quinta-feira, 16 de junho de 2011

Quarto, de Emma Donoghue



Título: Quarto
Título Original: Room
Autor: Emma Donoghue
Editora: Verus
Ano da Edição: 2011
Ano Original de Lançamento: 2010
Nº de Páginas: 349
Comprar Online: Saraiva / Submarino


Sobre o livro:
Jack é apenas uma criança em seu aniversário de cinco anos. Mas ele não é uma criança como outra qualquer. Ele nasceu no Quarto e nunca saiu de lá. A Mãe está lá desde que tinha 19 anos - ela já tem 26 agora. E o Velho Nick vai ao quarto quase todas as noites e faz a cama ranger. Enquanto isso, Jack fica no Guarda-Roupas, mas nem sempre ele está dormindo - às vezes, ele fica acordado contando os dentes (são vinte) ou os rangidos da cama (que são muitos, muitos).
Ele pensa que o Lá Fora não é real - que tudo que está na televisão não existe. Que há apenas o Quarto e o Espaço Sideral.

Mas as coisas irão mudar.
Depois de ficarem dois dias sem eletricidade (e de terem passado muito frio), a Mãe decide que não dá para continuar com essa situação (até porque o Velho Nick está desempregado, e o Banco pode executar a hipoteca).
Ela e Jack conseguem sair do Quarto. Foi difícil, mas não tanto. O difícil agora é tirar o Quarto dos dois.

O que eu achei do livro:
O que acharam da minha sinopse? A primeira parte (antes do espaço) foi uma tentativa (não muito bem sucedida, infelizmente) de contar a história como o Jack contaria.
Esse incrível livro - Quarto - é contado pelo pequeno Jack - que acaba de completar cinco anos. Você irá se apaixonar pelo menino - ele é, ao mesmo tempo - a criança mais inteligente e mais ingênua que você jamais conheceu. Em muitos momentos age como um adulto, em outros, parece uma criança de dois anos. Emma Donoghue conseguiu criar personagens muito realistas - chega a dar medo. Parece que ela está contando uma história real.
Aliás, essa história é muito parecida com outras histórias reais que, infelizmente, já ouvimos serem contadas por aí.
Eu não consigo distinguir qual é a parte mais chocante - se é quando eles ainda estão presos ou quanto eles são soltos. Não é fácil encarar o mundo real depois de sete anos em cativeiro. Ainda mais difícil é encará-lo quando você nunca o viu.
É simplesmente incrível acompanhar Jack e sua Mãe nessa história embriagante.
Emma Donoghue escreve de forma sublime. Conseguimos realmente pensar que é Jack que está contando a história - usando palavras difíceis para uma criança (mas ele não é uma criança normal) e pensando coisas absurdas, mas engraçadas. A leitura é super dinâmica e fluidia. O livro é tão bom que você não conseguirá largá-lo até chegar a última página.
Copiei dois trechos do livro, para vocês sentirem um pouquinho do mundo de Jack. O primeiro é ele explicando sobre o jantar do dia.
"Esta noite escolhi espaguete, e tinha também brocólis frescos, que eu não escolhi, mas é que eles fazem bem pra gente. Cortei os brócolis em pedaços com a Faca de Zigue-Zague e de vez em quando engolia um, quando a Mãe não estava olhando, e ela dizia 'Ah, não, onde foi parar aquele pedaço grande?', mas não estava zangada de verdade, porque as coisas cruas deixam a gente supervivo."
O segundo trecho é a visão de Jack sobre o quadro Guernica. Eles tinham, no Quarto, algumas pinturas (na realidade, algumas reproduções de pinturas, retiradas da caixa de cereal matinal) e uma delas era Guernica.
"A Mãe acha que Guernica é a melhor obra-prima, porque é a mais real, mas na verdade ela é toda bagunçada, o cavalo fica berrando com uma porção de dentes, porque tem uma lança cravada nele, e depois tem um touro e uma mulher segurando uma criança molenga com a cabeça virada ao contrário, e uma lâmpada que parece um olho, e o pior é aquele pezão grande no canto, que eu sempre acho que vai me pisotear."
Quarto é simplesmente um livro maravilhoso! Apesar da situação ser bem cruel, da vida ser bem difícil - é apaixonante acompanhar a luta dessa mãe para cuidar do seu filho e depois as dificuldades dos dois para se adaptarem ao mundo real. É intrigante, delicioso, perfeito!

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 

26 comentários:

  1. Eu tenho o livro, mas ainda não li. Quando eu ler, eu sei que vou gostar bastante!!!

    ResponderExcluir
  2. To doida nesse livro, preciso ler!
    A cada resenha fico com mais vontade de ter/ler, a sua resenha ta tão linda, tão linda!
    Adorei!

    ResponderExcluir
  3. Ei Nanie,

    Resenha linda, eu devo começar a ler Quarto no fim de semana, vamos ver se consigo. Estou doida para conhecer o Jack, só vi elogios sobre este livro nos blogs.

    bjo
    Nanda

    ResponderExcluir
  4. Otávio, leia-o sim - você vai gostar. O livro é muito bom!


    Leninha, esse livro é muito, muito bom *-* É uma graça acompanhar Jack e sua Mãe ^^


    Nanda, leia sim - vou esperar ansiosa pela sua resenha! Esse livro realmente é ótimo. A autora é de uma sensibilidade incrível...

    ResponderExcluir
  5. Estou morrendo de vontade de ler, achei sua resenha linda!!

    ResponderExcluir
  6. Linda resenha! Parece ser ótimo o livro!

    ResponderExcluir
  7. Aline, fico feliz que tenha gostado da resenha! Leia o livro sim - ele é muito bom!


    Paola Severo, o livro é realmente ótimo! Se tiver oportunidade, leia-o =D

    ResponderExcluir
  8. Quero TANTO esse livro! Parece ser excelente.

    ResponderExcluir
  9. Oi Nanieee... adorei sua resenha! Estou doidaaa por esse livro... e pensando seriamente em comprar!
    Beeijuu

    ResponderExcluir
  10. Nanie do céu!
    Esse livro é a minha cara. Sua resenha me deixou morrendo de vontade de ler.
    Adorei!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Fiquei com uma tristeza lendo isso... Me parece uma hitória dolorosa de se ler... Mas eu adoro hitórias reais, viscerais e adorei sua resenha Nanie, incluisve os trechos escolhidos por vc =)
    Beijocas =*

    @morenalilica

    ResponderExcluir
  12. Vivian Rezende, esse é um livro que vale muito a pena ser lido!


    Bruna M. Silva, compre sim porque esse vale muito a pena! É uma leitura maravilhosa \o/


    Hérida, acho que esse livro você vai gostar sim - é uma história excelente!


    Lilian Britto, a situação deles é triste >< Mas a história é maravilhosa, porque é muito lindo ver tudo o que a mãe faz para passar pela situação e criar o seu filho. A força e a garra dos dois personagens principais faz com que a história seja maravilhosa!

    ResponderExcluir
  13. Não sabia da existência desse livro, mas adorei a resenha *-* Parece um livro bem forte, daquele que depois da leitura você ainda fica pensando sobre o assunto durante uma semana. Vou adc ele no skoob haha bjs

    ResponderExcluir
  14. Hey Nanie :D
    Eu imagino que essa história deve ser linda, mas fico meio com o pé atrás quando penso no sofrimento dele :S
    Adorei sua resenha! Quem sabe um dia eu não leio?!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  15. Olá, Nanie!
    Só de ler a sinopse do livro, fiquei impregnada de tristeza, do sentimento que esse livro provavelmente deve passar em alguns momentos. A história narrada pelo ponto de vista da criança deve tornar tudo mais surreal, cruel e fazer desse, como você mesma disse, um excelente livro. Vou adicionar à minha listinha de desejados =)
    Adorei o segundo trecho que você ressaltou. Dá um destaque todo especial à ingenuidade de Jack.

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  16. Nicholas, é um livro bem forte sim! Acho que o Jack entra na vida das pessoas para ficar - você nunca mais vai conseguir parar de pensar naquele menino.


    Mireliinha, não vou negar que o sofrimento seja grande. A Mãe, aliás, sofre muito mesmo. Mas os dois são vencedores. É lindo ver tudo o que a Mãe fez pelo seu filho - para que os dois pudessem ter uma vida o mais próximo possível do normal.


    Ana Ferreira, sim, tem muita emoção envolvida, mas não apenas tristeza. É maravilhoso ver como os dois superam tudo isso.

    ResponderExcluir
  17. Para falar a verdade não tenho muito interesse nesse livro... não me chamou atençao em nenhum sentido..
    esse eu passo
    beijos Nanie

    ResponderExcluir
  18. Tyele, ah, que pena que esse livro não te chamou a atenção. Irá perder uma história incrível >.<

    ResponderExcluir
  19. Essa resenha eu nem vou ler! Sabe como é né, eu sou mãe!!!!

    ResponderExcluir
  20. Nanie, você arrasou na resenha, ou é o livro que é bom? pois eu adorei, faz bem meu estilo. E sabe que eu adorei a capa! Simples e linda!
    Valeu mesmo, qdo poder voi comprar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Vanessa, sabe que eu acho que você poderia ler esse livro?! De verdade, ele é muito mais sobre a superação dos personagens do que sobre as coisas ruins que aconteciam com eles. O livro é contado do ponto de vista de uma criança - é realmente cativante!


    Mônica, o livro é que é bom - aliás, o livro é que é excelente!!!

    ResponderExcluir
  22. Humn... comentar que se trata de um cativeiro não foi uma espécie de spoiler, Nanie? :-/

    Mesmo assim ainda quero ler esse livro que me lembra muito "O menino do pijama listrado" do John Boyne, gosto de livros assim, é o único jeito de eu ler sobre guerras e tudo mais.
    Já marquei como "Vou ler" no Skoob ;)

    ResponderExcluir
  23. Não, Felipe, não foi uma espécie de spoiler, porque é exatamente disso que o livro trata. Desde a primeira página >.< Não é como se você demorasse para descobrir que eles estão presos >.<

    ResponderExcluir
  24. Nanie... Você descreveu exatamente o que eu senti ao ler esse livro incrível. Como Emma Donoghue conseguiu expressar a ingenuidade e fantasia de uma criança... Ela foi fantástica! Sugiro a todos que leiam esse livro, e com certeza, vão se lembrar até aonde a imaginação de uma criança pode levá-la... ***beijos*** www.leituraestanamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Acabei de ganhar esse livro da minha melhor amiga! E não vejo a hora de ler. Corri pra ca ler a resenha, e acho que a escolha foi certa, 5 estrelas, vou adorar esse livro, apesar de parecer bem trágico.

    ResponderExcluir
  26. Karolyne, é uma delícia de leitura! A narrativa é ingênua, linda e emocionante! Tenho certeza que você vai gostar!

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥