sábado, 25 de junho de 2011

Stand Up - A Saga: Balanço da Semana


Bom, uma semana trabalhando em pé...
O que tenho a dizer sobre essa experiência?! Vou relatar para vocês!

Os três primeiros dias foram os piores. O terceiro foi ainda mais tenso porque eu estava muito estressada devido a uma questão no trabalho (prefiro não entrar em detalhes). Então, além da dor na sola do pé (eu não sabia que a sola do meu pé poderia doer tanto), eu aina fiquei morrendo de dor nos ombros e pescoço (sempre que estou estressada meus ombros e pescoço doem demais). Então, no terceiro dia eu estava podre.
Mas, já no terceiro dia eu me sentia mais disposta - menos preguiçosa, embora ainda sentisse bastante dor e MUITO cansaço! O cansaço eu sinto até agora e acho que vai ser para sempre (embora ainda espero que diminua um tiquinho), mas praticamente não sinto mais dor alguma, nem mesmo na sola do pé.
Uma comentarista, a Mônica, ficou preocupada com toda essa saga, então resolvi hoje contar para vocês tudo o que estou fazendo, para que fique claro que não sou louca e estou tomando cuidado com minha saúde (embora ainda precise comprar um calçado decente - próprio para ficar em pé o dia inteiro, muito provavelmente um desses ortopédicos).
Atenção! Se você também pretende começar a trabalhar em pé, é importante prestar atenção nesses detalhes:

- Trabalhar em pé não é um exercício físico!
Sim, não adianta trabalhar em pé e achar que você não precisa fazer mais nada. Não é bem assim... Trabalhar em pé tem como objetivo melhorar a postura (sim, acredite, é muito mais simples manter a postura em pé!) e a disposição (ou seja, diminuir a preguiça!), mas não é o equivalente a um exercício físico. Portanto, você ainda precisa fazer uma atividade física ao menos três vezes por semana, meia hora por dia. Eu faço cinco vezes por semana, meia hora por dia. Ainda pretendo, aos pouquinhos, aumentar novamente essa carga para uma hora diária! Você também precisa fazer um exercício - musculação, caminhada, corrida, esportes, etc. Você escolhe! Mas é muito importante para se manter saudável!

- Assim como quem trabalha sentado, precisa levantar, quem trabalha em pé, precisa sentar!
Pode parecer óbvio, mas não é. Já trabalhei em empresas que não davam esse descanso aos seus funcionário. Só por estar em frente ao computador, já é importante fazer uma pausa (já existem médicos indicando pausas a cada meia hora... mas aí eu admito que fica complicado trabalhar, portanto, eu faço a pausa a cada hora). Eu tiro uma pausa de cinco a dez minutos e, algumas vezes, aproveito a pausa para sentar na minha mesa e continuar trabalhando, só que fora do computador (telefone, documentos, etc). Você também pode fazer assim. Lembrando que é importante usar esse tempinho para fazer um breve alongamento e que é importante ficar longe do computador. Um bom exercício é olhar para o horizonte (sim, olhar para longe) por trinta segundos e piscar bastante enquanto faz isso (não é dica minha...).

- Olha a postura!
Não adianta trabalhar em pé, se você não tiver postura. Se você como eu está meio corcunda (sim, foi exatamente esse o motivo de aderir a essa nova forma de trabalho), será preciso uma atenção redobrada nos primeiros dias, porque você já desacostumou a ficar na postura correta. Mas eu garanto, é muito mais fácil manter a postura enquanto estamos em pé do que sentados (e essa é uma dica minha, estou sentindo na pele).

- Ergonomia é tudo!
Existem algumas dicas para que você trabalhe de forma mais correta.
* Banquinho no pé: Essa eu mostrei para vocês na foto! Não precisa ser um banquinho, pode ser um livro velho ou qualquer outro apoio. Esse apoio te ajuda a manter a coluna na posição correta. Você também pode ficar sem o banquinho, mantendo um joelho flexionado.
* Teclado na altura do cotovelo: o seu braço deve ficar flexionado em 90º para digitar. Essa é a posição ideal de trabalho (seja em pé ou sentado). Evita diversos problemas, principalmente tendinite. Como vocês viram na foto, apesar de estar em um local provisório, o notebook está na altura ideal para mim.
* Monitor na altura dos olhos: Você deve olhar para frente para digitar e não para baixo. Aqui está "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço". Infelizmente eu uso um notebook e não tenho um teclado a parte. Aliás, mesmo que tivesse ainda não tenho um local adequado para fazer esse tipo de adaptação. Ou seja, eu olho para baixo para digitar. Essa dica também vale para quem trabalha em pé ou sentado. Trabalhar com o monitor na posição correta, evita dores no pescoço e possível danos às articulações.

- No pé, o calçado certo!
Esse é outro ponto que eu ainda tenho que trabalhar. O ideal é usar um tênis ou até mesmo aqueles sapatos ortopédicos (ótimos para mulheres, porque tem até um saltinho, um modelo mais bonitinho). Eu ainda não tenho, mas irei providenciar já no próximo mês (sabem como é, né!? Preciso esperar o cartão virar...).
Um calçado confortável evita as tais dores na sola que tanto me "assolaram" (ok... a piadinha foi fraca). Mas, não se iludam. Se você for aderir ao "stand up", mesmo que use os sapatos ideias, ainda sentirá dor na sola nos primeiros dias. Ah... só lembrando que eu já faço exercício a um tempinho, portanto minha perna não doeu, mas se você não faz, é possível que sinta dores nas pernas nos primeiros dias também.

Só finalizando, por enquanto eu acho que esse método tem funcionado muito bem para mim! Já quase não sinto dores (embora ainda sinta um pouco de dor na sola) e já me sinto muito mais disposta!
Agora eu preciso providenciar um calçado decente e pensar em colocar o monitor na altura ideal (essa parte será a mais difícil >.<).
Se você quiser aderir, eu garanto, não apenas é possível, como é melhor e você consegue!



13 comentários:

  1. Nanie, eu também fiquei preocupado! Você estava sentindo muitas dores, achei que fosse desistir no segundo dia. Mas vc fez que nem Jesus, ressucitou no 3º dia kkkkkkkkkk (Ok, piada fraca tbm ¬¬)

    Será que não é melhor ir se consultar um ortopedista e contar essa história toda pra ele? Você pode estar fazendo algo errado (que pode ser perigoso) ou ele pode ter mais dicas pra te ajudar nessa saga.

    ResponderExcluir
  2. É Nanie... além de se manter forte nesta batalha você tem que tomar cuidado com sua saúde!! ^^
    Mas vejo que está bem informada com todos os métodos saudaveis que deve seguir..
    beijos e boa sorte!!

    ResponderExcluir
  3. Vichi... se eu tivesse que trabalhar em pé, morreria!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nanie!!

    Força, menina!!! Você consegue!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Achei bem legal essa ideia do Stand Up, e confesso que quando li o título, pensei que era alguma coisa com comediantes, porque esse é o primeiro post desses que eu leio, IAUHSIAS Nunca tinha visto esse método, mas realmente parece ser muito bom. Se for levar em conta as regras, eu desobedeço praticamente todas, IAHSUIHSA Sério, é um terror. Mas não olho pro teclado pra digitar. Enfim... Ótima dica, \õ/

    Beijos,
    Samantha
    Books and Other Things

    ResponderExcluir
  6. Ei Nanie,

    Morri de rir do comentário do Felipe ai em cima hauhauahu.

    Credo já te disse ne amiga, tenho preguiça só de pensar. Mas eu sei que o esforço deve valer a pena, mas sou preguiçosa demais, deito na cama e ponho o note do lado. Mas no meu caso é só a noite ne.

    bjos
    Nanda

    ResponderExcluir
  7. gente, sério, não precisam se preocupar. As dores que eu senti na sola do pé são comum a todos que passam o dia inteiro trabalhando em pé (quem trabalha no comércio sabe disso muito bem). Como eu já trabalho com informática há alguns anos e, portanto, só sentada, eu acabei sentindo mais dores, porque não estava mesmo acostumada a ficar em pé >.<
    Não precisam se preocupar com a minha saúde, porque garanto que estou seguindo todas as dicas de ergonomia que conheço - pesquisei bastante para isso (ok, quase todas... admito que o monitor ainda está na posição errada e vai demorar um pouco para eu poder consertar). E vou puxar a orelha de vocês: já pararam para olhar como vocês utilizam o computador?! Pois é... a probabilidade de que vocês estejam correndo mais risco do que eu é bem grande. Ficar em pé não é ruim e não faz mal. Usar o notebook na cama, por exemplo (né, Nanda >.<) não é uma boa ideia ><

    ResponderExcluir
  8. Nanie, que bom que você não desistiu, se isso é um objetivo, conclua, e se vai fazer bem faça. Maaaaaaas por favor não esqueça de ver se realmente ta tudo certo hehe
    Mas deve estar sim.

    Beeeijos

    ResponderExcluir
  9. ótima as suas explicações, deu para entender direitinho seu objetivo!
    Queria ter a disposição que vc está tendo, quem sabe um dia não é?!
    Continue assim amiga!

    ResponderExcluir
  10. E a saga continua... rs.
    O calçado confortável acho que é essencial nesse caso mesmo, acredito que se vai continuar vale a pena investir nos 'acessórios'.
    Bjkas!!

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  11. Nanie, mesmo vc dizendo que é bom e saudável, não me animo nadinha a fazer stand up, rs. Sou preguiçosa nesse ponto, rs e continuo digitando sentadinha ^^

    Beijos e sucesso =*

    @morenalilica

    ResponderExcluir
  12. \o/ Nanie força na saga Stand Up, depois que as dores passarem completamente você pode até virar comediante!! Ou não... Kkk

    Realmente postura é coisa séria e a gente acaba se acomodando... =/

    ResponderExcluir
  13. Pra mim não daria certo está técnica de trabalhar de pé. Parabéns pela iniciativa!

    Jesimiel | Caderno Repicado
    http://cadernorepicado.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥