segunda-feira, 9 de julho de 2012

A Última Princesa, de Fábio Yabu

A Última Princesa, de Fábio Yabu
Galera Record - 111 páginas
Uma história encantadora - uma releitura da história real de uma princesa que mudou o presente e futuro de seu país.




Título: A Última Princesa
Autor: Fábio Yabu
Ilustrador: Matheus Lopes Castro
Editora: Galera Record
Ano da Edição: 2012
Nº de Páginas: 111
Comprar Online: Saraiva / Submarino

Sinopse:
Era uma vez uma Princesa, que amava o seu país e o seu povo. Amava tanto que fez tudo o que podia por eles.
Mas um dia, ela se viu longe, impedida de voltar para a terra que tanto amava. Ela estava triste, com saudades. Mas eis que um amigo da Princesa, um Inventor muito criativo, tem uma ideia, que poderá ser capaz de levá-la de volta à terra amada.

O que eu achei do livro:
O livro é lindo!
Fábio Yabu conseguiu me conquistar com sua história tão doce e cativante. Com uma escrita é simples e super gostosa de ler - ideal para crianças (e não menos deliciosa para adultos) - o autor mescla realidade e ficção nessa graciosa história. Seus personagens são bem escritos e trazem traços de pessoas reais, o que dá um charme a mais para essa aventura.
Os capítulos são bem curtinhos e entremeiam a vida atual da Princesa, enquanto ela está no exílio, e a vida passada, enquanto ainda vivia com sua família em seu reino de origem.
São livros como esse que eu gostaria de ver nas escolas brasileiras. Não na aula de História, porque o livro mescla realidade com ficção, mas na aula de Literatura. As crianças, assim como eu, ficariam, certamente, muito curiosas para saber mais sobre a princesa real, aquela na qual a Princesa do livro foi baseada - e nesse ponto o professor de História poderia entrar explicando melhor sobre os fatos históricos. Certamente a escola ficaria mais interessante e as crianças interessadas. Confesso que eu fiquei super curiosa para saber mais sobre essa personagem que é tão pouco falada em nossas escolas (lembro que quando fui ao museu de sua família eu fiquei pensando o quão pouco sabia sobre todos eles e seus feitos).
Algumas passagens do livro são muito emocionantes. Por exemplo, no momento em que a Princesa pergunta ao Rei se aquelas pessoas todas que iam ao palácio eram o Povo e o Rei diz à Princesa que o Povo é muito maior do que aquilo. A pequena Princesa então pergunta ao pai se aquele Povo todo um dia será dela e o pai responde que não, que ela é que um dia será daquele Povo todo. Não é uma graça?! E essa não é a única passagem capaz de arrepiar o leitor - há muitas outras, mesmo que o livro seja tão curtinho. Não é a primeira vez que paro para pensar o quanto uma nação pode ser cruel com seus monarcas uma vez que um outro regime é imposto. Esse livro traz à tona esses questionamentos.
Curiosos para saber de quem eu estou falando, né?! Honestamente eu já sabia em quem a Princesa do livro havia sido baseada (já havia lido algumas - isso mesmo, não apenas uma - entrevistas com o autor e matérias/resenhas sobre o livro), mas acho que se você não souber a leitura pode ser ainda mais interessante. Portanto, vou me abster de contar quem é a verdadeira princesa, embora com uma rápida pesquisa no Google você possa encontrar (mas, sério, se você ainda não sabe e pretende ler o livro logo, não procure - descubra com a leitura, será muito mais gostoso!).
No final do livro, o autor nos revela a biografia que pesquisou para escrever sua história, além de algumas fotos dos personagens.
Um livro pequeno no tamanho, mas imenso no conteúdo, A Última Princesa é uma história deliciosa que merece ser lida!

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


23 comentários:

  1. Ah Nanie que lindo!!!
    Adorei a resenha... me fez curiosa sobre a princesa, mas não vou pesquisar quem ela é... pretendo ler um dia. =)
    Uma frase muito bonita, esse rei deve ser bem sábio. =)

    ResponderExcluir
  2. Danielle, ele era realmente um rei muito sábio e bastante visionário!
    Se deseja mesmo ler o livro (e vale demais a pena), não pesquisa quem é ela não >< Não estraga a história saber quem é, mas acho que será mais divertido descobrir lendo =)

    ResponderExcluir
  3. Gostei e olha que o livro me lembrou um pouco do rei leão quando o pai e o filho conversavam. Deve ser muito bom a leitura e a trama. Creio que assim como você alguns livros nacionais devem entrar na escola e ficar de vez. Não abandonar os clássicos, mas trazer uma nova realidade e também ajudando a visualizar novos talento.
    Adorei a sua resenha e quero ler o livro.

    ResponderExcluir
  4. Oi Nanie!!!
    Eu quase pedi esse livro na parceria e mudei de idéia na última hora :(
    Agora depois de ler sua resenha me arrependi.
    Concordo co vc que as escolas deveriam se importar em trazer coisas novas para a sala de aula. Entendo que os alunos precisam ler os clássicos, mas com a interatividade de hoje, acho dificil despertar o amor pela leitura com esse tipo de livro.
    Sobre a princesa fiquei super curiosa. Ao começar a ler sua resenha, pensei na Princesa Leopoldina, apenas porque já visitei sua casa na infância, ams confesso que não sei anda sobre ela, então não saberia dizer se estou certa. Não vou pesquisar (seguindo seu conselho) e com certeza vou querer ler.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Esse livro deve ser super fofo, é a primeira vez que vejo ou leio algo sobre ele.
    Adorei sua resenha, sem mais. Convence qualquer um a ler o livro. rs
    Eu sou muito curiosa, sabe? Mal acabei de ler a resenha e já fui procurar no Google até descobri a "verdadeira princesa". hahaha
    Mas isso não diminuiu nem um pouco a minha vontade de ler o livro.
    (:

    ResponderExcluir
  6. Já achava a capa linda, mas até pouco tempo atrás nem sabia do que se tratava. E agora que já sei e ainda li uma resenha tão empolgada como a sua, fica difícil eu não me animar para ler este livro também.
    Adoro livros que misturam ficção com não ficção, e por ser a história do Brasil me deixou bastante curiosa. Espero ler este livro logo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Mais uma dica que já estou providenciando para ler!!
    Nanie, pelo que escreveu eu tb gostaria de ver esse livro nas escolas, como sugestão de leitura...
    Os jovens e adultos ainda estão lendo pouco no Brasil...
    Comp e tv, não são os únicos canais de entretenimento...
    Bjk
    e boas leituras!

    ResponderExcluir
  8. Suellen, a leitura é uma delícia :) Super vale a pena ler!

    ResponderExcluir
  9. Rê, ah, acho que ainda está em tempo, não está não?! O livro é maravilhoso - eu amei!
    Eu não acho que as crianças e pré-adolescentes sejam estimulados a ler clássicos... ao menos não no Ensino Fundamental - isso porque a linguagem é adulta (é um livro para adultos), as situações são diferentes (afinal de contas são livros que foram lançados já há algum tempo) o que faz com que esses livros sejam chatos para essa faixa etária... acho que exigir que as crianças e adolescentes leiam clássicos só faz com que essas pessoas se afastem da leitura, porque não são leitores maduros o suficiente para leituras desse nível. Na minha opinião, claro.
    Não vou te contar se você está certa ou não... mas lendo o livro você terá outras pistas - e aí sim vai ter como matar a charada! Leia o livro - vale demais a pena =)

    ResponderExcluir
  10. Géssica, o livro é super fofo mesmo - uma delícia de leitura!
    Foi fácil de achar, né?! É porque não é segredo quem é a princesa real... e não atrapalha em nada a leitura - eu só não contei na resenha porque achei que seria mais interessante para os leitores conhecer a história tentando adivinhar quem é a Princesa ^^

    ResponderExcluir
  11. Nani, o livro é gracioso, uma delícia de leitura *-* Eu amei e tenho certeza que se você tiver a oportunidade de lê-lo também vai adorar =D

    ResponderExcluir
  12. Orquídea, esse livro é lindo demais *-* Nossa, seria muito bacana que livros de literatura como esse fossem parar nas escolas =D Acho que ajudaria a aumentar a quantidade de leitores.

    ResponderExcluir
  13. Eu estava comentando sobre os livros que as escolas obrigam os alunos a lerem. Normalmente são leituras difíceis com linguagens que muita gente não esta acostumada, o que com certeza faz que muitos jovens acabem se distanciando dos livros. Quem sabe com livros assim, teremos mais leitores.
    BJs, Rose.

    ResponderExcluir
  14. Rose, eu até acho que os livros escolhidos pelas escolas são livros muito bons, mas de forma alguma são indicados para alunos daquela idade e, menos ainda, para pessoas que não tem o hábito da leitura...
    Seria bacana se os educadores percebessem o erro que é tentar impôr uma leitura madura e complexa para jovens que não estão acostumados a ler nem mesmo livros simples...

    ResponderExcluir
  15. Seria mesmo, na minha opinião haveria uma boa mudança na postura destes jovens em relação a leitura.BJs, Rose.
    Subject: [naniesworld] Re: A Última Princesa, de Fábio Yabu

    ResponderExcluir
  16. Que resenha linda, Nanie!
    Quero ler este livro!


    Não pesquisei, mas se estiver boa de palpite, acho que sei quem é a Princesa! rrsrs

    Beijo

    ResponderExcluir
  17. Livia, acho que há uma boa chance de seu palpite ser certeiro =D
    O livro é uma gracinha - eu adorei!

    ResponderExcluir
  18. Ei Nanie..
    Que lindo!! o livro realmente parece muito fofo, adorei sua resenha. Fiquei emocionada com o que vc falou: Um livro pequeno no tamanho, mas imenso no conteúdo... gostaria que mais livros fossem assim.
    Obrigada pela ótima dica, se não tivesse lido sua resenha jamais me interessaria pelo livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi, Nanie.

    Já estava de olho nesse livro, mas só esperando algo postar algo sobre o mesmo p/ decidir se compraria ou não, porque adoro livros desse gênero ainda mais aqueles que além de entreter, incute grandes ensinamentos, o que é maravilhoso!

    Se todos os alunos tivessem o hábito de ler livros assim nas escolas, tudo seria diferente. Na minha época, era só livro complexo e clássico. Era uma delícia quando eu lia sozinha livros do Pedro Bandeira, da série Vagalume, que foram livrinhos que marcaram demais.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Hérida, o livro é lindo mesmo - uma gracinha de história! Eu também gostaria que mais livros fossem assim ><

    ResponderExcluir
  21. Carlinha, o livro super vale a pena - é uma delícia de história, apesar das poucas páginas ^^


    Ah, eu acho que seria super bacana! Na quinta série eu tive uma professora que fez uma mini biblioteca dentro de cada sala de aula - e daí com livros da coleção Vagalume - foi muito bacana para nós alunos sair dos clássicos, que eram complexos demais para a gente.

    ResponderExcluir
  22. Capa linda!


    Gostei bastante!


    Bacio, Selene Blanchard

    Modaeeu.blogspot.com

    Espero sua visita

    ResponderExcluir
  23. Sthéfanie, e não é só a capa que é linda não... a história também é =)

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥