sexta-feira, 24 de junho de 2011

O Sonho de Uma Noite de Verão, de William Shakespeare



Título: O Sonho de Uma Noite de Verão
Título Original: Midsummer Night's Dream
Autor: William Shakespeare
Editora: Martin Claret
Ano da Edição: 2006
Ano Original de Lançamento: 1596
Nº de Páginas: 90
Comprar Online: Saraiva / Submarino

Sobre o livro:
Egeu procura Teseu para resolver a questão do casamento de sua filha. Ele, como pai, deseja que sua filha case-se com Demétrio - que a ama. Mas Hérmia está apaixonada por Lisandro, que também a ama. Ela não quer aceitar o pretende que o pai deseja impor-lhe, pois seu coração já tem dono. Helena, amiga de Hérmia, por sua vez, é apaixonada por Demétrio, que não lhe dá bola.
Oberon, rei das Fadas, decide intervir nessa quadrilha amorosa. E manda Puck - seu súdito mais brincalhão - colocar uma poção nos olhos de Demétrio - para que ele passa a amar Helena e possam ser formados dois felizes casais! Mas Puck, um eterno trapalhão, acaba por colocar a poção nos olhos de Lisandro. Assim se forma a quadrilha que compõe essa tão conhecida e aclamada comédia.
"O amor não enxerga com os olhos, mas com a alma, e, por este motivo, o alado Eros aparece cego nas pinturas. Nem na mente do amor foi registrado qualquer sinal de discernimento. Asas sem olhos são emblema de pressa imprudente e, por causa disso, dizem que o amor é uma criança, porque na escolha erra frequentemente."

O que eu achei do livro:
O que falar de uma obra já tão elogiada? Fico até sem jeito. Mas não há como não dizer que é uma delícia!
Eu já havia lido esse livro há algum tempo, mas depois de ler O Rei de Ferro, onde Puck é um dos personagens principais, eu precisei reler o livro - para ver como era o Puck de Shakespeare. E ele é o mesmo brincalhão!
Fico muito feliz de ter relido essa história cativante. É muito gostoso acompanhar as trapalhadas dos personagens e as loucuras do amor. As loucuras de ora ama uma, ora ama outra é hilário!
Shakespeare é um mestre na arte da escrita, uma delícia ler as palavras escritas por esse grande mestre. Felizmente, a tradução que eu li está muito boa, muito bem feita! Acho importante também ressaltar que o livro foi escrito há mais de quatrocentos anos e, portanto, tem uma escrita mais rebuscada, com palavras mais difíceis. Entretanto, é tão cativante e contém tão poucas páginas, que mesmo quem não está acostumado a esse vocabulário, não irá se sentir perdido - conseguirá se deleitar, da mesma forma, com essa comédia maravilhosa escrita por Shakespeare. Se você nunca leu nenhum texto do gênero dramático (originalmente escrito para ser encenado no teatro), O Sonho de Uma Noite de Verão é uma ótima pedida para começar a se embrenhar nesse gênero!
Não sabe-se ao certo a época em que o texto foi escrito - embora haja indícios de que tenha sido escrita entre 1594 e 1596) e nem para que finalidade. Mas, uma das conjecturas é que essa peça super divertida tenha sido escrita para ser encenada na festa da noite de São João - então aproveite o dia de hoje para desfrutar desse texto tão gostoso!
Não posso negar que fiquei morrendo de vontade de assistir essa peça sendo encenada.

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 

20 comentários:

  1. Esse quote que vc destacou é lindo!! *-* É um livro super singelo. <33 Adoro!! Li há uns bons anos pra escola.. bateu uma vontade de reler! Haha, não sabia que em O rei do ferro tinha um Puck! Ai, O rei do ferro é um livro que eu super quero ler!! Vou ficar na expectativa pra alguma editora portuguesa publicar! \o/
    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  2. Nanie,
    Engraçado, não consigo gostar de Shakespeare...
    Sei que grande parte de suas obras foi feita para o teatro e seguem uma linha diferente, com mais núcleos que um romance convencial, mas ainda assim, mesmo tratando-se do gênero dramático ele está longe de ser um dos meus favoritos.
    Dos que li, destaco Hamlet talvez.

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  3. Também gosto muito desse livro e gostaria muito de vê-lo encenado.
    Garota Eclética

    ResponderExcluir
  4. Ei Nanie,

    Eu já li alguns trechos do autor, já li textos e partes de vários livros, mas acho que nunca peguei um inteirinho e li. Acho lindas as frases românticos, os trechos fortes e adorei este que vc citou. Quero ler este, ainda mais que vc falou q ele é divertido. ^^

    bjos
    Nanda

    ResponderExcluir
  5. ei Nanie,

    sou doida para ler esse livro, ele me interessa demais.
    vou comprar esse em breve querida. ^^

    beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Nanie!

    Não conhecia o livro, kkkk

    Gostei da sua resenha, vou anotar aqui.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nenhum livro do Shakespeare! Tenho q corrigir isso já, e como vc gostou desse livro acho q vou começar por ele :D

    ResponderExcluir
  8. Para quem nunca leu Shakespeare - esse livro é uma ótima pedida!!
    Primeiro porque é pequeno, então é uma leitura simples! Mesmo para quem não está acostumado a ler clássicos =D
    E segundo porque é uma comédia - muito divertida! Um livro delicioso =D

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Nunca li livros do Shakespeare *SHAME ON ME* haha conheço as obras de tanto o povo falar. E tem até um filme adolescente que eles ficam falando dessa livro o filme inteiro, se eu não me engano o filme é o "get over it".
    bjs.

    ResponderExcluir
  11. Taí, nunca pensei em ler Shakespeare. Acho-o tão trágico! Mas talvez seja porque toda vez q ouço o nome Shakespeare, me vem à mente "Romeu e Julieta" e sua trágica história, rs.
    Se vc diz q é bom, então eu acredito =)

    Bjus =*

    @morenalilica

    ResponderExcluir
  12. Oi Nanie, Shakespeare é considerado o maior escritor da língua e o mais influente dramaturgo do mundo. É uma pena a gente ler suas obras traduzidas pois perdemos muitas de suas emoções.Faz muito tempo que a li, mas parece que esta comédia é uma gozação aos contos da mitologia grega, muito boa, e adorei sua resenha.
    Bju

    ResponderExcluir
  13. Confesso que nunca li esse livro... parece muito bom e eu quero poder lê-lo logo!! ashuhuas
    Quero ler o Rei de Ferro também.. beijos

    ResponderExcluir
  14. Também nunca li Shakespeare (nem sei escrever o nome do homem direito) e nem tenho vontade. Esses livros clássicos não me atraem porque possuem uma escrita mais rebuscada e eu gosto de livros mais leves que completam meu dia corrido. Mas é curtinho mesmo, se um dia eu me animar a ler os livros deste autor, já sei por onde começar.

    ResponderExcluir
  15. Adoro Shakespeare, é um clássico que não canso de rever. Acho que O Sonho de Uma Noite de Verão é uma das peças mais simples, apesar de ter vários personagens com nomes bem complexos e parecidos. Esse semestre o grupo que conta histórias na biblioteca está sando uma versão da trama para as sessões e as crianças estão gostando.
    Bjkas!!

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  16. Eu sempre tive vontade de ler algo de Shakespeare e agora estou pensando em começar por esse =D
    Gostaria de comparar como o Puck é nesse livro e o Puck de o Rei de Ferro 'rsrss

    Bjus =*

    ResponderExcluir
  17. Maria, espero que leia o livro e curta tanto quanto eu curti ^^

    ResponderExcluir
  18. essa leitura e muito dificil

    ResponderExcluir
  19. cesar, não é uma leitura simples, mas tampouco é difícil. Leia com calma e conseguirá acompanhar a história e se divertir com a narrativa.

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥