quarta-feira, 18 de julho de 2012

A Travessia, de Camila Torrano

A Travessia, de Camila Torrano
Escrita Fina - 88 páginas
Será que todas as lendas do mar são realmente apenas lendas?






Título: A Travessia
Autor: Camila Torrano
Ilustrador: Camila Torrano
Editora: Escrita Fina
ISBN: 978-85-63877-53-6
Ano da Edição: 2012
Nº de Páginas: 88
Comprar Online: Saraiva

Sinopse:
O Dr. Henry e sua amada Sarah pagam sua passagem em um pequeno navio e mesmo com todos os riscos embarcam para Nova York, já que a situação na Irlanda estava mesmo crítica.
Sarah morre de medo de todas as lendas que ouviu antes de deixar sua terra natal: monstros marinhos, perigos diversos. Mas o Dr. Henry, que é um homem da ciência, tenta tranquilizar a mulher - mostrando que tudo aquilo não passa de crendice popular.
Seria mesmo apenas crendice?!

O que eu achei do livro:
Fui surpreendida pela entrega desse livro, que eu não estava aguardando. Assim que chegou eu resolvi folhear e já me vi apaixonada.
Em formato especial - 28 cm X 20 cm -, o livro é todo colorido, embora a palavra não dê a noção exata. A história é sombria e as belíssimas ilustrações de Camila Torrano dão um tom sinistro, perfeito para que essa lenda náutica seja contada.
Os desenhos de Camila Torrano são muito lindos - hipnotizantes. E a narrativa da autora também conseguiu me ganhar! Simples, dinâmica e perfeita para um Graphic Novel. Eu, particularmente, não gosto muito quando uma história no formato de quadrinhos precisa de longos textos explicativos. Não é o caso com esse livro, onde as imagens e pouco texto conseguem contar de maneira sublime esse conto de horror.
A história faz parte de um projeto da editora Escrita Fina de Graphic Novels, onde os quadrinhos serão baseados nos quatro elementos: água, terra, fogo e ar. A Travessia explora o elemento água através do drama vivido pelos irlandeses no século XIX, quando o país vive uma das mais graves crises de sua história. As plantações de batata, principal cultura da população irlandesa, são dizimadas e em cinco anos (1845-1850), a Grande Fome assola o país matando mais de um milhão de pessoas. Sem saída, vários irlandeses migraram para os Estados Unidos. Entretanto, a única maneira viável de se fazer isso - principalmente do ponto de vista econômico - era embarcar nos Coffin Ships, pequenos navios sem muita comida ou com acomodações precárias e que nem sempre conseguiam chegar com segurança ao novo mundo.
A Travessia é um quadrinho gostoso e rápido de ler. Uma história de terror para agradar (e assustar) todo tipo de leitor.

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


14 comentários:

  1. Adoro!!!!!!!!!


    Eu li uma história assim e amei. Pena que é curto, mas é bem diferente e divertido. Eu quero lê esse. Adoro inovações no estilo HQ e alguma coisa que esqueci.


    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Suellen, é uma delícia *-* As ilustrações são lindas e a história é ótima! Eu amei :)

    ResponderExcluir
  3. OI Nanie!

    "Uma história de terror para agradar (e assustar) todo tipo de leitor."

    Adorei! Vou procurar mais sobre essa pequena série \o/

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Hum...interessante. Mas acho que não me assustaria... =|
    Esse projeto...sabe me dizer se a mesma autora e ilustradora, Camila Torrano, escreverá eles???

    ResponderExcluir
  5. Tão curtinhooo.... hahaha
    Gostei da ideia. E a estória parece boa!!! Fiquei curiosa com as ilustrações!!!

    ResponderExcluir
  6. Danielle, é curtinho mesmo =D São só 88 páginas e como é uma história em quadrinhos é ainda mais rápido para ler. Mas é uma delícia =D

    ResponderExcluir
  7. Thiago, não é esse tipo de susto que te impede de sair da cama durante a noite, mesmo com a luz acesa. É mais sutil, embora ainda verdadeiro. E é bem gostoso =D
    Por enquanto, a editora lançou dois livros desse projeto - são histórias completamente independentes e escritas e ilustradas por pessoas diferentes. Não sei como será com os outros dois.

    ResponderExcluir
  8. Carla, é uma delícia =D Não é uma série no sentido de que os livros tenham ligação... só a ideia é que tem ligação, mas as histórias são completamente independentes.

    ResponderExcluir
  9. Nossa!
    Me surpreendi.
    Bacio, Selene Blanchard

    MODA E Eu

    Modaeeu.blogspot.com

    Espero sua visita

    ResponderExcluir
  10. Sthéfanie, é uma Graphic Novel linda *-*

    ResponderExcluir
  11. Mesmo assim, não consigo me assustar facilmente... =/
    Hum...entendi, pensei que fosse da mesma autora, acho que seria legal se fosse da mesma autora e se as histórias se entrelaçassem...se bem que pelo que falou não dava pra isso acontecer.

    ResponderExcluir
  12. Thiago, não é uma série dessa forma que você está pensando não...
    É só um projeto de fazer quatro Graphic Novels, cada uma relacionada a um elemento da natureza.

    ResponderExcluir
  13. Me ganhou por dois aspectos: ilustrações lindas e história de terror. Eu quero!

    ResponderExcluir
  14. Cris, as ilustrações desse livro são maravilhosas *-* As do livro da Janaina Tokitaka (a outra Graphic Novel dessa coleção) também são muito bonitas, mas as da Camila Torrano são muito encantadoras! E a história é excelente - um terror leve, mas bem montado - eu gostei bastante!

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥