quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Amada Imortal, de Cate Tiernan

Amada Imortal, de Cate Tiernan
Galera Record - 279 páginas
Viver por quase meio século pode não ser tão bom, ou tão simples, quanto parece a princípio.



Título: Amada Imortal
Título Original: Immortal Beloved
Autor: Cate Tiernan
Tradutor: Regiane Winarski
Editora: Galera Record
ISBN: 978-85-01-09265-6
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2010
Nº de Páginas: 279
Série: Amada Imortal - Vol. 1

Sinopse:
Nastasya é uma imortal - já está viva desde o século XVI.
Durante todo esse tempo, ela viveu de diversas formas possíveis, mas nunca fez nada demais, nem se questionou demais. Apenas viveu.
Até que um de seus amigos, o melhor amigo, quase matou um taxista mal-humorado. O cara talvez tenha merecido, talvez não... de qualquer forma o caso mexe demais com Nasty e ela resolve mudar bruscamente.
Lembra-se de um episódio ocorrido há quase um século e decide ir em busca de ajuda.
Agora ela irá repensar toda a sua vida e o que fez dela até então.

O que eu achei do livro:
Amada Imortal conseguiu me cativar desde o início.
A narrativa é simples, ágil e super contemporânea - a Nasty parece ser uma velha amiga que está nos contando tudo aquilo que aconteceu com ela nas últimas férias. É assim que me senti lendo o livro - e isso foi delicioso demais.
Cate Tiernan escreve muito bem e criou uma história que deixa qualquer leitor curioso e sedento por mais e mais. Os debates que a protagonista tem consigo mesma, refletindo sobre suas ações e todas as possibilidades do que poderia ter feito ou do que poderia ter deixado de fazer são incríveis. A evolução dela durante a história também é muito interessante e faz com que reflitamos sobre as nossas próprias escolhas. Não se engane, o livro nada tem de auto-ajuda, não é pedante em nenhum momento, mas ainda assim é capaz de nos fazer refletir.
Achei incrível a ideia de uma imortal - não como um ser de outro mundo, como uma doença... simplesmente como um ser que envelhece de forma diferente - ou melhor dizendo, não envelhece. Há muitas coisas sobre os imortais que Nasty desconhece, e que os leitores, que acompanham a história pelo olhar da protagonista, também vão descobrindo aos pouquinhos. Achei muito bacana a ideia de contar a história em primeira pessoa e mostrar o vasto passado da menina em momentos bem colados durante a história (não vou entrar em detalhes, mas é realmente interessante a maneira como vamos conhecendo fragmentos do passado dela).
O livro é parte de uma trilogia (será que vai parar em trilogia? Hoje em dia essas séries têm a péssima mania de se estender.) e, confesso, o único ponto negativo dessa história é justamente a finalização desse primeiro volume. Há um pequeno fechamento - algumas coisas são resolvidas, mas, ainda assim, não há aquela finalização que tanto me agrada - eu gosto quando os livros poderiam ser únicos se, por acaso, a série não continuasse. Não é o caso de Amada Imortal - existem tantas pontas soltas... e muitas coisas para serem exploradas nos próximos volumes. Normalmente isso teria me feito gostar muito menos do livro - geralmente é o que acontece -, mas não foi bem assim dessa vez: eu gostei do não-final e estou extremamente ansiosa para conferir os próximos volumes. Espero que a Galera Record não demore para publicá-los.
Leitura gostosa, envolvente e indicada para todas as idades, Amada Imortal é uma história que vale a pena conferir.

Nota: 





Dificuldade de Leitura: 


18 comentários:

  1. Adorei a resenha, quero saber mais da história da Nasty . Logo quando vi a capa, que por sinal achei linda, pensei que fosse mais uma "daquelas" histórias de vampiros... Mas acho que é uma história diferente e que vai agradar. =)

    ResponderExcluir
  2. Vi várias resenhas falando bem desse livro, já estou desejando o meu =D

    ResponderExcluir
  3. Já estava animada com este livro, afinal não pude resistir a esta capa, e agora que li esta resenha super empolgada só fiquei mais interessada. Gosto da ideia de ver a imortalidade sendo retratada no livro, ainda mais por alguém que parece apresentar algumas questões com isso ao passar dos anos. Achei inusitada, mas interessante a coisa de tratar a imortalidade como 'doença'.
    A única coisa que me deixou meio descontente foi saber que provavelmente surtarei de ansiedade enquanto espero as sequências, é melhor me manter afastada enquanto consigo. rs
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Karolyne, a história da Nasty é ótima! Não tem nada de vampiros na história, embora seja um livro com personagens sobrenaturais!

    ResponderExcluir
  5. Estela, eu adorei o livro! Recomendo =)

    ResponderExcluir
  6. Nani, eu adorei esse livro - ficou excelente!
    Bom, dá para dar uma surtada com o final mesmo - eu estou ansiosa pela continuação!

    ResponderExcluir
  7. Livro lindo.... bom, eu não queria ser imortal... passar séculos e séculos me questionando sobre o que fiz, o que não fiz, ou de repente surgir alguém para incutir tais pensamentos... deve ser deprimente... por sorte não é como a Nasty se sente. Hum, será que tem pedaços em fatos reais da história mundial? Isso seria perfeito!!!
    Pena que tem um final não-final...

    ResponderExcluir
  8. Danielle, eu acho que também não gostaria de ser imortal. A Nasty não se questionou durante toda a vida - só agora ela se questiona sobre as escolhas que fez.
    Sim, tem alguns fragmentos da história mundial - mas nada muito grande e nem diretamente ligado a Nasty.
    O não-fiinal é uma pena mesmo... mas a autora conseguiu conduzi-lo de uma forma agradável.

    ResponderExcluir
  9. Opa! Gostei da resenha. Eu quero lê, mas por ser serie isso ainda mexe comigo. Ai! Gosto quando livro tem começo, meio e fim, mas tens uns livros que vale a pena ser dividido mas não em saga intermináveis. Adorei!

    ResponderExcluir
  10. Suellen, é um livro muito gostoso! O segundo volume já deve ser lançado no próximo ano =D

    ResponderExcluir
  11. O livro me atraiu pela linda capa, mas lendo a sinopse
    pensei 'mais do mesmo: sobrenatual com drama adolescente".


    A resenha mostrou um lado diferente da história e me deixou
    com vontade de ler. Ainda não tenho planos para adquirir, até porque é série,
    mas vai para listinha dos desejados.


    Bjkas!





    Monique
    Martins


    @moniquemar

    ResponderExcluir
  12. Monique, a capa é linda demais mesmo! Eu achei que seria outro romance adolescente - até cheguei a pensar que poderia odiar a leitura, porque estou cansada dos "mesmismos" dos YA's. Mas me surpreendi bastante! O livro nem mesmo conta com os clichês tão comuns aos YA. Aliás, é uma história bastante diferente e muito bem desenvolvida - super vale a pena ler!
    Mas, realmente, é uma série - uma trilogia, para ser mais exata. O segundo volume só sairá no ano que vem aqui no Brasil e ainda não há previsão para o terceiro - essa é, realmente, a parte ruim ><

    ResponderExcluir
  13. Poxa, Nanie, eu estou falida, não posso com isso, não.
    Até dei uma diminuída nas leituras de resenhas porque não posso querer nada!
    Vamos combinar assim, quando você DESTESTAR algo, você me avisa pra eu vir ler, aí não corro o risco, tá?


    Agora, falando sério, eu não dava nada pelo livro, mas você me deixou com vontade >< (pena ser uma série), diferente de "Refúgio", que eu achei que dá pra passar - um Myron já basta, não preciso de outro, adolescente ainda por cima (não que o 1º seja um poço de maturidade) ;)

    ResponderExcluir
  14. Raphaella, o livro me surpreendeu muito *-* O livro é bem bacana! A parte ruim é ser uma série que ainda não está completa. O segundo volume será lançado aqui no Brasil no ano que vem, mas ainda não há previsão de lançamento do terceiro ><
    Ah, Refúgio é gostoso - mas para quem gosta do Myron (afinal de contas, o Mickey segue exatamente a mesma linha).

    ResponderExcluir
  15. Li e gostei muuuuuuuuito!
    Em vista de muitos YA que circulam por ai, esse é quase um nota 10.

    ResponderExcluir
  16. Oi Nanie, vou te confessar que amei este livro logo que vi esta capa. Depois lendo a sinopse e as várias resenhas, a vontade de ler só aumentou.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  17. Leninha, ele é ótimo mesmo, né?! Eu me apaixonei pela história e quero mais \o/

    ResponderExcluir
  18. Rose, a história é tão boa quanto a capa prenuncia!

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥