de chegar ao final da série \o/ hahahahahah
    E eu mal posso esperar pelo final "completamente perfeito" *-*

    ResponderExcluir
  12. Thamires, me falaram que o sétimo é o melhor! Se do 4-7 for mais ou menos como o 2, então está tudo certo, porque é bem gostosinho =)
    Ah, mal posso esperar para chegar ao final da série ^^

    ResponderExcluir
  13. Cíntia, por que aula de Biologia?! Pois é... não sei o que essas autoras têm com a aula de Biologia... particularmente eu acho essa uma aula meio nojenta para iniciar casos amorosos...


    Olha, eu já reli vários livros que havia lido quando criança e ainda continuo amando-os! Parece que os olhos são nublados pela sensação que tivemos naquela época e daí não há decepção - dá aquela sensação nostálgica deliciosa!


    Bom... se for mais ou menos como o 2 foi mais ou menos (segundo a sua própria opinião), então tudo bem, porque realmente não foi melhor do que o 1 ou o 3, mas ainda assim foi bem divertido =)

    ResponderExcluir
  14. Sthéfanie, vale a pena ler o livro - é bem gostoso!
    Meg não me agrada... eu acho a escrita da autora muito simplista e crua >< Mas dessa vez eu gostei bastante da história, então relevo essa questão!

    ResponderExcluir
  15. Aahahahaha.... eu ri demais com as notas da Cíntia... eu teria largado a
    série com esse aviso... não sei vale tanto a pena... ah sei lá... a
    curiosidade é o que comanda.

    Eu prefiro ficar com os filmes só... amo os dois... *suspiro*

    Essa de ler com escrita fraca, dá nos nervos... e com uma personagem que
    aparenta ser mais jovem do que descrito... outro ponto negativo... e
    confesso que fiquei bem chateada com "Mas como terminar com Kenny (o
    namorado) logo antes das provas? Ela o
    deixaria triste, ficaria sem ajuda em Biologia e sem par para o baile de
    final de ano." Além de gigante e sem peito é egoísta. Só pensando no lado dela... pobre garoto. Já não curto essa Amélia.

    ResponderExcluir
  16. Também acho nojento. As aulas de redação seriam mais apropriadas.


    Eu já reli vários livros e continuei com a mesma opinião, mas para alguns a minha intuição me manda deixar as coisas como estão, haha.


    Sinceramente, eu não me lembro muito bem dos mais ou menos e não sei exatamente em que ponto da história cada livro começa e termina. Mas devem ser no mesmo nível. Só o 8 e o 9 que são realmente chatos, por causa de uma pessoa que eu detesto. O problema é que a Mia começa a ficar repetitiva, então eu não aguentaria ler tudo de uma vez.

    ResponderExcluir
  17. Danielle, mas a série é muito divertida e vale a pena ler =D Ela também classificou o segundo livro como mais ou menos e, embora ele não seja tão bom quanto o primeiro ou o terceiro, ele é bacana!
    Dá nos nervos mesmo - se Meg Cabot tivesse uma escrita melhor, a série seria ainda mais interessante, com certeza!
    Sim, ela pensa nela mais do que nele... mas, sabe, é porque ela não gosta mesmo dele ><

    ResponderExcluir
  18. Cíntia, as aulas de redação seriam mesmo ótimas, ou as de Literatura! Aliás, até as aulas de Geografia seriam mais interessantes, pelo menos são limpinhas ><


    hahaahah É sempre bom ouvir a intuição \o/ Intuição feminina quase sempre acerta :)


    É... a Mia é meio chatinha mesmo... mas ela é uma adolescente isso meio que faz parte da caracterização dela enquanto adolescente! E é justamente por isso que não estou lendo tudo de uma vez - leio apenas um volume por mês, mais ou menos, de forma que possa dar uma pausa com a personagem - assim não dá para enjoar!

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥