Título: Questões do Coração
Título Original: Heart of the matter
Autor: Emily Giffin
Editora: Novo Conceito
Ano da Edição: 2011
Ano Original de Lançamento: 2010
Nº de Páginas: 438
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Sobre o livro:
Valerie é mãe solteira. Cuida de Charlie sozinha desde sempre. O pai, provavelmente, nem sabe que tem um filho de seis anos. Ela conseguia levar tudo muito bem - até que Charlie sofre um acidente. Ele tem uma das mãos e um lado do rosto queimados.
É no hospital que Valeria conhece Nick Russo - o cirurgião plástico que irá cuidar de Charlie. Ele é o primeiro cara por quem ela se apaixona desde o pai de Charlie.
Tessa Russo acaba de largar o emprego. Com dois filhos pequenos - Ruby e Frank - ela decide se dedicar em tempo integral ao trabalho de mãe e esposa.
Ela pode fazer isso. O marido, Nick, ganha suficientemente bem para que ela possa parar de trabalhar e passar mais tempo com seus filhos.
Os dois são casados há sete anos. Mas, nos últimos tempos, alguma coisa parece estar errada. Nick parece muito distante - sempre muito ocupado com o hospital.
O que eu achei do livro:
Emily Giffin é realmente uma grande escritora! A maneira como ela entrelaçou a vida dos personagens e como contou as duas histórias foi realmente magistral!
Os capítulos do livro são mesclados: um para Tessa, um para Valerie. Tessa é responsável por narrar os seus próprios capítulos, enquanto um narrador onisciente narra a de Valeria. O livro é escrito em primeira pessoa nos capítulos de Tessa e em terceira pessoa nos capítulos de Valerie. Emily demonstra toda a sua capacidade como escritora ao conseguir fazer de forma magistral essa mudança de pontos de vista, sem que se torne cansativo.
A escrita é simples e super gostosa, com uma dinâmica bastante ágil, permitindo uma leitura bem rápida, apesar do tamanho do livro.
A história é muito real. Acho que talvez esse seja o ponto que mais tenha me incomodado - esperava um pouco mais de contos de fadas e um pouco menos da realidade nua e crua.
Eu sei que vocês já cansaram de me escutar (ops... ler, né?!) falando sobre a minha atual situação e como estou sensível a determinadas histórias. Desculpem-me, mas terei que fazer isso mais uma vez. Eu não queria ler sobre como um homem pode ser canalha (e meio burro, né?! Convenhamos... jogar uma vida inteira fora por uma aventura? Realmente?). Como a vida é complicada e como as pessoas podem tomar decisões erradas. Eu não consegui me sentir no lugar de Valerie ou de Tessa...
O final? Também não foi o que eu esperava. Aliás, foi exatamente o contrário do que eu esperava. Se foi bom ou não, depende muito do ponto de vista. Eu acho que foi um final infeliz, embora muitos possam entender como um final feliz.
Emily Giffin escreveu uma história que poderia estar acontecendo com você, com sua mãe, com sua vizinha. É extremamente real. Não apenas o enredo, mas também os personagens - que são super bem construídos - sempre dispostos a tomar a decisão errada.
A autora escreve super bem, o livro é muito interessante. Mas os personagens me deixaram com muita raiva. Portanto, minha nota para o livro é baixo, mas eu recomendo sim a leitura e muito! Mas só para quem estiver disposto a ler sobre decisões erradas...
Nota:
Dificuldade de Leitura:
Li o livro semana passada e não foi bem o que esperava. Achei triste, depressivo e na maior parte do livro fiquei morrendo de raiva do Nick. É um livro intenso e que desperta emoções contraditórias, talvez porque seja real demais.
ResponderExcluirBjkas!
Monique Martins
MoniqueMar
@moniquemar
Gostei da sua resenha!
ResponderExcluirEu li uma outra resenha que também falou ter ficado com muita raiva dos personagens e esse detalhe do final que não é o esperado... confesso que fiquei mega curiosa!
Gostei bastante do seu texto! Parabéns!!!
bjinhus
http://mundo-sa.blogspot.com
MoniqueMar, acho que todo mundo que lê esse livro fica morrendo de raiva do Nick >.< E realmente é uma história muito realista...
ResponderExcluir*Sa*, não tem como não odiar os personagens, principalmente o Nick >.< Mas é uma história legal de se ler =D
To lendo esse livro e pela sua resenha to sentindo que vou amar, adoro livros tão reais e com finais não tão felizes, kkk
ResponderExcluirAmei!
Ei Nanie,
ResponderExcluirAinda não li nada da autora acredita? Quero muito os livros dela, todo mundo elogia tanto. Gostei da história, apesar que eu tbm acho que não iria gostar deste doutor ai não rs.
bjo
Nanda
Leninha, vou esperar sua resenha, para ver sua opinião =D heheh
ResponderExcluirNanda, leia sim - ela escreve muito bem! Ah... os personagens dela são tão reais, que chegam a ser detestáveis >< heheh
Não li nada dessa autora até o momento, mas já vi resenhas não elogiando tão beeem o livro assim.
ResponderExcluirMas eu gostei da temática.
Beijos
Bruna M. Silva, eu gostei bastante do livro - a autora escreve muito bem e sabe fazer com que tudo parece ultra real! Como eu disse na resenha, o livro é daqueles de dar raiva e não um conto de fadas... talvez por isso você tenha encontrado resenhas negativas... mas o livro é bom =D
ResponderExcluirAcho que o momento que a gente passa influencia bastante nas leituras. Realmente, não é tão bom pegar um livro realista quando se espera um conto de fadas. Pelo que já vi nas resenhas, até imagino esse final e acho que também não vou gostar muito. Mas, de qualquer forma, lerei :)
ResponderExcluirBjos
Desde a primeira resenha que li de "Questões do coração" me interessei demais em lê-lo. Gosto de histórias reais, até mais do que deveria, pois sou extremamente sensível a essas questões de traições em relacionamentos. Sofro muito lendo essas histórias =(
ResponderExcluirGostei muito da sua resenha Nanie, aliás, sempre leio suas resenhas antes de me decidir ler o livro ^^
Beijos amore, bom restinho de semana =*
@morenalilica
Cíntia Mara, eu não consigo não ser influenciada pela minha vida >.< hahah Sempre falo disso e pra mim é assim mesmo...
ResponderExcluirUm mesmo livro pode ser completamente diferente para mim se lido em momentos diferentes da minha vida >.<
O final me deixou morrendo de raiva... hahah Mas só lendo mesmo para saber =D
Lilian Britto, até me deixou encabulada falando assim >.< Fico muito feliz que goste realmente das minhas resenhas =D
Esse é um livro muito realista - se você gosta de livros assim, certamente irá amar esse! Depois que lê-lo, venha me contar o que achou =D
Só li uma livro da Emily Griffin e parece que sempre tem histórias reais que pode acontecer com vc e decisões que vc nunca esperaria de ninguém. Eu qd sinto raiva de alguns personagens eu amo o livro, pq o escritor deve escrever muito bem para fazer a gente sentir tanta raiva ou ódio de um personagem. Eu quero ler esse livro mais depois de ler O Noivo da Minha Melhor Amiga.
ResponderExcluirBeijinhos
Hey, Nanie, nunca li nada da Emily, acredita?
ResponderExcluirVou ter que comprar rápido pra não ficar pra trás!!!!
Nataly, com certeza você vai sentir raiva dos personagens e, ao mesmo tempo, vai gostar do livro! A Emily escreve super bem!!!
ResponderExcluirOtávio, compra sim!!! Eu li dois e gostei dos dois =D Qualquer um é uma boa compra =)
Ahhh sou louca para ler esse livro... ele é tão gigante!! ^^
ResponderExcluira história parece ser muito boa!! ^^
bj
Eu já li outras resenhas do livro e antes de lê-las estava muito empolgada para ler o livro...
ResponderExcluirEntão, pelo que pude perceber não vou gostar nenhum pouquinho desse Nick, não simpatizo com gente que faz esse tipo de coisa :/
E tampouco irei gostar desse final.
Ainda assim pretendo ler ;)
Bjus =*
Oi, Nanie
ResponderExcluirApesar do nome, esse livro nem parece romance, parece mais um drama e forte. Fiquei curioso pra saber o motivo desse título.
Estranho, fiquei com a impressão de que alguém morre nesse tal acidente. Espero que não seja um dos filhos delas :-/