sexta-feira, 6 de julho de 2012

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa, de C. S. Lewis

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa, de C. S. Lewis
Martins Fontes - 180 páginas
A incrível história de quatro crianças e como elas embarcaram em uma incrível aventura no fabuloso mundo de Nárnia.




Título: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa
Título Original: The Lion, The Witch and The Wardrobe
Autor: C. S. Lewis
Tradutor: Paulo Mendes Campos
Ilustrador: Pauline Baynes
Editora: Martins Fontes
Ano da Edição: 2003
Ano Original de Lançamento: 1950
Nº de Páginas: 180
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Série: As Crônicas de Nárnia - Vol. 2
Outros livros da série:
     - O Sobrinho do Mago


ATENÇÃO: Essa é a resenha do segundo livro da série. Se você ainda não leu o primeiro e não gosta de SPOILER, talvez não seja uma boa ideia ler essa resenha. A Nanie evita spoilers, mas como é uma série, não tem como não falar nada do que aconteceu anteriormente.

Sinopse:
Por causa da guerra, Pedro, Susana, Lúcia e Edmundo tem que ir para a casa do Professor Kirky - afastada da cidade, onde estariam protegidos dos ataques aéreos.
Assim que chegaram à mansão do professor, os quatro viram que estavam em uma casa enorme - que poderiam explorar quando não houvesse mais nada o que fazer. E foi o que fizeram no primeiro dia de chuva.
Lúcia, a mais nova dos quatro, encontrou um armário e decidiu entrar dentro dele - chegando pela primeira vez à Nárnia, um inacreditável mundo onde era sempre inverno, mas nunca Natal.
Seus irmãos demoram um pouco para acreditar em sua história, mas logo também são levados para esse mundo - onde irão ajudar Aslam a retomar Nárnia das mãos da Feiticeira Branca, que se autoproclamou rainha e lançou o feitiço do inverno perpétuo.

O que eu achei do livro:
Esse é o meu livro preferido dessa série maravilhosa! Talvez porque tenha sido através dele que eu conheci a história (antes de comprar os livros, eu assisti à adaptação cinematográfica, que é muito bacana), talvez seja simplesmente porque ele é o que mais me agrada mesmo.
Uma curiosidade interessante é que esse foi o primeiro livro a ser lançado. O autor, C. S. Lewis, só começou a escrever o primeiro livro depois que O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa foi lançado e só conseguiu publicá-lo depois de lançar outros quatro.
A escrita de C. S. Lewis é encantadora. Não é simplista, mas tampouco é demasiado complicada, de forma que crianças que já estejam acostumadas à leitura podem embarcar nas Crônicas de Nárnia sem problemas. Os personagens criados por ele também são magníficos - embora sigam aquela ideia de bem e mal mais tradicional. Há remissão, mas ou você é do bem ou você é do mal. Em livros infantis eu acho que esse é um conceito que funciona bem.
Uma aventura deliciosa e encantadora, O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa já fascinou crianças de todas as idades ao redor do mundo inteiro e se você ainda não conhece essa história, já passou da hora de conferi-la. Vale muito a pena!

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


24 comentários:

  1. Olá!
    Eu amo as Crônicas de Nárnia, todas, são meus livros preferidos. Acho que o filme não ficou tão bom quanto o livro, não foi tipo harry potter, achei que as crianas não tinham tanto carisma. Mesmo assim bom, mas acho que poderia ser melhor.
    bjocas

    ResponderExcluir
  2. Fê, eu também adoro As Crônicas de Nárnia =D
    Você achou que o filme ficou ruim? Eu só vi o primeiro filme e gostei bastante (na verdade, achei bem melhor do que a adaptação de Harry Potter).
    Está sendo uma delícia reler essa série tão gostosa =D

    ResponderExcluir
  3. Eu só vi os filmes... *-*
    Mas gostaria muito de ler os livros, essa capa é tão meiga com estas gravuras!!!
    Ainda não encontrei na livraria... mas tb são livros demais e correria em excesso quando vou lá.. =(
    Só não consigo gostar de Susana...

    ResponderExcluir
  4. Danielle, no livro ela é um pouquinho mais amável, mas não tanto assim >< Ela acaba não participando muito ativamente e por isso é difícil gostar tanto dela quanto de Lucia.
    Sai bem caro comprar os sete livros separados, ainda mais agora que a versão em volume único sai tão baratinha no Submarino. Na época que eu comprei os meus livros, a versão em volume único ainda saía mais barato, mas não tanto quanto agora (cada livro da coleção deve custar por volta de R$30-35 reais, ou seja, mais caro do que o volume único).
    Vale a pena ler essa história - é bem gostosinha ^^

    ResponderExcluir
  5. Eu li aquele volume único, quer dizer, comecei né?
    Emprestei para uma amiga... e a amiga não é mais amiga ¬¬" E achou que o livro foi presente! (Abusada).
    Mas, consegui ler o primeiro que fala da criação de Nárnia, e uma parte do segundo que é o Leão, Feiticeira...
    Gostei, os detalhes são todos bem descritos, e parece que você está ali vendo tudo aos lados deles.

    ResponderExcluir
  6. Francielle, ah, que pena que não conseguiu ler tudo... as histórias são uma delícia ^^ Se tiver oportunidade de ler, vai adorar!

    ResponderExcluir
  7. Taí um dos meus queridinhos <3

    Ah, sobre os filmes, eu tbm só vi o primeiro, mas me disseram que os outros não tem nada a ver com a história... portanto: leiam os livros e esqueçam os filmes! (só pq tem bastante gente comentando que só assistiu)

    ResponderExcluir
  8. Eu assisti as duas primeiras adaptações cinematográficas. Simplesmente adorei, são favoritos. Foi o que me motivou a comprar o livro volume único (além, é claro, da promoção supimpa no Submarino). Mas até hoje não li nenhum dos livros, acredita? Sempre digo que será minha próxima leitura... rsrs
    Espero lê-los logo, pois sempre quando leio alguma resenha sobre eles dá uma vontade enorme de pegar o tal livro na estante e começar imediatamente a leitura.

    (:

    ResponderExcluir
  9. Raphella, esse livro tem que ser queridinho - é uma fofura de história!
    Como eu não vi os outros (são mais de dois filmes?! Achei que só tinha o baseado nesse livro e O Príncipe Caspian...), não posso opinar. Mas a dica de sempre "LEIA OS LIVROS" é válida, porque em 99,9876% das vezes o livro é MUITO melhor do que o filme... nas outras 0,0124 o livro é só melhor do que o filme, mas ainda vale a pena ler :) hahahaha

    ResponderExcluir
  10. Géssica, leia sim! Você vai encontrar primeiro uma história que se passa antes do primeiro filme - e é uma delícia =D Você vai adorar quando pegar para ler :)

    ResponderExcluir
  11. Eu assisti o filme primeiro. Confesso que comecei a ler o livro emprestado do meu primo e não consegui, minha leitura não foi pra frente. Acho que o momento não foi o melhor. Aí , depois de um tempo, aproveitei uma super promo no submarino.com e comprei o volume único. Ler o meu livro foi muito mais confortável, rs, e a história é encantadora. O leão, a feiticeira e o guarda roupa é muito legal, também acho que é o melhor de todos. Mas quero reler os livros porque li quando tava viajando, e as vezes alguma coisa tirava a atenção, muita gente em casa, as vezes tinha que voltar uns parágrafos pra reler... E se perder uma frase, já era! rs

    ResponderExcluir
  12. Eu amo demais esse livro! É um dos meus preferidos das Crônicas... (acho que gosto mais desse msm rs).
    É encantador como C.S.Lewis nos transporta para Nárnia e como tudo é tão mágico.
    Tb assisti ao filme primeiro, depois de me apaixonar, comprei o livro em volume único. Li pela ordem de publicação e gostei mto, pq algumas coisas q eu achei q tinham ficado no ar em LFGR, foram explicadas 4 livros depois, em O Sobrinho do Mago. Isso foi uma surpresa incrível.
    Pelo menos esse tem o filme de melhor adaptação. Foram mudadas poucas coisas. Infelizmente, os outros dois filmes, mesmo tendo uma boa produção, ficaram bem sofríveis em termos de adaptação.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho um sonho secreto de se eu, por um acaso, tiver filhos, eles sejam tão viciados em livros quanto eu sou! E vou fazer questão de que eles leiam Narnia, HP, Desventuras em Séries, e outros livros clássicos da literatura infantil! Essas séries muda a vida da gente!!hahahah
    Acho o filme tão lindo, que acho que foi uma otima adaptação... Adorei a resenha!
    Bjus.

    ResponderExcluir
  14. Ah, eu acho que é o melhor filme que lançaram...não gostei dos outros. rs
    O livro é ótimo mesmo, se não me engano um amigo dele perguntou como tudo começou e isso fez ele escrever o primeiro livro...acho que li isso no seu blog no post do primeiro livro da série...ou será que não? Ah, não lembro...
    Nanie você já leu ou ouviu falar da trilogia que ele escreveu? Trilogia Cósmica, se não me engano...sabe se é boa??? Ele escreveu os livros pro Tolkien, ou em homenagem a ele...ou algo assim. rs

    ResponderExcluir
  15. Karolyne, eu também assisti o filme primeiro, mas logo em seguida corri para ler os livros da coleção.
    Sério que não conseguiu ler?! Que pena...
    Ah, que bom que depois a leitura fluiu... é uma história muito gostosa, né?!
    Eu sempre adoro reler os livros que me encantaram - está sendo uma maravilha reler As Crônicas de Nárnia \o/

    ResponderExcluir
  16. Rose, da primeira vez que li, esse foi o meu preferido e acho que vai ser agora também - essa história é deliciosa demais =D
    Você leu em ordem de publicação?! Que bacana! Eu sempre li em ordem cronológica da história mesmo >< De acordo com os volumes numerados pelo autor! E adorei =D
    Eu não vi os outros dois filmes (poxa, são mesmo outros dois?! Eu achei que era só esse e depois O Príncipe Cáspian...) - uma pena que não tenham ficado bons... ainda bem que temos os livros para nos salvar \o/

    ResponderExcluir
  17. Beli, eu também tenho esse sonho - e ele nem é secreto >< hahahaha eu vou fazer questão, mesmo que eles não gostem de livros tanto quanto eu, que leiam Nárnia, HP, Desventuras, Pollyanna e outros clássicos infantis tão gostosos *-*
    Eu só vi o primeiro filme, mas gostei bastante também ^^

    ResponderExcluir
  18. Thiago, eu não vi os outros >< hahahah mas gostei bastante do filme baseado nesse livro =D
    Pode ter sido aqui no blog que você leu isso - porque fiz questão de compartilhar a informação quando a descobri! Foi quase que um desafio de um amigo que o autor aceitou =D
    Sim, eu já ouvi falar da Trilogia Cósmica, mas nunca li, infelizmente ><

    ResponderExcluir
  19. Eu assisti ao filme, acredito que não seja a mesma coisa, mas eu gostei.
    Acho que essa história (me baseando no filme) encanta pela sua magia e simplicidade.

    ResponderExcluir
  20. Leninha, nesse caso, o filme é bem parecido com o livro mesmo =D É uma leitura maravilhosa, simples e mágica!

    ResponderExcluir
  21. kkk Ah, Nanie... é secreto, pois para todo mundo eu digo que não quero ter filhos! Meu Deus! Dão tanto trabalho... kkkk Vejo amigas que tem filhos, e reflito até que ponto são uma benção... Mas são! Acho que tudo depende da criação... E como eu digo a elas, ponha os pirralhos para ler, que eles melhoram! hahah
    Bjus.

    ResponderExcluir
  22. Beli, é mesmo?! Ah, não... eu quero MUITO ter filhos... só não agora >< hahahaha
    Ah, com certeza filhos dão trabalho (e muito), não adianta pensar o contrário. Mas são fofos, carinhosos e deve ser muito recompensador criar uma criança!

    ResponderExcluir
  23. Adoro esse livro!! Sinto invejinha da Lúcia porque ela vira e volta abraça o Aslam (meu sonho impossível).

    ResponderExcluir
  24. Nana, ah, seria realmente ótimo poder abraçar o Aslam *-*

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥