sábado, 7 de julho de 2012

Passeando por aí #02: Barreiros

Voltando às origens...

Não, eu não nasci em Barreiros (nasci em Juiz de Fora mesmo), mas a minha mãe sim! Ela morou no lugar até os doze anos de idade, quando a família se mudou para Leopoldina.
Quando éramos criança, íamos muito à Barreiros, mas depois passei mais de dez anos sem visitar a cidade. Bom, cidade não é bem o termo. Barreiros é um distrito de Recreio. Um lugarejo bucólico, capaz de encantar qualquer um.
Eu aproveitei o final de semana para encontrar parentes que há muito não via, andar de cavalo (ah, como eu estava com vontade de fazer isso), tirar leite da vaca, andar no solão quente pela estrada de terra e sonhar com o dia em que eu poderei ter uma casa no campo.

Localização de Recreio com relação à Juiz de Fora
e em destaque a localização de Recreio no mapa de Brasil

Saímos bem cedo de Juiz de Fora e no caminho as paisagens já estavam lindas - um colírio para os olhos. A neblina estava baixa, deixando tudo com um ar místico.



O final de semana que estivemos por lá foi logo depois do dia de Santo Antonio e a cidade estava em festa. Nada como uma festa no interior, né?! Uma delícia. Pena que não tirei fotos da festa para mostrar por aqui...
O lugar é bem pequeno mesmo - tem apenas duas ruas principais, por assim dizer. Tem algumas estradas de terra por onde ficam espalhadas sítios e fazendas, mas a "cidade" em si é formada apenas pelas duas ruas - uma gracinha de lugar.

À direita a rua da igreja
e na esquerda, a esquina das duas ruas acima e a outra rua abaixo.

O lugar é mesmo muito bonito - e as casinhas lá são uma gracinha.

Flores do quintal da Tia Célia. Lindas!
Já havia algum tempo que eu estava doida para andar de cavalo, mas alguns problemas me impediam. O primeiro e mais grave de todos era que eu não tinha um cavalo... mas também há (porque isso ainda não mudou) o fato de que eu não sei andar de cavalo e sou extremamente medrosa!
Ainda bem que um dos meus tios, carinhosamente chamado de Tio Didi, é um poço de paciência e não só me deixou andar no cavalo dele, como ainda foi guiando porque, admito, eu estava morrendo de medo do bicho sair correndo e me deixar cair no chão.
E não foi só isso não... o Tio Didi ainda me levou ao sítio dele, onde possuí algumas vacas leiteiras e me deixou tentar tirar também (juro que eu estava doida para fazer isso). Só que é muito mais difícil do que parece... eu consegui tirar 3 ml inteirinhos sozinha! #Orgulho (só que 2,5 foram parar na minha calça e não no balde, mas isso não importa, né?!)
Eu juro que adoraria fazer isso mais vezes!

Não olhem para mim, olhem só para o cavalo.

Uma gracinha o sítio do Tio Didi.
Ainda aproveitei para dar um volta à tarde com minha mãe - a pé mesmo (e debaixo de um solão de matar) - por uma das estradinhas de terra. O mais gostoso é que ela ia contando as histórias de quando era criança enquanto passávamos pelos lugares.






Aqui já foi na estrada, na hora que estávamos indo embora.
Fiquei com saudades *-*


Eu adoro roça, adoro bichinhos e espero voltar à Barreiros logo! Foi um passeio delicioso.
Espero que tenham gostado das fotos.

PS: Assim que cheguei ao lugar, tinha uma placa da prefeitura (de Recreio) escrito "Barreiro". Fiquei na maior dúvida se o nome do lugar era mesmo Barreiros, como sempre tínhamos chamado, ou Barreiro, como estava escrito na placa. Só que depois encontrei outras placas com a versão com "s" - que segundo os moradores é mesmo a correta (e eu acho bem mais bacana).


PPS: Todas as fotos do post foram tiradas por mim. Não sou fotógrafa profissional, portanto, perdoem o amadorismo da pessoa aqui.

20 comentários:

  1. Nanie as fotos ficaram ótimas!!! Vc é boa batendo foto de paisagens, não de livros!!! =) (brincadeira!!!)
    Olha só o seu vício: vacas leiTURAS??? essas vacas são um espetáculo!!! ;)
    Lindo mesmo o lugar, dá a sensação de tranquilidade que necessito nesse momento... pena que é mega longe....
    Corajosa você em matar a vontade de andar à cavalo. Eu acho bonito, mas não me arrisco. kkkk... A medrosa em pessoa!!!

    ResponderExcluir
  2. Danielle, é que a câmera é outra - da minha mãe :) Essa deixa as fotos mais decentes =D haha
    Gente, que terror >< haahahahah foram meus dedos que se precipitaram e escreveram isso... Não, não... as vacas eram leiteiras mesmo (já arrumei! Muito obrigada por avisar ^^)
    O lugar é lindo demais! Ah, agora não estou me sentindo mais tão medrosa assim! hahahahahahahha eu pelo menos tive coragem de ir (e valeu a pena porque foi uma delícia ^^)

    ResponderExcluir
  3. A Nanie está ordenhando uma vaca. É ISSO MESMO? o.O


    kkkkkkk
    Minha mãe também morou numa roça na infância (Campos dos Goytacazes, aqui no Rio) e ela ama aquele lugar.


    Bom...er... eu detesto. #MeninoDaCidade
    Sério, não suporto roça. Quer dizer, não suporto AQUELA roça. Barreiros me pareceu um lugar bem simpático, as casas são mesmo muito bonitinhas. Em Campos tudo é medonho. A única coisa que eu realmente gosto de lá é de tirar água do poço, mas não desejo pra ninguém aquelas galinhas entrando, cagando e saindo de dentro das casas, os mosquitos à noite, o matagal... E o pior, até pouco tempo, a casa da minha avó era inabitável (Pelo menos pra mim. Como eu disse, minha mãe AMA o lugar) porque 1) NÃO TINHA BANHEIRO (Mas ninguém parecia se importar porque havia várias moitas obscuras pelo quintal imenso) e 2) NÃO TINHA ENERGIA ELÉTRICA. Pra mim é tão traumatizante quanto ter que cagar no mato kkkkkkkkk


    Acho que eu até encararia Barreiros, essa roça aí está muito light rs

    ResponderExcluir
  4. Felipe, é isso mesmo O.o Não que tenha dado muito certo ¬¬'' Mas foi bem divertido!


    Eu ADORO roça, mas veja bem, roça não quer dizer lugar sem eletricidade e muito menos sem banheiro. Apesar do que eu poderia viver sem eletricidade na boa, mas NÃO sem banheiro - aí não dá mesmo >< hahahahha
    Talvez seja pelo local, não seja... mas aqui na minha região e lá pelas bandas de Barreiros também, tem energia elétrica sim (e banheiro também) em quase todos os sítios, mesmo os mais simples.

    ResponderExcluir
  5. Que lugar gostoso! Deu saudades do sitio do meu avô. Eu não vou há muito tempo, mas posso dizer que toda vez volto de lá com uns 3ks a mais, haha, comida de vó, fruta do pé e por aí vai. Você é corajosaa de subir no cavalo, OMG, eu não conseguiria, sou medrosa demais. =)

    ResponderExcluir
  6. Que maravilhoso deve ter sido isso. Barreiros parece um lugar simpático, super tranquilo para relaxar um pouco e sai do estresse da cidade. Tirar leite de vaca até me arriscaria mas andar de cavalo nem pensar.. As fotos ficaram muito boas !! :)

    ResponderExcluir
  7. Nanie! Que lugar lindo! Adoro tirar fotos de paisagens assim e depois ficar "viajando" nelas.
    Tb iria morrer de medo de montar num cavalo. É algo que gostaria de fazer, mas só se for beeeeeeem mansinho... rsrs
    Não tem o q desculpar das fotos, elas ficaram muito boas!
    Gostei desse passeio! rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi, Nanie!!!


    Tenho que confessar uma coisa... Adoro cidades assim, pois carregam tantas simplicidade, histórias e pessoas interessantes para conversar... E gosto da natureza, mas para fazer trilha, caminhada, essas coisas! Agora lidar com os fazeres de sitio, com cavalos, bois, galinha, etc... não é comigo! Fujo disso! =/
    Apesar que eu gostaria de saber montar um cavalo... Mas essa é uma vontade que nasceu dos romances que já li e de alguns filmes que já assisti! Quando leio algum romance histórico que a mocinha monta cavalos, e dispara com eles, eu fico na maior ilusão! rs Queria saber a sensação! Mas tb acho que estou mais segura no chão... hahaha
    Belas fotos!


    Bjus.

    ResponderExcluir
  9. Karolyne, é um lugar delicioso *-* Eu adorei e espero voltar logo! Até porque matei minha vontade de andar à cavalo e mimar as vaquinhas, mas ela já voltou! hahahahah

    ResponderExcluir
  10. Caroline, é um lugar super simpático e delicioso! E o pessoal de lá também é um amor =D Uma delícia de lugar para se visitar ^^
    Ah, mas meu tio me ajudou - daí não fiquei com medo (enquanto ele estava segurando, claro >< hahahaha).

    ResponderExcluir
  11. Rose, eu também adoro tirar fotos de lugares bonitos assim e ficar vendo depois -enquanto não posso fazer outros passeios ><
    É uma delícia fazer essas voltinhas assim =D

    ResponderExcluir
  12. Beli, cidades assim são lugares perfeitos, né?! Quando eu for velha e já estiver aposentada é certeza que morarei em um lugar gostoso e aconchegante assim =D
    Eu adoro natureza para trilha e caminhada, mas também gosto (embora, confesso, não leve muito jeito) dos fazeres de sítio - cavalos, bois, vaquinhas (elas são lindas e é uma delícia acariciá-las), galinhas... adoro *-*


    Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh eu não fui rápido não... só uma voltinha, mas queria sair passeando de cavalos por campos gramados - um dia farei isso *-*

    ResponderExcluir
  13. Invejinha do seu passeio. Adoro essas pequenas viagens de carro, na verdade se eu não tiver que dirigir gosto também de longas viagens de carro. Eu também morro de medo de andar a cavalo mas é porque eu tenho medo de altura então eu fico só no carinho mesmo; agora, ordenhar vacas nem pensar, Para mim elas são sinônimo de carrapato e deles eu tenho trauma. Quanto às fotos eu adorei, é o tipo de foto que eu tiraria, flores, bichos, paisagens, céu, gosto muito mesmo.

    ResponderExcluir
  14. Que lugar lindo! Essas fotos me trouxeram lembranças de quando passava todas as férias em fazendas... Bons tempos aqueles. Acordar com o canto do galo, café com leite, pôr do sol... Menina, e o ar?! Realmente sempre sinto a diferença (óbvio) quando vou a esse lugares mais interioranos (por que eu já moro no interior). Simplesmente magníficos.
    Ah, eu tenho um trauma danado com relação a cavalos. Montei uma vez para nunca mais... hahaha Mas quem sabe um dia... rs
    Adorei esse lugar! Quanto verde...
    (:

    ResponderExcluir
  15. Cris, a viagem foi uma delícia! O lugar é maravilhoso, as pessoas são super carinhosas - eu adorei!
    Como assim vaca nem pensar?! Elas são super fofas e não estavam cheias de carrapatos não, viu... aliás, nem pernilongo me mordeu por lá (o que é um milagre, já que pernilongos costumam achar que eu sou um banquete).

    ResponderExcluir
  16. Ah, que delícia, Géssica! Devia ser muito gostoso passar as férias na fazenda - eu adoro esse tipo de lugar!
    Eu também moro no interior, mas aqui é uma cidade grande, então quando vou a essas cidades que são pequenas, onde a vida é mais pacata (e, na minha humilde opinião, muito mais feliz) eu adoro! O ar é simplesmente delicioso - parece até mais fresco, né?!
    Ah, eu quero montar de novo também... mas queria aprender a andar mesmo - para poder sair galopando sozinha por aí! Deve ser uma delícia =D Quem sabe um dia...

    ResponderExcluir
  17. Lindo post, viajei junto de você!
    Da próxima vez me chama...

    ResponderExcluir
  18. Nossa,que lugar lindo!
    Não pude evitar de me imaginar lá,parece muito gostoso.
    Quando eu puder,vou tirar umas férias lá em Barreiros também =D

    ResponderExcluir
  19. Jeniffer, é um lugar lindo e delicioso =D

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥