sábado, 28 de julho de 2012

O Maior Brasileiro de Todos os Tempos


Pense nos mais de quinhentos anos de história do nosso país e responda: para você, quem seria o maior brasileiro de todos os tempos?

De onde eu desencavei este assunto?
Eu assino vários canais do You Tube e quando recebo um email avisando de novos vídeos, eu vou lá conferir. Dessa vez eu recebi um email avisando de um novo vídeo do canal Não Faz Sentido, do Felipe Neto. E por mais que eu não concorde com ele em vários aspectos, dessa vez o cara tem muita razão.
Eu aconselho a assistir o vídeo, que ficou muito bacana, mas vou explicar o assunto por aqui também.
O SBT, que está completando 30 anos de existência, montou um concurso para definir "O Maior Brasileiro de Todos os Tempos". A escolha seria feita com a participação popular, que votaria em quem considerasse mais indicado para o título. Não parece uma boa ideia, não é mesmo?! Pois não foi.
O concurso serviu para provar o quanto a educação brasileira deixa a desejar.
Não sei quando a lista dos 100 maiores nomes foi divulgada, mas você pode acessá-la clicando aqui. As posições 1-12 ainda estão em aberto, contando com a votação popular para defini-las. Mas as posições 13-100 já estão acertadas e é decepcionante ver quais foram os brasileiros considerados os maiores de todos os tempos.
Por que a decepção?! Porque na lista, que deveria englobar as personalidades que foram mais importantes para o nosso país (e para o mundo) durante toda a sua história - de mais de quinhentos anos -, praticamente encontramos apenas nomes recentes. Você verá, por exemplo, Joelma, Luan Santana, Michel Teló, Lua Blanco (não sabe quem é?! Pois é... eu também não sabia. Mas segundo o Felipe Neto é uma atriz de novela), Tiririca (sério, Brasil?!), Rogério Ceni, Gugu Liberato, Fernando Collor e até mesmo Edir Macedo. Você acha que irá encontrar José de Alencar (o escritor, não o ex-vice-presidente - existe esse termo? - que sofreu de câncer durante muitos anos... até porque o ex-vice-presidente está na lista!), Manuel Bandeira, Tarsila do Amaral, Chiquinha Gonzaga, Carmem Miranda, Caetano Veloso, Adolfo Lutz, Sérgio Buarque de Hollanda, Nise Silveira ou Cesar Lattes?! Não, certamente esses não são nomes de brasileiros importantes... afinal de contas só foram grandes escritores, médicos, historiadores, compositores, pintores... Vai falar que algum deles, por acaso, ganhou 3 milhões de reais por mês?! O ilustre personagem que ocupa a vigésima posição da lista ganha. Então deve mesmo ser uma posição merecida, né?!
Realmente Michel Teló, que ocupa a 72ª posição na lista, merece mais destaque do que Tom Jobim, já que suas músicas tocaram incansavelmente por tudo quanto é lugar, até mesmo fora do Brasil. E suas letras profundas "ai se eu te pego, ai, ai, se eu te pego" ou aquela outra "vou te levar na minha humilde residência, pra gente fazer amor. Mas eu te peço só um pouquinho de paciência, a cama tá quebrada e não tem cobertor" fazem com que ele mereça estar na lista muito mais do que Chiquinha Gonzaga. Mas, espera aí, suas letras?! Michel Teló nem ao menos foi o compositor dessas músicas - ele só canta (se é que você considera isso cantar). Pelo menos Luan Santana, que ocupa a 42ª posição sabe compor (embora não saiba cantar) - por isso, claro, ele ficou muito na frente de Chico Buarque, que acabou na 84º posição.
Talvez eu esteja sendo muito radical, né?
Só que não.
Tiririca, aquele famoso pela música "Florentina, Florentina, Florentina de Jesus, não sei se tu me amas, por que tu me seduz?" e pelo bordão "você sabe o que um deputado federal faz? Nem eu. Mas vote em mim que eu te conto", ocupa a 48ª posição na lista. Vale lembrar que ele foi o deputado federal mais votado em São Paulo. O cantor, humorista e deputado federal ficou na frente de nomes como Maria da Penha, Vital Brazil, Jorge Amado, Chico Buarque, Carlos Chagas, Paulo Freire e Carlos Drummond de Andrade.

Claro que não acho que só porque gosto de Raul Seixas e Renato Russo eles mereçam estar na lista. Os dois foram bom cantores, mas, honestamente, não merecem estar entre os 100 maiores brasileiros de todos os tempos.

Sei que esse texto saiu um tanto raivoso e ácido, mas vocês nem imaginam o quanto eu fiquei decepcionada ao ver essa lista. É triste saber que a educação brasileira é fraca ao ponto de tornar Reinaldo Gianecchini um dos maiores brasileiros de todos os tempos. O ator é simpático, é bonito, mas para por aí. E na cola dele seguem vários outros citados nessa lista. E outras pessoas, não tão populares, mas que contribuíram muito mais para o país, principalmente artistas e cientistas, simplesmente não apareceram na lista.
Por favor, não digam que concordam com a indicação dessas pessoas. Ao menos, não antes de pensar e refletir muito.
Por fim, acho absurdo que Tiradentes esteja entre os 12 brasileiros mais importantes de todos os tempos. Se ele fosse o único, eu até relevaria, já que se tornou um símbolo. Mas ele, enquanto pessoa, não teve toda essa importância que a ele é imputada.

Eu nunca senti vergonha de ser brasileira. Tenho orgulho do meu país, do povo sofrido que segue em frente e encara as dificuldades. Mas esse concurso me deixou com vergonha. MUITA VERGONHA.

E lá está Gonçalves Dias, no além-vida, se arrependendo de não ter virado jogador de futebol. Ser poeta, jornalista, etnógrafo, teatrólogo e advogado não é nada comparado a ser um jogador de futebol do Santos.

Minha terra tem palmeiras,
onde canta o sabiá
e o Michel Teló.
Mas o que vale mesmo
é ser o Neymar.

54 comentários:

  1. Nanieee, que absurdo! Pra falar a verdade, eu não sabia desse programa, é raro ligar a tv aqui em casa, a não ser agora na hora do jornal. É claro que votação é pra isso, pq cada um tem sua opnião pra escolher uma pessoa que considerem importante. Mas pelo amor de DEUS!!! Michel Teló? Luan Santana? Edir Macedo... Gente, onde esse povo tá com a cabeça??? Escritores, poetas, pessoas que realmente fazem ou fizeram alguma coisa util, cadê? Eu não sou a pessoa mais culta, mais inteligente, demoraria um tempo pra escolher uma pessoa ou varias pra dizer minha opnião, mas pode ter certeza que seria um mais importante que "Neymar" ou "Tiririca"...

    ResponderExcluir
  2. Que absurdo!
    Sou totalmente alienada, em se tratando de televisão, então não sabia dessa história, pra dizer o mínimo, lamentável.
    Você tem toda a razão de ficar indignada.
    Por essas e outras que já (quase) perdi a fé na humanidade.

    PS: O disqus tirou o botão de curtir? Fui fazer isso aqui, mas não achei onde.

    ResponderExcluir
  3. Nanie vou te corrigir em uns pontos...posso?
    Então, vamos lá...
    1º O SBT não montou nada, eles copiaram o programa de alguma emissora americana (possivelmente), como já aconteceu com tantos outros programas da grade e esse concurso já aconteceu em outros países (não sei o resultado lá fora, ok?).
    2º Michel Teló é compositor sim...não me pergunte que música ele fez, eu não sei...mas sei que alguma das músicas que ele canta é dele (ou com co-autoria dele).
    3º Luan Santana é compositor mas 90% (ta, uns 85% ou menos, não sei) das músicas dele são feitas pelo Sorocaba (da dupla Fernando e Sorocaba).
    4º Tiririca é compositor (esse é só pra encher mesmo).


    Agora vamos falar sobre o assunto...




    Pra mim esse concurso (pode chamar assim? que seja o programa, tanto faz) só veio pra mostrar que, além da educação (como você já citou), brasileiro não sabe votar!
    Não é a tóa (ou toa?) que temos tantos políticos corruptos por aí...infelizmente nem todos os brasileiros são seres pensantes, a maioria é manipulada pela mídia e isso é claro pra qualquer um (qualquer um = só uma expressão).


    P.S. - Fiquei esperando carregar algo no "loading" e depois vi que era só um gif. --'

    ResponderExcluir
  4. Sabe o que eu acho? Que muita gente participou dessa votação só para fazer gracinhas e que esse tipo de concurso não reflete nenhuma realidade porque afinal, quem se interessa por esse tipo de coisa? Eu nem tinha ouvido falar nisso e não me mobilizaria para ir lá e votar. Teve algum critério para dar o voto? Parece mais uma promoção da emissora sem nenhum compromisso com nada e que não deve ser levada a sério. Mais uma inutilidade sem qualquer relação com educação ou movimentação cultural.

    ResponderExcluir
  5. Assim, Nanie, entendo completamente sua revolta e a de todo mundo aqui mas convenhamos que essa lista aí não significa nada. Aliás é a maior bobeira. Até porque ninguém conhece todos os brasileiros pra entrarem nessa votação. E também não foi todo mundo que votou. Eu, pelo menos, não votei, só ouvi por alto coisas sobre esse programa. Muita gente vota de bobeira mesmo e ainda há o caso dos fãs do Luan Santana, por exemplo, que podem votar como se não houvesse amanhã. Uma pessoa famosa sempre vai receber mais votos que alguém realmente importante mas menos conhecido :-/


    PS: Também fiquei esperando o loading terminar pra aparecer alguma coisa Hahahah

    ResponderExcluir
  6. *me metendo*


    Nesse novo Disqus, o "curtir" são as "stars" no canto superior direito ;)

    ResponderExcluir
  7. Não sabia, não *noob*
    Obrigada pelo esclarecimento :)

    ResponderExcluir
  8. A lista não significa nada, mas nem por isso deixa de ser ridícula - inclusive no "nome": não existe "o melhor brasileiro de todos os tempos", dizer que alguém é melhor que outro já é, por si só, uma coisa bem sem sentido.
    Pelo que entendi, a ideia era fazer uma espécie de lista de pessoas que influenciaram a história do país (e, talvez, do mundo) e, por terem sido escolhidos esses nomes, não tem como não criar uma revoltazinha, né? Parecido com o que aconteceu quando elegeram o Tiririca (não vou entrar no assunto porque o que penso sobre isso dá um texto gigante).

    ResponderExcluir
  9. Eu também fiquei esperando carregar! hahaha
    (essa lista britânica dá mais vergonha ainda da brasileira)

    ResponderExcluir
  10. Pois é Nanie, ouvi falar dessa lista hoje e fiquei de queixo caido, nem quis olhá-la para não cometer a besteira de pegar uma faca. Ei não pense que eu ia me matar, mas ia cortar muita gente, kkk
    Quando a gente fala que o Brasil era bom nos anos 80 tem quem ri, assistir a Xuxa hoje e recordar boas músicas me fez chorar, não apenas de saudade, mas de lembrar que sempre que ligo o rádio sou brutalmente agredida por músicas de baixo calão, vulgares.
    Fico com dó das crianças que têm esses exemplos musicais...

    Mas voltando à lista... só lamento!

    ResponderExcluir
  11. Ainda bem que eu detesto TV. Eu não sabia dessa palhaçada aí.
    É de dar tristeza. Cadê a cultura desse povo gente? Não, eu não sou super culta, mas eu procuro coisas úteis e que realmente façam diferença.
    Joelma? Joelma fez o quê?
    Gianecchini entrou na lista pq venceu o câncer. Quantos anônimos estão aí que vencem todos os dias? Quantos buscam e trabalham pela cura?

    Brasil, vamos pensar!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Nanie.

    Aplaudo pelo seu desabafo!

    Eu assisti a esse programa e só quero dizer que lamento demais essa lista, porque concordo com você em gênero, número e grau!

    Faço das minhas as palavras da Leninha.

    Fiquei tão revoltada no dia e é nessas horas tenho vergonha de ser brasileira! Foi profundamente decepcionante!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Gostei do que você escreve acima. Eu e a minha irmã quase infartamos ao ver esse programa - diga se: passamos mal. - meu pai mesmo não sendo um homem com diploma universitário questionou o que é isso? Como assim? Ele não entendeu assim como eu o que eles queriam escolher. Um brasileiro que fez a diferença. Affe! Esse programa foi algo - a ideia é boa - terrível, mas o povo ainda não sabe o que é bom e nem o significado do maior brasileiro de todos os tempos. são pessoas que fizeram algo para o povo como na educação, musica, medicina, exemplos que fizeram mudar algo nas nossas vidas. Creio que Tiririca e alguns músicos não mudaram em nada a minha vida. Que tal colocar o meu pai. Trabalhador, atura meio mundo de gente ignorando no trabalho dele, fica no transito dos infernos e ainda pro cima tenta com um salario péssimo dá uma educação digna as suas filhas.


    Enrolei demais para dizer que fiquei bege.


    ps: o link não pegou da lista.

    ResponderExcluir
  14. Nanie,
    Concordo c/ vc e o que os seus amigos acrescentaram ao seu post enriqueceu. Por isso, não vou falar muito só que lamento a situação.
    Estou a terminar "A visita Cruel do Tempo", amando.
    Agora, aproveitei melhor sua resenha tudo que vc escreveu perfeito.
    Minha preferência é por clássicos no que diz respeito a superioridade da escrita.
    Muitos romances modernos, estão muito bons, esse é um.
    Em vasculhar a alma humana, não deixou a desejar p/ Philipe Hoth, por exemplo.
    Abreijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Nanie!!! Amei esse post!!
    Desde que eu soube dessa votação e dessa lista me senti tão indignada quanto você.
    Isso só prova que o povo brasileiro não tem memória e vive apena da ilusão do momento.
    Eu nem memso considero música essas tocadas por Michel Teló e companhia. Só faltou um funkeiro para completar.
    bjs e parabéns pela iniciativa de falar sobre isso

    ResponderExcluir
  16. Pra ser sincera, Nanie, eu ainda estou tentando entender qual a importância desse concurso, pra que as pessoas estejam tão revoltadas como tenho visto. Não concordo com a maioria dos nomes que estão na lista, mas isso é uma coisa tão subjetiva que nem me preocupa. Não muda nada, sabe? O concurso não torna as pessoas mais ignorantes e alienadas, só evidencia o que nós já estamos cansados de saber.

    ResponderExcluir
  17. Hoje as pessoas só sabem da gíria "trollar" e duvido que nenhum blog de entretenimento - humor, no caso - não se pôs a isso. Esquecem que existe espaço para tudo e um prêmio tão importante - em certa parte - deve ser tratada com respeito, para que pessoas que realmente mereçam possam ser mais eternizadas e marcantes - e devidamente premiadas - nos dias atuais. Sinceramente? Já não havia gostado da ideia dessa votação, numerar o maior brasileiro de todos os tempos? Existem tantos que se for nomear somente um é puro vacilo. Nomes importantes foram deixados para trás como você mesmo disse, e isso só prova a mediocridade do brasileiro. Porém é isso aí. Não participei de nenhuma votação dessa - pelo motivo já citado - e espero que no fim os que realmente mereça possa estar no topo - ou não, a falta de bom senso de certos brasileiros me causa vergonha.

    ResponderExcluir
  18. Karolyne, eu também não sabia do programa, porque quase não assisto TV... mas descobri por causa de um vídeo na internet e daí fiquei mesmo revoltada com a escolha.
    Claro que cada um tem a sua opinião, mas eu considero que temos muito mais do que cem brasileiros expoentes em áreas como literatura, pintura, escultura, jornalismo, advocacia, pesquisa, saúde, direitos humanos, política, entre outras áreas que mereciam muito mais estar nessa lista do que alguns dos indicados, principalmente aqueles que ainda estão vivos. Nada contra quem ainda está vivo, pelo contrário, acho muito bacana que o reconhecimento venha ainda em vida. Mas um menino de 20 anos (ou algo assim?) que canta músicas bem vazias nessa lista? E que nunca fez mais do que isso? Acho que não seria bem por aí.
    Eu também não me considero a pessoa mais culta, a mais inteligente ou nem mesmo uma boa indicada para escolher alguém para tal lista, mas pelo menos não iria achar que um cantor popular contemporâneo seria uma boa escolha. Claro que não iria esperar que uma lista criada por populares fosse perfeita, mas honestamente eu fiquei super decepcionada por ver nomes como Joelma, Luan Santa, Cazuza e Renato Russo na lista. Eu até gosto do Renato Russo, mas não dá para enquadrá-lo como um dos maiores brasileiros. Os artistas que participaram do Tropicália, por exemplo, como Caetano Veloso e Gilberto Gil mereciam estar nessa lista muito mais - afinal de contas, fizeram parte de um movimento que modificou a arte brasileira e ainda lutou contra o regime ditatorial militar que o país enfrentava.
    Enfim, quando vi o Tiririca na lista a vontade maior foi chorar.

    ResponderExcluir
  19. Raphaella, eu também sou quase que completamente alienada quanto a televisão e não sabia desse programa. Nem fiquei sabendo da votação até agora. Só descobri mesmo porque assisti o vídeo falando sobre isso.
    Eu fiquei super indignada >< Como assim o povo brasileiro acha que em toda a nossa vasta história, da qual honestamente podemos nos orgulhar em diversos aspectos, Tiririca mereça um lugar de destaque. É para ficar com vontade de chorar ><


    PS: Não tirou não >< Só que no novo Disqus é aquela estrelinha no canto ao invés do curtir - acho que para diferenciar do Facebook talvez.

    ResponderExcluir
  20. Thiago, pode me corrigir sim! Hahahaahahah Tenho certeza que falei algumas abobrinhas, porque o tempo para pesquisa estava curto (eu tinha que sair para trabalhar) e não queria deixar de publicar, então...
    1º Nem me surpreendam que tenham copiado a ideia de algum programa estrangeiro. Acho que não há um só programa brasileiro que tenha sido realmente criado, o que é muito triste.
    2º Ah, é?! Nossa... obrigada por me corrigir. Não que isso mude alguma coisa, já que as músicas de sucesso dele continuam não tendo sido compostas por ele.
    3º Ah, sim, eu sei que Luan Santana não canta apenas músicas que ele compôs... mas o novo disco dele (segundo ouvi em algum programa de televisão que eu já não sei mais dizer qual foi e no qual acreditei) a maioria das músicas são composições dele.
    4º Essa é uma informação que eu já sabia, mas que não muda nada. A música dele continua sendo horrível e ele continua sendo uma péssima influência.


    Sem dúvida alguma o brasileiro não sabe votar. Tem memória curta e vota em candidatos reconhecidamente corruptos. Aliás, se não fosse a memória curta do povo brasileiro, não vejo como teríamos Collor nessa lista - é mais do que repulsivo, é inacreditável. E se o brasileiro tivesse ao menos um pouquinho de pensamento crítico, pararia para pensar antes de votar no Tiririca, cujo bordão era aquele citado no texto. E não me desce que ele tenha sido o deputado mais votado de São Paulo só porque o povo votou nele por indignação. Voto de indignação é voto nulo, não voto no pior candidato disponível.


    Nossa, ver a lista britânico dá vontade de chorar ao pensar na brasileira... até encontramos alguns nomes questionáveis, como David Becham, mas é um programa popular e dá para entender perfeitamente algum ídolo atual na lista. Tudo bem que o Brasil tem menos tempo de história, mas a lista não precisava ser zuada assim...




    PS: hahahahha É para ficar esperando mesmo... ver se surge alguém decente naquele primeiro lugar >< (brincadeira! É um gif e não para ><)

    ResponderExcluir
  21. Raphaella, a intenção era dar a ideia de que estamos esperando alguém decente para ocupar o posto de O maior brasileiro de todos os tempos.


    A lista britânica nos faz perceber que uma educação decente pode gerar uma lista decente, mesmo que não perfeita. Dá vontade de chorar ao ver a lista brasileira.

    ResponderExcluir
  22. Vergonha. Isso resume bem o meu sentimento em relação a essa votação. Isso só prova em que nível está a cultura e educação do povo brasileiro.
    Triste realidade, mas não tem como não concordar com essa "nova canção do exílio".

    ResponderExcluir
  23. Cris, com certeza muita gente participou dessa votação para fazer gracinha... mas não acho que a lista tenha sido montada principalmente por essas pessoas - eu acho que quem votou seriamente montou a lista.
    Concordo que essa lista não reflete a realidade - não é ela que vai dizer quem é O maior brasileiro de todos os tempos e não é porque Tiririca está na frente de Chico Buarque que ele é melhor. Mas eu acho que a lista mostra um pouco do perfil do público brasileiro.
    Você acha mesmo que é uma inutilidade sem qualquer relação com educação ou movimentação cultural? Pois nesse ponto eu discordo totalmente de você. Acho que é justamente nessas pequenas coisas, aparentemente de menor importância que nós vemos o quanto faz falta uma educação de qualidade. Porque, honestamente, quem precisa resolver uma equação de segundo grau em seu cotidiano?! Mas precisamos, ao menos, conhecer um pouquinho de nossa própria história, de nosso próprio país. E acho que esse resultado, mesmo que o concurso seja só um programa de televisão, é muito importante pois mostra o nível da população brasileira. E vai além. Qual é o meio que mais atinge a massa?! Sem sombra de dúvidas é a televisão. A internet até tem um grande popularidade hoje em dia, o rádio ainda tem o seu espaço, mas definitivamente a televisão é o meio de comunicação que atinge a maior parcela da população brasileira e, como tal, se tornou um meio de formação de opinião. Passar um programa que resulte numa lista dessa e nem ao menos discutir o quanto essa lista é problemática é um erro gigantesco.

    ResponderExcluir
  24. Felipe, ok, a lista não significa nada do ponto de vista de quem é O maior brasileiro de todos os tempos. Afinal de contas, estar ou não nessa lista não muda as contribuições que muitas personalidades que nem aparecem nela deixaram para o país e para o mundo.
    Acho que a resposta que eu dei para a Cris Aragão ali em cima é a mesma que eu daria para você. O programa em si pode não ser assim tão importante, mas o que ele diz da população brasileira é importante sim! Além de ser transmitido em uma das redes mais assistidas pelos brasileiros. A televisão é uma grande formadora de opinião e quando divulga uma lista dizendo que o Tiririca é um dos maiores brasileiros de todos os tempos eu fico revoltada e muito preocupada. Para muitos, passou na televisão é verdade.
    Ok, os fãs de um famoso podem ter votado nele até que ele apareça na lista, mas isso ainda continua mostrando o quão ingênuo é o povo brasileiro. Esses fãs continuam achando que é mais importante um cantor contemporâneo aparecer na lista?! Será que eles conhecem, ao menos, as personalidades que deveriam estar ali.
    Eu continuo achando muito preocupante ver um resultado assim. É a realidade brasileira refletida nesse concurso.


    PS: Eu também não votei, nem sabia desse programa... só fiquei sabendo ontem e aí a lista já estava praticamente montada. Faltam só as 12 primeiras posições, mas eu me recuso a votar.

    ResponderExcluir
  25. exato, e pelo que entendi não teve criterio e nem uma lista de pré-selecionados, a população poderia indicar qm quissesse para a lista, e deu no que deu...

    quanto a votar só para fazer gracinha, eu acredito que seja possivél, pois infelizmente conheço gente que até em eleições de deputados, prefeitos... faz isso, então pq não fariam numa votação de tv.

    Porém, acredito que infelizmente, a grande maioria, tenha votado, pq acha sim, que esses nomes representam aspectos importantes da historia do Brasil.

    Ah! e a Lua Blanco é atriz da novela rebelde, e O Q ELA FAZ NA LISTA? o que representa para a historia do Brasil, o que ela fez pelo país?

    ResponderExcluir
  26. Para ser sincera, já esperava por isso!

    Não sei como não votaram em Louro José, Sérgio Mallandro, Mulher Melancia...... :)

    ResponderExcluir
  27. Acho que para fazer este tipo de coisa deveria ser posto uma pré lista decente, que realmente refletisse a importância que cada um teve na história brasileira e só depois fosse aberta para votação popular.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  28. Pah, pelo que entendi foi assim mesmo - cada um poderia indicar quem quisesse. Mas acho que assim foi melhor para mostrar a realidade! Por que se houvesse uma pré-lista, nunca teríamos visto que o povo brasileiro realmente acha que Tiririca e Fernando Collor merecem um lugar de destaque entre todos os demais brasileiros, né?!


    Ah, eu também conheço gente que tem a audácia de votar de gracinha nas eleições... e o pior, ainda tem coragem de criticar os governantes depois! Acho que quem abdica de seu voto ou vota sem consciência (só para zuar!) não tem o direito de reclamar depois.


    Mas você não concorda que é triste pensar que a população brasileira nem ao menos conhece a sua própria história?! Porque se o povo conhecesse os incríveis nomes que temos nas áreas das artes, ciências e política, certamente não teriam votado tão mal assim, né?!


    Eu confesso que nem conhecia essa atriz. Acho um tremendo absurdo que uma atriz iniciante, conhecida apenas por um papel integre a lista... aliás, mesmo que tenha feito vários papéis ainda é estranho... tem que ser alguém mais representativo, né?!

    ResponderExcluir
  29. Raphaella, eu concordo plenamente contigo! Até acharia bacana uma lista com os maiores brasileiros, mas sem posições... e ainda assim, é claro que alguns nomes importantes ficariam de fora. Mas dizer que Pelé, Ayrton Sena, Lula, Getúlio Vargas ou qualquer outro dentre os 12 nomes ainda em votação é O maior brasileiro de todos os tempos não é algo bacana... mesmo que tentassem dividir em áreas de atuação não seria bacana.
    Eu fiquei revoltadíssima... principalmente pelo que essa lista reflete: a falta de conhecimento da população. Porque honestamente eu acho que se a população conhecesse sua própria história, saberia votar melhor.
    Nossa... nem me fale da eleição do Tiririca, eu ainda fico revoltada! E mais ainda ao saber que ele foi O MAIS VOTADO. Como assim, Brasil?! Depois não adianta reclamar dos governantes...
    Enfim, acho melhor não entrar nesse assunto mesmo - eu também tenho muito a dizer sobre isso e não é nada bonito...

    ResponderExcluir
  30. Leninha, eu também só ouvi falar da lista hoje e fiquei abismada... eu não poderia ficar calada vendo tamanho absurdo!
    Olha, as músicas realmente são lamentáveis... Mas o que eu fiquei mais triste foi de perceber que o povo brasileiro não conhece sua própria história - que é tão linda e tão rica!

    ResponderExcluir
  31. Lorrine, eu também não sou grande fã da televisão, mas isso não muda o fato de que um concurso como esse foi feito e que o resultado foi essa lamentável coleção de celebridades contemporâneas.
    Eu também não sou super culta, mas conheço um pouquinho da história do meu país. Ao menos o suficiente para conseguir citar nomes mais interessantes e que contribuíram efetivamente para o meu país.
    Eu acho bacana o cara virar um símbolo de força para quem está enfrentando o mesmo problema. Acho mesmo! Só não concordo que isso faça dele um dos maiores brasileiros de todos os tempos ><

    ResponderExcluir
  32. Carlinha, eu não resisti e tive que desabafar - porque fiquei revoltada demais ao ver essa lista.
    Eu não vi o programa, sou meio por fora do que passa na televisão... mas fiquei de cara com o resultado.
    Eu não tenho vergonha de ser brasileira - adoro o meu país, tenho muito orgulho de nossa história e ainda mais orgulho de nosso povo batalhador. Mas vendo essa lista eu fiquei extremamente envergonhada da nossa educação... para mim, essa lista provou que o povo brasileiro desconhece a sua própria história. E isso é triste demais!

    ResponderExcluir
  33. Suellen, acho que não precisa mesmo ter um diploma universitário para ver que essa lista é problemática. Aliás, honestamente, acho que no Ensino Fundamental as crianças já deveriam sair sabendo sobre a história do nosso país.
    A ideia do programa é até bacana, o triste é ver que o brasileiro não sabe escolher. Mas não sabe escolher porque não conhece as pessoas que deveriam figurar da lista. Não conhecemos a nossa própria história e isso é triste demais!


    O link está correto... acho que o site que teve visitações demais e saiu do ar...

    ResponderExcluir
  34. Orquídea, eu fiquei super revoltada e tive que desabafar! Fiquei muito feliz com a participação dos leitores do blog - realmente enriqueceu bastante o post ^^


    Esse livro é lindo demais, né?! É o máximo a forma como a autora consegue conectar os capítulos e contar as histórias de forma tão diferente. Eu adorei =)

    ResponderExcluir
  35. Rê, eu fiquei super triste e revoltada ao ler essa lista.
    Principalmente porque acho que ela reflete as deficiências da educação brasileira. Honestamente, penso que se o povo brasileiro conhecesse a sua própria história, teríamos uma lista melhor. É muito triste saber que um povo não sabe de onde veio.

    ResponderExcluir
  36. Cíntia, você realmente acha que não significa nada?! Eu acho que significa muito. Realmente já era de conhecimento geral que a educação brasileira precisa de melhorias significativas. Mas acho que o programa mostra que o buraco é mais embaixo ainda do que se pensava. Afinal de contas, o povo brasileiro não conhece a sua própria história! E isso, na minha opinião, é grave demais. Eu não pude deixar de me sentir revoltada ao ver uma lista dessas ><
    Não acho que essa lista faz com que quem esteja nela seja realmente merecedor - isso não. Mas acho que mostra deficiências gravíssimas. O povo tem memória curta - veja quantas celebridades contemporâneas estão na lista - e não conhece a sua própria história.
    E por pior que possa parecer, eu acho que o concurso torna sim as pessoas mais alienadas e mais ignorantes. A televisão é o meio de comunicação de maior alcance no Brasil e o SBT é uma das maiores emissoras. Moro no sudeste brasileiro, em uma cidade de médio porte, e mesmo assim conheço pessoas que acham que o que passa na televisão é uma verdade incontestável. Imagina o estrago que um programa desses não pode fazer...

    ResponderExcluir
  37. Quotesp, eu acho que o prêmio tem mesmo sua importância. Embora estar ou não na lista não mude tudo o que a pessoa fez ou ainda faz pelo nosso país.
    Mas o que mais me revoltou foi descobrir que o povo brasileiro desconhece a sua própria história...

    ResponderExcluir
  38. Rose, é muito triste não é?! Um povo que desconhece a sua própria história não conseguirá trilar um bom futuro!

    ResponderExcluir
  39. Nanda, é triste demais ver uma lista assim >< Confesso que não esperava isso e ainda pensaria que a educação brasileira não estava assim tão ruim. A lista é boba, o programa não é tão importante assim, mas o que ele reflete é! A educação brasileira PRECISA melhorar - um povo que não conhece a sua própria história enfrentará grandes dificuldades para trilhar um bom futuro!
    Além disso, como disse em outros comentários, tenho medo do que esse programa pode fazer com a cabeça das pessoas. Tem muita gente que acha que o que a televisão diz é uma verdade absoluta e, assim sendo, Tiririca é, então, um dos brasileiros mais importantes de todos os tempos. Como tal, certamente merece uma vaga de governador, não é!? Quem sabe senador ou até mesmo presidente...
    Preocupante.

    ResponderExcluir
  40. Rose, eu realmente não acho que uma pré-lista seria uma boa opção...
    Claro que com uma pré-lista não teríamos algumas aberrações que apareceram por ali, mas isso não muda o fato de que o brasileiro desconhecesse a sua própria história.
    E isso é o que mais me revolta e mais me preocupa!

    ResponderExcluir
  41. Acho. Pra mim, Fernando Collor ter sido eleito senador por Alagoas e a família Sarney continuar no poder do Maranhão mostram muito mais sobre o que o povo conhece da história do país. A maioria não sabe nem o que está acontecendo agora, quanto mais quem foram as pessoas importantes do passado! Por isso eu não me surpreendi com a lista. Aliás, eu respeitaria as escolhas - por mais ridículas que me pareçam - se o povo demonstrasse um pouco mais de discernimento ao opinar em assuntos realmente importantes. Mas, do jeito que as coisas são, eu simplesmente ignoro, porque é apenas mais uma consequência da péssima educação no país :(

    ResponderExcluir
  42. Pois é Nanie, fiquei muito indignada mesmo quando vi o video do Felipe Neto. Tbm acho que muitas vezes ele extrapola mesmo e fala muitos palavroes e coisas desnecessárias mas neste video eu concordo 100% com ele, até nos palavrões. Absurdo mesmo essa lista. Infelizmente é isso que dá dar o poder de escolha ao povo brasileiro. Povo alienado... claro que não estou dizendo que é todo mundo, mas a grande maioria, só por essa votação aí. Gente, o Edir Macedo... o cara é o cão chupando manga! pelamordeeeeee! Michel Teló? haha é rir pra não chorar! ai ai...

    ResponderExcluir
  43. Agora pegou o link. Acho que era mesmo aqui e bem sobre o que você escreveu a culpa é da nossa educação mesmo. Ai!

    ResponderExcluir
  44. É verdade Nanie, como votar se não sabe o que está votando.Beijos, Rose. Subject: [naniesworld] Re: O Maior Brasileiro de Todos os Tempos

    ResponderExcluir
  45. Cíntia, eu concordo com o seu ponto de vista. De forma alguma acho que o fato dele estar nessa lista é pior do que o fato dele ter sido eleito Senador... mas de certa forma mostra que não é apenas em Alagoas que os fatos foram esquecidos (um único estado não teria conseguido colocá-lo tão alto na lista).
    Eu não acho que essas seriam as escolhas se o povo tivesse discernimento... e é justamente por isso que acho tão grave ><

    ResponderExcluir
  46. Dana, eu gosto do Felipe Neto, mas ele passa do ponto muitas vezes. Até mesmo nesse vídeo ele exagera, mas é o estilo dele. Só que tocou em um ponto muito importante - acho que essa lista não pode ficar na obscuridade como se tudo estivesse ok. Porque não está!
    O povo brasileiro não conhece a própria história e assim sendo não conseguiu votar em um simples programa de televisão... olhando a lista do programa britânico cujo link o Thiago H. P. Trisltz compartihou, dá ainda mais vergonha da lista brasileira.

    ResponderExcluir
  47. Suellen, pois é... nem mudei nada - acho que o problema era no site mesmo.

    ResponderExcluir
  48. Concordo totalmente, Nanie! Se fosse eu a escrever, o texto sairia bem mais ácido e irônico, porque sinceramente merece. Faz tempo que não tenho orgulho de ser brasileira - na verdade, acho que nunca tive. Mesmo no Tae Kwon Do, tenho vergonha de saudar a bandeira do país.


    Recebo muitas críticas. As pessoas me acham superior, puxa saco de estrangeiro, pessimista e por aí vai. Aí vem algo como esse programa. Será se sou tão metida a intelectual por querer os grandes escritores, historiadores, médicos e figuras que realmente fizeram algo significativo para a nação receberem seu justo galardão?


    Tenho vergonha de ser brasileira, não de todos os brasileiros. Houve e ainda há grande brasileiros. Tenho vergonha da minha nacionalidade porque vivo num país que não valoriza suas mentes brilhantes; faz pouco caso da corrupção, educação, saúde, segurança e dignidade; valoriza músicas sem conteúdo, estrelas do futebol que pouco acrescentam de positivo em nossas vidas e gasta dinheiro no que não convém; que insiste nos erros do passado e parece enxergar as coisas com uma venda.


    Acho o português o idioma mais lindo do mundo. Temos tantas terras, riquezas naturais, clima bom e não somos ameaçados por terremotos e vulcões! Não consigo imaginar um lugar no mundo que reúna mais condições para prosperar. Entretanto, o que temos é Edir Macedo, Michel Teló, Tiririca... Paciência.
    Abraços,
    Fátima Menezes - @fatimamd

    ResponderExcluir
  49. Fátima, eu não tenho vergonha de ser brasileira não... tenho muito orgulho do meu país - da nossa história, da garra do nosso povo. Mas alguns aspectos deixam a desejar e precisam ser melhorados urgentemente: a educação é o mais importante desses aspectos.


    Entendo completamente sua revolta e participo nela com o mesmo grau de intensidade e desprezo pela cultura do que é frívolo. O Brasil PRECISA dar mais valor a educação já - só assim ela será mais levada a sério.

    ResponderExcluir
  50. Eu estava pensando e...lógica simples!


    Muitas pessoas importantes não estão na lista do "O Maior Brasileiro de Todos os Tempos".
    Meu nome não está na lista.
    Logo, sou uma pessoa muito importante! =D

    ResponderExcluir
  51. Thiago, faz sentido... só que não ><

    ResponderExcluir
  52. Elinton D. Oliveirasexta-feira, 03 agosto, 2012

    olá Nanie posso compartilhar esta frase sua?:
    E lá está Gonçalves Dias, no além-vida, se arrependendo de não ter virado jogador de futebol. Ser poeta, jornalista, etnógrafo, teatrólogo e advogado não é nada comparado a ser um jogador de futebol do Santos.
    em meu blog. http://elintonoliver.wordpress.com.

    ResponderExcluir
  53. Olá, Elinton! Você pode usar a frase no seu blog sim, desde que seja entre aspas e que cite como fonte o blog Nanie's World, linkando o nome do blog (ou o meu nome se preferir usar Nanie Dias).

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥