sábado, 4 de agosto de 2012

O Elevador Ersatz, de Lemony Snicket

O Elevador Ersatz, de Lemony Snicket
Companhia das Letras - 228 páginas
Parece que as desventuras dos órfãos Baudelaire não têm fim.




Título: O Elevador Ersatz
Título Original: The Ersatz Elevator
Autor: Lemony Snicket
Tradutor: Ricardo Gouveia
Ilustrador: Brett Helquist
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 978-85-359-0320-1
Ano da Edição: 2007
Ano Original de Lançamento: 2001
Nº de Páginas: 228
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Série: Desventuras em Série - Vol. 6
Outros livros da série:
     - Mau Começo
     - A Sala dos Répteis
     - O Lago das Sanguessugas
     - Serraria Baixo-Astral
     - Inferno no Colégio Interno

ATENÇÃO: Essa é a resenha do sexto livro da série. Se você ainda não leu os primeiros e não gosta de SPOILER, talvez não seja uma boa ideia ler essa resenha. A Nanie evita spoilers, mas como é uma série, não tem como não falar nada do que aconteceu anteriormente.

Sinopse:
Mais uma vez, os órfãos Baudelaire irão ser entregues a novos tutores. Desta vez, Esmé e Jerome Squalor, que moram em um suntuoso apartamento de cobertura na Avenida Sombria, são os escolhidos.
Mas, apesar das aparências, Esmé e Jerome não são os tutores ideais. Ela está mais preocupada com o que está in ou out do que com os órfãos (aliás, só aceitou ser tutora das crianças porque órfãos estão in), enquanto ele está mais preocupado em não discutir do que em ser um bom tutor.
Os órfãos precisam descobrir para onde o conde Olaf levou seus amigos trigêmeos e o que significa C.S.C., enquanto tentam se proteger, afinal de contas, o famigerado conde Olaf não irá desistir de pôr as mãos na fortuna dos Baudelaire.

O que eu achei do livro:
Esse é, definitivamente, o livro mais enjoado de toda a série.
Eu ainda gosto da narrativa do Lemony Snicket, ainda curto seguir as desventuras dos órfãos (não me entendam mal... eu não quero que os órfãos sofram, eu apenas gosto de acompanhar a história das crianças Baudelaire), mas, ainda assim, esse livro demora.
Duas coisas são extremamente irritantes nesse livro. A primeira é Esmé com suas coisas in e out. Eu já não sou muito ligada no que está na moda ou não e ler uma pessoa que vive intensamente de acordo com as tendências extrapola o que posso suportar. Apesar disso, é interessante ver a crítica do autor ao comportamento de nossa sociedade, que dá tanta importância ao que está na moda, sem avaliar se aquilo vale mesmo a pena ou não.
A segunda coisa que me irrita na leitura desse livro é o sotaque que o conde Olaf (é claro que ele aparece nessa história) usa. Apesar de divertido, dá nos nervos ler as falas do vilão da história.
A mitologia da série dá mais uma encorpada nesse livro, onde há o acréscimo de uma importante pista, e isso é muito bacana. O leitor fica com um gostinho de quero mais, tentado a ler os próximos livros de uma só vez para descobrir o que há por trás das desventuras dos irmãos.
Continuo dizendo que reler uma história é ainda mais interessante do que lê-la pela primeira vez. Há tanta coisa que eu percebo agora e que havia deixado passar antes, que me surpreendo ao encontrá-las. Aliás, há um ponto do qual eu não havia desconfiado nem ao pouco (ao menos não me lembro de ter desconfiado disso durante a primeira leitura), mas que agora parece extremamente óbvio, ainda mais com a quantidade de pistas que o autor dá.
O Elevador Ersatz é um dos livros mais fracos da série, mas ainda assim é uma leitura divertida e recomendada.

PS: Claro que eu não iria deixar de compartilhar a dedicatória desse livro. Como já disse antes, as dedicatórias de Lemony Snicket são uma das partes mais divertidas dessa série.
"Para Beatrice -
Quando nos conhecemos, minha vida começou.
Logo depois, a sua terminou."

Nota: 




Dificuldade de Leitura: 


14 comentários:

  1. Olá, Nanie.
    Realmente esse livro é chatinho... Esmé dá até nojo kkkkk e até dá uma peninha do marido dela. Mas eu fiquei sem ar quando li sobre aquela passagem, fiquei com vontade de devorar todos os livros de uma vez só.
    Você falou que percebeu uma coisa importante dessa vez.... o que foi? agora vc conta u.u

    Um beijo,
    Otávio.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nanie! Tudo bem? Então, venho comentar aqui sobre um assunto que nada tem a ver com a postagem, mas acho que você pode me ajudar. Estava em busca de uma gráfica para encomendar os marcadores do blog e lembrei que você tinha feito os seus com um pela internet, a Gráfica Power. Daí encomendei o trabalho deles também, só que agora estou tendo problemas com as especificações da qualidade da imagem, que eles pedem para manter num padrão de 400dpi e mais outras coisas. O problema é que eu não sei como converter as imagens para esses padrões e o pedido pode ser cancelado. Teria como você me dar um help, por favor? haha Aguardo. Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Nanie, passei rapidinho para avisar que amanhã tem um meme para você no blog.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Olá Nanie.
    Esta aí uma série que quero começar a ler
    acho bem interessante! Excelente resenha!

    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Otávio, não é nada assim tão especial - é apenas dicas que o autor dá o tempo inteiro e eu não havia percebido da primeira vez :)

    ResponderExcluir
  6. Ana, eu também não sei mexer com Corel Draw, então não sei colocar a imagem nessa resolução. Eu paguei para fazerem o design do meu marcador e já pedi que enviassem no tamanho correto.

    ResponderExcluir
  7. Lucas, essa série é uma delícia *-* Eu adoro a narração sarcástica e irônica de Lemony Snicket e a sua inserção na história (já que ele é um narrador-personagem)!

    ResponderExcluir
  8. Reamente estas dedicatórias... hahaha... é triste porém cômica. XD
    Pois eu tb me estresso com quem se preocupa demais com a moda... eu não ligo... visto o que quero e acho que fica bem... tenho uma calça boca de sino que tava na moda em 2001, mas nem por isso deixei de usar e ela já voltou a ser in não sei quantas vezes depois disso... kkkk
    Então deve ser mesmo irritante até pq adotar crianças baseada em modinha é para se lascar [perdoe a expressão].

    ResponderExcluir
  9. Danielle, elas são tristes, mas são tão engraçadas que me ganharam da primeira vez que li e agora que sei um pouco mais sobre elas me divertem ainda mais!
    Nossa, eu AMO calças boca de sino *-* Tenho panturrilhas extremamente grandes e esse tipo de calça é o que fica melhor em mim! hahahah Eu definitivamente também não ligo muito para o que é in e o que é out...

    ResponderExcluir
  10. Thiago, AMEI esse comentário *-* Mas detesto o jeito do Conde Olaf falar >< ahahahahaha

    ResponderExcluir
  11. O meu maior problema em relação a séries é que sempre tem pelo menos um livro que não mantém o mesmo nível dos outros e que parece se arrastar sem despertar maior interesse.

    ResponderExcluir
  12. Cris, ah, isso sempre acontece mesmo! Mas quando a série é boa, o livro que menos nos agrada ainda é um bom livro, fazendo com que a leitura valha a pena =D É esse o caso com a série Desventuras em Série! O livro é o mais chatinho, mas ainda assim é gostoso =)

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥