segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Citação da Semana #30

A melhor forma de começar a semana é com uma inesquecível citação retirada de um dos livros já resenhados aqui no blog! Confira.


"Os adultos não se lembram mais de como era
ser criança.
Mesmo quando dizem que sim...
Eles não lembram. Acredite.
Esqueceram tudo.
Como o mundo parecia grande.
Que podia ser difícil subir numa cadeira.
Como era sempre ter que olhar para cima?
Esqueceram.
Não se lembram.
Você também vai se esquecer.
Às vezes, os adultos falam sobre como era boa
a sua infância.
Eles até sonham em voltar a ser criança.
Mas com o que eles sonhavam quando eram crianças?
Você sabe?
Acho que eles sonhavam com o momento em que finalmente seria adultos."

- O Senhor dos Ladrões, de Cornelia Funke - Companhia das Letras, 2009 (2000)



A verdade é que  nos esquecemos mesmo de vários detalhes de nossa infância. Uma das coisas que raramente lembramos é o quanto queríamos ser adultos - afinal de contas, agora um dos maiores desejos da maioria dos adultos é poder voltar a ser criança.
Entretanto, ainda que tenha me esquecido de vários detalhes dessa fase que é por mim lembrada com tanto carinho, sempre me pego sorrindo quando algum momento me vem a mente. Por exemplo, ontem eu fui comer macarrão instantâneo - a.k.a. Miojo - e, nossa, aquilo era realmente muito mais gostoso quando eu era criança... agora tem um gosto extremamente salgado e um tanto sem graça. A mesma coisa com balas e chicletes. Assim como aconteceu com o Miojo, eu passo muito tempo sem comer essas coisas e quando experimento - bem... não é tão gostoso quanto eu me lembrava.
Uma das coisas que me chamou a atenção nessa citação foi a parte "Como o mundo parecia grande" - essa parte eu definitivamente não esqueci e sempre me leva às gargalhadas quando eu visito lugares do passado. Recentemente eu estive em Barreiros (clique aqui para ler o post sobre a visita ao lugar) e já fazia mais de dez anos que eu não visitava a "cidade" natal de minha mãe. Ok, eu já não era tão criança assim da última vez que fui (deveria ter uns doze ou treze anos, algo assim), mas a minha percepção de mundo naquela época era realmente muito diferente. Tudo lá parecia menor agora... os muros de onde eu pulava e que, puxa, eram realmente altos, agora mais se parecem com degraus... Pequenos degraus. A venda que era quase um supermercado de tão grande agora é simplesmente uma venda, duas portas - uma lojinha. Vira e mexe eu visito um lugar da minha infância ao qual já não ia há muito tempo e morro de rir quando percebo que os lugares altos e perigosos não são mais tão altos ou perigosos agora que eu já não tenho menos de 1,5m (ei, eu tenho bem mais de 1,5m agora).
É divertido ser criança e muito divertido se lembrar de quando éramos crianças.
Essas coisas acontecem com você também? Ficar recordando o passado e descobrindo como sua percepção do mundo foi alterada com o passar dos anos?

19 comentários:

  1. Eu não desejava ser adulta... não num piscar de olhos... mas pensava no meu futuro que é exatamente o oposto do que tenho agora =(
    Amo relembrar a escola... meu primeiro amor, que estudava na mesma escola XD. Os desenhos animados que tanto assistia e me encantava. O medo de subir no abacateiro do quintal. O dia que meu irmão na inocência foi limpar o aquário e jogou detergente,com os peixinhos dentro, ele não tinha mais que 4 anos.
    As idas ao parque onde me balançava bem alto sonhando que dava para pular do brinquedo até o topo do prédio ao lado. haha
    A primeira vez que fui sozinha para a escola, morrendo de medo e olha que nem era tão longe,mas precisava atravessar 2 pistas. Meu quase primeiro beijo atrapalhado por um gari, ainda hoje amaldiçoo ele. Cretino, mequetrefe. =)
    Ah vou parar por aqui senão fica muitoooo longo o comentário. XD
    Amei o post Nanie.

    ResponderExcluir
  2. Danielle, ah, eu pensei várias vezes no quanto as coisas seriam diferentes se eu fosse adulta... e daí eu teria dinheiro, um empregão, um marido, filhos, minha própria casa e ninguém mandaria em mim... pobre daquela criança, né?! Não sabia o que era a vida adulta de verdade ><
    Ai, relembrar a infância é sempre uma delícia, né?!
    Adorei suas lembranças de infância *-* Obrigada por compartilhá-las!

    ResponderExcluir
  3. Estou no limiar entre a adulta e a criança sempre, acho que as responsabilidades cresceram, mas quero sempre acreditar que posso voltar a qualquer hora para a casa dos meus pais, que ainda é minha casa, e brincar de subir no abacateiro e quase quebrar o braço quando vou descer, deitar na cama deles e dormir junto com eles... ;(
    É difícil aceitar que eu cresci e que agora não posso fazer isso sem parecer excêntrica, minha infância foi permeada por muitas boas lembranças, mas as melhores com certeza a gente não esquece.
    Você comentou sobre o miojo e os doces, eu acho estranho porque também acho isso!
    Lembro quando eu era bem menor *7 ou 8 anos* e a minha tia tinha um bar na cidade onde eu passava as férias, ela vendia aquelas balas de canelas redondinhas com a embalagem transparente e letras vermelhas, eu e meus primos ficávamos na beira do balcão esperando ela dar uma bala para nós. Era tão deliciosa!! Esses tempos achei em uma venda essa bala, não tinha o mesmo gosto de infância. :/
    Também adorava comer rabo de tatu, *hehehehehhe* aqueles canudos com doce de leite dentro, mas agora o doce de leite não é gostoso...

    ResponderExcluir
  4. Francielle, eu acho que nunca vou deixar de ser criança também! Mas é diferente quando nos tornamos adultos... por mais que queiramos não é possível enxergar o mundo com toda aquela inocência infantil ><
    Às vezes eu tento me convencer de que o gosto realmente mudou e que antigamente eram mais gostosos... mas daí eu vejo que as crianças continuam amando e cai a ficha de que eu só fiquei velha mesmo >< hahahahaha

    ResponderExcluir
  5. Nanie,
    Essa percepção é estranha mesmo a gente ver tudo diminuto né??
    É um ponto a refletir sobre a perspectiva da criança, sempre me lembro e entendo as crianças os adolescentes tb, levo em consideração os hormônios...
    Alguns anos atras fiquei sabendo que a criança ate certa idade, não tem seu campo de visão totalmente desenvolvido digamos assim.


    Fico pra morrer, quando vejo adultos gritando c/ crianças dizendo: "olha não tá vendo, o buraco ou o carro" (Mas essa é outra história)
    Fugi um pouco do assunto. Mas quero comentar uma coisa c/ vc e saber se já te aconteceu. É raro mas quando acontece adoro!


    Tive essa experiência umas três vezes.
    Estou passando em um lugar e sinto um cheiro, um cheiro da minha infância. Na mesma hora esse cheiro me remete a minha infância. Me dá uma saudade e não sei que cheiro é esse, penso que é um cheiro que me acompanhou toda infância. Daí nunca mais, quando sinto o cheiro em algum lugar volta tudo.
    Fiquei com medo de ninguém entender do que to falando (rsrs)
    bjk

    ResponderExcluir
  6. Com certeza isso acontece! Moro perto da minha vó e esses dias parei e fiquei olhando o quintal (que agora é varanda) e lembrando como ele era enorme, cheio de arvores, e eu corria ele todo com meus primos. Agora, 5 passos e chego do outro lado. As vezes tenho saudades daquela época.

    ResponderExcluir
  7. Belíssima citação.
    Fez me lembrar de como tudo era difícil de ser fazer por ter as mãozinhas pequenas demais ou o corpo curto demais. O armário que não conseguia pegar o biscoito e hoje nem tem graça de pegá-lo. Nem comer biscoito é tão divertido como antes, primeiro o recheio e depois o resto. kkkkkkkk.


    Adorei!

    ResponderExcluir
  8. Oi Nanie!!! é memso uma pena não podermos ser crianças para sempre...com certeza a vida seria mais fácil e mais bela.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. É vdd, as vezes o que nós deu medo, hoje nao passa de algo singular, ou algo que era fácil para nós, se torna tão difícil.


    Selene BlanchardBacio,Moda & eu

    ResponderExcluir
  10. Orquidea, é estranho e divertido ao mesmo tempo, né?!
    Ah, adorei você compartilhando um pouquinho das suas experiências e sensações por aqui \o/
    Comigo não acontece tanto de cheiros me lembrarem a minha infância... é mais com gostos :)

    ResponderExcluir
  11. Sthéfanie, chega a ser engraçado, né?!

    ResponderExcluir
  12. Rê, seria tão bom ser criança para sempre >< Mas no final das contas não daria muito certo, né?! Porque as crianças precisam de adultos para cuidarem delas.

    ResponderExcluir
  13. Suellen, tudo era tão difícil e agora a gente mal consegue entender como era difícil, né?! hahahahahaha

    ResponderExcluir
  14. Karolyne, eu sempre tenho essa sensação de que tudo encolheu agora, porque antes era gigante! hahahah

    ResponderExcluir
  15. Quantos tem de altura? Primeira coisa que me veio a cabeça ao terminar de ler seu post...haha
    Era legal ser criança, não ter preocupações, ficar até tarde da noite jogando bola na rua, se infartar de bombom (que realmente não tem mais o mesmo gosto de antigamente, não sou velho, ok?), sinto falta da escola também...digo, algumas séries do tempo da escola, não todas.
    Hoje as crianças não brincam mais na rua, não jogam mais bolinha de gude ou jogam futebol...maioria só quer saber de jogar Wii, PS3...no meu tempo jogávamos Nintendo e era o melhor jogo de todos os tempos (eu ainda jogo...às vezes)
    Acho que nunca tive essa vontade de ser adulto...no mínimo devo ter pensado como seria ser, ou algo do tipo...

    ResponderExcluir
  16. Thiago, eu tenho 1,69 \o/ Alongando eu chego aos 1,70! hahahahahahaha
    Ah, ser criança é algo que está em constante mudança, mas é sempre uma delícia *-*

    ResponderExcluir
  17. Entendi....
    Ah, não sei se ia gostar de ser criança agora, imagine ter que ouvir Restart? =S

    ResponderExcluir
  18. Ah, Thiago, nem é assim também...
    Na minha infância, todas as minhas gostavam de Spice Girls, Backstreet Boys e N'Sync e eu nunca gostei de nada disso ><

    ResponderExcluir
  19. Ah, sim eu sei...mas o comentário é pra ser assim mesmo...hauahua

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥